Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 05 Abr 2012, 21:21
Nome: Liderdobrazil
Email: liderdobrazil@gmail.com
Nível de conhecimento em eletrônica: Médio

Mensagem:
Ola amigo. Esta TV emite um estalo muito forte nos auto-falantes ao ligar (sempre que está ha um bom tempo desligada). Se manter o volume no minimo antes de desligar ela liga sem estalos. Alguem saberia me dizer como resolver esta bomba? No Manual diz que isto pode acontecer, mas o cliente esta reclamando de defeito. Alguem tem uma luz?

---
Como conheceu o nosso site?
Conheci o Tectonny pelo Google
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: marcosbr Date: 05 Abr 2012, 21:37
 Bem vindo ao fórum.
Até aí, não consigo ver nada para uma analise técnica. O manual que você fala é o de usuário? Qual circuito você esta trabalhando?
Os pedidos com descrição técnica, tem 99% de solução.
Faça o relato tecnicamente falando. Facilitanta bastante.
Um abraço.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: bettosom Date: 06 Abr 2012, 01:21
Amigo,poste as informaçoes que o marcos pediu, e depois nao se esqueça de atualizar seu perfil. FAQ - Atualizar PERFIL, estamos lhe aguardando.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 06 Abr 2012, 12:05
Então amigos. Ao ligar a TV, ela dá um estouro nos auto-falantes, mas tudo segue normal,logo aparece a imagem e o som estão normais. Ao oscilar e gerar MAT acontece o estouro nos falantes. Se desligar  a tv logo em seguida e voltar a religar, não acontece o estouro, mas se esperar um tempo com a TV desligada problema aparece.  Seria defeito?  Rodei toda a internet e nenhuma alusão a este defeito. No manual do usuário diz que isso pode ser normal, mas o cliente está reclamando, creio que antes não era assim. Alguma sugestão?  Atenciosamente.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: Sergio Freitas Date: 06 Abr 2012, 12:37
O dia que a internet conseguir consertar um aparelho ai eu vejo que chegou a hora de eu me aposentar ou procurar outra profissão.


Pelo que li ou você não entende nada de eletronica ou então que o peixe pronto.


Esse fórum é para ajuda aos técnicos, para tanto é necessário algumas informações que você não passou.


Seu conceito de conserto está totalmente errado e impossível de lhe dar alguma informação técnica.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 06 Abr 2012, 12:45
Ola Sergio. Sinceramenrte não entendi seus comentários. Ja faz anos que visito esses fóruns e sei de sua importância. Não sei o que voce quer que eu diga.  Eu relatei o sintoma do defeito,mas ao que me parece voce quer saber se eu medi tensões, troquei componentes ou sei lá o que.  , quem ja passou por algo semelhante sabe a que estou me referindo. Espero que tenha entendido.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: Sergio Freitas Date: 06 Abr 2012, 15:03
Então:


Onde é processado o sinal de audio.


Pré e muting estão com as tensões corretas?


Filtros, fontes estão trabalhando dentro das especificações?


Esse ruido é gerado no amplificador ou no pré?


Se não isolar fica dificil.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 06 Abr 2012, 20:20
Sergio. Desculpe, não há o que dizer mais alem do que eu já disse. Como eu já falei, qualquer um que já tenha pego uma Tv com os mesmo sintomas ja saberia do que se trata e então daria uma dica. Como disse, o estalo acontece nos falantes quando a TV é ligada. Agora se o mute atua, ou se é vazamento de alta-tensão, ou se algum capacitor com baixa capacitância que filtra a alimentação do CIU de áudio ou fonte são dicas que eu esperaria receber dos amigos. Mas pelo visto ninguém pegou. Amanha farei algumas medições e resolvendo postarei aqui para quem passar pelo mesmo problema. Alias, já vi em outro fórum alguem com o mesmo problema, mas não encontrou solução. Pelo visto o problema é raro. Amanha trarei noticias. Obrigado e boa noite a todos. Atenciosamente.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: Sergio Freitas Date: 06 Abr 2012, 20:26
Qualquer variação é acusada na tensão por mais infima que seja.


