Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 123
(RESOLVIDO) Toshiba 2998EMS LEM 2 By: heliorfm Date: 25 Novembro 2008, 17:49
Boa tarde a todos , espero que esteja tudo bem com todos,  estou tomando uma surra de uma Toshiba 2998EMS LEM 2 .
Ela liga funciona perfeitamente e depois entra em stand by, por acaso  não me dariam uma orientação até mesmo com relação as proteções.
Um grande abraço e que Deus abençõe a todos
Helio Roberto
P.s fonte principal ok,reparei que está um pouco expandida
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: Claudio Carvalho Date: 25 Novembro 2008, 18:34
Hélio.

Não acho que seja problema de proteção. Veja, temos um colega aqui que está apanhando de uma igualzinha a muito tempo, não com este problema, mas com outro bem mais sério!! Reveja a linha do horizontal e vertical. Se não ha danos quando entra em proteção, tem de ver a periferia! Fonte, se quando entra em proteção fica estável, ou até mesmo o tubo, OK!

Cláudio
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: helio josé Date: 25 Novembro 2008, 22:49
olá amigo e xará!! me diga uma coisa :ela funciona por quanto tempo? eu levei uma surra grande deste mesmo chassi ha pouco tempo! voce apenas  constatou o problema  ou fez alguma intervenção?  vou dar uma olhada no esquema  e amanhã me conecto de novo  fui!!!!!
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: Claudio Carvalho Date: 26 Novembro 2008, 08:18
Hélio.

Responda a nossa pergunta, e diga o que já fez, OK! Dai partiremos para a solução!


Cláudio
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: edson tadeu Date: 26 Novembro 2008, 08:26
helio se voce achou ele um pouco espandida entao ou voce estar com problema no capacitor de booster ou o +B nao estar certo deve estar com a fonte alta
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: heliorfm Date: 26 Novembro 2008, 13:39
Agradeço ao Xará,Cláudio Carvalho e Edson Tadeu , infelismente não pude pegar neste aparelho pois meu filho teve muita febre e aqui no Rio com tal da dengue ficamos preocupados.
Mas sem falta amanhã darei detalhes sobre o circuito os dados que
observei foram fonte com 125V, 5V ok. O vertical é que está um pouco esticado.
Um grande  abraço a todos e que Deus os abeçõe
Helio Roberto
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: Claudio Carvalho Date: 26 Novembro 2008, 13:47
Hélio.

Bem, espero que o seu menino se recupere logo, pois também estou no rio, mas só que na Serra e este mosquito não sobe a Serra!

Quanto ao aparelho, veja, se o vertical esta "puxado" , automaticamente entra em proteção. Você deve entrar no serviço dela e acretar os dados da eepron, que poderá ser alterado ai mesmo na própria TV!.

Depois veja e nos informe, OK!

Cláudio
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: heliorfm Date: 27 Novembro 2008, 12:27

A tv tem todos os canais perfeitamente sintonizados, hoje dei uma avaliada nela e segui como início de pesquisa o vertical um pouco esticado e no tei o seguinte :
CI vertical pino 1 oV, pino 2 15,42V,pino 3 26V,pino 4 1,01V ,pino 5 varia de 0,7 à 1,01V,pino 6 216V e piuno 7 2,1V; fonte com 126V,+9 com 9,3V,+5 com 5,26V, +32 com 32,9V.
Q 501 pino 25 5,6V , pino 26 1V,pino 27 1,09V,pino 28 6,2V ,pino 29 7,15V e pino 30 1,085V.
Uma coisa que me chamou a atenção foi o hvcc pois no esquema consta que ele sai do emissor do Q 430 com 3,3V mas eu meço 9V o transistor está bom, será que o esquema  está errado?
Um abraço e que Deus  abençoe a todos.
Helio Roberto
p.s  Nunca recebi tanta atenção num fórum parabéns pela qualidade
Helio Roberto
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: Claudio Carvalho Date: 27 Novembro 2008, 14:10
Hélio.

No esquema que tenho, esta dizendo 9.3v.( 2SC4721Q ), que vai a um zenner D 431, e que por sua vez vai direto no pino 31 do croma. Portanto, deve ser mesmo 9v.
OK!

