Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 123
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: Rangel Date: 13 Dez 2012, 11:10
Esse detalhe eu não sei te dizer.
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: josuelmarques Date: 17 Dez 2012, 00:02
   
   Olá Juca!
   Não participei mais desse tópico porque fiquei irritado quando você disse que este Tv não tinha o Q403; pensei que você não estava o encontrando, por isso disse que ele não existia neste Tv; mas pra minha surpresa chegou pra mim um Tv deste mesmo modelo e pude constatar que você tem "RAZÃO", pois realmente este modelo não tem o Q403, nem os componentes adjuntos! Portanto não tem a proteção OCP, mas tem a do Vertical.

   Este Tv que chegou pra mim, estava com um defeito muito parecido com o do seu (ao ligar ele oscilava, mas voltava para standby), porém já resolví e entreguei. Vou relatar mais abaixo como foi feita a minha pesquisa até encontrar o defeito; pois relí o seu tópico da 1ª pg até aqui e percebí que a sua pesquisa não está seguindo uma lógica, por isso você fica trocando tantos componentes tentando acertar!
   Por exemplo, se o Tv tem +B normal e ao acionar o canal ela libera os 9v no IC804, oscila e quase chega a abrir a tela; de cara já está descartado a fonte principal (STR; Reguladores; TL431; Q813, Q801), pois ela gera todas as tensões embora depois caiam, não por defeito na fonte e sim em quem ela alimenta. Também está descartado curto-circuito no primário do Fly e no TSH, pois se existisse, mesmo em standby não tinha +B e a tensão no D505 (110V) comprova isso, só não está com 180/200v porque a Tv está em "STB".

   Então o problema pode está em algum circuito alimentado pelas tensões secundárias do Fly (Vertical...); no Micro ou no próprio sistema de Proteção. Só que você não pode sair trocando Fly; Micro; Vertical; Defletora ou qualquer componente sem antes ter verificado (Teste de alimentação e do componente) e comprovado que tal componente está com problemas. Siga uma sequência de análizes e testes!

   Para saber se o Micro estava em curto antes de trocá-lo, bastava sugar a solda do pino 29 até que não fizesse contato com a placa e medir a resistência entre o pino 29 e o GND, se desse baixa resistividade o micro estaria em curto; com ele fora ainda dar pra testar, basta medir entre o pino 29 e o 55, se der baixa está em curto!

   Sequência de testes e análizes efetuados por mim para solucionar o defeito em um Tv LG 21FJ8RL, que estava acionando a proteção (ao ligar ele oscilava e voltava para standby):

   1º Verifiquei se havia tensões no secundário da fonte principal (em cada diodo) estando em standby. Resultado OK!

   2º Com o Tv em standby; acionei canal já com o +do teste no K do diodo (- no GND) de saída da fonte e observei que a tensão mudava para "ON" e voltava para "STB" imediatamente; repetí o mesmo teste em cada diodo de saída e acontecia o mesmo; concluí que a fonte estava funcionando bem e só caia (voltava para STB), porque o circuito estava acionando a proteção.

   3º Agora sabendo que não tenho que me preocupar com a fonte, então me coloquei a simplificar (pulei algumas verificações), pois conheço e sei aonde se encontram as proteções deste Tv; pois o transistor Q16 se encarrega de vigiar alguns problemas no funcionamento do Tv por meio da sua Base (0,2v normal, acima de 0,6v anormal), se ele conduzir coloca o Coletor  (4,8v normal, 0v proteção ou falta da fonte ST-5V) a GND via emissor  (0v GND) e o Tv desliga, já que o coletor tem que está com 4,8v seja em "STB" ou "ON", que vai conectado ao pino 29 "ABNORMAL" do "Micro" que com o coletor Q16 aterrado ou sem a fonte ST-5V, vai para nível baixo e desliga o Micro ou não o liga.

   4º Óbvio que tinha que medir os 4,8v no Coletor de Q16 ou pino 29 do micro e quando medí estava em 0v (proteção ou falta da fonte ST-5V), medí a Base e estava normal (0.2v); então descartei proteção, pois se fosse proteção a Base estava acima de 0,6v e só ficou me restando o R566 (4,7K) que é alimentado com a fonte ST-5V e através dele vem  os 4,8v ao pino 29 do micro e coletor Q16; Também poderia ser o Micro em curto com o GND ou Q16. Claro que o Tv se desligava pela ausência dos 4.8v que tem que está presente mesmo em "STB".

   5º Medí tensão nos dois estremos do R566 (4,7k) e só encontrei a fonte ST-5V em um estremo e no outro 0V, então retirei o resistor que estava aberto, coloquei um novo, voltei a ligar o Tv e ele funcionou; então pensei resolví o problema, mas depois de duas horas funcionando o Tv desligou, voltei a ligar e ele funcionou novamente por um longo tempo, pórem desligou de novo. Então medí a tensão no coletor de Q16 e estava variando entre 1.1, 1.2, 2.5 e 4.5v. Retirei o Q16 e os 4,8v normalizou; verifiquei as condições do Q16 e estava com fuga entre Coletor e Emissor; coloquei um novo e caso resolvido!