Isso não é normal em aparelho nenhum, se fosse um amplificador eu te diria é corrente de repouso, mas TV tem n coisas.


Verifique as alterações por menores que seja, ela é o referencial para a solução do defeito.


Não esqueça do decodificador.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 06 Abr 2012, 20:38
Então Sergio. O próprio manual do usuário ( MANUAL QUE VEM COM A COMPRA DA TV) diz que pode acontecer isso, o que para eles seria normal, desde que não fosse frequente, o que eles recomendam que o cliente leve a uma assistencia. Estranho, pois se fosse minha a TV e o problema não solucionasse, eu colocara um rele com retardo nos falantes, o que permitira iniciar o audio somente depois da partida e carregamento do MAT. Pois bem, fiz algumas alterações no menu de Audio, (AJUSTE AUTOMATICO DE VOLUME E WOW) e parece ter resolvido o problema, algo como um TILT no comando de Audio. Amanha confirmo a suspeita. Abraços.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: marcosbr Date: 06 Abr 2012, 21:01
 Amigo.
Este é o tipo de "polemica" que eu gosto.
Você até perece ter conhecimento da eletrônica! Mas a NET esta formando "técnicos" a distancia! (nem tudo tem na NET)
Pela sua experiencia... Deveria seguir seu conhecimento técnico, e desprezar o manual de usuário. Você é técnico ou usuário?
O Sérgio te passou detalhes técnicos. Você tem duas opções...
Vamos consertar o aparelho, ou... Quando o cliente reclamar. Mostre o "manual" pra ele! Se o manual diz que é normal...
Aqui prevalece o técnico. Quem esta com o aparelho, tem que saber o circuito em que vai trabalhar.
Faça isto e seja bem vindo.
Um abraço.


Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 06 Abr 2012, 21:15
Sergio, não sei se a recepção é assim com todo mundo, mas me sinto hostilizado aqui. Parece simples o funcionamento do fórum: "RELATE O SINTOMA E DIREMOS SE JÁ PEGAMOS ALGUM DEFEITO SIMILAR". Quando um técnico relata um defeito aqui, penso que ele não está querendo uma aula. Antes desses fóruns, todos nós consertávamos os aparelhos rastreando sinais, tensões, analisando os circuitos, etc. No surgimento dos fóruns, tive assim como muitos técnicos uma redução no tempo de rastreamento somente porque compartilhamos experiencias. Como você disse internet nunca consertará defeitos e você não terá que se aposentar por isso. Não é a internet que conserta e sim o auxílio técnico dos amigos que nos possibilita um atalho e assim podemos chegar mais rápido á solução dos defeitos.  Agora algo importante a salientar Sergio, é que nós técnicos temos que conhecer o manual técnico e principalmente o manual do usuário, pois se o PRÓPRIO FABRICANTE diz que tal sintoma é normal, quem somos nós técnicos para dizer o contrário? Não seria a coisa mais sensata a fazer é mostrar ao cliente que o FABRICANTE diz que tal sintoma não é um defeito do aparelho e sim um sintoma comum a determinadas funções ou regulagens do aparelho? Sinceramente não entendi seu posicionamento. Acho que não entendi o funcionamento de seu fórum. Caso não me queiram no fórum é só avisar ou me excluir, pois basta ver as postagens de outros amigos no forum que relatam os sintomas dos defeitos e recebem apoio dos amigos. Não é assim ? Desculpe, não entendi, gostaria que outros amigos comentasse sobre este fato, pois me pareceu hostilidade pessoal dos moderadores. Atenciosamente.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: Sergio Freitas Date: 06 Abr 2012, 21:51
Vamos por partes:


Esse fórum se destaca de outros por não darmos o peixe, mas o caniço e como usar.


Pode olhar todos os tópicos que não verá um membro do apoio ou da moderação indicando a peça com defeito, mas indicamos o estágio a ser pesquisado.


Um circuito é complexo e o que foi remédio para mim poderá ser veneno para você.


Quanto ao manual do usuário eu nunca li. (exceto dos equipamentos que eu comprei) se o equipamento apresenta uma anomalia e o manual do usuário cita que pode acontecer e indica a procura de uma assistência técnica é porque não é normal.


