Forum TecTonny Livre para visitantes
Páginas: 1234
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 21 Junho 2012, 11:57
Olá almeidaf e a todos!

Pesquisando na internet, eu encontrei um topico de um TV desse mesmo meu, que nao estava ligando, e nesse topico o usuario disse que tinha feito um jumper entre o coletor e o emissor do Q905 para teste, e o TV ligou, e nesse mesmo topico os outros usuarios recomendaram testar o ZD904, R923, C911, ZD701, e nesse topico, o caso foi resolvido, e o defeito era que o R909 estava aberto e o R907 alterado.
Ai eu também resolvi jumpear o coletor e emissor do Q905 para ver o que que dava, se ia ligar também como no outro caso ou nao, e o TV ligou de imediato, como se deve, ai eu comecei a testar alguns componentes que foram recomendados para teste. O C911 eu coloquei novo, o R923 que é de 1 ohms está apresentando 1,7 ohms, o ZD904 eu achei que está anormal, e o D904 que fica perto do ZD904 também eu acho que está com anormal, pois creio eu que eles devem apresentar valor somente em um sentido, e eles estao apresentando valor no dois sentidos, e eu fiz a mediçao com u multimetro digital que já tem a escala para medir diodos, e eu medi outros diodos que estavam proximos, e eles estavam normais. Eu testei também o R909 e o R907, o R907 que é de 10K, nao está apresentando o valor que deveria, nem mesmo dentro da tolerancia que ele deve ter que é de 5% e ele também está apresentando valores diferentes medindo ele nos dois sentidos, em um sentido, ele está com dando aproximadamente 3 a 3,5K, e invertendo as pontas de prova, ele está apresentando em torno de 16K, e esses valores estao bem diferentes do valor correto. O R909 que é de 15K está apresentando em aproximadamente 6 a 7K, e invertendo as pontas está dando em torno de 23K.

Pelo fato de o TV estar ligando fazendo um jumper no coletor e emissor do Q905, vcs sabem ficou mais facil identificar o defeito, ou vcs já sabem qual é, ou pode ser mesmo no Q905?

Esses valores dos resistores que eu citei, vcs acham que eles estao anormais, pelo fato de eles estarem apresentando valores diferentes medindo nos dois sentidos, pois eu creio que em resistores, eles devem apresentar o mesmo valor nao importa a polaridade?
E o ZD904 e D904 vcs acham que eu deveria troca-los?

Só mais uma perguntinha, se deixar o TV ligado jumpeado direto o coletor e emissor do Q905, pode ocasionar algum outro defeito?

Obrigado a todos!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 21 Junho 2012, 13:09
fazendo esse " teste" pode funcionar, mais normalmente as funções do micro não irão estar de acordo com a função do power, ou seja vai ter hora que elas não funcionaram.
fazendo isso ja da para entender que algo esta errado nessa linha de power, ou seja a coisa esta entre -q901 a905. voce deve medir eles.
observe se no emissor do Q905 esta proximo dos 20VC a 22V.
o Q901ao dar power deve modificar a sua voltagem de base, se o micro estiver funcionando certo.
Quanto esses resistores seria usar um multimetro analogico, pois isso que voce relata esta dentro da" sua" mediçao, que não é normal, por ter muitos componentes  com essa irrealidade.
Diodo,  somente conduz em um sentido, o que não se pode exigir de zeners.
Vai pelo esquema que voce poderá chegar a um denominador comum, e tambem fazendo essas pesquisas, que os sintomas parecem iguais, mais componentes completamente diferentes.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 21 Junho 2012, 15:06
Almeidaf!

Quanto aos diodos mencionados, eu retirei eles do circuito para fazer a mediçao com eles fora, e eles estavam bons, entao eles nao podem estar defeituosos. E como vc mencionou, eu medi o emissor do Q905, e ele está apresentando cerca de 17v. A base do Q901 apresenta 0,17v, e ao dar power ela aumenta para cerca de 0,73v. Essa tensao parece ser baixa! ou deve ser assim mesmo?




Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 22 Junho 2012, 07:32
Voce tem que ver no "coletor de Q904" ao dar power  tem que haver mudança de nivel para acionar esse Q905 justamente voce observa  ai que deve estar a morosidade de acionamento., que voce  escreve no inicio da solicitação. ja que voce jampeia o Q 905 e de imediato aciona o aparelho.   é por ai! peque o esquema e tente entender a coisa.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 26 Junho 2012, 13:46
Olá!

Almeidaf !

Como eu tinha dito em uma mensagem anterior, eu tinha medido alguns resistores como o R909, R923, e alguns estavam dando valor diferente do que ele relamente é, ai eu resolvi retirar eles da placa para medir, e eles estavam com o valor dentro da tolerancia permitida, e eu medi também varios outros resistores nessa mesma linha, e eles também estavam bons, eu só fiquei um pouco desconfiado do R923, pois ele é de 1 ohm, e ele estava apresentando 1,7 a 1,8, e como a tolerancia dele é de 5%, eu pensei que esse valor estava acima do permitido na tolerancia, ai eu levei ele a um eletronico de uma cidade aqui perto, ai ele mediu com o multimetro dele, e o R923 apresentou cerca de 1,3 ohm, ai ele disse que o resistor está bom, e eu aproveitei também para levar o R924 que é de 10M e fica na fonte, pois o meu multimetro só mede até 2m, e o eletronico disse que esse resistor também está bom, e que ele nao queima facilmente.

Eu gostaria de saber de vcs, se o R923 que é de 1 ohm e está apresentando cerca de 1,3 a 1,7 ohm, realmente está bom para continuar sendo ultilizado?

Eu tenho também mais uma pergunta, esse meu tv philco pc 1445, nao tem entradas de audio e video, mas ele tem o local para poder colocar as entradas, eu gostaria de saber se é possível colocar (adaptar) essas entradas?
Em video games antigos que nao tem A/V, eu sei que é possivel adicionar as saidas A/V pois eu já fiz isso e deu certo, mas nos video games sao saidas, e no tv sao entradas. Mas por ter o local no tv para colocar as entradas, eu penso que seja possivel.

Obrigado!


Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 26 Junho 2012, 20:04
Ate ai esta tudo certo, negativo desse aparelho aceitar AV, pois o micro não tem essa opção, somente na caixa tem, tampado. atente para a ultima informação que dei a coisa é por lá mesmo.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 28 Junho 2012, 00:01
Almeidaf!

Hoje a TV piorou, antes ela estava demorando, mas estava ligando, e como eu disse antes, quando se jumpeava o coletor e emissor do Q905 (ou Q904), ela ligava na hora, mas hoje quando eu estava mexendo nela aqui, apartir de um certo momento, quando eu fui liga-la, ela começou a fazer um zumbidinho bem fininho na fonte, e depois que ela começou a fazer esse zumbidinho, eu fui testar a tensao nos capacitores da fonte, o C905 estava com a tensao normal, mas porém o +B do C911 estava apresentando cerca de 39 a 40V, essa tensao só caiu depois que a fonte começou a fazer esse zumbido, pois antes ele estava normal, estava apresentando em torno de 94V. Isso nao é normal, certo?

Eu notei também, que o +B de 180V que fica perto do Flyback está apresentando 0V, mesmo ao apertar o botao power a tensao nao aumenta, mas antes quando a Tv estava ligada, esse +B apresentava cerca de 169V.

Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 28 Junho 2012, 19:09
provavelmente voce encostou em algo  e pifou (vacilou)
teste o tr saida h, se não esta em curto . O circuito H não esta funcionando. por isso não ter essas voltagens anterior.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 28 Junho 2012, 20:03
Citação de: Almeidaf online 28 Junho 2012, 19:09
provavelmente voce encostou em algo  e pifou (vacilou)
teste o tr saida h, se não esta em curto . O circuito H não esta funcionando. por isso não ter essas voltagens anterior.

