Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: marcosbr Date: 30 Março 2011, 21:34
 Começou a melhorar...
O saída deve estar entrando em curto imediato. Troque estes capacitores. (troque) O flyback deixe o novo.
Consiga um bom TR.

A partir daí... Podemos desconfiar da defletora.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 22:57
Vou trocar de novo os capacitores.
Consegui um transistor ST2001RF, segundo o datasheet  daria para tentar dar partida, assim teria uma idéia e amanha comprar um BU.
sigo testando!
Amigo marcosbr, muito obrigado pela persistência

Volto com noticias
abraço
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 31 Março 2011, 11:14
Bom dia!

Troquei os capacitores e coloquei BU2526dx. O ruido a grilo segue.
O que chama a atenção é que se ligo (conectada na série) sem o TSR o grilo igual continua, idem se com/sem a delfetora.
Levantei um dos terminais da R604 (dos +105v) e continua.
Depois para ir descartando revisei R621 resistor da base-emisor de q601, C609 e C610 e não tem fugas.

::) :-X :o :'(
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: marcosbr Date: 31 Março 2011, 13:46
 Se bebe... Pare e tome uma cerveja. Se não bebe... Pare e tome um café.
Largue isto, esfrie a cabeça e recomece do zero. O defeito principal, você achou duas vezes.
Uma era o saída. E a outra foi o capacitor. (este é corriqueiro)
( Fiz a limpa nesta área  e o curto tinha ido embora, além verifiquei que o  C607 estava com fugas, troquei. Então sem o curto e  com o capacitor substituido coloquei o flyback, ja que o bobinado me dava alguns ohms achei que estava bem)
Esfrie a cabeça e "refaça" tudo com calma.
(
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 31 Março 2011, 14:29
O senhor está certo. Vou parar, tomar um café ver outro aparelho que deixei de lado e não dei o orçamento e a tardezinha volto a retomar desde zero.
Muito obrigado, um abraço e depois continuo.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: f@bio$$$ Date: 31 Março 2011, 20:11
""""Tirei o tsh e tinha um D1877 com base -emisor em curto. """"
Base-emissor em curto? vc mediu com ele no lugar ou mediu fora do circuito. Obs: é normal entre base e emissor medir em torno de 40 ohms por causa da resistencia interna a ele. E se vc está usando a escala de Rx1K vai medir como um curto.

Pera aí!!!!!!!! Já pensaram nisso: A tv num está em standby? Como é que o saída horizontal vai entrar em curto se não há funcionamento do horizontal?

O defeito é simples mas pra resolver tem que ter calma. "o trem não anda sem os trilhos"
Vamos pensar primeiro antes de sair arrancando componentes da placa, daqui a pouco vai ter que amarrar um componente no outro porque não tem mais impresso.

Num é possível, vamo lá; vc já trocou fly, tsh, capacitores do coletor e nada.
Já verificou a fonte no modo standby?, se vc não sabe se está em standby;

Com a R601 desligada, ligando a tv na tomada meça a tensão no pino 37 do IC201.
verifique em torno de 30 a 70V no coletor de Q602 (H-Driver).

Se a tv estiver em standby, não tem porque o saida horizontal queimar, logo o problema deve estar entre o pino 10 do chopper e o pino 1 da defletora, seguindo a linha e todos os componentes. E ponto final.
255 dos casos é o flyback em curto.
25% dos casos é o C607 com fuga.
50% dos casos é o TSH em curto C-E.

