Forum TecTonny Livre para visitantes
Páginas: 1234
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 24 Julho 2012, 16:35
Olá Almeidaf!!

Eu fiz a substituiçao do Q905, eu coloquei um BC636-16 como estava no esquema, porém a TV continua do mesmo jeito, ela está com o mesmo zumbidinho na fonte, e nao dá nada, nem mesmo fazendo aquele jumper que eu tinha dito antes, ela nao liga., mas o Q905 que estava na TV realmente estava em curto, pois eu testei o tr novo e comparei com o tr velho, e o novo está apresentando a resistencia somente onde se deve, e o tr velho está em todos os sentidos, isso com os trs fora do circuito.

Mas esse defeito só pode ser na fonte, pois o zumbido vem dela. Será que pode ser defeito em algum transformador, como por exemplo o T901? Ou que poderia estar acontecendo?

Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 24 Julho 2012, 20:34
negativo de t901 . Vai saber o que voce colocou em curto para pifar esse tr,, pois ele é uma chave e mesmo que colocasse os terminais dele em curto não o pifaria. voce deve ter encostado algo com voltagem acima de 20V  em cima dele, e poderá ter pifado o ic401 e 501. Mais como essa fonte esta baixa, primeiro veja (como ja escrevi)  os responsáveis pelos 20V, ou seja D 904, ZD904-( deve estar em curto), " R 923 ". tambem os diodos que são ligados no STR. (tem que medir peça por peça).  Tambem peças que formam a fonte de 5V - Q903. Meça  fora do circuito. Agora é questão de medir todos os componentes que estejam pendurados nesse STR. Acompanhe com o" esquema" .  Marque no esquema o que ja foi testado. NOVAMENTE! CUIDADO  com o capacitor C905  pois se estiver carregado pifa o multimetro.(150V)
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: joao batiasta dos reis Date: 24 Julho 2012, 21:10
 >:( ja peguei  algumas    tvs  com este defeito era o 2 capacitor eletroliticos  da fonte  ruim  220mf  por 160v e  1000mf 35 sao  bem critico na philco CH 05 :police:   abraços ..
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 25 Julho 2012, 18:28
Caro amigo Almeidaf e a todos que estao acompanhando o topico!

Hoje eu passei várias horas medindo vários componentes da fonte e também os que estao peto do Q905 e 903.

Primeiramente eu medi o R409 de 6,8 ohm que fica no coletor do Q905, e ele estava com a resistencia além da tolerancia, pois ele deveria apresentar + ou - perto dos 6,8, mas ele estava apresentando cerca de 18 a 20 ohm, medindo-se com um dos terminais fora do circuito, ai como eu já tinha outro, eu fiz a substituiçao, mas nao adiantou, o problema persistiu, ai eu medi o D904 e o ZD904, ambos com um dos terminais fora do circuito, pois com os terminais no circuito ambos davam a mesma resistencia em ambos os sentidos, mas eu já tinha feito este teste antes da TV dar este defeito do zumbido, e quando um dos terminais destes diodos estavam fora, eles apresentavam que estavam bons, ai eu fiz o teste novamente para ter certeza, o D904 está bom, pois está conduzindo somente em um sentido, porém o ZD904 está conduzindo nos dois sentidos entao ele deve estar em curto, pois como eu disse, antes quando se testava ele fora do circuito, ele estava bom, e eu ainda testei o ZD903 que é o mesmo diodo zener, e ele está bom, pois conduz somente em um sentido. Eu testei também o Q903 fora do circuito, e ele está bom. Depois eu comecei a testar todos os diodos, resistores e FBs da fonte um por um, incluindo os 4 diodos retificadores. Os diodos e FBs estavam todos bons, somente os D902 e D903 que no circuito estavam conduzindo nos dois sentidos igual ao D904, mas dessoldando um dos terminais, eles apresentam que estao bons, e todos os diodos e resistores que no circuito apresentam que sao suspeitos, eu estou dessoldando um dos terminais e testando novamente só para ter certeza se realmente estao bons ou nao.
Eu estou quase terminando de testar todos os resistores da fonte, está faltando somente uns 3 ou 4, e todos que eu testei até agora estao bons, pois estao com os valores dentro da tolerancia, somente o R917 de 4,7k que é um resistor grande, eu achei meio suspeito, pois ele é de 4,7k, e está dando 3,83k, e como ele tem 5% de tolerancia, eu achei esse valor muito baixo, pois mesmo que fosse de 10%, o valor nao poderia ser mais baixo do que 4,2k, mas pode que eu esteje enganado. Até o jumpers eu testei todos para nao ter dúvidas. Eu só nao testei a capacitancia dos capacitores, pois eu nao tenho um capacimetro.

