Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12345
Re: Reballing e reflow, como proceder By: lacerdasuntzu Date: 13 Julho 2011, 21:43
Mas para a 870 dá para fazer uma base para as placas também.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: Protek Date: 04 Ago 2011, 11:53
A T-870 não precisa de base, a T862 que presisa de base mas esta não é indicada para placas de tv e note não somente para celulares.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: adilson césar Date: 20 Dez 2011, 00:35
caros colegas pelos depoimentos pude concluir que a estação ya xun  866d não serve para os retrabalhos nas placas de plasma e lcd...pelo depoimento do colega lacerdasuntzu a estação 862 não serve para as esferas 50 mm então a 866d também não serve....comprei esta estação faz duas semanas e até agora não consegui fazer o retrabalho em um chip com esferas de 70 mm...
mas gostei deste espaço para a gente aprender mais.. só não sei o que faço agora com esta estação...
Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 20 Dez 2011, 08:19
Tenho a JOVY RE7500  está uso tranquilamente para  Reparos em BGAs de LCD e PLASMA !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Reballing e reflow, como proceder By: trudes Date: 20 Dez 2011, 12:43
Crie um tópico aqui, oferecendo para venda:


http://www.tectonny.com/forum/troca-troca/


Talvez alguém se interesse para retrabalho em BGAs menores.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: adilson césar Date: 20 Dez 2011, 13:39
caros colegas gostaria de saber de vocês se a ir6000 serve para fazer os reparos do dia a dia na bancada... 
Re: Reballing e reflow, como proceder By: cleuber Date: 26 Dez 2011, 10:47
Pelo que ja vi na net tbem é muito importante aquecer a placa antes de um reballing p/ que nao haja empenamento da placa ,e pelo que vejo a maquina mais apropriadas para troca de uma bga sao as de infra red... certo??
Re: Reballing e reflow, como proceder By: Protek Date: 31 Dez 2011, 09:51
com certeza são as infra pois elas mesmas tem um preaquecedor tamben. quanto a ir6000 é uma boa maquina tem bem melhores mas na questão de custo beneficio ela responde bem.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: naldojan Date: 29 Maio 2012, 22:29
BGA, o problema que pode afetar muitos notebook.

BGA significa Ball Grid Array que é um tipo de conexão de microchips muito usado atualmente, onde o chip possui pequenos pontos de solda na sua parte inferior, que são soldados diretamente na placa mãe. O chip é encaixado e a solda é feita numa câmara de vapor a aproximadamente 180 graus, temperatura em que a solta de funde mas que ainda não é suficiente para derreter os demais componentes da placa mãe, incluindo os conectores plásticos e os chips, que suportam temperaturas um pouco mais altas. O BGA é utilizado por vários componentes, entre eles chipsets e chips de memória, destinados principalmente a portáteis. Existe ainda uma série do processador C3 da Via que utiliza este tipo de conexão como forma de cortar custos. As placas mãe já vem com os processadores soldados, mas existe o inconveniente de não ser possível atualizar o processador. A Via chama o C3 neste formato de "EBGA", onde o "E" vem de "Enhanced".

Reflow
               

No processo do reflow não se troca o chip e nem as soldas apenas é feito um retrabalho no chip para que ele volte a funcionar.

Reballing

No Reballing é feita a remoção do chip e a troca das soldas sem chumbo por soldas com chumbo

Substituição

E a ultima solução é a substituição do conjunto chip e soldas ou até mesmo da placa mãe. Espero ter ajudados os amigos em novas atualizações em tecnologias.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: Protek Date: 31 Maio 2012, 08:14
Citação de: naldo jan online 29 Maio 2012, 22:29
BGA, o problema que pode afetar muitos notebook.

BGA significa Ball Grid Array que é um tipo de conexão de microchips muito usado atualmente, onde o chip possui pequenos pontos de solda na sua parte inferior, que são soldados diretamente na placa mãe. O chip é encaixado e a solda é feita numa câmara de vapor a aproximadamente 180 graus, temperatura em que a solta de funde mas que ainda não é suficiente para derreter os demais componentes da placa mãe, incluindo os conectores plásticos e os chips, que suportam temperaturas um pouco mais altas. O BGA é utilizado por vários componentes, entre eles chipsets e chips de memória, destinados principalmente a portáteis. Existe ainda uma série do processador C3 da Via que utiliza este tipo de conexão como forma de cortar custos. As placas mãe já vem com os processadores soldados, mas existe o inconveniente de não ser possível atualizar o processador. A Via chama o C3 neste formato de "EBGA", onde o "E" vem de "Enhanced".

Reflow
               

No processo do reflow não se troca o chip e nem as soldas apenas é feito um retrabalho no chip para que ele volte a funcionar.

