Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12345
Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 24 Out 2012, 09:54
Olá Adilson,

Esse valor é do revendedor da marca LY na China, que vc encontra no site: http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=ly+ir+9000&catId=0&manual=y

Só que tem mais frete e possível cobrança da Alfândega. Mas achei por 800,00 dolares nesse site: http://www.raiolasergames.com.br/home/produtos.php?palavra=ir9000

Nesse caso é só buscando mesmo, pq eles não despacham para o Brasil.

Um abraço!

Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 24 Out 2012, 10:14
Há... segue um orçamento que fiz com o vendedor da China, mas temo que já calcular imposto da Alfândega, que é 60% sobre o valor da compra.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 24 Out 2012, 11:09
+ Transporte que não saira por  menos de 100 Obamas !!





Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná




Converta isso na nossa Moeda (dilma) kkkkk ai coloque na caneta  e veja se vale tanto imvestimento por algo que se encontra aqui e sem riscos
Re: Reballing e reflow, como proceder By: trudes Date: 24 Out 2012, 11:37
Concordo com o Joarez, mas já que você está aí do lado (Rio Grande do Sul), compensa ir até o Paraguay e comprar!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 03 Novembro 2012, 11:02
Ok, COMPRADO!!!


Comprei a IR10000, acabei de chegar com ela, agora falta aprender a mecher, para isso vou usar muitas placas velhas para testar.


Para come;ar tenho 1 duvida...


Esta minha estacao tem varios programas pre definidos, mas todos para PC e Games, ser=a que encontro uma tabela com as informacoes para placas de tv...


Obrigado!!!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 03 Novembro 2012, 13:12
Amigo em geral isso varia muito de placa para placa devido até o material utilizado nas mesmas e outros  detalhe que  também muda e quando o aquecimento top   for  por  IR  ou se for  por resistencia  Ceramica



   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná


Más como   eu disse cuidado  pós as de  TV  envergam com muita facilidade ate porque o material seja  fibra  fenolite composite  em alguns e material de  muito baixo custo

Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 05 Dez 2012, 15:09
Olá pessoal,


Estou fazendo alguns Reballing, e por enquanto o sucesso está em 50%, tenho 4 placas Main Unit da Sony para consertar, mas consegui resolver só uma. Notei que essas que não estão funcionando, após o término da programação elas ficam com algumas bolinhas de solda do outro lado da placa, creio que elas estão passando por furinhos na placa abaixo do BGA.


Alguém já viu isso? Tem algo que eu possa fazer para evitar que elas saem de sua posição e atravessem a placa.


Obrigado!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 05 Dez 2012, 15:13
Tempo Alto do perfil  esconhido curva TemperaturaX Tempo fora  !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Reballing e reflow, como proceder By: RLG Date: 05 Março 2013, 09:49
SMD Tutoriais Técnicos.

Excelentes estudos.


http://smd-on-line.com/

Re: Reballing e reflow, como proceder By: antesateletronica@terra.c Date: 06 Março 2013, 13:07
primeiro vc tem que ter uma meza de acordo para trabalhar com cada tipo de placa a migão..sem contar que vc tem que desumificar cada placa antes..e fazer um profile de cada bga usando o data dele ok..ai não perdera o trabalho...se fazer a olho e a rodo vai ter dor de cabeças direto e perder tempo.......
Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 07 Março 2013, 10:49
Pois é... comprei minha máquina para fazer Reballing, e de 10 placas tive sucesso em 4 só!!! Procurei data sheet, para BGA de tv Sony não achei nada, então não é fácil acertar o Profile.
Como quase tudo nessa vida, é na prática que se aprende, e com umas dicas é claro...pois eu estava usando o mesmo Profile de retirada do BGA, para recolocar o BGA, então as esferas de soldas atravessavam a placa, pois para retirar, era solda sem chumbo e para soldar,[size=78%] era solda com chumbo.[/size]

Depois que corrigi isso, acertei 4 placas, só consegui depois da dica do Joarez, pelo qual sou muito grato!!! :)
Re: Reballing e reflow, como proceder By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Março 2013, 11:35
sim...mas procure pelo componente as caracteristicas de trabalho dele e não só pela marca do fabricante da placa ok..e outra coisa que é bom vc faser para não embolar a placa é usar uma estufa para desumificar a mesma ok..ajuda em muito e fica 100%
MAS AOS POUCO VAI DOMINANDO o jeito de trabalhar....
vc ja começou bem com as dicas do joza..com o empo vc fica craque nisso ok.rsrsrsr
Re: Reballing e reflow, como proceder By: luisfjf Date: 13 Março 2013, 14:52
Pessoal, me chamo Luis e sou novo aqui no fórum.
tenho uma pequena vivência com reflow e rebaling, segue então a minha experiência.