Eu também verifiquei que no pino 3 do STR está entrando os 150v que deveria, mas no pino 4 que deveria sair cerca de 95 a 100v, só está saindo cerca de 35 a 40v, e no coletor do saida H, a tensao está a mesma do pino 4 do STR, que é de cerca de 35 a 40V.

Quando está saindo pouca tensao assim no pino 4 do STR é prq tem algum componente como resistor ou diodo em curto?
Pois eu já testei o tr saida H como eu havia lhe dito antes e ele nao está em curto, eu testei também STR, e de acordo com os testes, ele também nao está em curto.

Quanto ao que o amigo jbreisneto disse, eu já havia trocado o C911 de 220mf x 160v, mas mesmo com outro que estava antes a TV conseguia funcionar, mas eu troquei para ter certeza, mas continuou na mesma, ai quando a TV começou a fazer o zumbido na fonte, eu voltei a recolocar o C911 velho que já estava nela, pensando que poderia ser o capacitor novo que havia queimado, mas nao era isso, mas eu creio que os dois capacitores 220mf x 160v tanto o velho quanto o novo, estao bons. Já o capacitor de 1000mf x 35v, eu nao troquei, pois antes de dar esse zumbido na fonte ele estava bom, e o +B de 20v dele estava normal, porém agora com o zumbido, esse +B está bem baixo. Será que pode ser esse capacitor que está causando o problema?
De acordo com o diagrama, esse capacitor é o C913, mas na minha TV, é o C915.

Desde já agradeço!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 25 Julho 2012, 21:18
porém o ZD904 está conduzindo nos dois sentidos entao ele deve estar em curto, pois como eu disse, antes quando se testava ele fora do circuito, ele estava bom,
.........

então coloque outro de 30V, e veja se a R 923 esta aberta. 1R
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 25 Julho 2012, 23:53
Almeidaf!

Eu irei colocar outro ZD904, de acordo com o esquema, ele é o BZX79B, mas tem algum outro equivalente que eu possa usar, e qual a potencia?
Eu posso usar o BZX79C de 30V e 1/4W, ou o 1N972 que também é de 30V, que nao terá problemas?

Quanto ao R923 de 1R, ele está normal, está dando o 1 ohm, mas eu tenho outro novo aqui que se for preciso, eu já troco ele de uma vez, mas e quanto as tensoes que estao baixas, pode ser o ZD904 em curto que está fazendo elas ficarem baixas?
E vc acha que o capacitor eletrolitico de 1000mf x 35V pode estar com defeito, e eu poderia comprar outro também? pois eu compro os componentes pela internet, pois em minha cidade nao vende componentes, e sendo assim, será mais facil eu comprar os componentes defeituosos e aproveitar o frete, caso contrario, eu terei que comprar varios componentes separados, os componentes até que nao sao caros, o problema é ter de pagar o frete mais de uma vez.

Obrigado!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 26 Julho 2012, 08:09
 não importa, tem que ser 30V-1/2 W

eletrolitico,necessariamente não , pois anteriormente ao curto estava funcionando. mais se for aqueles amarelo pode trocar .

A sua situação de aquisição de peças ta dificil pois o envio e a ma vontade dos vendedores venderem pouca coisa é que pega ! Se voce pretende futucar outros aparelhos, pois esse, esta servindo de cobaia, então compre um quite de eletroliticos, pois mais cedo ou mais tarde ira precisar !
Por ex 100, 220,470, 1000 por 63V- resistores de 1, . 2r2 1W.
Tr pnp-npn.  Se não for o teu caso compre somente o necessário.
.
Mais a tua cidade so tem goiabas e não tem lojas de eletronicos?
..
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 26 Julho 2012, 11:17
Entao o de 1/4W nao servirá, terá de ser de1/2W, certo?