   6º Conclusão: R566 aberto e Q16 alterado.

   Se você realizar este procedimento e estiver tudo "OK"; realize o mesmo procedimento sendo com relação ao circuito vertical; neste caso comece medindo a tensão no coletor de Q301, colocando o +do teste no coletor antes de acionar canal e verifique quanto deu o pulso de tensão; caso apresente nível alto, retire o D303 e religue o Tv sem o diodo D303 e veja o que se apresenta na tela. Boa Sorte!

   Josuel Marques
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: ALMIR Date: 18 Dez 2012, 21:39
JÁ RESSOLDOL O MICRO? SE AINDA NÃO! FAÇA A TROCA DA SOLDA,NEM PARECE Q ESTA C/ SOLDA FRIA E APRESENTA VARIOS SINTOMAS. SÓ ESSE MES JÁ ENTROU UMAS 5 DESSE MODELO C/ OSMAR CONTATO NO MICRO.
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: marcosbr Date: 18 Dez 2012, 23:23
 Não...
ele trocou o micro sem soldar... Colou com super bonder!

Citação de: juca100 online 13 Dez 2012, 11:01Bom dia! ainda não consegui o osciloscópio e nem o frequencímetro mas fiz o seguinte a referência do micro é EAN56991002 coincidêntemente arrumei uma placa cuja referência muda só o final 001, experimentei o resultado foi o mesmo, será que a diferença muda alguma coisa?


Por favor... Vamos ler os tópicos!
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: juca100 Date: 20 Dez 2012, 10:01
Bom dia!
Amigos esta TV veio da mão de outro técnico o que dificultou um pouco o conserto, quando disse que já havia trocado fly-back, saída horiz. etc... na verdade foi esta informação que recebi do cliente, mas assumi o desafio e não desisti e depois de muita pesquisa descobri o seguinte. Quando media as tensões eu usava o terra do tubo(aquela cinta que vai atrás) como referência, pois bem ai resolvi medir as tensões em cima do Q401 e ai foi que descobri que havia uma trilha partida que vai para o emissor do Q401 que estava sem terra. Não dava pra ver pois estava por debaixo do esmalte. Resultado a TV deu sinal de vida. Mas como nem tudo são flores a imagem está tipo efeito almofada mas só no lado direito. Mas não consigo ajustar nem pelo modo de serviço. O que faço?
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: josuelmarques Date: 20 Dez 2012, 16:26
   Juca! Essa do Fly e do Horiz tudo bem; porque você já havia explicado no início do tópico. Mas essa abaixo? Porque se havia uma trilha quebrada na linha do Drive Horizontal, esse Tv nunca oscilou; pois não tinha o pulso Hor-Out chegando até o drive!

Citação de: juca100 online 06 Dez 2012, 09:19
Bom dia amigos! É o seguinte já fiz diversos testes como, tirar o saída horizontal, tirar o +B do fly-back, tirar o vertical mas o mistério continua. Vou tentar ser mais detalhado. Ao ligar o aparelho o st-by acende, já fica um pequeno zumbido que não deu pra identificar da onde vem por que é muito baixinho pois bem, ao pressionar a tecla canal o sat-by apaga e acende logo em seguida, nesse momento percebe-se que a TV tenta armar mais não consegue, todas as tensões da fonte e do fly´back aparecem e baixam logo em seguida com excessão dos 26 v que alimenta o vertical. Estou perdendo algum detalhe que não consegui identificar, já retornei o fly-back original para recomeçar a analise.

   Josuel Marques

Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: juca100 Date: 20 Dez 2012, 17:11
Josuel! Aí é que está, estava faltando o terra apenas do drive o que não impedia no primeiro momento de oscilar por alguns segundos, acredito que quando a corrente circulava a trilha se separava é possivel.
Vc pode pode me ajudar nessa imagem achatada só no lado direito da tela?


Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: josuelmarques Date: 20 Dez 2012, 17:53
  Juca! Realmente atráves da crosta poderia passar para GND por um momento!
  Quanto a esse defeito apresentado, lí que você já tentou pelo ModServ e nada. Vou seguir o circuito EW pelo esquema e ver se posso te ajudar.

   Josuel Marques
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: juca100 Date: 20 Dez 2012, 18:45
Josuel! percebi outra coisa, o capacitor de largura no esquema é de 22n x 2kv e no aparelho é de 12n x 2kv, teria influência?
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: josuelmarques Date: 21 Dez 2012, 00:23
   Juca!
   Este defeito tem a ver com o circuito EW (correção Leste Oeste (Pincunshion)); quem é responsável é o IC401 (TDA8145); verifique os componentes ligados aos seus pinos, se estiverem bons, troque o IC401.

   Josuel Marques
Re: TV LG 21FJ8RL LIGA E DESLIGA By: juca100 Date: 09 Mar 2013, 10:28
Só pra constar o problema foi resolvido com a troca do capacitor de largura de 12n por um de 15n.
Finalmente todos os defeitos sanados. agradeço a todos que colaboraram com informações que foram importantes.
Páginas: 123