No començo, lá por 2009 comecei o interesse pelo reparo nos bga, então reuni a maior quantidade de informação disponível e, mão a obra.
Comecei por comprar uma estação de ar quente afr 850a, a qual tenho em minha bancada até hoje. Até para reflow (considero apenas como meio de diagnóstico) acho ela um pouco arisca, pois não há controle de qualquer forma. Como os amigos também relataram é necessário observar alguns detalhes tais como: tamanho do chip, material empregado na fabricação da pci, material em que o chip foi montado. Estas diferenças determinam como será a condução de calor até as esferas, determinam também o coeficiente de dilatação de placa e chip o qual é bem difícil de determinar. No universo de placas que eu tive disponível para realizar experimentos não obtive resultados muito satisfatórios em detrimento a esta falta de controles (rampa de subida de temperatura, área onde o calor é concentrado e aproveitamento do calor que é apenas a quantidade de calor aplicada no chip e o quanto disso chega até as esferas). Hoje apenas utilizo a estação de ar quente para trabalhar com componentes smd.
Compramos eu e outro amigo uma estação IRDA com alguns controles e profiles pré determinados para alguns tipos de placas.
Não basta apenas ter a condição de fazer o reballing, observamos também que algumas placas sofreram fogueamento dos pontos de solda por causa do mau contato exatamente igual aos contatos de um relê depois de muito tempo de uso, neste caso a recuperação da placa ficava bem limitada, em outras a ilha simplesmente desapareceu ou por oxidação ou fogueamento. Em resumo eu diria que a pratica de reballing se tornou bastante subjetiva com vário métodos e truques, pois cada um desenvolve sua própria técnica, eu particularmente evito o reball. (Esta é apenas minha opinião e não a verdade absoluta e universal)
Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 14 Março 2013, 09:23
Os perfis para Reballing de Placas de Notebook , nada tem a ver com os de Main unit de Tvs  Lcds Plasmas ou Led , primeiro Erro que  o pessoal acaba  comentendo !!!






   Joarez SiczKoriz
   Curitiba Paraná




Conserto infinidades de MAIN UNIT de Tvs LCD ,PLASMA ,LED algum  chegam  aqui tortas com  tentativas de Reflow e Reballing , por isso sempre  deve  conhecer a estação que está trabalhando para se chegar na perfeita curva Temperatura X Tempo X Pre Aquecimento !!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: romolofi Date: 20 Março 2013, 17:57
Utilizo aqui uma IR6000 da ACHI e não tenho problema com nenhuma BGA até agora tanto de motherboards, Notebooks, Tablets e TVs, ela trabalha até com BGA's de Iphone etc. Agora tenho trabalhado as esferas com pasta de solda de chumbo, é muito mais fácil e a Temperatura X Tempo para soldagem é menor diminuindo os problemas com as placas. Esta maquina esta quebrando um tremendo galho aqui na oficina.



Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 20 Março 2013, 18:03
Más os perfis de Placas de TV Temperatura X Tempo  , nada tem a ver com as de Notebook pós são diferentes ...






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná




  Com Relação a esferas !!  tanto uso solda em pasta como uso as esferas  seja Lead free  ou as  comuns 60/40
Re: Reballing e reflow, como proceder By: romolofi Date: 20 Março 2013, 18:10
Desculpa Joarez não entendi o que quis dizer, eu mesmo traço os perfiz aqui na máquina dependendo do que vou soldar ou dessoldar, isso fica com a prática e erros e acertos em sucatas ok. Não utilizo nem nunca vou utilizar perfis padrão pois depende da temperatura do ambiente onde a máquina esta, bem como umidade, e a maquina não fica em sala com ar condicionado também, para não influenciar na temperatura da placa e nos termômetros. Tenho trabalhado aqui com varias tvs minhas e de colegas e nunca tive nenhum problema com reballing, reflow não gosto de fazer pois é somente para teste de BGA isso, se funcionar com reflow ai parto para o reballing senão vai voltar para sua mão com certeza.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 20 Março 2013, 18:15
A Minha é a JOVY RE7500  não tenho o que reclamar  , para LCD, PLASMA LED e Show de Bola , pós em Reballing em Notebooks não tem segredo !!1 as de TV que  são más sensiveis a perfil ...






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Reballing e reflow, como proceder By: romolofi Date: 20 Março 2013, 18:22
Com certeza, os perfis que utilizo aqui para placas de tv são diferentes dos de notebook pela densidade da placa, o tipo de solda é o mesmo Lead Free ou Chumbo (Se já tiver sido feito um reballing) igual em todos, o segredo que encontrei é na temperatura de aquecimento da placa em baixo, não pode ser muito grande para não empenar ou soltar os componentes, quanto ao aquecimento de cima não tem segredo é só calcular a temperatura X tempo que tem que permanecer até soldar ou dessoldar o componente sem danifica-lo. Até o momento não tive nenhum problema com estas placas de TV, tenho feito muitos reballing aqui em placas de minha bancada como de técnicos amigos meus que presto serviço, estou muito satisfeito com a maquina e seu desempenho, agora apanhei pra caramba até chegar onde estou kkkkkkkk :D
Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 20 Março 2013, 18:32
como disse  qualquer um pode fazer  !!!  Aqui esta uma pequena documentação para quem quer  começar a comprar sua estação !!

http://www.emulation.com/pdf/102003BGA_Reballing_Instruction_Manual.pdf

   
  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Páginas: 12345