Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 28 Out 2011, 23:27
Aparelho: TV
Marca:    Toshiba
Fabricante:    
Modelo:   tv 2998 lem5
Defeito:   Tv sem som lado direito

 Olá amigos,boa noite. Esta tv estava ligando  e em seguida desligava em stand by,após ressoldar o 7805 perto do tuner ela funcionou.más só sai audio do lado esquerdo olhando a tv de frente,essa tv tem dois circuitos de áudio iguais um para cada lado pois é stéreo,fiz comparaçoes do dois circuitos,e não encontrei diferença nas medidas,testei resistores e capacitores ,más os valores de tensões são iguais tanto num ci como no outro e até troquei o ci para tirar dúvida más mesmo assim não funcionou,peço uma dica de algum amigo mais experiente nesse tv, CI TDA 2611A. Obrigado.  

Agradeço a quem puder ajudar.
Valdemir

Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: UNIDASEX Date: 29 Out 2011, 07:53
Amigo:


Com um pesquisador, siga o audio a partir do CI de saída e vc. encontrará o estágio problemático.


Ricardo
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 29 Out 2011, 22:51
OK amigo,farei isso e depois retornarei com a resposta,obrigado.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: Sergio Freitas Date: 30 Out 2011, 09:41
Depois que analisar o Ricardo informou, veja se ela não está com o balanço só para um lado.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: Rangel Date: 30 Out 2011, 11:19
Só lembrando, como vc tem um canal funcionando, use-o para comparação com o canal ruim usando o pesquisador como indicou o Ricardo, lembre-se que os sinais de cada canal devem estar iguais desde onde são originados, estou sem o esquema dela aqui agora mas muito provavel que se originam num CI decodificador de estereo, até chegar aos pinos de entrada dos CI's amplificadores.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 30 Out 2011, 19:44
Olá amigo,não encontrei nada diferente entre uma saída e outra embora eu tenho um pesquisador caseiro,vasculhei os componentes em toda linha e não achei nada,apena um cp smd com a inscrição B3900p que eu não sei o que significa,más ele da continuidade total em qualquer escala,preciso sabe o que é esta inscrição. verifiquei o mute e está ok e também o balance que está no meio, fiz inversão de saída e de cp pra testar más não funciona,baixei um esquema más ele consta pino 25 e 26  com saída R L do ci QG01 que liga no pino 7 dos dois ci,más na prática esses pinos não tem trilha ligado neles. Será que é eeprom?  Se o amigo tiver alguma dica a mais,vou trabalhar até descobrir.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: UNIDASEX Date: 31 Out 2011, 12:04
Amigo:


Se vc. seguiu as recomendações e concluiu que o audio entre os canais L e R não tem diferenças, retorne à etapa de amplificação e faça um pente fino nos eletrolíticos!


Ricardo
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 01 Novembro 2011, 22:04
Olá amigo,ainda não resolvi,gostaria de saber se voce não sabe onde eu encontro algum tutorial sobre circuito de áudio desses tvs,para ficar mais claro,pois o meu esquema ta´difícil,alguns componentes eu não encontro na placa,se eu não conseguir traçar exatamente o caminho do áudio desde a criação até o amplificador não resolverei o problema,pois fiz uma varredura trocando componentes,agradecido.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: UNIDASEX Date: 02 Novembro 2011, 10:07
Amigo:


Através da busca do fórum vc. conseguirá um esquema legível!
Desconheço a existência de tutorial da parte de áudio, mas são circuitos simples e simétricos, como disse o amigo rangelfs- Basta comparar o canal bom com o ruim...