Cláudio
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: heliorfm Date: 27 Novembro 2008, 14:38
Desculpe meu erro é estou ficando velhinho e o meu esquema está um pouco falhado baixei um na net e vi o meu erro.
Ao chegar em casa vou ter que iniciar outro raciocínio, o interessante é que soltei o  Q 432 e a Tv ficou um pouco mais tempo ligada e deu para ver que o vertical está um pouco esticado,
o pior que varri todo o circuito e nada achei de errado.
Um abraço
Helio Roberto
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: Claudio Carvalho Date: 27 Novembro 2008, 18:06
Hélio.

Só para desencargo de coinciência. Já passou pela sua cabeça, que pode ser o drive do horizontal com solda fria ??? É comum em televisores de 29" acontecer isto, principalmente nas Sony e Toshiba, faça uma resolda no horizontal, veja se não resolve o seu defeito...Mas venha desde da fonte, OK!


Cláudio
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: eletronica ws Date: 27 Novembro 2008, 18:46
boa noite que seu filho tenha melhoras e quanta a tv voce pode olhar o sirquito de proteçao medir o pino 1 do micro voce vai ter entre 1v4 e 1v7 se estiver fora disso troca os Resistores 886e 887 depois voce pode olhar o pino 5 voce tem que ter 5vpp se ela estiver ocilando veja d 840 q 841 ca 33  olha o micro eoq 501 pra olhar as tençoes ok   
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: heliorfm Date: 27 Novembro 2008, 18:55
Boa noite , Cláudio eu já tinha refeito todas as soldas mas vou dar outra verificada com a lupa.
Ao Walter , meu filho foi ao médico com minha esposa e foi medicado.
Vou anotar sua dicas e amanhã eu posto o resultado, infelismente não possuo osciloscópio mas vou tentar.
Um grande abreço a todos
Helio Roberto
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: Claudio Carvalho Date: 27 Novembro 2008, 18:59
Héli.

Esperamos as melhoras dele, e veja as dicas que o Walter escreveu e repasse as soldas, OK!

Um abraço e aguardamos as melhoras do guri!! rsrsrs

Cláudio
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: edson tadeu Date: 27 Novembro 2008, 19:35
helio  nao esqueça de uma coisa ressolde esse saida vertical ou se for necessario troque
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: senyo Date: 27 Novembro 2008, 19:46
helio eu estava com uma dessas tonyy me deu uma dica trocar resistor  r470  se tiver 1hms por 056 se tiver 056 por 027  e resolveu nao desligou mais ja tem umns 4 meses   boa sorte
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: edson tadeu Date: 27 Novembro 2008, 19:48
se a fonte ta ok e já trocou os capacitores de largura e o transistor S.H. não esta esquentando entre no modo de serviço que estou enviando

Modo de Serviço de TV Semp Toshiba



Toshiba Chassi: U9 / Modo de Serviço



Os ajustes deverão ser feitos somente com controles remotos que contenham as funções MUTE e CALL

     

       1)Pressione a tecla MUTE no controle remoto e aguarde aparecer na tela a indicação "SOM DESLIGADO"

       2)Pressione novamente MUTE e mantendo-a comprimida, aperte a tecla MENU no painel do televisor.

       3)Deverá surgir a letra S  no canto superior direito da tela.

       4)Os endereços e dados de ajuste aparecem no canto superior esquerdo da tela

       5)Os endereços são selecionados com teclas CH + e CH – do controle remoto.

       6)Ajustes os dados com as  teclas VOL + e VOL –

       7)Para sair do modo de serviços, desligue e ligue novamente o televisor



Modo de Serviço (S)



Pressione a tecla MUTE no controle remoto e observe a inscrição "som desligado na tela" da tv.

Pressione novamente a tecla MUTE e mantendo-a pressionada acione a tecla MENU no painel do televisor.

A letra "S" aparece no canto superior direito da tela.

Os endereços e dados aparecem no canto superior esquerdo da tela. Os endereços são acionados com as teclas CH +/- do controle remoto e os dados com as tecla VOL +/-



Modo de Desenvolvimento (D)



Com o televisor no modo S pressione a tecla CALL no controle remoto, e mantendo-a pressionada acione a tecla MENU no painel do televisor.

Observação: para sair do Modo de Serviço ou do Modo de Desenvolvimento desligue e ligue novamente o

televisor.



Reset



O televisor deve estar em Modo de Serviço

Pressione a tecla CALL do controle remoto

Pressione a tecla CALL novamente no controle remoto e sem libera-lá pressione a tecla CH + no painel do televisor.