Reballing

No Reballing é feita a remoção do chip e a troca das soldas sem chumbo por soldas com chumbo

Substituição

E a ultima solução é a substituição do conjunto chip e soldas ou até mesmo da placa mãe. Espero ter ajudados os amigos em novas atualizações em tecnologias.

certo amigo tudo bem mas o topico foi aberto não para saber o que é a tecnologia bga como vc explicou porque a maioria ja sabe o que é e sim sobre como proceder, ou seja a experiencia de cado um com estes componentes as estações mais usadas os procedimentos, riscos,e por ai vai. abraços!!!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: adilson césar Date: 31 Maio 2012, 10:48
muito proveitosa as últimas postagens parabéns e muito obrigado a todos a todos...
Re: Reballing e reflow, como proceder By: trudes Date: 31 Ago 2012, 21:28
Mais vídeos:


http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=VTAU647jzzk


http://www.youtube.com/watch?v=OIwNSBtQKUw


http://www.youtube.com/watch?v=u1spbKH-Sz0&feature=related
Re: Reballing e reflow, como proceder By: adilson césar Date: 01 Set 2012, 08:44
já faz 1 ano que comprei uma estação de solda bga e a parte de dificuldade é na hora de colocar as esferas no chip..
ou eles deslizam pro lado ou algumas dão um pequeno estouro e pulam...não sei onde estou errando.
Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 19 Out 2012, 21:11
Olá pessoal,

Sei que essa postagem é de 2010, mas como disse o amigo Trudes, se faz cada vez mais necessário o uso dessas estações. Bem, no momento tenho 5 tv's com mal contato em ci's BGA, estou pesquisando algumas estações, e como não usei nenhuma ainda, preciso de algumas dicas de qual seria a mais adequada, se possível é claro!
Percebi que tem umas que na parte de aquecimento superior é feita por ar quente e outras por infra vermelho, qual seria a melhor?
Estou pensando na LY IR6500, alguém conhece?
Vou tentar postar um foto.

Obrigado a todos!!!

Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 19 Out 2012, 22:25
Estou pensando em comprar uma LY R6500, alguma dica?!?!?!?


http://usbearth.en.alibaba.com/product/564413498-209782450/LY_IR6500_Infrared_BGA_Rework_Station_bga_repair_station_bga_station_IR6500.html


Percebi que tem umas que na parte de aquecimento superior é feita por ar quente e outras por infra vermelho, qual seria a melhor?
[/size]
[/size]Um abraço!!!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 20 Out 2012, 14:50
 Olá amigo Trudes,

No penúltimo vídeo que vc postou, o técnico usou um tipo de cola cinza em uma seringa, para colar o dissipador no BGA. Sabe qual o nome dessa cola e onde comprar?

Se alguém souber tbm, ficarei muito grato!!!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: trudes Date: 20 Out 2012, 16:34
Não conheço essa máquina que você postou, mas ando namorando a Achi IR 6000.
Também tem a T870 que dizem ser muito boa.
Logicamente tem várias outras estações com preços variados.
Aqui mesmo neste tópico já postaram outras muito boas.
Ainda estou iniciando no reballing, mas abri esse tópico justamente para esclarecer minhas dúvidas, e de outros usuários.
Qualquer informação que achar interessante postar, pode colocar aqui nesse tópico.
O que você viu naquela seringa, na verdade é somente pasta térmica do tipo prata.
Pelo que sei, no XBOX, os dissipadores tem suporte para fixação.
Aguarde para ver se alguém conhece essa máquina!
Um abraço.


Re: Reballing e reflow, como proceder By: joarez siczkoriz Date: 20 Out 2012, 19:17
Eu possuo a Jovy RE7500 já tem alguns parametros  definidos para determinadas  tipos de  placa , só que aconselho com imensa  sinceridade se  vai comprar para  de cara sair usando esqueça , pós precisa de  algum treino ou seja  compre um pci seja de  tv ou e notebook e  pratique , pós se  tentar de cara numa placa Main unit de TV pode  ter surpresas primeiro porque elas  entortam más fácil submetidas a altas  temperaturas no pré aquecedor na minha aqui criei  os parametros e salve para cada  fabricante as piores  main para tv ruim de reballing são Sony e  LG devem tomar bastante  cuidado pós se ela entortar na Area do BGA adeus PCI !!

   Joarez Siczkoriz
Re: Reballing e reflow, como proceder By: gmcmaster10 Date: 23 Out 2012, 11:24
Olá pessoal,


Estava pensando em comprar uma IR6000 por 600,00 dolares, mas percebi que a IR9000 é melhor e custa 680,00 dolares, então acho que vou buscar no Paraguai a IR9000.


Mas também percebi que tem mais um monte acessórios para funcionar tudo certo. Pois tenho que comprar até um suporte para segurar as placas... não vem suporte junto, é como se comprasse um carro zero e ele viesse sem banco!!! huahauhauhua. Fora outros acessórios.


Tenho mais uma dúvida... tem vários tamanhos de soldas, tipo 0,40 - 0,50 - 0,60 , qual vcs usam?
E o Stencil para retrabalho em placas de tv, qual o tipo? Pois achei propaganda só para PC e Games.


Há... a única coisa que tenho é vontade, esse fórum, e alguns vídeos na net, e bastante placas para treinar!!!


Um abraço, e continuamos na luta!!!
Re: Reballing e reflow, como proceder By: adilson césar Date: 23 Out 2012, 22:50
olá gmcmaster vc poderia me indicar onde vc conseguiu a ir 9000 por 680 dolares?
eu paguei este valor em uma muito inferior por questões éticas não vou citar a marca aqui mas posso garantir que é uma estação bem ruinzinha mesmo...  se vc for me indicar pode mandar ni meu e-mail ou aqui mesmo.
um abraço...


Páginas: 12345