Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 123
Seleção de postantes ao Forum. By: Claudio Carvalho Date: 31 Out 2008, 08:00
Bom dia colegas técnicos do Forum.

Bem, venho escrever este tópico para saber se os colegas apoiam a ideia de se fazer uma seleção dos futuros postadores de ajuda, visto que tenho notado uma série de pedidos sem nexo e respostas, dadas as nossas dicas, piores ainda.  Acredito que muitos que nos fazem perguntas de ajuda, não teem noção de eletrônica, ou seja, um curioso, visando apenas "tentar" sanar o seu problema sem que preciso seja passar por uma oficina estabelecida ou mesmo uma oficina autônoma. Já li perguntas sem pé e cabeça, e sempre que posso, respondo de uma forma a não denegrir ao postante a sua ingenuidade, mas aconselhando a procurar ajuda de quem realmente entende do assunto.
Pensem neste assunto e dê a sua opinião.  Acho que será mais viável para nós, técnicos, escrever com um colega que sabe onde fica cada parte de um chassi e não ficar dando dica de como "achar" tal parte no chassi!

Espero que vocês não me crucifiquem, pois só pretendo melhorar a qualidade deste Forum, com este tópico.

Um bom final de semana a todos!

Cláudio Carvalho
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: edson tadeu Date: 31 Out 2008, 08:11
voce estar certo mais esta nao é a postura do forum que tem como objetivo ajudar a todos que o procura Eu ja entrei neste assunto e o melhor que temos a fazer  e  ir  penerando e colocando cada um no seu devido lugar.Muitas vezes o proprio tecnico nos faz uma pergunta sem dar maiores explicações, porque pra ele qualquer mensao que façamos ele entende  e isto ja é o bastante para o curioso ficar batido e procurar um tecnico. O caso daquela senhora que pediu ajudar para o marido que era iniciante. Eu hoje acredito que nao se tratava de um pedido para o marido pois nem resposta ela nos deu, mais naturalmente pegou os dados e foi a algum tecnico e la deve ter dito eu ja sei o que é que a tv tem,o senhor vai cobrar quanto, porque isto estar na cultura do brasileiro, levar vantagem, mentir,cara de pau. Olhe por exemplo o nosso colega que postou ai em cima sobre uma sharp 1453, eu dei a ela a vara ele que pesque o peixe se ele conhece ele saberar onde procurar se nao conhece vai ficar tudo no mesmo e um abraço.
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: carlosverdao Date: 31 Out 2008, 09:19
bom dia atodos:
concordo plenamente , com que  aqui foi postado, mais acho um pouco dificil filtra essas pessoas que
gostao de tirar proveito  dos forum de eletronica pr levar vantagem , que em muitas vezes acabao em
agravar o situaçao do aparelho, eae eu cobro mais caro  rssss, mais muitas vezes o plobrema vem de
muitos tec que participao do forum , e ficao com  a mao cosando pr responder alguma coisa de forma inresponsavel, acho que perguntas tecnicas deverio ser feita, que de certa forma nao ofenderiao ninguem...como  por ex sharp 2053 parada ,  ae o cara perguntaria quais as tençoes que ten na fonte deste aparelho? o que foi feito? quais as alimentaçoes forao soltas ? e por ae vai, ja min fizerao estas perguntas, e eu nao min sentir  ofendido de maneira alguma,tenho 3 anos trabalhando com tv e varios com som e outros, ja fui  ajudante em eletronica, e aprimeira coisa que aprendir foi , usar o mutimetro, e conhecer, os componentes , e suas aplicaçoes, e acho que isto min dar respaldo pra mexer em aparelho de forma responsavel, sem trazer prejuizo pra min nen pros donos dos aparelhos, mais min consedero  um iniciante na arte de conserta aparelhos, nao tenho vergonha nenhuma de devolver quando nao consigo resolver, nen de pedir ajuda, aos amigos  que se pre dispoem de forma gratuita a ajudar a todos .sem contar com os curiosos que chega em nossas oficinas tentando adivinha os def de seus aparelhos, pra nao pagar . sem mais carlos verdao
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: celsofc Date: 31 Out 2008, 09:35
OLA  PESSOAL BOM DIA A TODOS(AS).