Modo de Serviço de TV Semp Toshiba



Toshiba CHASSIS  U – 11  e  U – 14



     Os ajustes deverão ser feitos somente com controles remotos que contenham todas as  opções ("completo")



       1)Pressione no controle remoto a tecla MUTE, até surgir a mensagem SOM DESLIGADO

       2)Pressione novamente MUTE e aperte ao mesmo tempo MENU no painel  do televisor .Nos modelos em que a tecla MENU não existir, pressione ao mesmo tempo VOL + e VOL - ) modelos com sufixo FAV)

       3)Aguarde até aparecer a indicação S no canto superior da tela

       4) Os endereços e dados aparecem no canto superior esquerdo.

       5)os endereços são selecionados pelas teclas CH + e CH – no controle remoto

       6)Para ajustar os dados, use as teclas VOL + e VOL –

       7)Para sair do modo de serviço, desligue o televisor e ligue – novamente





Toshiba Modelo: CE19G10 CF19H22 CF13G22 CL20G22 CL20G30

Chassi: TAC9700 TAC9702 TAC9727 TAC9800 TAC9803



Com o televisor ligado aperte MUTE no controle remoto, solte e aperte novamente enquanto aperta MENU

no televisor; aparecerá um S na tela. Pressione novamente MENU para entrar. Com CANAL +/- selecione os

itens e com VOL +/- os valores. Para sair: POWER.



Toshiba Modelo: MV13K... MV19K... (Combos TV / VHS)



Desligue o aparelho da tomada por tempo suficiente para apagar a programação do relógio. Ligue o televisor

e aperte VOL- enquanto aperta no controle remoto: 9 para ajustes ou 2 para ajuste H do OSD.






Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: heliorfm Date: 28 Novembro 2008, 13:02
Boa tarde a todos , meu está melhorando e minha cabeça está voltando aos pouco para o lugar.
Agradeço as dicas , ressoldei o oscilador o saída vertical (já havia feito antes) percebi uns detalhes no diodo D 805 deveria ter 27V e tem 18V abri todo o circuito para tirar o vcc do áudio e continuou
desligado e a tensão não subiu vi o circuito até o foto ,diodos, resit
e capacitor , menos o foto que já era quase meia noite.Vi tambem que a tensão de ramp no  tb 1275 está com 5V.
Hoje levantei cedo  liguei  a tv e notei que tem excesso de linearidade e um pouco de expansão.
Poderiam estar corrompidos os dados da eeprom e desligando a tv?
Devo seguir o raciocinio do vertical?
Outro detalhe o que o Walter disse não é deste aparelho pois não bate com o esquema.
Agradeço de coração a boa vontade de todos.
Já ia me esquecendo hoje a noite vou verificar o circuito de alta seguindo a orientação do colega.
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: heliorfm Date: 29 Novembro 2008, 11:58
Bom dia, um bom final de semana a todos, continuando as pesquisas
ontem a noite fiz um caminho diferente.
Começei a verificar os pulsos SCL e SDATA , nos pulsos que vão para
a eeprom estão com 5V normal, porém , na saída do micro que faz o  TB 1254,o seletronix e um circuito que faz fm ele fica pulsando direto encontrei RA 36 (330) aberto fiquei todo feliz , mas , conforme
aquele ditado ' alegria de probre.....' ainda não era o problema.
Fui soltando o seletronix,o CI Tb e nada continuou pulsando.
Será que estou no caminho??
Um abraço
Helio Roberto
p.s no meu email consta uma ajuda de 15:48hs e não vi nada no fórum
Re: Toshiba 2998EMS LEM 2 By: Bens inicius Date: 29 Novembro 2008, 13:38
Ola  ,,, Bom dia a todos, meu amigo irmao helio, assim chamo a todos amigos he irmaos, quanto ao defeito de sua tv logo sera ressolvido pois estou vendo aqui uma enchurrada de tecnicos competentes de ajudando, claro unindo ao seu talendo .Entao eu fico aqui Orando pra que seu filho ja esteja bem, pois filhos sao nossos tessouros na terra, eu tenho 3 adultos , he o paizao de cima me ajudou a cria_los.Entao helio queremos saber noticias he quero dizer que estamos aqui de pe he a ordem  pra ajuda_lo, Abraçao he fique na paz..
Páginas: 123