Pode até ser uma alteração no modo de serviço (usando a grosso modo relatos nas LCDs que quando é mudado o sinal para digital ela apresenta um defeito).


Como pode ver para nós aqui te passar informação precisa necessitamos de parametros.


De acordo com que voce nos passar as informações para você é baseada no esquema do aparelho, é tudo que temos: seu relato e o esquema. O aparelho está com você, só você vê.


Resumindo: Aqui somos cegos, nosso guia é você....


Não nos jogue no buraco!!!!!!   :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: marcosbr Date: 06 Abr 2012, 21:53
 Negativo amigo...
Quem vos fala não é somente Sérgio. Meu nome é Marcos!
E discordo de tudo que você passou neste seu comentário. Os fóruns, são sim para retirar duvidas. Talvez até ensinar...
Mas nunca para fazer conserto online! (pelo menos os fóruns sérios)
Eu isento o fabricante. Isento também o cliente! Esta bem claro em seu próprio relato!
O cliente seguiu a indicação do fabricante. Esta escrito para procurar na NET? ???
O cliente procurou você, e dentro de seus mas de vinte anos de especializada...
Prestaremos todo auxilio possível, Comece o trabalho e agente ajuda!
Esta é a função de um fórum de ajuda!

Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 06 Abr 2012, 22:28
OK? Sergio e Marcos. Acho que vocês não entenderam. PRIMEIRO que uma vez mais digo que não existe conserto on-line e nem é o que vim buscar aqui. Como poderia existir tal coisa? Trocar figurinhas via internet não é o mesmo que consertos on-line. SEGUNDO, O fabricante disse que o aparelho poderia apresentar tal sintoma e que seria comum, desde que não fosse com frequencia. Assim ocorrendo o Manual nunca disse para o cliente procurar a NET e sim levar para uma assistência autorizada para avaliação. Estou certo de que o cliente nem deva ter o manual e nem tenha lido o mesmo. Sobre esta informação, eu mesmo procurei na net e achei o manual do fabricante relatando sobre os sintomas que apresentei anteriormente neste FÓRUM poderiam ser assim. TERCEIRO, o que é remédio para você não necessariamente seja veneno para mim, uma vez que relatamos os defeito em aparelhos de respectivas marcas e modelos. O que é sabido de todos, principalmente de vocês, que são os mais experientes do FORUM, é que em quase sua totalidade os aparelhos que são fabricados em série, com os mesmos componentes e arquitetura, tendem a apresentar os mesmos vícios, uma vez que depois de certo tempo de funcionamento os mesmos componentes começam a apresentar desgastes ou seja por conta do tempo de funcionamento de cada aparelho ou pelo esgotamento precoce dos componentes devido a um suposto erro de engenharia do circuito que não foi detectado nos testes de laboratório. QUARTO: Que mal tem em procurar na NET ou em suas próprias anotações no "caderninho" ou "anotações " no próprio esquema?Não é assim que sempre foi feito? Só porque com a facilidade da internet em postar defeitos e soluções isto deixou de ter o seu valor? Se uma TV apresenta um risco horizontal na tela ajudaria alguma coisa dizer para um leigo que troque o CI do Vertical? Essa é uma linguagem técnica e somente os técnicos saberias do que se trata.  Tem algum mal em perguntar sobre um sintoma sem primeiro ter gasto horas testando e rastreando o defeito? Não poderíamos economizar tempo com a experiência dos amigos? Eu perguntei sobre um sintoma mas os amigos não se deram por satisfeitos, mesmo que eu tenha relatado o sintoma, a marca e o modelo do aparelho. Se alguém não pegou o defeito eu prefiro que digam que não tenham pego nada parecido, pois tentar adivinhar pode custar mais tempo ainda, tanto de quem vai tentar ajudar como quem vai receber a ajuda. Tem defeitos que podem ter dezenas de causas. Por exemplo, um vertical com problema pode ser: circuito do vertical, fonte, defletora, fly-back, EPROM, etc... Imagine só se cada um dos amigos der um palpite? Então, não seria correto fechar no sintoma e no modelo e marca do aparelho? Por exemplo: minha TV philips está com a metade da tela fechada, só aparece imagem da metade pra cima.  O que os amigos recomendaria ? Que ele medisse tensões? testasse a defletora? Trocasse os capacitores? Talvez, mas o que aconteceria? Como eu já peguei vários defeitos assim, a primeira coisa que eu diria a ele é? Amigo, entra no modo de serviço e faça isso, caso não resolva, troque a EPROM. Não sei porque tanta polêmica sobre o defeito que relatei. Só porque não gastei horas medindo tensões, variações nos sinais etc, é porque estou querendo o peixe pronto e frito??? Desculpe por não entender o funcionamento deste Fórum e de qualquer forma agradeço a atenção dos amigos. Atenciosamente.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: Sergio Freitas Date: 06 Abr 2012, 22:43
Tektronic


