Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1234567
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: paulo52 Date: 26 Mar 2011, 15:55
Acabei  de  consertar  uma  miseravel , tava  dando baile  ,liga/desliga ,c  402  e  c406  ,  mesmo  medindo  dava  bom 330pf   aff.


Boa sorte  ai  .





Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: sitri Date: 26 Mar 2011, 16:36
en parte, creo es bueno, habrá que esperar si no hay mucho consumo  a la salida de 7808, quizas este transistor alimenta al onchip, si es que trae ?
he encontrado en un chasis que recibe los 13+B o los 8+B y entrega 5+B para el micro. este transistor lo pones en otro chasis  trabaja bien, pero en su chasis original no tiene punche, se cae su voltaje a la salida, puede ser ese tu caso ?, suerte...
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 26 Mar 2011, 19:45
Ola, caríssimos!
Paulo, segui seu instinto, retirei C402, estava trincado no esmalte de cobertura, já fiquei animado, teirei também C406, troquei os dois sem exitar, liguei a TV, e......,e......., tudo na mesma.  :( :(
Tenho uma duvida, o CI-701 (memoria) Ci 8 pinos SMD, no esquema informa código SR24L0F8W, na PCI esta montado L08-5K57W, tem códigos diferentes, mas as funções internas são as mesmas? Tanto faz, um dos dois, pergunto porque não sei o que vou achar aqui no comércio eletrônico.
Sitri, agradeço os comentarios, depois retorno o resultado.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: marcosbr Date: 26 Mar 2011, 20:05
 Matrix
BR24L0F8W... Coloca 24C08.
Nova.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: hakko Date: 26 Mar 2011, 23:58
Bem... Tenho certa experiencia em TV's meu ramo mesmo é projetos em eletronica sou estudante de engenharia elétrica/eletronica(Onde posso escolher diversas áreas para atuação desde telecomunicações,equipamentos biomédicos até sistemas de potência de linhas de tranmição etc..) Só reparo tv's para ajudar meu pai que já tem muito tempo de experiencia mas na época das válvulas e no começo dos ci's e transistores em tv's (entretanto ele nunca parou de consertar tv's só que não o faz com a frequência que vocês). Tenho bastante experiencia em tv's fuçadas que rodaram por ai pois geralmente ele ganha essas coisas de amigos antigos dele que não conseguiram resolver etc.. Ai vem muito pepino aqui para gente rsrsrsrsr :'( Ou seja tenho conhecimento em eletronica fiz apenas uma pequena apresentação para não ser apredrejado por algum membro mais radical né...
 

Caros amigos vejo que as coisas já estão ficando sem rumo ai começa o troca-troca (não sou muito fã desse negócio não parece coisa de ronaldo rsrsrs)! Bem pelo visto percebo que o amigo não sabe onde realmente em que estágio está o defeito  ::). O que posso te falar é o seguinte tem um teste que sempre faço aqui quando me deparo com esse tipo de defeito:

A tv está se "protegendo" certo(isso é evidente) Mas por onde?

Estágio Horizontal?
Ou fonte?

Bem... A maioria das tv's modernas tem a mesma topologia ou seja os circuitos tem muitas semelhanças no sentido de funcionamento e no tange as proteções  no circuito de alimentação a mais comum e efetiva delas é a de proteção por sobre corrente claro que existem outras como sobre tensão ou sob tensão esses são na maioria das vezes os grandes vilões no que tange esse tipo de defeito... Mas o que venho mostrar é o que nunca vejo sendo feito que é a monitoração da corrente que flui através da linha de "B+" ou as que saem partem da fonte que alimentam o microcontrolador e por vezes a linha de audio... O que acontece é que e que um surto de corrente nessa parte de tempo infinitésimo (Na natureza em todos os fenomenos existe um tempo para que determinado fenomeno ocorra!) já faz com que os sistemas de proteção de sobre corrente atuem. Pois as outra tensões são extremamente dependentes do estágio Horizontal..

