Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Uma curiosidade!!! By: Claudio Carvalho Date: 19 Ago 2010, 07:26
Pessoal.


Eu tenho uma curiosidade a ser respondida por quem puder!!!


Tenho lido diversos tópicos que vão se perdendo em conclusões!


Explico: - Troca-se tanto componente que no final é um absurdo o valor em dinheiro empregado no aparelho!!


A pergunta que preciso saber é :  -  Como vocês orçam os consertos dos aparelhos aos clientes???


Em geral é até meio fácil, mas eu tenho esta curiosidade!!




Quem puder responder, faça-o aqui mesmo!!!


Obrigado a todos.




Cláudio




Re: Uma curiosidade!!! By: lm-perez Date: 19 Ago 2010, 07:54
  Bom dia a todos.

   Bem,como eu pego mais aparelhos de som automotivo e aparelho de som profissional,basta fazer algumas medidas para passar o orçamento,geralmente eu eu acerto no meu diagnóstico... mais quando é outro tipo de aparelho com tvs,som residencial,dvds,Ap de choques,fontes...... só pondo para funcionar mesmo ! no olhometro eu não faço, porque já tomei algumas "rés" com isso e as vezes o aparelho já vem de outra oficina é tem muitos espertinhos por ai. :D
Re: Uma curiosidade!!! By: Claudio Carvalho Date: 19 Ago 2010, 08:01
Perez.

Ótima conclusão a sua! Vamos ver os outros colegas!


Cláudio
Re: Uma curiosidade!!! By: paulo52 Date: 19 Ago 2010, 08:48
Claudio,  realmente  e  uma  coisa  curiosa ,dar  um  orçamento  sem  ver  o  aparelho  funcionar  e  dificil ,eu  faço  funfar  primeiro ou  em  alguns  casos  um  pre orçamento , Ex;
Tv  com  o  fly  danificado ,ai  vc  ja  tira uma  conclusão ou  um  pre  orçamento , mas  isso  não  garante  que não  tenha  outra  coisa  estragada ,  e  digo  isso  pq  ja passei  por  esta situação . Fly  rachado ,  fiz  os  reparos  necessarios ,mas  la  na  frente  tinha  o  varicap  com  defeito ,e  dificil ,mas  cada  um  e  cada um  , tem  menos  gastos  aqueles  que  tem  uma  quantidade  de  peças  de  reposição  ou  de  sucatas  para  teste .
Ai  a  turma  tem  que  ficar esperto.


Ha  sem  contar  que  tem  os  afobadinhos  .
Re: Uma curiosidade!!! By: antesateletronica@terra.c Date: 19 Ago 2010, 09:05
eu tenho em mão muitos materiais para teste..sendo assim..coloco para funfar rsrsrs depois aguardo a aprovação do cliente...rsrsrs
Re: Uma curiosidade!!! By: Protek Date: 19 Ago 2010, 09:08
Bom dia Amigo Claudio aqui eu primeiro faço o aparelho funcionar até porque uma tv mesmo enquanto não se vê a imagen perfeita não podemos dizer que esta funcionando, ja tive casos de tv que era fonte e defeito bem simples na fonte depois que funcionou tinha defeito no vertical e que era o micro processador. então se não funcionar não tem como e hoje temos varios instrumentos de testes como: capacimetros,medidor de esr, teste de flay backs etc que não são tão caros tem como testar e trocar somente a peça defeituosa sem sair trocando tudo.
Re: Uma curiosidade!!! By: Canmeira Date: 19 Ago 2010, 09:10
Com certeza o melhor caminho é o de se "fazer" funcionar e depois orçar.

Como bem disse o Perez, naquilo em que se domina basta uma prévia. Como também não mando muito bem em TV's tenho que fazer funcionar.

Mesmo assim sou pego de surpresa, principalmente quando é Garantia.