EU CONCORDO PRENAMENTE EU SOU DE UMA AUTORIZADA PHILIPS, POIS EM NOSSA REGIAO APARECE BASTANTE GENTE QUERENDO QUE CONSERTE O PRODUTO PARA ELES DE TANTO FICAR PERGUNTANDO.

CELSO UM ABRAÇO
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: francisco Date: 31 Out 2008, 09:48
CONCORDO COM OS AMIGOS VAMOS COMEÇAR A PENEIRAR. E EXCLUIR ESSES CURIOSOS.QUE SÓ QUEREM APROVEITAR DA BOA VONTADE DE TODOS NÓS.TEMOS QUE VALORIZAR NOSSA PROFISSÃO.
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: Claudio Carvalho Date: 31 Out 2008, 14:05
Bem amigos.

Estou encarando como boa a recepção do tópico que coloquei hoje. Como podem ver, os mais atuantes aqui concordam comigo,o que acho ótimo.  Eu estou limitando responder a qualquer tópico que sinto não estar sendo escrito por um técnico. Todos nós as vezes ao fazer uma pergunta de alguma dica, deixa realmente se levar pelo fato de que o outro colega sabe o que estamos querendo dizer. Mas tenho visto alguns exageros por parte dos Postantes, em relação ao descrever o defeito com maior clareza.
Não sou o melhor e nem o pior técnico em eletrônica, perantes aos meus colegas aqui, mas fazer uma seleção é mais do que justo, pois engrandeceremos o Forum com qualidade e não quantidade.

Cláudio
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: Almeidaf Date: 31 Out 2008, 20:36
claudio, justamente o tópico que lhe enviei e nao deste  resposta;  a minha opiniao esta expressa no mesmo,leia o total do conteudo, seria  uma seleçao de quem justamente vive e entende do ramo trocar ideia mais técnica, menos especulativa, onde o leigo vai procurar um técnico com o defeito resolvido ou parte, apresentando-se como fosse um entendido querendo assim desvalorizar o preco do mesmo, dizendo aquela frase meu teste quebrou, meu soldador pifou e por ai vai.( o restante esta no conteudo . . tou na bronca..
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: tectonny Date: 31 Out 2008, 21:12
Bom tópico vou falar um pouco,

Entendo a situação do Cláudio, e aproveito para deixar claro que o fórum de REPARAÇÃO é somente para técnicos em eletrônica, pois não quero saber de pessoas reclamando que queimou um aparelho por conta de dicas colhidas aqui, mas como o fórum tem varias categorias não podemos simplesmente filtrar só técnicos, o que é preciso é deixar cada um em seu local, digo isso porque temos a área de informática.

Tenho em mente no futuro abrir outro fórum com o nome ABERTO, e manter esse como RESERVADO, mas como que nós iríamos passar esses membros do fórum ABERTO para o FECHADO? A opção mais simples seria por indicação de um membro do fechado, ou por uma simples prova (o que é muito trabalhoso) ou por merecimento no fórum ABERTO, neste ultimo caso, os membros mais antigos saberia pelo jeito do membro colocar a mensagem se ele é técnico ou não.



Mas isso por enquanto é só um estudo, mesmo porque para que isso aconteça, eu preciso de moderadores com conhecimento e alta freqüência no fórum. Vejo aqui no fórum que temos até pessoas que com o tempo de uso do fórum vai ter essa qualificação.


Voltando ao assunto em pauta, que continuem as opniões.


