Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 10 Set 2011, 08:33
Aparelho: TV
Marca:    Semp
Fabricante:    
Modelo:   TV2090
Defeito:   NÃO TEM SOM NEM IMAGEM

TV SEMP TV2090, ACENDE OS CANHÕES (FILAMENTO), TEM MAT, MAS NÃO TEM SOM E O VIDEO NÃO ACENDE. É POSSIVEL SABER SE É O TUBO SEM TER OUTRO PRA SUBSTITUIR?
OBS. JÁ PROCUREI NOS RESOLVIDOS, MAS NÃO TINHA ESTE DEFEITO.
OBRIGADO A TODOS.


Agradeço a quem puder ajudar.
FRANCISCO SOUZA

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: UNIDASEX Date: 10 Set 2011, 08:38
Amigo:


Mesmo que fosse tubo( cinescópio) o som existiria.
Verifique as tensões de trabalho do aparelho, cujo código do modelo está incompleto, pois este aparelho apresenta várias soldas  frias.
Se as tensões estiverem todas ok, trocar eprom.


Boa sorte!!


Ricardo
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: marcosbr Date: 10 Set 2011, 11:28
 Filho.
Verifiquei que seu registro é de 2007.
Se você tem filamento e alta... Deveria ver se tem as demais tensões.
180V./screen, etc...
Aterrar os catodos através de um resistor seria um teste valido. (1 ou 2K + ou -)
Mas para uma opinião mas precisa... Deve conferir todas as tensões.
Lembrando que só terá som, se tiver sintonia. (trabalhe com sinal)





Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 10 Set 2011, 19:41
Obrigado por ter visto meu registro de 2007, mas queria dizer ao colega que as vezes isso não significa muita coisa, por ex, no meu caso, sou aposentado da Embratel onde fui técnico de telecomunicações, e uso consertar uns equipamentos de parentes e conhecidos para não perder o contato com a eletronica, por isso as vezes posso fazer perguntas que não estão de acordo com um profissional que vive o dia a dia com conserto, por isso peço desculpas não só a vc, como aos demais colegas.
Francisco Souza.

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: Sergio Freitas Date: 10 Set 2011, 19:48
Francisco


Lendo sua resposta ao Marcos, te aconselho a entrar no seu perfil e mudar de Técnico para Hobbysta, pois assim as respostas  serão mais maleáveis.


Explicando: Técnico no nosso entender são pessoas que vivem da profissão e estão atualizados com nomes e componentes.


Hobbysta São profissionais em outras áreas, estudantes e iniciantes mas que tem o prazer em consertar equipamentos.


Um abraço
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: marcosbr Date: 10 Set 2011, 20:21
 Filhão.
Eu que agradeço a sua compreensão. O resto o Sérgio já disse.
No mais... Estamos aí para ajudar!
Veja as dicas e retorne.
Um abraço.
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: Eletro-Serv Date: 10 Set 2011, 21:49
Colega Francisco,quase meu conterraneo pois sou do interior do RN.
Veja as dicas dos colegas acima em veja se tem algum mal contato vomo citado e nos retorne
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 11 Set 2011, 15:19
Olha eu realmente fiquei emocionado com todas as respostas, muito obrigado mesmo, vou mudar minha categoria, é que quando fiz o cadastro não havia ainda essa opção, nas como o site vem se aprimorando ao longo do tempo o que é uma maravilha, vou trocar minha categoria, pois a que botei era a melhor opção na época.

Obs. estou partindo para solda fria, (Osmar Contato) já que todas as tensoes estão totalmente de acordo com o esquema. Quando abro o screen aparece um pouco de brilho ok?

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: Sergio Freitas Date: 11 Set 2011, 18:27
Começe soltando o C-902 na placa do tubo.


Solte um terminal e ligue a TV e veja como fica.


Nos passe a tensão de screen máxima e minima.
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: Almeidaf Date: 11 Set 2011, 18:29
começe certo! peque  o esquema e confirme o que estão lhe informando!