Aí não tem jeito:

Tem que arrear as "mangas" e não importa o tamanho do prejuízo, pois o mais importante é honrar o compromisso e manter o respeito que se contruiu.
Re: Uma curiosidade!!! By: trudes Date: 19 Ago 2010, 09:42
Faço exatamente como a maioria.
Ponho o aparelho para funcionar previamente. Verifico qual a quantidade de material a ser utilizado, e passo o orçamento dependendo dessa quantidade + mão de obra. Trabalho sempre no sistema de revisão. Independente do defeito, sempre reviso todo o aparelho.
Já caí em tentação não testando outro fly em uma tv de orçamento. E tive a desagradável surpresa de ter que trocar um processador, derrubando por terra o meu orçamento, e me dando prejuízo. 
Re: Uma curiosidade!!! By: Barriga Verde Date: 19 Ago 2010, 09:51
 
  Olha...

  Por aqui eu uso um pouco de cada ingrediente :

  - Relações Humanas

  - Bom censo

  - Experiência

  - Objetividade

  - Realidade

  - Honestidade

   No final , coloco o aparelho prá funcionar o básico , e assim passo o orçamento!!!!

   Quanto ao se trocar uma infinidade de peças...

   Eu creio que os que assim o fazem , estão tentando achar o defeito , para depois orçar !!!

   ficando eles , com uma grande quantia de componentes bons , em estoque , para o próximo orçamento... e por aí vai !!

   Certa feita , eu tive problema com falhas no meu Marajó (1986 )...

   Levei-o ao mecânico para solucionar o problema!!!

   E dá-lhe trocar peças , para ver se a maldita falha desaparecia !!!

   Foi trocado : Cabos de velas , velas , platinado , quase tudo dentro do carburador , filtro de combustível ,  etc... e etc...  !!!

   Tudo cobrado e pago por mim !!!!

   Fora os ajustes que se fazia , quase todos os dias...

   E nada da falha desaparecer !!!

   Até que em um belo dia...

   O dito mecânico , ao ajustar pela enésima vez a posição da tampa do distribuidor , o "cara" leva um "baita" choque !!

   Me olha assustado e diz ;

   Taí !! Tampa do distribuidor rachada !!!!
 
    Trocou... e ficou beleza !!!

   Final da história :

   Troquei um monte de coisas , me incomodei outro tanto , e descobri que meu mecânico de confiança , não tinha a capacidade necessária para oferecer um atendimento satisfatório !!!

   Prá finalizar , deixo um conselho para os "trocadores de peças " :

    Procurem  buscar todas as informações , concernentes ao funcionamento do aparelho que estão se propondo a consertar!!!

   Passem a tentar entender o por quê do defeito ter ocorrido !!!

   Analizem todo o circuito , antes de sair trocando peças à torto e à direito,  até que sem querer e sem saber , achar o defeito...

   Que aqui no forum , acontece muito!!!!

   Conserta-se com a experiência de outros, com a análise de alguns e com a cabeça de terceiros !!!

   Um abraço...

  B.V.

   
Re: Uma curiosidade!!! By: medeirosfran Date: 19 Ago 2010, 10:42
bom dia a todos! é claudio vc terá muitas respostas iguais com sua pergunta eu por exemplo faço como os amigos na maioria dos casos conserto depois mando o orçamento, como minha oficina atende a domicilio a maioria dos clientes não se preoculpa em levar nos concorrentes não exploro com certeza, a maioria dos defeitos é flay.. soldas frias, capacit.. estufados e outros q são difíceis de resolver mas sempre tem solução junto aos proficionais aqui neste forum, hoje por exemplo entrou uma philips 29pt9467 com som e sem imagem mas depois de pesquizar era somente solda fria na pci do trc, já está pronta 75,00 é o valor a ser cobrado e concerteza o cliente já está a espera da mesma satisfeito, um grande abraço a todos, medeiros.
Re: Uma curiosidade!!! By: soares ad Date: 19 Ago 2010, 12:39
O melhor mesmo a se fazer é funcionar o aparelho antes de passar o orçamento mas quando se está examinando o aparelho e chega-se a conclusão que vai ter que trocar uma peça mais cara acho que o melhor a fazer é passar um orçamento pravável para ver se o cliente está disposto a fazer o conserto assim não perdemos tempo e nem gastamos dinheiro com peças que muitas vezes podem ficar nos estoque por muito tempo, ou seja o nosso dinheiro que está tão dificil de ganhar pode ficar parado desnecessariamente.
Re: Uma curiosidade!!! By: Claudio Carvalho Date: 19 Ago 2010, 13:39
Pois é turma!

