Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1234
Re: Conserto de aparelhos. By: marcosbr Date: 22 Maio 2009, 00:23
 Boa noite.
Não quero reavivar o passado, mas me lembrou o tópico que fiz assim que me cadastrei. Contem algumas coisas ditas pelo Claudio, com exceção de ter citado um nome, apenas como exemplo e sem conhecer a situação do rapaz. Eu estava na situação de quem olha o fórum como visitante, "tirei conclusões apressadas"
Parabéns ao Claudio, Tony, todos os moderadores, e a quem se interessa na qualidade do fórum.
Não de peixe ao homem, ensine-o a pescar.
O fórum não paga comissão por resposta, nem por pergunta. Alguns podem discordar, mas vi um tópico em que o cidadão recebeu tudo mastigado, depois postou assim: Fiz tudo que vocês mandaram a TV parou, e agora? 
O outro, o cara terminou assim: Alguém aí tem algum coelho pra tirar da cartola?
Uma boa pergunta merece uma boa resposta. Antes de dar algumas dicas (desligue a proteção tal, regrave eeprom, troque o micro e etc.) "devemos analisar se o sujeito não vai piorar a situação do aparelho, no final ele vai dizer que fomos nós que o induzimos a isto. Quem tem que "postar" a evolução do aparelho é o próprio interessado, não adianta mandar trocar o micro, se nem o fusível ele viu. Muitas vezes uma avalanche de respostas confunde a cabeça, mais do que explica. Tenho um amigo que ficou sem falar comigo um tempão. Um dia perguntei o que havia acontecido e ele explicou: Po! Te pedi uma dica daquele transisto e você me mandou medir VBE, ta me achando com cara de trouxa!
Perdi duas horas explicando, pra não perder o amigo.
Claudio desculpa por eu falar demais, já dizia Dadá maravilha: " Não me interessa a problemática eu quero é solucionática"
Um abraço.

Re: Conserto de aparelhos. By: sergio tv Date: 22 Maio 2009, 02:49
ola amigos o que posso diser que e para istoque a tecnologia esta se espandino pois ate os medicos ja não tem muito trabalho paraclinicar um paciente pois pela tecnologiaele os fais mais rapido nos anos 70 ainda fasiace em rolamento de bobinas em casa hoje ja não se fais mais. para isto esiste o amigo computador pois quanto mais facil mais tempo se ganha. pois a propia tecnologia ja esta jogando os tecnicos para o lado pois e mais facil faser um credito  para comprar um aparelho novo na loja do que pagar para coserta porquena loja da de1a5 anos de garantia enois tecnicos não podemos dar mais de 6 meses e ainda as menssalidades são baixas que pagar de uma so veis o conserto pois as pessas muitas das veses são mais caras que o propio aparelho. então amigos atecnologiaso veio para facilitar tudo pois e a era da informatica pois depois disto para aprender não precisa mais faser esforço para isto esiste os forum eletronico decupame pelo meu disabafo um forte abraço a todos
Re: Conserto de aparelhos. By: Claudio Carvalho Date: 22 Maio 2009, 07:29
Meu caro Marcos.

Você esta certíssimo no que relata!  Mas como você mesmo escreve, os Moderadores são para moderar e estão ai para " apaziguar " qualquer situação embaraçosa.

Realmente, os colegas que ajudam ao Tectonny, nada recebem por faze-lo.

Quanto a sua postagem, foi relevada exatamente por ser um membro novato e agora visto, de grande valor! A sua adesão veio a somar e nada mais justo, do que na época, eu ter enviado uma MP a você, lembra?

Eu sei exatamente o que você quiz escrever, em função de muitas dicas escritas a alguém de pouco prática na bancada.

As pessoas não se dão ao " luxo " de pesquisar um esquema, que tem o link ao lado para faze-lo e postam logo para terem a solução rápida...

Veja, se não houver um técnico capacitado no outro lado, tudo que a gente escrever para ajudar, pode ser pior.  Se o outro lado não souber, by,by...