Bem então o que devo fazer para identificar o que está ocorrendo? Bem eu não conheço o poder aquisitivo nem os equipamentos utilizados por vocês mas garanto que instrumentação de qualidade faz todo diferencial(para um engenheiro,hobista,tecnico até para atletas os equipamentos interferem em seus resultados) assim para verificar o valor do pico de corrente e seus valores médios e minimos é necessário dispor de um amperimetro  (ligado em série obviamente) com a linha de "B+" um multimetro digital de boa qualidade pode realizar esse teste de forma segura é rápida entretanto se o mesmo não tiver as carateristicas mencionadas você não conseguirá verificar o pico apenas o valor após determinado tempo de funcionamento (Bem para esse serviço eu utilizo um Fluke modelo 187 que possui tempo de trigger para esse modo de 250 us 'micro segundos'  existe modelos similares utilizo esses por não confiar em marcas chinesas que tem por ai com nomes renomados rsrs mas repito dentro de suas condições $$ creio que ache algo que tenha função semelhante ok) Bem pelo que eu noto geralmente não pego muitas tv's de 29' mas o que consigo de pico quando o equipamento é ligado nas tv's de 20' é por pico de 500ma e tem estabilização em funcionamento 400ma mas cada tv tem seus parametros obviamente mas no caso uma de 29´deve ter os valores aumentados por volta de 40% a 50% creio que não mais que isso você também pode fazer por alto uma estimativa baseada no consumo total do aparelho já que geralmente a maior potencia consumida é por esse estágio.

Se tiver valores muito discrepantes ai terá certeza que o defeito está nesse setor e por isso obviamente porteção está atuando...Você pode utilizar o mesmo procedimento para as fontes do fly-back para ter mais certeza onde ocorre o defeito em caso positivo para o teste ms terá que comparar com um outro aparelho funcionando pois eu não tenho os valores para cada setor que é apencide do estágio horizontal...

O teste somente deve ser utilizado se a fonte estiver estabilizada pois o instrumento de aferição depedendo de suas caretirísticas pode ter um valor de corrente de burden um pouco elevado e dependendo pode ser detectado pela fonte de proteção contra sob tensão mas não acredito que esses circutos sejam tão sensíveis (no meu instrumento na faixa de 10A é de apenas de 0.04v/ampere) Acredito que os outros utilizados apresentem  problemas refentes a esse parametro ok! Outro ponto importante a se verificar é o das proteções da fonte.. 

Mas isso acima descrito está correto o que fazer?

Bem temos que verificar o estado da outra parte importante que refere-se ao oscilador horizontal e circuitos de proteção via microcontrolador que atuam em sua grande parte na fonte a fazendo desligar via  proteção não direta de sobre corrente mas sim devido a problemas de proteções secundárias como as do tipo X-ray,vertical,black current entre outros geralmente isso é uma característica de cada uma dependendo principalmente do CI ONE-CHIP e do Microcontrolador que geralmente estão conectados via o ic2 que é um protocolo de comunição criado pela philips nos anos 80 utilizado em muitas aplicações onde se precisa de uma unidirecional e que se pode agregar facilmente vários dispositivos e que não nessecita de uma velocidade muito grande pois bem por alguma falha detectada o one chip pode enviar para o micro o controle para desligar a fonte assim como dados corrompidos gravados na eeprom serial podem causar alguma anomalia no micro nessa conjectura mas é isso improvável pois geralmente a função da eeprom( nos casos de tv) é apenas para gravar dados que podem ser alterandos de forma direta ou indireta "usuário ou fábrica" e que não geralmente tem atuação mas especifica em ajustes de cor,brilho etc.. Mesmo que algumas tv mais modernas permitam ajuste de tensão "B+"   tudo isso porque não sabemos o conteúdo da rom do mesmo (algums de tv vejo que já tem memória flash que permite regravação e leitura direta de seu conteúdo)  e modo de atuação do mesmo em diversas circunstancias pois ele no barramento ic2 é o master o que faz todo endereçamento e controle dos outros dispositivos apendices ou slaves e recebe seus dados e os trata e interpreta... Ruidos e surtos na linha ic2 e na alimentação do micro podem acarretar em efeitos indesejados e inesperados então é importante verificar isso também mas isso geralmente é feito em casos complicados como esse descrito acima também e muito importante o o circuito de reset do micro estar atuando de forma correta pois é basicamente uma regra geral para todos os tipos de microcontroladores/processadores algums possuem reset interno ou externo que em casos assim devem ser verificados assim como o cristal oscilador que sofre com alteração de frequência  com o tempo e com a temperatura e principalmente pelo fato de não se saber  como esses componentes são testados pelo fabricante do aparelho. (dependendo da aplicação esses fatores tem que ser compensados como e cristais de precisão são utilizados com varição de milhonésimos de ppm). Também é saudável verificar a frequência e se possível o ciclo de trabalho e amplitude dos osciladores mas isso fica a critério mais ao meu ver dos equipamentos que vocês tem em mãos ok!