A minha pergunta é exatamente por ver aqui mesmo um festival de troca de componentes sem fim!  Ora, podem ler que tem solicitações que eu fico imaginando como seria o orçamento final!

Todos nós temos uma certa noção de que é um horizontal e um vertical ( em R$ $$,$$ ) e temos mesmo uma certa idéia do que cobrar, mas vocês hão de concordar que tem tópicos que não dá para entender o que um técnico fará para cobrar!

É uma troca de fly, yoke,varicap,saida horizontal, saída vertical etc,etc,etc,etc, e que no final se der lucro é totalmente irrisório e se der o lucro...

Eu vou continuar a colocar este tópico em evidência para que todos possam abri-lo e ler o conteúdo!  Acho que muitos membros que adentram ao Tectonny saberão como fazer um orçamento daqui para frente!!

Vamos aguardar mais respostas, depois eu vou encerrar com uma avaliação final!

Cláudio
Re: Uma curiosidade!!! By: Sergio Freitas Date: 19 Ago 2010, 14:02
Bem faço igual, mas diferente!

Ponho o equipamento para funcionar e deixo funcionado com um "F" na etiqueta.

Fecho o aparelho com dois parafusos e com um saco plástico com os componentes já trocados dentro do mesmo.

Telefono para o cliente e dou o orçamento. Caso ele aprove abro novamente e já troco o soquete de tubo (aqui é praia) retoco os ajustes se necessário for e já deixo ligada em teste.

Caso não aprove o orçamento retiro as peças novas e recoloco as danificadas.

Obs: É raro não aprovar orçamento. E quando o equipamento está muito danificado (maresia) devolvo sem conserto.
Re: Uma curiosidade!!! By: wander-sat Date: 19 Ago 2010, 17:06
Boa tarde a todos!

Quanto ao sair trocando peças a esmo se conta:

Falta de experiência (Novatos no ramo e/ou Hobystas), outros motivos e por fim... desespero, nervosismo, cliente gritando na nossa loja, etc...

Como já foi dito, quando um técnico abre um Tópico pedindo ajuda, na maioria das vezes o valor (R$) já não importa muito, mas sim o nosso "Nome a zelar"!

Nessa hora o conserto já está dando até prejuíso (R$).
:-X :-X :-X :-X :-X

A minha forma de trabalho:

A concorrencia aqui é muito grande e tem gente fazendo conserto por miséria!
Eu tenho fama de careiro, mas ninguém sai insatisfeito. Tem gente que fica uma semana me esperando, mas não leva pra outro!!! Também busco em casa!

No geral, tenho uma tabela de cabeça.

Exemplo:

O cliente deixa uma TV de 20" de um dia para o outro, faço uns testes e se possível coloco pra funcionar, mas a maioria (90%), levo em conta: modelo, idade, etc... e cobro R$ 100,00.

Tenho muito material pra testes e também peças novas, como Capacitores, Resistores, TSH, alguns Verticais, etc...

CIs tenho sempre alguma coisa, mas as vezes a gente se dá mal em deparar com um ferrado depois de já ter passado o orçamento.

Aí uso duas saídas:

1º - Tenho argumentos para um cliente que eu percebo que vai aceitar uma conversa e consigo aumentar o valor cobrado, e/ou:

2º - As vezes nem tento argumento nenhum; Falo pro cliente que após consertar a parte que havia testado, apareceu uma peça ruim que a autorizada não coloca mais no mercado, etc...

(Essa segunda opção, só rola quando eu sei que com "aquele cliente" não vou conseguir mais dinheiro, e consigo sair dele sem prejuíso e sem me sujar muito).