Marcos.  Você não escreve demais, aqui se é livre para escrever o que quiser.
Continue com a sua ajuda, que tem sido muito benéfica a todos.


Um bom fim de semana


Cláudio
Re: Conserto de aparelhos. By: Claudio Carvalho Date: 22 Maio 2009, 18:05
Pessoal.


Vejam, leiam as regras do Tectonny antes de postar.

Tenho enviado muitas M.Ps. a membros novos, que postam em tópicos " aleios " e o fazem de uma forma errada.

Para cada membro saber o certo, basta ler as regras do Tectonny.

Nilo e Express, mandei M.Ps. a vocês, para fazerem o certo, OK!


Cláudio
Re: Conserto de aparelhos. By: jpgregorio Date: 24 Maio 2009, 13:38
Ilustres colegas experientes e novatos nas práticas de reparações eletroeletrônicas.

Meu nome é Jose Paulino, mais conhecido pelo sobrenome Gregório. Tenho 57 anos já aposentado e deixei a labuta eletrônica diária ha cerca de 8 meses. Tomei a liberdade de relatar um pouco da minha experiência neste espaço para apoiar e evidenciar o esforço dos organizadores deste site e principalmente deste companheiro de luta, senhor Cláudio Carvalho que demonstra em suas linhas toda dedicação e boa vontade que a maioria nos meus tempos sempre foi indiferente. Cláudio e prezado leitor, iniciei minha curiosidade na eletrônica em 1960, com 08 anos, sozinho em casa resolvi abrir um radio de madeira da Philips, movido a pilhas que o meu pai havia adquido para nós e minha mãe ouvir diariamente e acompanhar as aventuras do JERÔNIMO, o heroi do sertão. Ao abrí-lo fiquei fascinado por não encontrar indícios reais de como vinham aquelas músicas sertanejas maravilhosas por meio daquela misturada de componentes eletrônicos entre eles os diodos de germânio e aquele alto falante grande que é o único que ainda nao evoluiu. Bem, não vou contar o que meu pai fez comigo.... mas eu queria descobrir, aprender, estudar e como... Ouvindo esse mesmo rádio num programa sertanejo que ouvi falar do estudo por correspondencia. Não perdi tempo, naquela época aos 10 ou 12 anos eu ja trabalhava numa farmácia e com um pouco de economia matriculei nessa escola e fui estudando e construindo o meu primeiro rádio também de madeira e estado sólido. O curso era enviado em forma de apostilas que no final encadernei e o mantive por longo tempo. Até hoje tenho comigo o majestoso e grande diploma que recebi desta maravilhosa instituição. Abri uma portinha e anunciei numa pequena tábua "Consertos de rádios e TV". Caramba, como entrava serviço e foi aí que começou a minha grande aventura. Na época predominavam as  válvulas, diodos, triodos, pentodos nas tvs colorado, admiral, telefunken,zenith, teleotto etc.. Quanto dinheiro eu faturava nas 6KD6, PL36, PY88, PC900 e assim por diante. A cada novo aparelho que surgia eu ia em São Paulo, que não tinha METRÔ descia na estação da Duque de Caxias e corria na Sta Ifigênia onde comprava o novo esquema. De repente anunciava se a chegada das Tvs coloridas e me lembro de meu primeiro conserto em uma General Electric e posteriomente numa Colorado. Os projetos de televisão hibrida já estavam em andamento e derrepente a maioria das válvulas utilizadas nas etapas de seletor, sintonia,frequenca intermediaria e mesmo no