Bem não dei nenhuma dica mais de certa forma mostrei o raciocínio que utilizo e que geralmente é o que o pessoal que projeta esse tipo de sistema pensa de forma mais simples sem nenhum cálculo ou explicação de efeitos complexos(pois na eletronica como ciencia basicamente utiliza-se de física e matemática para o entendimento correto e lógico dos fenomenos eletricos)  acredito que deva ser útil para vocês e peço desculpas se fui dispendioso no espaço do forum...   
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: marcosbr Date: 27 Mar 2011, 00:47
 Amigo.
Parabéns pela explanação.
Só acrescento, que a coisa já não é tão simples assim.
(pois geralmente a função da eeprom( nos casos de tv) é apenas para   gravar dados que podem ser alterandos de forma direta ou indireta   "usuário ou fábrica" e que não geralmente tem atuação mas especifica em   ajustes de cor,brilho etc..)
Quanto as proteções... Em alguns aparelhos, são tão sensíveis, que deligam por um simples desequilíbrio do balanço de branco. Isto Quando ela mesmo, não é a causadora do problema.
Apedrejado ninguém nunca será. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas... Mesmo que munido de teoria e ferramentas. Sem uma certa prática, e conhecimento do circuito analisado...
Um aparelho protegendo, bate em muita gente.
Já vi reunião de engenheiros, para corrigir uma simples falha.
seja bem vindo e não esqueça de completar o perfil.
Falta cidade/estado.
Um abraço.

Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: hakko Date: 27 Mar 2011, 01:00
Citação de: marcosbr online 27 Mar 2011, 00:47
Amigo.
Parabéns pela explanação.
Só acrescento, que a coisa já não é tão simples assim.
(pois geralmente a função da eeprom( nos casos de tv) é apenas para   gravar dados que podem ser alterandos de forma direta ou indireta   "usuário ou fábrica" e que não geralmente tem atuação mas especifica em   ajustes de cor,brilho etc..)
Quanto as proteções... Em alguns aparelhos, são tão sensíveis, que deligam por um simples desequilíbrio do balanço de branco. Isto Quando ela mesmo, não é a causadora do problema.
Apedrejado ninguém nunca será. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas... Mesmo que munido de teoria e ferramentas. Sem uma certa prática, e conhecimento do circuito analisado...
Um aparelho protegendo, bate em muita gente.
Já vi reunião de engenheiros, para corrigir uma simples falha.
seja bem vindo e não esqueça de completar o perfil.
Falta cidade/estado.
Um abraço.

Ops remova o não e pense sim hehe  EEPROM seriais são apenas para armazenar dados que não precisam de atulizações repetitivas no tempo não digo por ex: aumentar o volume mas sim atualizar o conteúdo a de um endereço a cada 1s. Pois as mesmas não foram projetadas para isso e sim para  armazenar poucos dados de forma quase estática sem muito acesso ok!