Ricardo
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 02 Novembro 2011, 21:28
Amigo


Agradeço pelas dicas,quero dizer que não tenho grandes experiencias,pois comecei a pouco tempo profissionalmente na área,más com certeza vencerei as dificuldades e no futuro poderei ajudar outras pessoas aqui no fórum,agradecido. valeu. Se mais alguém do fórum quiser opinar,toda ajuda é bem vinda.Grato.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: jose gomes Date: 03 Novembro 2011, 08:33
     Mesmo sendo uma dica meio indiscreta, e que ninguém falou ainda,digo : tá legal o "auto-falante".
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: Rangel Date: 03 Novembro 2011, 08:56
Amigo, não se preocupe, vc vai resolver esse problema! Vamos te ajudar! Estou olhando o esquema dela aqui, e vejo que é um circuito simples, não muita "frescuras" como os de algumas TV's rsrsrs. Veja: como vc tem um canal perfeito, use isso a seu favor, compare se a tensão do pino 1 dos 2 CI's estão iguais, depois compare se o áudio que entra nos pinos 7 de cada CI estam iguais, mesmo nível de intensidade e mesma qualidade, caso estejam iguais esqueça tudo na linha desse pino, caso estejam diferentes verifique tudo nessa linha. Voltando ao pino 7, se eles estiverem iguais, verifique tudo na linha do pino 2 do canal que está ruim que o problema deve estar aí, verifique isso e nos retorne com os resultados encontrados!
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 03 Novembro 2011, 17:27
Olá amigo rangelfs,Boa tarde,testei as tensões nos dois cis e estão iguais e até troquei 2vezes para ter certeza de que não era ele,no meu teste constatei que do ci para frente está tudo OK inclusive auto falantes,só não pude medir a qualidade do áudio porque não tenho aparelho,pois nunca peguei um defeito desses,más se voce souber um site que vende este aparelho me diga pois vou precisar em outras situações,voltando a questão eu acho que o problema está do pino7para trás,más fiz substituições de diversos eletroliticos ao redor dele e testei resistores e nada encontrei.Se voce puder através do seu esquema me dizer onde chega os sinais de áudio no decodificador estéreo e quais pinos eles saem separados para eu me situar melhor,pois fiz alguns testes que peguei na net como exemplo injetar sinal com chave de fenda nos pinos do decodificador estéreo e o som tem que sair no falante más se não souber quais são esses pinos não tem jeito,li um tutorial da própria toshiba que diz que tem que ter 9volts no pino 19 do QG01 más no meu só da 3,se voce puder me confirmar isso eu agradeço,estou no aguardo.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: Rangel Date: 03 Novembro 2011, 18:29
Vc pode tentar verificar o áudio no pino 7 com um fone de ouvido ou com caixinha de computador, em certos casos é possível ouvir o áudio num nível suficiente para seu teste aí. Outra opção seria o osciloscópio, caso vc tenha. Quanto ao pino 19 do QG01 não sei te falar qts deveria ter.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 03 Novembro 2011, 21:57
Boa noite,amigo vou fazer o teste depois te retorno,será que esta tv não tem algum ajuste no modo serviço,tentei entrar más não consegui:segura mute apertado e teclas volume ao mesmo tempo más não entra nem a pau,será que tem outro jeito?Se você souber me mande por favor,Obrigado.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: csouza Date: 03 Novembro 2011, 22:18
No manual consta:
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 05 Novembro 2011, 16:27
Amigo rangelf,sua dica de usar a caixinha de som do computador foi quentíssima,consegui identificar áudio e matei o defeito,era um pequeno smd em curto jogando o áudio para o terra,você nem imagina o peso que tirei das minhas costas,pois o cliente estava me cobrando,deixo um abraço e muito obrigado a todos que opinaram e vamos para o próximo desafio,valeu.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: csouza Date: 05 Novembro 2011, 19:56
Cobra,só faltou a especificação do componentes na placa.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: Rangel Date: 06 Novembro 2011, 18:58
Não te disse que iria resolver!! É um circuito simples, e vc ainda tinha a vantagem de ter um canal bom para fazer as comparações, não tem segredo o que tem em um canal deve ter no outro. Fico feliz por ter solucionado seu problema aí e obrigado pelo retorno!! Agora, como disse o Csouza, vc deve informar a posição do smd que te apurrinhou tanto!! Hehe.
Re: TV Toshiba tv 2998 lem5 Tv sem som lado direito By: cobra Date: 06 Novembro 2011, 22:50
Foi o R 634.
Páginas: 12