Só mais uma pergunta: Essa tv já chegou mexida pra vc? O que estava mexido?
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: marcosbr Date: 31 Março 2011, 20:43
 Pessoal.
Vamos entender o seguinte... As dicas foram dadas, todo mundo falou...
Agora vamos aguardar o amigo retomar o serviço. Uma única pessoa vê o aparelho. Eu sigo o que esta pessoa diz.
A explicação esta clara:
Existem quatro componentes. Tudo mais foi desligado. Algo esta conduzindo do coletor a massa. Retirou uma, acabou o curto... Eu tenho que acreditar no que ele diz:
(Quando levantei o coletor do sth a leitura desaparece)
Água demais mata a planta.
Vamos aguardar um parecer de quem esta vendo o aparelho.
Já vi gente "enlouquecer" por um borrão de solda.
Vamos deixar o cara tomar seu café.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: paulo52 Date: 01 Abr 2011, 08:17
E  Marcão, esse  borrão  de  solda  mata  qualquer  um  ,  sofri  com  uma  sharp  2053 ,  era  um  "borrão  de  solda  em  um  capacitor  smd  no  vertical ,  voltando  ao  assunto ,  sugiro  ao  amigo  Nandus  que  se  atente  as  fontes  AT ,  se  uma  delas  estiver  errada ,  vai  dar  zica  mesmo , com  a  tv  com  tudo  no  lugar  , veja  se  tem  uma  destas  fontes  oscilando(tic ,tic) ,  o  grilinho  chato  ,  e  por  ai .
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 01 Abr 2011, 09:01
Bom dia colegas! Agora que esfriei a cabeça vou retomar o aparelho. Antes que nada a todos vocês Muito Obrigado!
Vou começar de novo, de zero e seguir todas as dicas.
Volto com noticias!
:police:
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 01 Abr 2011, 20:16
Ólá!
Iniciei tudo de novo. Coisas já tinham sido solucionadas na etapa anterior, tais como C607,  Troca de TSH e outros.
Além de fazer o testes que o f@bio$$$ recomendou, etc.

Fiz o seguinte: Desconectei R603 do ponto medio da bobina, o pino4 do flyback. As tensões se estabilizaram e deixou de grilar.
Reconectei a resistência. Depois isolei o pino 1 do conector H que leva os +180v para a placa do trc e se estabilizam as tensões, se reconecto o pino1 cai tudo de novo.
Na placa do TRC na entrada dos 180v pino 1 aparecia um curto entre os condensadores C804 e C801 que são  da alimentação vdd do ic801, tirei eles e estavam corretos. Então medindo o ic801--> TDA6107, achei um curto entre os pinos (terminais): 4(GND),6(+Vdd) e 7 (VO3).
Além revisei os componentes da placa e aparentemente estão bem, agora terei que trocar o TDA6107.


Amanhã voltarei com noticias.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: paulo52 Date: 01 Abr 2011, 20:54
Ta  chegando  la.
Re:Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: f@bio$$$ Date: 04 Abr 2011, 22:02
Pode trocar, é ele o problema. Analiza comigo:

A tensão de +B entra no pino 3 do Fly atravessa o eenrolamento e sai no pino 4 seguindo a linha, passa em D601 que alimenta o IC801. E estando ele em curto, mata também o +B do fly. Observe que existe um fusistor R603 na linha que deveria ter aberto com esse problema.

Se ele não abriu só existe 1 motivo: Era um resistor de 1r ao invés de um fusistor de 1r que estava.
Re:Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 05 Abr 2011, 19:36
OLá!! Amigos ainda não me chegou a peça que vem junto a um pedido feito. Apenas chegue coloco ele e dou retorno.
Respeito a resistência  deve ser mesmo uma, porque não está aberta. Tiro uma de outra placa velha.
Obrigado. Volto com noticias.
Abraço.
Re:Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 11 Abr 2011, 09:37
Me chegou a peça! Desculpem a demora.
Bom... substituido o integrado TDA6107Q não deu partida, sinal que tem mais alguma coisa.
A seguir posto um desenho de como a tela ficou e tambem como fica quando acelero o Screen.
Eu continuo aquí tentando identificar mais uma falha nesta tv que é um baita sapo cururu.



Re:Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: marcosbr Date: 11 Abr 2011, 10:47
 Nandus.
Você esta misturando as coisas.
Se o aparelho esta oscilando, com screen e tela... Como é que não da partida???
Pelo que mostrou aí, tem defeito no vertical.
Veja lá o que trocou antes, e trabalhe somente nisto.
Confira as  fontes novamente.
Re:Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 23 Abr 2011, 16:33
Olá colegas! Bom peço desculpas pela demora mas logo de verificar algumas partes da tv,encontrei várias peças entre eles  dois eletrolíticos que tinham sido colocados de forma contrária, ferviam. Me dei conta que a tv já tinha sido muito mexida e o cliente ocultou isso. Na realidade o tempo e o invertido neste aparelho passou mais da conta não sendo redituavel.
Decidí devolver o aparelho, expliquei ao cliente e o levou.
Só me resta agradecer aos colegas marcosbr, paulo52, f@bios$$$ que me ajudaram a encarar o conserto.
Muito obrigado e um abraço.
Valeu!

Páginas: 12