audio foram desaparecendo dando entrada aos transistores de silicio. Apenas os amplificadores de saida horizontal das tvs e amplificadores de potencia trabalhando em pushpull mantinham a presença valvular. Eu me sentia desatualizado e apanhava muito, pedia a supostos "colegas de classe" a ajuda para determinados problemas que eles deveriam me ensinar pois eram representantes autorizados e nada. Sempre com a desculpa, pode ser isso, pode ser aquilo tenho que ver o aparelho, experimenta trocar isso, trocar aquilo e acabava colocando mais problemas nos aparelhos e aumentando a queda de meus cabelos que na epoca eram como Elvis PreSley e hoje como Kojac. rss. Entrei numa escola técnica de segundo grau e fiz 04 anos para receber o sonhado título de "AUXILIAR TÉCNICO DE ELETRÔNICA". Resolvi profissionalizar-me, legalizei minha empresa que esta aberta até hoje e humildemente fui batendo de portas em portas nas grandes empresas, consegui muitos esquemas e informações diretamente dos centros de treinamentos técnicos. Apaixonado por comunicação montei vários amplificadores de transmissão e entre eles lembro de uma experiencia como radioamador classe C onde montei um amplificador de supostamente 1000W, duas valvulas 807 excitando em Push Pull duas 813. Quem tiver minha faixa de idade sabe do que estou falando. E, estava modulando em casa tranquilamente nos 80 metros quando recebi um telefonema de um militar me censurando que a RF do meu protótipo estava sainda nas torneiras da Santa Casa. (SIC).
Na realidade era TVI . Interferência que se provoca principalmente nas tvs situadas nas proximidades de um transmissor  como esse que eu operava e mal ajustado. Eu tinha um medidor de ROE ( Relação de ondas estacionárias ) mas a potencia era muita mesmo.   Bem, estou fugindo do principal assunto me desculpem...  O que estou querendo transmitir a todos os usuários deste site é que a iniciativa de seus idealizadores é fantástica e que a exposição de cada assunto pelo participante associado é mais importante ainda. Que ele fale e prove com suas palavras o que esta observando no aparelho e não consegue resolver. Neste meu ultimo trabalho eu dava apoio ao FALE CONOSCO e muitas vezes a pessoa do outro lado por razões que não pretendo julgar dizia: Esse aparelho chegou aqui já faz quaze um mes eu pedi as peças... troquei e não funcionou... aliaz.. agora não esta funcionando nada... O cliente quer um novo e disse que vai no PROCON. O que fazer neste caso??? Se não houver como já li em alguns comentários de colegas o mínimo de pesquiza, avaliação preliminar de cada problema, então fica difícil uma solução imediata do defeito. Mas o que me esta fascinando e me incentivando a dar minha participação é voce poder colocar um pedido em evidência e receber sujestões e orientações de pessoas da mesma classe ou até de hobbistas que tem o direito de tentar consertar algo que pode ser consertado. "O sol nasceu pra todos e ninguem vai levar pro Céu ou para outro lugar os conhecimentos que adquiriu".
Finalizando quero deixar meu abraço a todos colegas e me colocar a inteira disposição para qualquer opinião ou sugestão.
Atenciosamente,
José Paulino Gregório