...................................................................
http://www.tectonny.com/down.php?url=aHR0cDovL3d3dy40c2hhcmVkLmNvbS9maWxlL3pwNDN1UnUwL1UtMTRfVFYyMDkwXy5odG0=&time=MS43MzM........................


coloque um dvd no auxiliar e veja o comportamento déla.
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 12 Set 2011, 03:43
Sergio é o seguinte: medindo a screen com cap. C902 no lugar tensão com screen fechado (todo pra esquerda) 151V - aberto (girando todo pra direita) 597V - retirando C902, fechado 151V - aberto 600V
Obs. Com a retirada do C902 não acontece nada na tela, abrindo o screen a tela fica clara com linhas de retraço.
Mais uma vez obrigado e agradeço tambem ao colega pelo esquema todo maceteado.

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: Sergio Freitas Date: 12 Set 2011, 07:53
Confira as alimentações no varicap, inclusive o data e clock.


Teste ela em AV e nos passe se apareceu imagem ou som ou ambos.


Vamos isolar o estágio em que está o defeito.
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 12 Set 2011, 14:25
valeu mestre Sergio, não estou em casa mas assim que chegar farei o teste e te informo.
Obrigado.
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 13 Set 2011, 06:34
Amigo Sergio, e demais colegas envolvidos neste tópico, devido ao meu amadorismo, omiti a situação mais importante para vc, que só descobri qdo vc mandou que eu ligasse em AV, ela não passa para AV, pois o LED ESTÁ LIGADO DIRETO, dessa maneira não muda de canal, eu sei que desligou pq qdo aciono desligar no controle, os filamentos apagam mas o led vermelho permanece ligado. Quando aciono ligar no controle está dando para ouvir um leve ruido nos auto-falantes ok? É certo dizer que ela está em STANDBY DIRETO?
Obs. TV2090 (I) AVU14 (tambem não coloquei no tópico, por isso um colega falou que estava incompleto) olha lá tou aprendendo kkkkkkk

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: UNIDASEX Date: 13 Set 2011, 08:41
Amigo:


Conforme sugeri, vc. já trocou a eprom??


Ricardo
Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 13 Set 2011, 12:48
Ricardo desculpe, voltei lá na sua resposta e vi que vc tinha sugerido desde o começo trocar a eprom, vou trocar e assim que fizer voltarei a manter contato.
Francisco.

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 15 Set 2011, 16:59
Olá pessoal só agora pude voltar a nossa tv, enquanto tento encontrar a eprom, a minha aqui tem a seguinte indicação, 24C84, vcs podiam confirmar se é esso mesmo que vi?
Enquanto isso, vou dizer algo que enventei de fazer, reeiniciei o micro, e depois disso apareceu o seguinte:
1) antes ligava e desligava os filamentos pelo controle, agora não mais apaga apenas a luz fica mais fraca mas não apaga completamente.
2) com o controle desligado e o potenciometro do screen todo pra esquerda a tensão de screen é 140V todo pra direita a tensão é 540V. com o controle ligado a tensão de screen fechado é 150v todo aberto 580V.
3) com o controle desligado no coletor dos transistores da pci do tubo tem 170V. Quando liga o controle vai pra 180V.
4) se abrir o screen a tensão nos coletores dos trasistores da pci do tubo vai a 315V.
5) depois de reeiniciado o micro se apertar canal no controle a tela treme como se estivesse mudando de canal.

estou tentando conseguir a eprom. Parece que minha invenção criou mais problemas.

Francisco.

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: marcosbr Date: 15 Set 2011, 21:09
 Confere senão é  24CO4 ou O8.
Se for final 4... Pode colocar 8. O contrario não pode.



Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: fsfilho Date: 16 Set 2011, 07:55
Colega a eprom é a 24C04, vou tentar encontrar hoje pela manhã em outro local.
Olha apos trocada precisa ser programada não é isso? caso positivo onde consigo essa programação?
Francisco.

Re: TV Semp TV2090 NÃO TEM SOM NEM IMAGEM By: Sergio Freitas Date: 16 Set 2011, 08:07
Na Toshiba não é necessário ser programada
Páginas: 12