Deve de ser isso entao, prq depois disso, eu medi vários outros +B, e todos eles estavam com a tensao pela metade, ou abaixo da metade.

Eu irei testar o saida H e depois retorno com o resultado, mas se o transistor saida H estiver mesmo em curto, pode ter ocorrido de outros componentes fora da fonte também ter entrado em curto ou aberto? Pois nenhum componente está com aparencia de queimado. Hoje eu medi varios diodos e resistores, e todos estavam normais, só alguns resistores que apresentaram resistencia fora da tolerancia, mas pode ser que isso nao seja defeito. Eu vou ver quais sao, pois nao me lembro, e depois posto aqui também.

Obrigado pelas dicas!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 29 Junho 2012, 11:47
Almeidaf !

Eu testei o transistor saida H, e parece que realmente ele está com defeito. Eu ultilizei um multimetro digital inicialmente na escala de 200 ohm, pois eu nao tenho um multimetro analogico, para ultilizar a escala x1, que se nao me engano é a escala ultilizada para fazer este teste. Eu medi a resistencia entre o coletor e emissor, e nao deu nada (é como se o multimetro fosse analogico, e o ponteiro nao mexe nada). Depois eu fiz o teste colocando a ponta vermelha na base e a preta no coletor, ai também nao deu nada, mas nesse caso se nao me engano, deveria acontecer isso mesmo. Depois eu aumentei a escala para 2000 ohm, e foi do mesmo jeito que antes, nao deu nada, a unica diferença é que a resistencia sobe de uma vez para em torno de 1900 ohm e depois volta a nao marcar nada no visor do multimetro. Quando eu ultilizei a escala de 20K, em todos as medidas, o resultado sempre dava em torno de 3,3k. Ai eu retirei o transistor da placa para medir fora dela, e em todas as escalas ultilizadas, o multimetro nao marcou nada, tanto entre coletor e emissor no dois sentidos, quanto com a ponta vermelha na base e a preta no coletor.
Quando eu retirei o transistor, no local que ele fica, estava apresentando a mesma resistencia de quando ele estava lá, e eu estava ultilizando a escala de 20K, ou seja, medindo entre o coletor e emissor nos dois sentidos, a resistencia era de em torno de 3,3 K, e o mesmo entre a base e coletor, isso é normal?

Com certeza esse transistor está com defeito nao é?

Eu tenho duvidas para fazer a substituição tanto dele quanto de outros transistores que eu também vou aproveitar para substituir, que sao principalmente o Q905, Q904, prq antes quando se jumpeava eles, a TV funcionava, e eu medi eles e fiquei desconfiado, e afinal eles sao baratinhos, e já que vou ter que comprar o transistor saida H, eu aproveito o frete, hehehe.

As minhas duvidas sao:
No transistor saida H que está em minha tv, está marcando D1877, mas porém no esquema o transistor é o 2SD1877, eu gostaria de saber se eu posso ultilizar esse 2SD1877 que é mesma coisa? E além do mais, o 2SD1877 eu encontrei em varios sites, já o D1877 eu nao consigo encontrar. E também será necessário fazer a substiruiçao do capacitor de poliester que fica ligado no coletor do saida H?

O transistor Q904 que está em minha TV, está com a marcaçao JC 547 B, e já o que está no esquema é o 2SC1740 ou JC547 B.
Eu posso substituir o JC547 B pelo 2SC1740 que eles tem a mesma funçao, e a TV irá funcionar normalmente?
O Q905 da minha TV é o B 1041, já o Q905 que está no esquema é o BC636-16. Eu posso fazer essa substuiçao desse transistor que está em minha TV pelo que está no esquema, e caso seja dificil encontra-lo, eu poderei ultilizar algum equivalente ao BC636-16?

E só mais uma pergunta, eu posso ultilizar um transistor equivalente a outro transistor sem problemas, por ser equivalente ele irá funcionar do mesmo jeito que o outro?