Re: Seleção de postantes ao Forum. By: edson tadeu Date: 31 Out 2008, 21:26
eu acho e todo mundo sabe  o que o claudio postou ja foi postado por mim anteriormente e obtive os mesmos resultados, porem nao vejo necessidade, se separar tanto as coisas, isto para nao se criar aquil.o que justamente eu combato  com relação ao que ja vi em outros foruns, um forum complicado ate para os membros se comunicar e achar o que procura. O  melhor que nós temos a fazer e a união entre os membros que sempre estao atuantes e sempre querendo ajudar, estes sim serao os melhores observadores. Porque observem bem a medida que passa nós vamos conhecendo uns aos outros  e saberemos sempre quando um novato estar chegando, vamos estender os braços ale se é um iniciante, quero dizer ele postou pela primeira vez. VAMOS DAR A ELE A VARA PARA PESCAR E NAO O PEIXE,se ele tem dificuldade em encontrar  o que deveria ser obvio entao vamos perguntar a ele se ele é tecnico mesmo ou nao. Outra coisa que é bom observar:Nao custa nada  verificar-mos os dados da pessoa que estar postando. Outra coisa que é bom anotar la no forum em mensagens postada sempre tem o nome da pessoa e quando voce clicar nele aparece o perfil da pessoa LA A MEU VER O FORUM DEVERIA COLOCAR A FRASE (TEMPO DE PROFISSÃO). vamos la que o cara minta voce vai saber que ele estar mentindo, mais isso tambem vai servir para nos sabermos como quem estamos nos dando.   TECNICO - TECNICO MENTIROSO- CURIOSO OU INICIANTE  ele vai dizer no seu PERFIL. fica aqui para o CLAUDIO O ALMEIDA O FRANCISCO  O PROPRIO BARROS E OUTROS BONS GUARDIANS DESTE FORUM , apenas cobrar da pessoa que estar iniciando o que ela realmente é. E PARA O ADMINISTRADOR DO FORUM SE POSSIVEL COLOCAR NO PERFIL DO MEMBBRO O TEMPO QUE ELE TEM DE PROFISSÃO (JA disse ele pode mentir mais vai ser em prejuizo dele proprio) pois se ele diz tenho 5 10 anos na profissão voce vai dar uma resposta a ele como se ele entendesse ja e muito bem dos circuitos do aparelho. Olha so o que eu postei para um  cara (VA NA AREA 100 LA TEM UMA RESISTENCIA DE  820k ou 1M aberta) ELE  me pediu para eu dizer onde ficava a area 100 ou  se eu podia dizer a ele  qual a posição da resistencia na placa. eu nao respondi mais.
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: Claudio Carvalho Date: 31 Out 2008, 21:51
Meu caro Edson.

Não fiz este tópico da mesma maneira que você fez o seu, apesar de ter-mos os mesmos sentimentos. O que eu escrevo na realidade, é contra um tópico como o que foi postado pela pessoa de nome Rosane, em que o próprio Tonny respondeu, e que de fato é um consumidor final, que quer saber o porque do defeito, para poder ter base ao reclamar com a loja vendedora do produto. Sei que tanto eu, você e os outros técnicos, estamos neste site para ajudar aos colegas que por ventura, tenham alguma dificuldade em solucionar algum defeito que não consegue, apesar de saber muito bem da eletrônica!  Como já disse, as vezes sabemos que o defeito esta ali na nossa frente, mas, como estamos tão preocupados em soluciona-lo, passamos direto várias vezes pelo defeito e não o vemos! A ideia de se fazer um outro portal é bem vinda, pois teriamos acesso a êle e poderiamos ver quem de fato é ou não um técnico, como em um vestibular para as Faculdades, que todos precisam fazer! Espero que o seu apoio seja estendido também a esta idéia que surgiu com o Tonny, pois assim teriamos uma coesão maior entre os realmentes técnicos e poderiamos trocar informações diretas e poder ajudar aos que precisam no outro portal! Ai, vai de cada um, a ajuda a ser dada aos "curiosos" e postantes de passagem!

Uma boa noite a todos!