Concordo onde você diz que sem prática não se vai longe por ex: em  matemática se o cara não praticar ele não vai a lugar algum.. Entretanto ele pode ter 300 anos de prática e não saber o que realmente está fazendo :)
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: paulo52 Date: 27 Mar 2011, 07:05
Matriz ,  vc checou  todos  os  capacitores  de  poliester  da  etapa  horizontal ????????
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: trudes Date: 27 Mar 2011, 08:40
Solte esse vertical, e veja se ela fica ligada mais tempo.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: sitri Date: 27 Mar 2011, 11:39
mi estimado, creo que la mejor manera de dar con un defecto ,es haciendo mediciones de voltaje, viendo donde esta normal , donde se cre que hay anormalidad y apuntando y sacando conclusiones, bueno eso, es lo que creo yó, aunque sé que hay muchos otros metodos, que son muy eficaces tambien, mis respetos a ellos.
saludos....
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: senyo Date: 27 Mar 2011, 17:27
meu caro tive um poblema  pareçido e sofri pla diabos ver os resistores de sda  e scl  r 104  105 701 702 r 713 e resistor 712  alterado ou aberto  abçs
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 27 Mar 2011, 22:52
Ola, caríssimos!
Voltei. Caro MiNiWatt, seja bem vindo, ha muita coerência em seus comentários, como citei, também não sou fã do troca-troca, mas também concordo que experiências de 20, 30, 35 anos de bancada, devam ser respeitados, pois a eletrônica é um estado de espirito entre a fisica e a matemática, o técnico ou eng° precisam ter nitida compreensão de seus fundamentos, senão nada feito, é bater a cabeça na parede.
Até aqui foi exatamente essa a minha luta, identificar/isolar o estagio gerador do defeito, meus metodos, recursos e raciocinio são sempre voltados a utilizar o melhor possivel para um correto diagnótico, mas nem sempre isso é possivel, pois depende de investimentos, numa atividade que não gera grandes lucros, é muito, apenas manter o negocio rodando, na verdade, já que todos sabem disso.
Bem, segundo informativo da propria CCE, tenho como proximas acões:
1- Trocar memoria, segundo fabricante, é um dos componentes que bolqueiam o micro e o faz entrar em proteção, inibe audio e video.
2- Vou retornar o TSH original, pois acredito que não é ele o problema, do contrario estaria funcionando.
3- Na sugestão do MiNiWatt, medir individualmente as Fontes +B sob carga, saida da fonte primário, e medir a corrente das fontes  secundária, pois a informação de parametro consumo total é informado, ou seja, em 110V, modo ON = 145W, em modo Stand-by = 1,50W
em rede 234V "pp", modo ON = 145W, em Stand-by = 1,50w.
Nota:Audio a 80% e brilho/contrate a 80% (quase saturação).
Paulo, sim, verifiquei os capacitores de poilieste por mais de uma vez, nada detectado.
Trudes, vou soltar a defletora vertical e registrar o tempo, pode ser util.
Caro Senyo, vou revisar este estagio também, pois é uma estapa importante do circuito.
Se com tudo isso que vou fazer e continuar sem uma definição conclusiva sobre o defeito, vou fecha-la e devolver ao cliente, sem exitar.
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: trudes Date: 27 Mar 2011, 23:23