Obrigado pela atenção!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: bettosom Date: 01 Julho 2012, 17:28
Amigo, enquanto o Almeida nao chega,vou te dizer: Acho a melhor maneira para se medir Tr. com multimetro analógico. O saida de sua TV, tem que apresentar,em um sentido C. x E,  em torno de:100 a 50 Homs. em outro sentido,em torno de 10 homs,mais ou menos. Isso na escala de: X1.


na escala X1K ,  em torno de  5 K  mais ou menos. em um sentido.


em outro sentido, tambem.




Base, para  E. e Base para C. em um sentido .. sequencia.


Base  para E   e Base para C. em outro sentido nao sequencia nada. boa sorte.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 02 Julho 2012, 21:28
Não  gosto de testar semicondutores com digital, prefiro analógico.
Parta do principio, a grosso modo esse SH,  no coletor para o emissor, só pode dar resistencia em um sentido no outro, é infinito, se der a mesma resistencia ou baixa ele esta em curto. Quanto ele,  1877, os dois são a mesma coisa mais se for dificil, pode colocar o BU2506DX.
.
Tomara que só ficou nesse tr, mais acho improvavel, deve ter algo mais. ai que vai pegar  para voce!
Voce não sabe quando provou o curto e aonde ! Não sabe se a fonte esta em curto, pois éla joga 150V em cima do tr SH. Se for isso é colocar o tr pifar novamente. então ja compra uma caixa de 100 fechada.


...
no lugar do 2sC1740 (Q901-904)pode se achar C1740,  ou  com  nomenclatura J547,(dificil) não confundir com BC 547.(porque os terminais  são diferentes)
De uma conferida nos resistores que vão direto nesses dois trs, pelo esquema.
..
Quanto o Q905, PNP, acho dificil ele esta com DEFEITO.
.
sem esperiencia e ainda com esse teste DO DOCE, fica muito dificil falarmos a mesma lingua. MAIS VAI ESQUENTANDO A CABEÇA , E VAI APRENDENDO DEVAGAR.



Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 03 Julho 2012, 10:47
Almeidaf e Bettosom!! Quanto ao multimetro analogico, eu irei comprar um nessa mesma compra que eu irei comprar os componentes, assim irá ficar mais facil para testa os demais.

Quanto ao que vc disse Almeidaf, sobre o tr 1877, eu irei usar o 2sd1877, pois eu encontrei ele facilmente, e também usarei o 2sc1740 para o Q901 e 904, que também foi facil de encontrar.

Quanto ao que vc disse, tomara mesmo que seja somente o tr SH, rsrsrs. E quanto a tensao no coletor do tr SH, depois que a TV começou a fazer esse zumbido, antes de eu retira-lo da placa, eu medi a tensao, e ela estava com cerca de 40V, a mesma tensao do C911, mas antes deste defeito, a tensao estava notmal, cerca de 95V.

Quanto aos resistores que vao direto no Q901 e 904, que vc pediu para conferir, se nao me engano eu já medi eles, mas vou conferir novamente para ter total certeza.

Quanto ao que vc disse sobre comprar uma caixa fechada de 100 tr SH, vc está de brincadeira né, pois uma caixa fechada de 100, já passa o valor da TV, rsrsrsrs.

Só mais uma coisinha, eu nao entendi o que vc disse com as letras bem pequenas no final da mensagem, o que é teste do doce?
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 13 Julho 2012, 11:36
Almeidaf !