Cláudio
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: siatec Date: 31 Out 2008, 22:13
CONCORDO COM O CLAUDIO, MAS INFELIZMENTE ACHO DIFICIL COM BEM DISSE O EDSON TADEU, FILTRAR OS PENETRAS EH DIFICIL A UNICA  POSSIBILIDADE NOSSA EH CONTINUAR-MOS AS USAR OS TERMO TECNICOS QUE SOH A GRANDE MAIORIA DOS TECNICOS CONHECEDORES DOS ASSUNTOS PERTINENTES TEM CONDIÇAO DE ENTENDER, COMIGO MESMO JA CONTECEU DE UM PSENDO CLIENTE VIR PERGUNTAR SOBRE DF DAS GRADIENTE  ETC AQUELE CAP DE 10 TROCAR POR 47 ETC E ELE DEPOIS DE ALGUNS DIAS  VEIO DAR UMA RISADINHA DA MINHA OFICINA DIZENDO PO NA INTERNET TEM A CORREÇAO DO DEFEITO  GASTEI CINCO PAUS E TU QUERIA ME COBRAR  130,00 PO E A NOSSA EXPERIENCIA ETC ETC, ENTAO NAO DEVEMOS ESQUENTAR POIS COMO SE DIZ ABRIR UM NEGOCIO EH A COISA MAIS FACIL, O DIFICIL E TER COMPETENCIA PARA SE ESTABELECER E CONTINUAR NO MERCADO, ESPERTINHOS SEMPRE VAI TER., MAS SEMPRE EM ALGUM PONTO DO PERCURSO LEVAM FERRO. ABRAÇOS 
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: lacerdasuntzu Date: 01 Novembro 2008, 01:25
olá amigos também acho que hà de se filtrar mais as perguntas e como um dos colegas disse utilizar jargões técnicos, pois dificulta sim. Agora peruão em eletrônica sempre teve e sempre vai ter e aqui não será diferente alguns vão dar sorte e conseguir consertar e outros não. Quanto as postagens no fórum tenho visto é muita pergunta sem pé nem cabeça e as mais ou menos plausíveis quando são respondidas nem resposta tem do usuário,eu tenho tentado filtrar ao máximo essas pessoas e evitar responder para algo que não terá solução pois aí o defeito está entre a cadeira e o aparelho.
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: fred Date: 01 Novembro 2008, 07:56
Bem , os  colegas  ja  disseram tudo  que  tinha  que   ser dito,agora  vejam o  topico do  Mastereletronica "nao  funciona nada" isso  la  e  jeito de  se pedir  ajuda , vc tem  que  abrir  a  mensagem para  saber   se  e  tv , dvd , motor  de popa ou um  chuveiro , ha  tenha  santa  paciencia , se  ele ficar  com  raiva  de  mim , peço  desculpas ...
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: Claudio Carvalho Date: 01 Novembro 2008, 07:57
Caro Lacerda.

Eu acredito no que disse com muita sapiência! Em muitas perguntas,o defeito é mesmo entre a cadeira e o aparelho. Eu, Edson, Carlos, Celso, Francisco. Almeida, Tonny,Siatec e você, estamos até então, de acordo com uma filtragem de  postagens. Não que se desmereça aos que buscam ajuda, mas saber se o postante é ou não técnico!!! Tem fundamento o que o Edson disse, em começar a nos comunicarmos por jargões da eletrônica, porém, com o tempo êles também saberão, pois podem perguntar a alguém que tenha um pequeno conhecimento em eletrônica e ficará sabendo do que nos referimos! Bem, lancei este tópico na esperança de se encontrar uma solução para a quantidade de postantes, que até nos atrapalha na hora em que vamos fazer a "varredura" de ajuda aos, realmentes, colegas!
No mais, espero que todos os que se sintam na obrigação de postar alguma resposta, ou de apoio ou de possivel solução, é válida.

Obrigado a todos que estão respondendo e um bom fim de semana!

Cláudio
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: francisco Date: 01 Novembro 2008, 09:27
e tem alguns que nem abre o aparelho.e já vem pedindo ajuda.eu estava conversando com um que se diz tecnico.e pediu ajuda de uma panasonic que demorava a ligar.quando eu pedi o modelo a ele acreditem.ele ainda ia buscar o aparelho,na casa do cliente.então são esses curiosos e peruão que temos que afastar.
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: Claudio Carvalho Date: 01 Novembro 2008, 13:21
Amigos. ( acho que já posso chama-los assim !)