Matrix, agora que tá ficando bom você vai desistir??
Nada disso hehehe.....
Continuo com suspeita nesse vertical.
Reveja tudo, essas alimentações abaixo, você diz que uma não existe e a outra está baixa. Essa imagem que você mostra em seu vídeo, é característica de desvio da deflexão vertical. Se esta saída é nova, pode ser falsa. Solte o CI de saída, ou tire ele fora do circuito. Após isso, tente monitorar as tensões de alimentação do vertical e nos passe.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: csouza Date: 28 Mar 2011, 00:09
Matrix,veja bem amigo:
Acredito que todos estãos se baseando nas informações passadas por voce.Lá no inicio do tópico,voce relata que desligou a proteção e o quadro permaneceu inalterável.Se liga no seu relato,caso contrário,ficaremos dando voltas e retornando sempre ao mesmo ponto inicial.
Não larga a fera não porque estamos todos dentro do mesmo barco.Se ele afundar...............Só para descontrair.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 28 Mar 2011, 18:53
Ola!
Bem, bons argumetos e motivação são sempre bem vindos, pois podem fazer-nos mudar de opinião sobre uma visão ou interpretação equivocada sob certos aspectos e situações. Quem sabe, vou acabar mudando de opinião, depende muito do resultado final com essa "onça da CCE".
Obrigado a todos pelo apoio. :police: :police:
Saudações,
Matrix57.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: matrix57 Date: 30 Mar 2011, 16:55
Ola caríssimos!
É domingo mas estou na luta, preciso tirar essa CCE da oficina.
Bem, criei um roteiro de tarefas baseado no que vocês me pediram, dentro de uma visão lógica do problema, assim passo na sequência o que foi feito, as novas conclusões a que cheguei e que quero compatilhar de suas opiniões também.
1°- Troca da memoria - sem resultado, ficou na mesma.
2°- Soltar fiação da Deflet. Vert. - com isso uma barra horizontal no centro da tela. ou seja Deflexão horiz. OK.
3°- Medir resistores da linha sda e scl, sendo R104 = 100R4; R105 = 668R8; R701 = 100R0; R702 = 98R8; R712 = 98R9; R713 = 98R9; ou seja todos ok.
4°- Medir individualmente as fontes, primeiramente o +B (132V), que apresentou a seguinte situação: Corrente de pico = 540 a 550 mA e Corr. nominal em 330 a 340 mA, deduzo estar normal e OK.
-Fonte +13V : Aberto a linha no Katodo de D410 e medido uma corrente de 10,7 mA, com pico de 11,2 mA.
-Fonte +51V: Aberto a linha no L302 e medido uma corrente de 1,15 mA com tensão máxima de 46,7V, ai começa o problema como é que vai haver deflexão vertical com uma corrente insignificante de 1,15 mA. Acredito que a defletora deva drenar nada inferior a 100 mA para mais.
Um Problema: Com este esquema pobre e ridículo da CCE, sem apresentar nenhuma informação de tensões ou sinais neste estagio, fica complicado fazer uma diagnóstico preciso e rápido, o ideal seria ter acesso ao Manual de Serviço deste modelo.
Minha conclusão: Não tenho mais dúvidas de que o problema ou um dos principais problemas é o estagio de deflexão Vertical.
O que eu medi no IC-301 (TDA8359):
Modo Stand-by                    -        Modo ON
P1 = 0,0V                            - P1 = 0,40V
P2 = 0,0V                            - P2 = 0,86V
P3 = 0,0V                            - P3 = 12,13V
P4 = 0,61V                           - P4 = 9,27V
P5 = GND                              - P5 = GND
P6 = 32,6V                           - P6 = 45,8V* ??
P7 = 0,34V                           - P7 = 2,70V
P8 = 0,0V                             - P8 = 0,4V
P9 = 0,22                              - P9 = 8,80V
No diagram onde mostra ZD302 e ZD303, meu caso tem apenas um Zener com emcapsulameto SMD, sendo Fabric. ON, cód. 434, acho que deva ser de pelo menos 66V. Este circuito do vertical e seus componentes já foram medidos varias vezes inclusive já foi trocado o CI, mas que o problema é no vertical não tenho duvidas, agora vou aguardas pela avaliação de vocês e suas conclusões.
Preciso de informação exata do que precisa ser medido no IC-301, em modo Stand-by e modo ON, aguardo.
Nota: No IC-101, os pinos 16 (VDRB) medi 1,30 a 1,28V e no pino 17 (VDRA) medi 0,31 a 0,28V estes vão respectivamente ao pino 2 e pino 1 do IC-301. não sei que valor deve ser medido ai, mas é o dispara para chaveamento do vertical.
Saudações,
Matrix57.

Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: sitri Date: 30 Mar 2011, 17:42
que podré decirte. ?  paciencia  buen humor y FE 
saludos..
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: csouza Date: 30 Mar 2011, 23:19
Matrix,eu começaria abrindo o resistor 108 lá no seletronic para isolar carga e ligaria o aparelho.Lógicamente tem alguma coisa drenando essa corrente ai.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: sitri Date: 31 Mar 2011, 11:43
mi estimados, paciencia humor y FE, saludos.
Re: TVC CCE HPS-2991FS Liga, atua modo Stand-by, tenta partir e desliga p/ Stand-by. By: Barriga Verde Date: 31 Mar 2011, 13:59
 
  Matrix ...

  Vou convidá-lo à sair da lógica da coisa toda...

  E pedir para voce conferir a linha EHTO , pino 34 do I.C. 101 !!!!

  Principalmente o circuíto composto por Q 404 e Q 405 !!!

  Atente para os componentes que polarizam Q 405 !!!!


  Além de muita paciência , bom-humor e fé ...

  Que lhe desejou o colega Sitri , eu lhe desejo :


  SUCESSO !!!

 
  B.V.
 
Páginas: 1234567