Quanto ao eletrolitico 1000mf x 35v, ele nao é amarelo, ele é o original preto e radial da siemens. O C911 velho que está na TV também é da siemens, porém ele é meio alaranjado e axial, porém o novo que comprei, é radial e preto, porém nao é da siemens.

Quanto a aquisiçao de peças, o problema nao é dos vendedores em venderem poucas peças, pois onde eu já comprei, eles vendem em qualquer quantidade, o problema é o frete, pois eu compro uma peça, e depois pode aparecer outra peça com defeito, ai é mais um frete para comprar outra peça.

Quanto a comprar outras peças, eu nao tenho muita intençao de mexer em outros aparelhos eletronicos, só se for preciso mesmo, mas eu tenho intenção de fazer serviços em videogames, como desbloqueio e alguns de manutenção, pois eu gosto de mexer mais com videogames do que com eletronicos como TVs, mas se for preciso como eu disse, se for preciso, eu nao importo de tentar consertar eletronicos. Inclusive eu estou pensando em fazer um curso presencial ou on-line de videogames, eu vi os cursos da W2F, e achei interesante, porém fica muito longe de minha cidade, por isso é que eu pensei no on-line mesmo.

Quanto a sua última pergunta, em minha cidade nao tem nenhuma loja de eletronicos, nem mesmo oficina especializada, só tem um rapaz aqui que é meu conhecido, que conserta eletronicos, porém ele nao gosta de consertar eletronicos, ele gosta de consertar só videogames, mas ele é farmaceutico e tem uma farmacia, e quase nao sobra tempo para ele mexer com essas coisas. Quanto as goiabas, aqui nao tem nada de goiabas como o nome diz, somente uns aqui e outros ali como em todos os lugares, segundo eu sei, o nome é de goiabeira, pois a muitos anos, tinha um pé de goiaba bem no centro, que chamava a atençao, mas já tem muitos anos que esse pé de goiaba nao existe mais. A cidade aqui é bem pequena, com pouco mais de 3000 habitantes.

Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 26 Julho 2012, 17:30
Almeidaf!

Navegando na internet, eu encontrei uma coletanea de defeitos com suas soluçoes, e tem vários defeitos da TV Philco PC 1405 e outas Philco, inclusive alguns relacionados com a fonte de alimentação com zumbido, e do defeito que minha TV apresentava inicialmente Eu li esses defeitos e as suas soluções, e descartei os componentes que eu já havia trocado e os que eu já tenho certeza que está bom, porém tem um defeito que é para a TV Philco CPH 02 e PC 1405 e outras que diz que quando a TV apresenta o defeito de nao funcionar pela manha quando está fria, que é o defeito que minha TV apresentava inicialmente, a solução é trocar os 3 capacitores da fonte de alimentação, e de acordo com o que diz, esses 3 capacitores sao todos de 4,7uf, mas eu nao sei quais sao esses capacitores. Você confirma que o que pode provocar esse defeito sao esses 3 capacitores de 4,7uf?

Nessa coletanea de defeitos tem também muitos outros defeito de TVs.

O link que eu encontrei esses defeitos, está logo abaixo, dê uma olhada. Tem um determinado ponto que tem varios defeitos da TV PC 1405 juntos e foi ai que eu li sobre esse defeito que escrevi.


Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 26 Julho 2012, 20:32
Silveira, veja, tenho eletronica a 43 anos, então essas dicas para mim não diz nada,são  normalmente para quem não tem pratica na área, que pode até ajudar se der sorte de coicidir o sintoma com a peça indicada, tambem acho pouco provavel, pois cada sintoma não necessariamente seja sempre a mesma peça, (se assim o fosse para que estudaríamos tanto ),pois circuitos são constituido por diversos componente. Para quem trabalha diariamente com manutenção a "frente" do aparelho em questão de poucas horas ja teria resolvido, o que fica dificil para voce, pois tens o problema  de não saber   funcionamento dos circuitos.
Veja o sintoma anteriormente apresentado pelo seu aparelho, pela dica que voce expõe, não bate , pois essa tua fonte não tem esses 3 capacitores eletroliticos.Parta do principio que o sintoma (depois do imprevisto ) é outro e então voce tem que agora tentar colocar na mesma situação anterior, e depois" se "apresentar  a demora para ligar procura-se o componente com defeito. Mais me ´parece restabelecendo o funcionamento isso ja esta solucionado, pois voce esta mechendo justamente na ferida.
Mais voce não disse que zener estava em curto.... trocou?
.......Voce pode se orientar por essas dicas , vai que da sorte! (?) ou azar !
Veja se é esse circuito que esta no seu aparelho.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 26 Julho 2012, 22:12
Almeidaf, ainda nao troquei o diodo zener que está em curto, assim que trocar, eu posto o resultado.

