Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 123
Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 18 Fev 2013, 23:30
Aparelho: Tv Led
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   40PFL6615D
Defeito:   Não Liga

Olá Amigos. Boa Noite. Estou com essa tv na bancada em que o cliente reclamou que a mesma apagou de vez. Ao colocar na tomada, nem o led acende. No secundário, não há tensão nenhuma. Verifiquei o primário da mesma e, colocando a ponteira vermelha no terminal 3 do trafo901, e a preta ou no 5 ou no 6, ela fica em 200v, de dois em dois segundos pulsando até 230 e cai para 200.... Porém quando encosto a ponteira preta no terminal 7 do IC601, ela estabiliza em 200, porém não acopla o secundário. Nesse primário, já verifiquei os Zeners zd913, zd905, zd909, zd906 e zd908, todos normais, sem fuga em medição inversa em X10K, Os Fets q905, 907, e 904... normais..., Os Transístores Q906, q916 e q908, normais... Fet q901 bom... . A pergunta é: Esse IC901 costuma ser recorrente desse sintoma nessa TV? Dei uma apanhada até agora, vou pedir esse ci para teste.. mais antes de sacrificar esse ci, gostaria de uma dica dos amigos de bancada!!!

No Aguardo!!! Obrigado!!!


Agradeço a quem puder ajudar.
André Azevedo

Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 18 Fev 2013, 23:34
Raramente  vi Falhas nele  !!  Más analise  com Atenção usando como Base o Datasheet  respeitando  tensões e sinais do mesmo  antes de  trocar o mesmo






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 18 Fev 2013, 23:49
Citação de: Joarez Siczkoriz online 18 Fev 2013, 23:34
Raramente  vi Falhas nele  !!  Más analise  com Atenção usando como Base o Datasheet  respeitando  tensões e sinais do mesmo  antes de  trocar o mesmo




Legal. Você sabe aonde posso encontrar o esquema dessa fonte Joarez? Vi em um outro tópico qeu vc falava que já se dearou com essas fontes. Geralmente, o que costuma deixar a tensão pulsante assim?

  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná

Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 18 Fev 2013, 23:54
Não a esquema desta  fonte  porém ela e bem simples !! porém o fato de  pulsar  e questão de  analise !!!  em Eletronica  não existe receitas de bolo , Ai pode  ser desde um Ripple no IC Oscilador ou um erro no Feedback assim como deficiencia no proprio  Secundario da Mesma  na Etapa de 3,3V que é a fonte  principal para que a  mesma  funcione a Etapa Lógica






    Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 18 Fev 2013, 23:59
Citação de: Joarez Siczkoriz online 18 Fev 2013, 23:54
Não a esquema desta  fonte  porém ela e bem simples !! porém o fato de  pulsar  e questão de  analise !!!  em Eletronica  não existe receitas de bolo , Ai pode  ser desde um Ripple no IC Oscilador ou um erro no Feedback assim como deficiencia no proprio  Secundario da Mesma  na Etapa de 3,3V que é a fonte  principal para que a  mesma  funcione a Etapa Lógica






    Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná

Sim, legal.... Sei disso. Obrigado. Vou verificar o secundário amanhã em minha oficina e posto algum resultado.
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Fev 2013, 00:19
OK  !!




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 19 Fev 2013, 11:07
Olá Joarez.

Verifiquei o secundário e não há danos nele. Desliguei o trafo no secundário para conferiri mesmo assim, e o primário continua igual. Fica em 180~200v e dá uns picos até 250 e volta a 200, de 2 em 2 segundos. Estou verificando agora nos capacitores SMD em volta do oscilador para ver se existe alguma fuga neles. Essa tá difícil...

Outra coisa, Você sabe me informar o valor dos C904 e C918?  Muito obrigado!
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Fev 2013, 16:20
Infelizmente  não tenho o diagrama  terei  que ver  no estoque  e  isso somente  no Sabado que estarei com más tempo




   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 19 Fev 2013, 18:07
Tudo bem. Encomendei os osciladores e os fets e dá tempo. Mais se tiver um tempinho, verifica para mim.... Ainda não os medi no capacímetro... mais fiz um teste de fuga com o multímetro e nem em X10K eles fizeram o ponteiro deflexionar...

Abraço!
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Fev 2013, 18:28
OK  !!!




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: antesateletronica@terra.c Date: 19 Fev 2013, 20:06
e como esta a tenção de pfc ai amigão....??
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 19 Fev 2013, 23:23
Então amigo, essa tensão vem do oscilador 3BS3LJ, mais não dá para saber o que é correto, pois não possuo esquema dessa fonte, o Joarez que é muito influente nesses esquemas falou que não tem msm.... E a tensão no Trafo varia de 180 para 220~250, em intervalos de 2 segundos... Quando meço o pino 7 do oscilador, o primário estabiliza em 180 v e não acopla a fonte. Pedi o Fet K4013 e esse ci para trocar, pois não tem nada ruim a mais nessa fonte! Coisa de louco! Agora estou encucado com os C904 e C918, os mesmos não sei o valor para medir no capacímetro e testar, e nem no teste de fuga com o multímetro em X10K, eles nem sequer deflexionam o multímetro! Parecem estar abertos.