Re: Conserto de aparelhos. By: Claudio Carvalho Date: 24 Maio 2009, 14:17
Gregório.

Seja bem-vindo ao Tectonny.   Este site é um dos mais democráticos que existe na Internet.

Aqui, você é livre para expor o que quiser! Dentro da eletrônica, é claro!

Espero que a sua adesão, venha a somar aos já existentes!

Um grande abraço e obrigado pela belissima lembrança dos velhos tempos!

PS, você pecou nos diodos... No meu tempo, eram retificadores de selenium....

Não existiam diodos ainda...

Lembre-se, os rádios valvulados, trabalhavam com uma tensão de A/C e altissima!!! rsrsrsrsr




Cláudio
Re: Conserto de aparelhos. By: juliorocambeta Date: 03 Junho 2009, 17:40
Marcos BR eu as vezes sou meio grosso,tu tinha q dizer assim Vbe é   (vaõ bora estudar)ta dificil
Re: Conserto de aparelhos. By: cleomar Date: 06 Junho 2009, 19:43
colegas em geral,sem citar nomes, ja fui chamado atenção aceitei porcurei me corrigir,so que como o claudio falou,para falar de um defeito tenho que ja ter um esquema na mão ou pedir o esquema, analizar o circuito e ai tirar duvidas não conseguidas, sou novo no site,mas um aluno se forma atraves de um livro  ou uma cartilha de estudo para depois exercer a pratica, sem teoria não ha pratica,pois o circuito não e um mecanismo e exige a logica evalores de voltagens a analizar e saber funcionamento dos componentes.
Re: Conserto de aparelhos. By: anselmoeletronica Date: 06 Junho 2009, 22:25
colegas as vezes eu vejo certos assuntos sem nexo,um diz que não sabe se chama os outros de colegas,outros ficam se achando mais técnicos que outros,outros ficam com gozação e etc...parece até o congresso nacional cheio de politicos discutindo por nada e não respeitam um ao outro.
O que está faltando é respeito um pelo outro,todos que estão escritos neste forum, pelo que consta aprendizes ou experientes em eletronica tem o objetivo de aprender e se especializar,porque eletronica é exata e o dia a dia de conserto de aparelhos eletronicos é que nos torna melhores técnicos e mais experientes e todos continuam alunos,porque continuamos aprendendo.
Sucesso a todos.Porque Jeová Deus e nosso senhor Jesus Cristo,faz o sol,a lua brilhar sobre todos.
                      atenciosamente: Anselmoeletronica.
Re: Conserto de aparelhos. By: Eletro-Serv Date: 07 Junho 2009, 13:09
Boa tarde, amigos justamente e veridico a cobrança de Claudio sobre os autores de tópicos sem as vezes,marcas, mod e etc.
Eu para tentar passar melhor o sintoma de uma tv e defeito da mesma e isso as vezes sem o mod o que faço.asso a marca e alguns dos principais componentes como ref's do micro,flyback, ci da fonte ou mosf se caso for e tentar detalhar o sintoma e defeito. com isso simplifica até para o autor do tópico,porque tópico com o "titulo doido" eu não clico nele.OK.
  Outro dia os amigos devem lembrar, que um colega citava um problema, o colega não sabia nem onde estava localisado a vert.
   Para os colegas que estão começando e gostam de eletronica já fiz dois cursos com burgos e aconselho que façam. Ou pelo menos vejam.
   www.burgoseletronica.net
   
  Jarbas Santos
Re: Conserto de aparelhos. By: juliorocambeta Date: 07 Junho 2009, 13:46
gregorio tu é velho pa dedeú aquelas 900 do seletor de canal era braba tu sabia q as vezes essas tvs no rio de janeiro funcionavam quando neguinho levavam para seus respectivos sitios ou fazendas era um desespero; sinal fraco as vezes nao tinham aplimatic master montavamos romica ou hombica nem lembro mais como pronunciar as vezes tinha ate booster desciamos com linha de 300ohms perdia sinal colocavamos fio d aluminio claudio deve lembrar disso mora na serra na cidade q morava nao existia repetidora era uma festa quando obtinhamos resultados positivos corriamos pra galera quando nao choravamos medidor de campo era e é uma fortuna ate hoje .Chega de nostalgia e bom domingo atodos do forum
Re: Conserto de aparelhos. By: UNIDASEX Date: 07 Junho 2009, 14:17
Concordo com o post inicial do Cláudio...

Todos desejamos respeito e sucesso mútuo, mas isto só se consegue com coerência e muito trabalho/perseverança...
Como nos considerarmos profissionais, se não nos expressamos como tais?

Voce acreditaria num médico que te fizesse o seguinte diagnóstico:

O pobrema é o seguinte, tu tá com nós nas tripa...

Ou:

O Sr. está precisando mudar a sua dieta, uma vez que está com uma úlcera...

A comunicação é o fundamento de qualquer relação, seja social, profissional, amorosa...
É básico...

Saúde, paz e Amor...
Re: Conserto de aparelhos. By: Claudio Carvalho Date: 07 Junho 2009, 14:18
Júlio.

Rapaz, se me lembro!  