Essa semana chegou o meu multimetro analogico e os componentes que eu havia comprado, ai eu testei o tr saida H com o multimetro analogico como vcs haviam recomendado, e de acordo com os testes ele está em perfeitas condiçoes, pois ele esta apresentando resistencia somente nos sentidos que ele deve apresentar, assim como vc disse, e para ter total certeza, eu comparei a resistencia e os valores das resistencias em todos os sentidos com o tr saida H novo que eu havia comprado, e o valor é exatamente igual ao tr novo, entao o defeito nao é nele. Eu peguei o multimetro analogico e testei os demais resistores que estavam com valores baixos no multimetro digital, e esses resistores que eu medi também apresentaram baixa resistencia em relação ao valor original deles, principalmente o R921 que é de 47K, e esta apresentando 0 ohm de resistencia, o R909 que é de 15K está apresentando cerca de 5K, o R910 de 4K7 está apresentando cerca de 4K, mas isso eu nao achei tao baixo, eu ainda vou testar os demais resistores nessa linha, e trocar os que estao com baixa resistencia. Como vc disse, é bem melhor testar alguns componentes com o multimetro analogico do que com o digital.

Eu já comprei vários resistores para troca, mas de acordo com o esquema, alguns resistores dessa linha como o R909 e R910 por exemplo sao de 1/3 watts, e foi esses que eu comprei, mas porém os resistores que sao de 1/3 W no esquema, na minha TV, eles sao um pouco maiores do que os que eu comprei que sao de 1/3 W. Eu gostaria de saber se eu posso substitui-los tranquilamente? E eu gostaria de saber também se é possível substituir um resistor de potencia diferente mas de mesmo valor do que o original, e ele irá funcionar normalmente, por exemplo no lugar de um resistor de 1/5 watts colocar um de 1/3 watts, mas de mesmo valor?

Obrigado!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 13 Julho 2012, 20:50
Respondendo teste do doce ! a algum tempo atras, as crianças compravam um doce e junto dele tinha um anel, uma bolinha de vidro, um carrinho, coisas  insignificantes, que atraiam  a atenção das crianças da época. não pelo doce e sim pelo brinquedo.
..
Se voce ja entendeu como funciona esse teste,  a R921, de 47K se esta dando 0 ohms, então , não há deflexão do ponteiro do teste, ou seja esta dado infinito, se for isso,   o causador do defeito inicial éra justamente esse resistor aberto.
..
Voce esta vendo que aos poucos esta entrando em uma área completamente  alheia a sua pretenção, justamente para tentar resolver esse problema, que se não desse esse vacilo ja teria resolvido. pois lhe indiquei justamente esse setor.
O resistor R905 de 15K, voce  deve estar  medindo errado (tem que soltar uma ponta dele para testar) . A    r 910 OK.
Com o"esquema", atente para os componentes  e meça, que estão em volta do str50103, a  r 923, os diodos  se tem algum em curto.
Ao retirar algum componente preste a tenção para não soldar duas coisas juntas, pondo em curto algo e ai vai complicar tudo. solte uma por vez, digo um lado por vez  meça e resolde novamente.
Quanto a resistores , pela ética profissional sempre colocamos igual   o original do aparelho .Tambem nada impede de colocar de menor ou maior watagem, desde que observe se os menores não esta esquentado demais, mais sempre respeitando po valor ohmico!
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 14 Julho 2012, 10:50
Olá Almeidaf !!

Quando eu disse que o R921 estava dando 0 ohm, ele não estava dando infinito, ele estava indo a 0 mesmo, até o final, mas é prq eu estava medindo ele errado como vc disse, quando eu dessoldei um dos terminais, ele estava dando a resistencia correta, e o R909 também era a mesma coisa, ele também estava com a resistencia correta, mas como eu já tinha os resistores, eu aproveitei e troquei eles só para tirar a duvida, mas nao adiantou nada, a TV continuou sem ligar e com o barulhinho na fonte, mas eu vou medir os outros resistores ao redor do str como vc disse, quanto ao R923 e alguns diodos da fonte que eu medi estao bons, mas tem alguns diodos que eu medi no circuito, e eles apresentavam resistencia em ambos os sentidos, ai eu dessoldei um deles, e fora do circuito, ele estava normal, ou seja, com resistencia somente em um sentido, o D903 e o D904 estava desse jeito, mas quando esses diodos estavam fora do circuito, no local onde eles ficam estavam dando continuidade em ambos os sentidos, mas isso é normal?


Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 15 Julho 2012, 11:45
Almeidaf !!