Se fosse uma Philips eu diria como disse um ex-moderador aqui. Troque o Kit. O kit que ele se referia é os BCs e eletrolitico.


Na Sony em especifico o sinal de audio vem do varicap ou seletronic, vai para o decodificador e amplificador.


Para chutar e no chute quem gasta é você, nós (eu) poderia ser taxativo na escrita e dizer é varicap.


Você teria duas opções: comprar um e colocar ou não acreditar e esperar uma outra informação.


E por ultimo comprar, trocar e não ser.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: TEKTRONIC Date: 06 Abr 2012, 22:58
Falamos em linguagem diferentes. Se lesse o defeito que apresentei no inicio tudo seria mais conciso. Não é um defeito que se aplique ao que voces estão dizendo. 9 DEFEITO- AO LIGAR A TV, A MESMA APRESENTA UM ESTALO FORTE MAS LOGO ENTRA A IMAGEM E A TV FUNCIONA PERFEITAMENTE, VOLTANDO A ESTRALAR SOMENTE SE FICAR DESLIGADA POR UM BOM TEMPO E TORNAR A RELIGAR)  Qual o problema aqui?? Porque eu teria que dizer se medi isso e aquilo, se troquei isso e aquilo?  Não seria mais fácil dizer: "AMIGO, NUNCA PEGUEI UM DEFEITO COMO ESSES NESTES MODELOS DE TV, MAS ESTÁ PARECENDO QUE SEJA ... ) Não seria o correto ? Quanto foi que dei algum chute? No caso que relatei da Philips com vertical pela metade, nada tem a ver com o kit mensionado, não é um sintoma da philips ter que trocar qualquer kit para esse defeito. Mas acho que não vamos nos entender e me desculpe, o erro é meu, pois se vocês que são os juízes aqui estão dizendo que aqui é assim e tal, quem sou eu para esperar um tratamento diferente? Só não entendi porque foi só comigo, o forum de voces está cheio de "defeitos e sintomas pelo modelo da TV" e nunca vi tal polêmica.  Mas obrigado amigos. Abraço a todos e desculpe pelo mau entendido. 
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: Sergio Freitas Date: 06 Abr 2012, 23:09
Estou fora
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: marcosbr Date: 07 Abr 2012, 10:10
 Vou pedir uma coisa a todos.
O amigo aqui, disse que não quer "perder horas" analisando o aparelho... Então, não vamos "perder mais nem um minuto" com este debate. Para ter um "salário" precisamos trabalhar. Não posso receber, e forçar que outros trabalhem por mim!
Se precisar de ajuda, e fizer a coisa certa... Estaremos a disposição.
Qualquer assunto "não técnico" sera apagado.
Um abraço.
Re: TV SONY KV29FS210 - ESTALOS NO SOM AO LIGAR By: csouza Date: 07 Abr 2012, 17:48
Amigo,quem criou a polêmica aqui foi voce ao querer o componente de bandeja ao invés de pesquisar de acordo com as orientações que lhe foram passadas.
Imagine se sempre funcionasse assim?

Qualquer um abriria uma oficina(com internet é claro)e ganharia a vida às custas de informações que todos gastaram tempo,recursos para se preparar.

Veja os circuitos que o Sérgio lhe passou e voce encontrará o caminho.Se não,TROQUE O MICRO,FLYBACK,MEMÓRIA..........
Páginas: 12