Qualquer dica estará bem aceita! Vou trabalhar nela tmbm! Abraços!
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 19 Fev 2013, 23:30
Negativo Amigo o  PFC desta   fonte  é o NCP1606  !!!






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 19 Fev 2013, 23:54
Certo, Amanhã, quando eu estiver com a placa em mãos, falo qual a tensão do PFC. Quando me referi em " Essa tensão vem do Oscilador", posso ter colocado mal, não falei que era o PFC! E disse NÃO POSSUIR O ESQUEMA TMBM!! Por isso, não posso afirmar nada. Falei que a tensão que vêm do Oscilador pulsa, ou seja, o que já falei antes. Não tenho experiência demasia nessas fontes pois trabalho com Tvs Lcd's/ Led à pouco mais de Um ano e Meio, e estou um pouco chateado por estar me sentindo no meio de uma "avaliação" ao invés de receber uma dica, uma ajuda ou uma informação técnica, como costumo fazer nos demais fórums, e como funcionam os fórums.. Mais sem crise galera, vou dar uma apanhada nessa fonte e vou achar o problema. Em 10 anos de bancada e muita coisa à se aprender, sei que nada é impossível de resolver. Grato pela ajuda e, achando o problema, compartilho sem problema nenhum o reparo que foi feito. Peço que não se chateem ou "Peguem Mal", Mais é o meu ponto de vista em relação à "ajuda" que foi me dada. Abraços.
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 20 Fev 2013, 00:08
Amigo aqui  Buscamos  focar o defeito e  não a receita de  bola "dicas" por isso  analisamos  em setores  a mesma  assim como PFC , Oscilador do 3,3v Pri/Sec, Oscilador 12/24V , Proteções e  Assim por diante ..... Além disso  Eletronica  não existe  um defeito igual ao  outro  , defeitos  são para serem Analisados  com tensões  e formas de Onda , como é uma fonte que  nçao existe Diagrama  Deve seguir A Analise da mesma usando Datasheet de Cada  CI Usado na Mesma  e traçando a Topologia do Circuito

   Joarez  Siczkoriz
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 20 Fev 2013, 00:17
Sem sombra de dúvidas Joarez, concordo com você, até por que não sou de acordo de chegar somente trocando peças, até por que, até agora, o que pedi foi um AUXÍLIO TÉCNICO, perguntei SE ALGUÉM AQUI JÁ PEGOU ESSE ESSE PROBLEMA, NESSA FONTE, entendeu? Aqui em ubatuba, Tem dois técnicos super experientes em Displays. Os mesmos TAMBÉM, assim como eu, ficaram à coçar cabeça com esse problema. Sou contra trocar placas. NUNCA troquei placa de tv alguma. Pois o aprendizado está na pratica juntamente com a teoria. Jamais peço PARA NINGUÉM soluções imediatas, e como o senhor falou, "Receitas de Bolos", e como bom cozinheiro que sou, a Receita nunca sai perfeita se em mãos destreinadas. Mais não esquenta parceiro. Como já falei, TODOS estamos aqui para aprender. Não tenho vergonha de falar que ESTOU APANHANDO PARA LOUCO com essa fonte, Pois na minha opinião, é bem pior que as fontes inversoras,  ainda mais, sem ter esquema de referência ::)  Obrigado.
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 20 Fev 2013, 00:27
OK, Esperamos   o Retorno  sobre  a    Tensão PFC  !!!!






  Joarez  Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 20 Fev 2013, 11:39
Joarez, Bom Dia.
O PFC dessa fonte que eu tenho é um NCP1608B, Baixei o Datasheet desse Integrado e a alimentação dele entra no pino 8, VCC. Seria esse o ponto de coferência da tensão PFC? Obrigado.
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: joarez siczkoriz Date: 20 Fev 2013, 11:53
Não colega seria o ponto do Katodo do Diodo Secundario do Chopper após sair do Chopper passar pelo diodo entrando no Capacitor Principal onde teremos a tensão de PFC após Ps ON !!




http://blog.tectonny.com/2012/04/analise-do-circuito-pfc-em-fontes.html




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Tv Led Philips 40PFL6615D Não Liga By: AndreTec Eletrônica Date: 20 Fev 2013, 12:03
Ps On vc Diz a fonte Ligada? Pq ela não está ligando.... Agora, No capacitor principal, nos cátodos do D805 e D806, tenho somente 190V
Não sei se esse é o ponto correto, masi na analogia de sua explicação, são os dois diodos que saem do trafo e vão ao Capacitor Principal...

Páginas: 123