Como também acontece de eu colocar um processador caro, que tinha numa placa e nem falo que foi trocado pra não deixar de receber aquelas 100 pratas.

Um abraço a todos!!!
Re: Uma curiosidade!!! By: Protek Date: 19 Ago 2010, 17:23
Amigos pelo que entendi o que o Claudio quiz entender é na questão de trabalharmos aqui no forum com informações mais precisas se sabemos o que pode ser tal defeito então vamos dar informação se não sabemos vamos esperar algum colega que saiba e não ficar so mandando trocar peças.por mais dificil que seja o defeito a maioria dos componentes tem como testar. aqui procuro trocar somente o componente defeituoso até mesmo para não ficar uma pci todo soldada, sempre que posivel troque somente o componente defeituoso.
Re: Uma curiosidade!!! By: Claudio Carvalho Date: 19 Ago 2010, 17:29
Elder.


Meu caro amigo, matou a pau!!!!


Cláudio
Re: Uma curiosidade!!! By: wander-sat Date: 19 Ago 2010, 17:37
Citação de: Claudio Carvalho online 19 Ago 2010, 07:26
Explico: - Troca-se tanto componente que no final é um absurdo o valor em dinheiro empregado no aparelho!!


A pergunta que preciso saber é :  -  Como vocês orçam os consertos dos aparelhos aos clientes???


Em geral é até meio fácil, mas eu tenho esta curiosidade!!

Quem puder responder, faça-o aqui mesmo!!!

Obrigado a todos.


Cláudio

Citação de: Wander-sat online 19 Ago 2010, 17:06
Boa tarde a todos!

Quanto ao sair trocando peças a esmo se conta:

Falta de experiência (Novatos no ramo e/ou Hobystas), outros motivos e por fim... desespero, nervosismo, cliente gritando na nossa loja, etc...

Como já foi dito, quando um técnico abre um Tópico pedindo ajuda, na maioria das vezes o valor (R$) já não importa muito, mas sim o nosso "Nome a zelar"!

Re: Uma curiosidade!!! By: João Menezes Date: 19 Ago 2010, 19:01
Amigos, fecho com o Elder. A maioria dos componentes podem ser testados e pelo problema podemos ter uma idéia do conserto. Na dúvida procuro a opinião de outros técnicos. Mas 100 por cento de certeza só consertando. Os componentes podem ser encostados ou quando for um fly, por exemplo, orço todos os componentes. se não for preciso trocar, dou desconto ao cliente, ele fica feliz e me recomenda. Eu perco muito pouco agindo assim.

Abraços
Re: u By: jusenaldo Date: 19 Ago 2010, 19:11
 :) Aqui vai a minha resposta meu amigo:
Nesses longos anos de experiência aprendi que jamais devo consertar um aparelho sem antes combinar preço com o cliente. Segundo, jamais repasso prejuízo para clientes, mas também nunca negocio preço de conserto com eles...
... Ao ligar um aparelho temos a capacidade de ter um prévio diagnóstico...
Por eliminação dá para saber que componentes poderão fazer parte do circuito defeituoso, e qual seu custo.
Hoje um flyback  já não faz parte da máquina papa níquel como antigamente.
Os maiores vilões seriam: Cinescópios, os micros, bobinas de deflexão e alguns varicaps. Fora isso dá para se fazer uma analogia e conceber um orçamento prévio, que deve ser passado para o cliente com alguma ressalva... 
Devemos ter o máximo de cuidado com o código de defesa do consumidor para não sermos surpreendidos com sanções penais... 

Mesmo os aparelhos que fogem a lógica racional técnica não guardam tantas surpresas orçamentárias assim, por isso usando o bom senso e a prática fica fácil.

Quanto às alternativas oferecidas aqui no fórum...  Temos que saber ser filtro, e não ser cacimba pra engolir corda... Mais 99% das dicas que tenho recebido tem fundamento, e foram todas bem vindas.
Re: Uma curiosidade!!! By: wander-sat Date: 19 Ago 2010, 19:23
Jusenaldo,

Faço minhas, essas palavras!

Um abraço!
Páginas: 12