Nós chamavamos aqui " linha aberta ", pois foi uma experiência de um técnico muito bom, daqui mesmo de Terê, Nelson "japones " que teve até uma firma só de antenas, a IDEALIZA, ouviu falar?

E as vezes subiamos morros com uma antena " espinha de peixe " para saber de onde poderiamos achar o sinal, e colocar a antena!

E a TV, era aquela portátil da Philco 12", a minha era cor de abobora, e ainda levava a bateria a tira colo, uma pedreira mesmo!


Bons tempos!  Não existia ainda a repetição por UHF na serra!

Era trabalhoso, mas vantajoso também, pois adiquiriamos conhecimento de muita coisa de transmissão, incluse  o reflexo em vales com muitas pedras!

Mas o tempo mudou e quem sabe, para melhor...


Um abraço.


Cláudio


Re: Conserto de aparelhos. By: juliorocambeta Date: 08 Junho 2009, 15:51
caro Claudio q barra subir com maleta d ferramental tv portatil cor d abobora bateria de automovel que sofrimento.Tudo pelo Flavio cavalcanti chacrinha irmaos coragem. Quando osinal chegava limpinho ,q maravilha dava pra arrumar um dinheiro .So q maioria que tinham telavisao eram aqueles sitiantes  que podiam gastar eram na sua maioria uns mendigos os clientes eram militares da tiva exercito aeronautica policia especial uns caras que adoravam dar preço ,so que as esposas quriam assaistir as pupilas do senhor reitor ai eu chantageavam e eles queriam pegar radio em tudo que ondas fiaçao em cima do telhado  com isolador de louça hora do brasil enhores ouvintes boa noite .Agora    vamos ao q é serio essa informaçao eu posso colocar aqui? tenho umacce hps2781 todos os +B estaõ em cima o122volts ele sai  do pino um ou dois tsh existe um resistor 0,47 que ele chega derreter a sodagem ai mata edesliga seria o drive h ou cap de largura pois ele é de 13k eta dando 12n acho uma alteraçao muito pequena .A um ano atras eu coloquei um fly iching como diz o velho Paulo Brites .Existe uma cce de 20 que causa esse sitoma e o driver horizontal é o responsavel. Esa781 mesmo com o defeito +B continua inalterado .Quem se abilita? abraços

Re: Conserto de aparelhos. By: highlander Date: 09 Junho 2009, 10:21
Bom-dia , Claudio concordo com vc em genero número e grau , é só observar-mos a quantidade de visualizações e façamos uma comparação com a de respostas que vc vai ter uma noção de quantos estão atrás apenas de respostas sem se dar ao trabalho de pesquisar um pouquinho mais , é verdade que alguns esquemas ñ encontramos no 4Shared , mais nem por isso deixei de procurar tb no ESinfo que está coladinho ao lado , tb ñ achando aí sim vc pede a algum colega que lhes ajude nesse sentido , tanto qt defeito tb , a isca está dada , o anzol e até a "vara" de pescar é claro tb , vamos lá rapaziada pescar-mos primeiro em nossos mares ñ dando peixe aí sim vamos ao pesque e pague do Tonny. Voces podem ter certeza que o Claudio quer é nada mais nada menos que cada se esforce um pouquinho mais só isso , porque no momento em que precisar-mos pescar um "baiacu" , sem acento mesmo viram! , ñ só ele mais muitos colegas estarão disposto a nos ajudar. Fiquem com Deus abraços
Re: Conserto de aparelhos. By: osvaldo Date: 02 Julho 2009, 23:06
estou com tv aiwa mod:ar295 rhb :tem som caracteres tela branca com linhas de retorno sem imagem  ..oque devo fazer me ajude  obrigado   osvaldo.
Re: Conserto de aparelhos. By: marcosbr Date: 02 Julho 2009, 23:35
 Osvaldo...
Leia aqui e aprenda, meu filho. Aproveita e lê com calma.
http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,9859.0.html
Páginas: 1234