Quanto ao circuito, eu tenho quase certeza que é esse mesmo, pois todos os componentes do esquema sao os mesmos do meu, os valores de cada um sao os mesmos, a unica diferença que eu notei até agora, é que o capacitor eletrolitico de 1000mf x 35v que está no esquema é o C913, e esse mesmo capacitor em minha TV, é o C915.

Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 06 Ago 2012, 16:29
Olá a todos!

Almeidaf! Hoje chegou o diodo zener que eu disse que estava em curto, que é o ZD904, e eu coloquei ele de imediato, e a TV voltou a ficar do mesmo jeito que estava antes, ou seja, nao está mais fazendo o zumbido na fonte, e as tensoes que antes estavam baixas, se normalizaram, e agora ela está ligando até mais rápido que antes, pois com mais ou menos 2 minutos ela já está ligando, e como eu disse antes, ela demorava cerca de 30 minutos para mais, o problema é que agora quando ela liga, a tela nao está azul como deveria ficar, a tela está com um tom meio avermelhado, quase alaranjado, e eu fiquei com medo de deixar ela ligada assim.

O que vc acha que pode ser isso? pois antes a tela ficava normal com a cor azul.

Eu também troquei o R902 que é de 470K e fica na fonte, pois o outro resistor velho estava com um pequeno descascadinho na pintura, ele estava com o valor ohmico correto, mas como estava com esse descascadinho, eu pensei que iria dar alguma interferencia e troquei ele de uma vez. Será que pode ser ele ou algum outro componente que eu troquei que fez a TV ficar com a tela avermelhada?

Obrigado e desde já agradeço!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 06 Ago 2012, 16:51
Almeidaf! Eu notei que com a tela avermelhada nao aparece nada na tela, nem os numeros dos canais, nem volume, é como se ela nao estivesse dando video.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 06 Ago 2012, 17:45
Almeidaf!

O problema da tela vermelha eu acabei de solucionar, era falta de terra na placa do soquete do tubo, pois o terminal que se encaixa o fio terra estava solto, ai fui ver, e era a trilha que tinha quebrado um pedacinho, ai eu raspei na trilha um pouco mais para frente, e soldei novamente, e a tela voltou ao normal, o problema agora parece que está é no teclado, pois o menu está ligado direto, e em qualquer botao do teclado que se aperta o menu apaga e ao se apertar novamente, o menu volta novamente, só o botao do menu que nao está fazendo nada quando se aperta ele, é como se ele estivesse ligado direto, e quando se coloca o multimetro no botao do menu e em alguns outros, o multimetro mostra continuidade mesmo sem apertar o botao.

Será que é os próprios botoes que estao com defeito, ou pode ser algum dos resistores de 22K dos botoes que está com defeito e está fazendo isso, mais especificamente o resistor que fica no botao do menu?
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 07 Ago 2012, 07:58
 tinha escrito anteriormente para voce!
...

Parta do principio que o sintoma (depois do imprevisto ) é outro e então voce tem que agora tentar colocar na mesma situação anterior, e depois" se "apresentar  a demora para ligar procura-se o componente com defeito. Mais me ´parece restabelecendo o funcionamento isso ja esta solucionado, pois voce esta mechendo justamente na ferida.
...........................