A ideia em que o Edson deu em ter um itém sobre o tempo de profissão é sensacional, desde que saia ao lado do nome ( como disse o Edson também ) do postante!!!! Ao ser acessado o tópico, e a gente ver que o postante diz ter X anos de profissão, ai, nós mesmos poderemos fazer por escrito perguntas pertinentes ao defeito postado. Se for técnico, mesmo que não seja a resposta dada convincente, mas que siga o raciocinio do problema, veremos que se trata de um técnico realmente! Ai sim, poderemos abrir o jogo e falarmos na linguagem técnica direta.  Edson, está de parabéns nesta propósta, agora cabe ao Tonny ver a viabilidade de ser implantada nos tópicos, pois sei que é uma parada dura em programar tal coisa, mas não impossivel!

Um bom fim de semana a todos.

Cláudio
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: Bens inicius Date: 01 Novembro 2008, 19:08
Boa noite a todos, eu quero primeiramente agradecer a todos pela recepçao. tb pela ajuda todas as vezes que precisei, como disse na minha apresentaçao estive nos USA trabalhando fora do ramo, sendo que no inicio 3 meses tb consertei alguns aparelhos la, mas fiquei la por 3 anos he meio, quando voltei as tvs estavam usando microprocessador, eeprons, etc, entao senti muitas dificuldades, somente agora aqui no forum estou aprendendo com as dicas e com os cursos, em especial com a ajuda o amigo irmao edson, pessoa altruista e generosa, espero poder continuar aqui aprendendo mais com os amigos, nao so eletronica mais tb como dividir conhecimentos, em sentido geral. obrigado e um abraçao fraternal a todos
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: Claudio Carvalho Date: 01 Novembro 2008, 20:01
Boa noite Bens.

Não é o seu caso não! Você, quando chegou ao Fórum, como todos nós, se apresentou e mostrou os seus conhecimentos, limitados, como o de todos nós, pois a eletrônica avança em uma velocidade incrível! Dai a lógica deste Fórum tão bem elaborado!!! O que a gente esta repudiando, são os oportunistas de plantão querendo derrubar a nossa profissão, tão sofrida com a facilidade atual! Se alguém chega a sua eletrônica e começa a mostra conhecimento( mesmo não o tendo ) e se dizendo colega de profissão, mas que está sem o ohmither, o ferro queimou ou qualquer outra "desculpa" esfarrapada, muda de figura, pois quando é para ajudar a um "colega real" não meço esforços para êle, pois sei que sempre haverá um retorno, concorda?  Pelo menos aqui em Teresópolis nos tratamos assim! Por incrivel que pareça, nós trocamos informações de problemas, sem que haja nenhuma diferença entre a gente! dai o tópico. Se você é um técnico, mesmo iniciando nesta nova geração, como eu, que tenho 60 anos e no minimo 40 de bancada,mas meio cru com a nova tecnologia, que a garotada domina, pois como escrevi antes, a eletrônica avança de tal forma, que precisamos nos proteger da velocidade da tecnologia e tenho sempre o que aprender com esta moçada que ai está, não se preocupe! Fique tranquilo. O tenho em grande estima e o considero um de nós, pois você jogou limpo e isto é importante!

Um grande abraço e bom domingo.

Cláudio
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: edson tadeu Date: 01 Novembro 2008, 20:56
pois é meu amigo faça das palavras de claudio as minhas tambem , voce sempre vai contar comigo mais me faça um favor ME MANDA SEU EMAIL TA
Re: Seleção de postantes ao Forum. By: tectonny Date: 01 Novembro 2008, 23:31
Atendendo a pedidos agora tem em perfil um local para colocar o tempo de profissão, agora resta nós cobrarmos todos os membros.

Veja o meu tempo em cima das quantidades de mensagens que eu tenho.

Para ver vai neste link:

http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=profile;u=;sa=forumProfile
Páginas: 123