Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: nandus Date: 29 Março 2011, 16:33
Aparelho: Tv
Marca:    Sharp
Modelo:   C-2038
Defeito:   Inoperante, grilando

Colegas! Esta Tv está com ruído tipo grilo. As tensões do secundário estão baixas.
Primeiro isolei R604 dos +105v e o ruido continuava. Depois levantei o coletor do tsh e até tirei ele e o ruido não desapareceu.
O ruido a grilo só desaparece quando levanto r601 tambem da linha dos +105v e alguns voltagens se estabilizam tais como:
c721 sobe para 8,6
c720-->14,2v
c723 -->13,5
c725-->150v
c729-->46v

Já leantei pino3 +vcc do ci Vertical ic501 e nada.
Isolei pino2 +vcc do ci de audio ic301.

Vou agradecer se alguém opinar


Obrigado a quem puder ajudar.
Fernando

Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: f@bio$$$ Date: 29 Março 2011, 20:43
Tá blz, fique atento e não fuja da sequencia, vc mata essa pane:

Desligue o pino 1 do Flyback e meça na escala de Rx1 a resistencia desse pino para o terra.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 01:47
Olá! Obrigado por ter respondido.

Comento que quando isolo o pino 3 do Flyback o ruido a grilo para e as voltagens se estabilizam (+105v, 45v,13v,15v).
O problema estaria por aqui.
Se deixo pino 3 e os pinos 1 e 4 ficam isolados, o grilo volta.



Já mexi nas partes que acreditava podia ser, medindo resistências,testando os diodos e seus capacitores cerámicos em paralelo. Troquei capacitores eletrolíticos da fonte e o de largura do tsh. Também para prevenção levantei coletor e tirei o tsh e o som continua. Tirei o ci vertical, idem.

Então como o colega indicou, medi o pino 1do FlyBack isolado a massa com o analógico na escala x1 e aproximadamente da unos 400 ohms e confirmei com o digital.

Bom toda dica e muito bem vinda.

Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: adilson césar Date: 30 Março 2011, 05:38
caro colega vc pode estar com problemas no primario da fonte,,, meca a tensao no cap 705 se estiver abaixo de 140 volts pode trocar o mesmo  verifique tb as polarizacoes do ic 701 e todos os capacitores do segundario. se estiver tudo.
boa sorte.....
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 10:05
Caro colega! quando peguei este serviço, achei que o problema poderia ser isso. Foi trocado c705 220uF x 385v, tambem o ic da fonte tda 4506.
O problema aqui é que quando isolo o pino3 do flyback as voltagens se estabilizam e desaparece o grilado,obviamente é porque deixo de alimentar o flyback mas tem algo jogando abaixo as tensões (curto circuito) que não posso identificar. ::)
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: UNIDASEX Date: 30 Março 2011, 11:09
Amigo:

Já verificou os capacitores responsáveis pelo +B no secundário da fonte. Eles dão muito problema e variados sintomas.

Boa sorte!!
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 11:25
Colega! Sim verifiquei e como mencionei, foram trocados. Acredito o tema seja outra situação dada após a etapa dos 105v respeito a alguma etapa após os pinos 1 3 e 4 do flyback.
Muito obrigado. Espero poder dar no prego.


Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: f@bio$$$ Date: 30 Março 2011, 12:33
Não deveria haver resistência alguma para o terra desse pino. Troque o Flyback.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: marcosbr Date: 30 Março 2011, 14:26
 Amigo.
Retire o flyback da placa, e procure o curto de  400 ohms a frio.
Se não tiver um capacitor fazendo isto... Troque o flyback. So pode conduzir nestes 3 pino.
(medi o pino 1do FlyBack isolado a massa com o analógico na escala x1 e aproximadamente da unos 400 ohms e confirmei com o digital.)
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 14:37
Amigo f@bio$$$: Você me sorprendeu. Vou trocar o Flyback.
Agora eu te faço uma pergunta: A medição não teria que ter sido feita com os tres pinos do bobinado isolados? Porque se eu meço respeto a masa atraves do pino 1 isolado, nâo estou fechando o circuito através  do pino 3?
Não sei se sou claro?
obrigado
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 14:42
Amigo marcobr Obrigado pela disposição.
Vou tirar o flyback agora mesmo e buscar se hà um curto .
Volto com noticias de aqui a pouco.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: paulo52 Date: 30 Março 2011, 15:23
Nandus  ,  confere  c 607  1n5  e antes  de  trocar o  fly , solte  a  alimentação  do  varicap,e  religue  o  fly
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: f@bio$$$ Date: 30 Março 2011, 15:44
Perfeito, vc deve desligar a linha de 180v estará ligada através de D601, pois apresentará um valor alto mas não infinito, veja no esquema. E apenas desligar a defletora retirando o conector pois tudo o que está na linha do coletor do saida horizontal está reversamente polarizado e só existem capacitâncias baixas como capacitores de largura observe. No caminho da defletora tem L601 que liga a um resitor R605 que vai ao +B, perfeito?
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 16:52
Xiiiiiiiiiiiii!!!! Já tirei o flyback e estou buscando o curto  quando surgiú um probleminha que não sei realmente se se deve a leitura do multimetro ou que existe esse curto entre o pad do pino1 (que ficou sozinho sem nenhum componente enredor, levantei eles)  e que medido a masa me da 600 ohms e verificado com o multimetro digital também me da esta leitura, incrivel!!

Vou fazer o que vcs me indicam, mas antes devo saber o que é esta leitura.
Vou dar uma boa limpada na área.
Tambem paralelamente vou checar C607
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: marcosbr Date: 30 Março 2011, 18:26
 Que complicação para uma coisa tão simples...
Assim que descobrir o que causa esta fuga pra massa... Seu problema esta resolvido.
Solte os componentes, e vai refazendo o teste. Talvez encontre até um capacitor pipocado e pretinho. Messa na escala alta.
Enquanto não tirar este curto, deixe o flyback fora, e não ligue o aparelho.
Pode piorar!!!!!
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 18:45
Pois sé ne!  Fiz a limpa nesta área  e o curto tinha ido embora, além verifiquei que o  C607 estava com fugas, troquei. Então sem o curto e  com o capacitor substituido coloquei o flyback, ja que o bobinado me dava alguns ohms achei que estava bem.
(todo isto antes desta última mensagem).
Bom liguei e o som continua. OK! então troquei o flyback por um novo. Surpresa!! segue o ruido a grilo.
::) ::) ::) ::)

Como o senhor fala: Uma coisa tão simples........

Vou fazer isso. Vou desconectar a maioría dos componentes e vou ver quem é na escala x 1K.
Obrigado.
Já volto

Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: paulo52 Date: 30 Março 2011, 18:54
Desligou  o  varicap? ??? ???


Eu  não  ia  falar  ,  mas  agora vou ,  e  raro  dar defeito  neste  fly  back.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: luiz carlos hz Date: 30 Março 2011, 19:01
solte o fio da defletora da parte horizontal e ligue o tv.se o barulho sumir o problema é na defletora.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: marcosbr Date: 30 Março 2011, 19:43
 Não tenho mais nenhuma dica. Raciocine comigo.
Soltou o pino 1. Restaram estes componentes. Qual deles pode dar um valor de 400/600hms para massa? ???
Nem se a defletora estivesse em curto. (nada aterrado)
Ou você sta vendo um curto fantasma ou...
Quando testar curto/fuga. Inverta ponteiras e meça novamente. Se a resistência continuar...
Seu defeito é um destes quatro. Ou seu impresso esta conduzindo. Simples e fácil.
Enquanto me afirmar que tem esta condução... Não troque nada.
Outro abraço.
Re: Tv Sharp C-2038 Inoperante, grilando By: Nandus Date: 30 Março 2011, 21:22
Olá! Bom..... coloquei na escala x1K e a ponteira positiva conectei a masa e a ponteria negativa conectei na área sem o pino1 do flyback. Marca uma leitura em omhs. Fuí levantando um terminal de cada capacitor C606-607 e C621. Quando levantei o coletor do sth a leitura desaparece.
Tirei o tsh e tinha um D1877 com base -emisor em curto. O original que leva o circuito é o BU2506DX.

Agora substitui o d1877 por D1710 só para ver se dava partida, além que nesta hora não consigo um BU2506dx nem a pau.
Não deu ,liguei e o ruido a o grilo voltou!
Sigo revisando

abraço
Páginas: 12