.Quanto mais meche  começa a provocar outros problemas, é o que esta acontecendo  ai nesse chassi. ai, fica dificil diagnosticar as causas. tenha cuidado ao manipular o chassi pois poderá quebrar algum fio que sai do chassi e vai para o soquete do trc.Atente para um conjunto de 3 fios juntos que costuma quebrar sempre que se manipula , pois será o proximo a quebrar, ele leva a alimentação do filamento, terra, e voltagem para o rgb.
Agora nesse particular sobre ficar com a função, tente isolar do micro o teclado para ter certeza que qual das  teclas esta com passagem. è por ai. Veja pelo esquema.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 23 Ago 2012, 16:15
Olá Almeidaf!

Eu deixei esse TV de lado por um tempinho, pois estava mexendo em uns videogames aqui, mas agora eu voltei a mexer nela novamente para tentar solucionar o defeito do menu estar ligado direto, e os outros botoes nao funcionarem.

Primeiramente eu dessoldei um terminal do resistor do botao do menu para ver se o menu voltava ao normal, e as outras funçoes também voltava ao normal, mas continuou do mesmo jeito, e depois dessoldei os resistores dos outros botoes, mas ainda continuou do mesmo jeito, a unica diferença é que eles nao funcionavam, mas é normal pois estavam sem os resistores, só o botao do menu que nao funciona, nem com o resistor soldado no lugar, ai eu aproveitei e medi todos os resistores dos botoes para ver se eles estavam bons, e todos estavam com seu valor ohmico correto, eles estavam dando cerca de 22,2k, entao o defeito nao poderia ser neles. Ai, para ter certeza se o defeito estava nos botoes do teclado, eu retirei todos os botoes, mas mesmo sem os botoes, ao ligar a TV, o menu continua aparecendo, sem se ter apertado nenhum botao, ele só sai da tela ao apertar o botao de qualquer funçao sem ser o menu. E também agora a tela nao esta azul, está chuviscando, como se estivesse mexido no menu e tivesse alterado a tela de azul para essa tela de chuvisco. Só para ver se estava funcionando a tela, eu coloquei uma antena dessas pequenas sem ser parabolica, e a tela ficou preta, porém eu nao testei com o cabo da parabolica, mas deve ficar do mesmo jeito.

Se eu testei os resistores e os botoes do teclado, e eles estao bons, e mesmo com eles fora, o menu continua aparecendo, o que poderia estar causando esse defeito? Tem possibilidade de ser o microcontrolador (ic101)?

Desde já agradeço!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 24 Ago 2012, 21:34
Pelas peripércias que cometeu tudo pode ser !
Dessolde  o pino 38 do micro que recebe a função de menu. E veja se some essa função. Se continuar, provavelmente o micro esta avariado. Se sair veja se muda de canais e se pega algo. use o controle remoto.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 25 Ago 2012, 00:13
Almeidaf!

Eu irei fazer o que vc disse, e depois posto o resultado. Quanto ao controle remoto, essa TV não tem.


Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 29 Ago 2012, 10:00
Almeidaf!

Eu fiz como vc disse, dessoldei o pino 38 do micro, mas continuou do mesmo jeito, o menu continuou aparecendo na tela, ai eu aproveitei e dessoldei os pinos de canal e de volume, ai o menu nao aparece na tela, mas aparece a frase de "vcr cancelado", ai eu fui testanto um por um, e o menu só aparece quando os pinos do volume estao soldados no lugar, e também aparece se os pinos de canal estiverem soldados, mas com os botoes de canais do teclado no lugar, se eles estiverem fora, nao aparece  o menu.

Com estes sintomas, vc acha que o defeito está no micro, que está avariado? Ou pode ser outra coisa?
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 29 Ago 2012, 21:19


Meça em cima de cada tecla se tem 5V  e 0 V, em cada uma .Pelo meu esquema do pino 36 até o 40 é a ligação das 5 teclas . Confira se bate com o teu aparelho.    ou seja desligado  todo o teclado, então não deverá aparecer mais nada ! Se assim ficar, , deixe todos os pinos correspondentes ao teclado desligado do micro, e vai colocando um por um (pino do micro)para achar qual das teclas esta com fuga.( não deveria aparecer essa mensagem pois esse micro não tem liberado essa função ).
tambem acredito que esse aparelho tenha controle remoto,ele pode não ter AV,"de uma olhada no pino16 se tem a R133 ligada a o sensor perto do teclado"
Páginas: 1234