Eu dessoldei o Q905 da placa, e testei ele, e acho que ele está com defeito, pois ele deveria mexer o ponteiro do multimetro somente em um sentido e parar na mesma posição, que é base para coletor e base para emissor, e em ambos com a ponta preta na base, isso na escala de x1, mas nos testes que eu fiz, ele está mexendo o ponteiro, ou seja, dando resistencia em todos os sentidos, o resultado que ele apresentou foi: ponta preta na base e vermelha no coletor, o ponteiro foi a cerca de 2,5 ohm, com a ponta vermelha no emissor o ponteiro foi a 65 ohm, e ao inverso, base para coletor, o ponteiro foi a 2,5 ohm, e base para emissor o ponteiro foi a cerca de 60 a 65 ohm, e coletor x emissor em ambos os sentidos, o ponteiro foi a cerca de 65 ohm. Por isso com esses resultados, eu acho que ele está com defeito, mas eu gostaria de saber a sua opiniao.

Eu gostaria de substitui-lo, mas qual equivalente eu posso colocar no lugar dele? pois de acordo com o diagrama ele é o BC636-16, mas eu vi em um site que mostra as equivalencias, e de acordo com o site, o BC 527 e 528 é equivalente ao BC636, mas o que está em minha TV está com a nomenclatura que parece ser B1040.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 16 Julho 2012, 13:30
acredito ter algo em curto nessa linha do C 911.  Veja quantos volts, esta ai nesse ponto. Com o  esquema  veja  esses componentes que ficam perto do str. dentro desse quadrado. Cuidado  em volta do STR e  o capacitor C905   pois se carregado ele chegará em 150V se vacilar vai pifar  o seu teste NOVINHO! ........
Esse tr é PNP.
Ja que voce esta querendo encarar a coisa, veja esse tutorial para  lhe adiantar algo, apesar que nesse não explica como funciona um semicondutor e sim como medilos-----PNP----NPN.


http://www.novaeletronica.net/tutoriais/trans_diodo/npn_pnp.htm


O certo seria aprender como funciona e assim saber se o mesmo deve funcionar ou não devido a polarização.
Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: F.Silveira Date: 19 Julho 2012, 17:23
Olá Almeidaf, tudo bem?

Muito bom o artigo que vc postou sobre transistores, mas eu já tinha lido um pouco sobre transistores em um livro que se chama "curso básico de eletronica" do autor Newton C. Braga que eu tenho já há alguns anos, inclusive neste livro tem experiencias e montagens, mas eu fiz só uma que foi um testador de continuidade simples com LED, ele é simples, mas me foi muito util antes de eu comprar o meu primeiro multimetro.

Quanto a TV, e quanto ao que vc disse, a tensao no C911 estava dando em torno de 40 a 45V, que é praticamente a metade da tensao especificada no esquema, que é de 95V, mas eu já tinha lhe dito isto antes.

Eu medi o Q905, e em todas os sentidos ele está dando resistencia, e isso nao é normal, pois de acordo com o artigo que vc postou e até onde eu sei, o transistor deve apresentar resistencia em somente um sentido, e ao inverso ele nao deve apresentar nada, nao importando se ele é NPN ou PNP, pois ele se comporta como se fosse dois diodos, tanto os NPN, quanto os PNP, porém um é o inverso ao outro, nao é isso?

Eu acho que foi eu mesmo que provoquei o curto nesse tr Q905, mas foi sem querer, mas eu vou troca-lo por outro tr e ver no que dá, e de acordo com o esquema ele é o BC636-16, nao é isso?

Re: TV Philco PC - 1445 Demora para ligar By: Almeidaf Date: 19 Julho 2012, 20:45
Pelo que escreves esse tr esta em curto.  Podes colocar    BC 636-638-640.  PNP. Observe se bate com o impresso a posição desse tr, pois as vezes podem estar invertido os terminais. Nem sempre é padrão a posição, poucos  fabricantes  invertem.
Páginas: 1234