Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: mfrancotatui Date: 23 Abr 2010, 19:15
Aparelho: TV
Marca:    Sharp
Modelo:   C2082
Defeito:   As vezes liga , as vezes não

As fontes estão normais, tem os 5V no micro, quando não liga, não tem tensão na base do Q 1001, ja troquei o Q603  ( alimentação do Vcc H ), O Q1001, o cap. C1024, o cristal, e o micro. Socorroooo!


Obrigado a quem puder ajudar.
manoel  tatui

Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: LaSat Date: 23 Abr 2010, 20:17
caro colega acabei de consertar uma deste modelo com o mesmo defeito provavel tem dois transistores perto da tecla  de ligar tire o npn e veja oque acontese boa sorte
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: pedrosana Date: 24 Abr 2010, 08:56
Peguei uma com este sintoma e era o capacitor eletrolítico
C-613 de 1mf x 100 volts e outra e era o capacitor de largura.
Espero que ajude....fica na paz.....
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Sergio Eduardo Date: 24 Abr 2010, 09:29
PASSOU UM TV DESTA EM MINHA OFICINA COM DEFEITO INTERMITENTE, QUE ERA LIGAVA E DESLIGAVA ALEATORIAMENTE, O DEFEITO ERA UM MAL CONTATO INTERNO NO TRANSFORMADOR DRIVER HORIZONTAL T601, SÓ PERCEBI O DEFEITO PORQUE NOTE UMAS FAISCAS DENTRO DELE, RETIREI UM DE UMA SUCATA  COLOQUE E O APARELHO PASSOU A FUCIONAR.     
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Almeidaf Date: 24 Abr 2010, 09:39
 Desculpe  aos colegas a minha observação!                                                                 As respostas estão fora do contexto técnico,pois eletronica tem fundamento lógico, nem sempre um sintoma será a mesma peça, O colega solicitante tem que pegar o esquema e verificar do início aonde o micro liberá a tensão on e partir dai . Com lógica!
`Pois se forem postando esperiencias  anteriores ao sintoma parecido  no final será trocado todas as peças do chassi, e no final, apos funcionar, ou destruir o aparelho, não saberá qual foi necessariamente a causadora do sintoma.
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: paulo52 Date: 24 Abr 2010, 11:28
Manoel ,  este  outro  topico  e  da  mesma  TV,


http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,23396.0.html


Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: franco@tatui Date: 24 Abr 2010, 12:20
Caro amigo Paulo,  não e a mesma tv, inclusive foi dessa tv que esta sem o IR3P54 ,que eu tirei o micro , ah! e ja troquei o transf. driver horiz. também. ,,,  bucha  véio!!!  rsrsrs
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Almeidaf Date: 24 Abr 2010, 14:16
veja o pino 6 do micro, 4v.veja  a sequência desse pino
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: pedrosana Date: 24 Abr 2010, 20:53
Meu amigo mfrancotatui, gostaria de saber se você já fez alguma coisa do que foi postado, pra gente saber em que pé está o conserto e continuar mandando dicas. Grande abraço....fica na paz.........
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Sergio Eduardo Date: 25 Abr 2010, 11:11
Indo de encontro com que diz Almeidaf, eletrônica é uma ciência exata, mas não deixa de ser manipulada por homens e por mulheres também, isto faz com que não seja tão exata, digo isto porque sugeri a troca do transformador drive devido a um problema de fabricação em um lote destes transformadores, um mau contado dos fios internos com seus terminais de fixação, se este defeito tivesse surgido nos dias de hoje certamente os cliente seriam chamados para o Recol.
Voltando a tv C2082 analisando esquema podemos ver que a tensão de chaveamento power sai do pino (7), aqui já podemos efetuar um teste que é colocar  a ponta de teste do multimetro e teclar a tecla power e ver se a tensão neste ponto esta variando de 0v e 5V, feito isto vemos que esta tensão polariza a base de Q1001, fazendo com que este transistor sature levando o coletor a zero, isto por sua vezes polariza a base de Q603 via D603 liberando uma tensão de 7,5V que é a alimentação VCC horizontal.
Analisando um pouco mais vemos que a tensão que alimenta o emissor de Q603 é derivada da tensão de 33V IC1005, esta tensão de 33V sai da tensão +B115V, devemos verificar toda esta malha, em especial IC1001, Q1003, Q603, D603 e IC1005.
É bom trocar Q603 BF423 para sanar duvida com relação a ele, tal como falta de ganho.

Concluindo nossa analise verificamos que a tensão de 7,5V pino (25)  está pressente quando teclo o power, devemos verificar se as tensões do CI201 pino(27) 0,5V, pino (28) oscilador horizontal 5V.




Desta maneira espero te podido contribuir Abraços.
 
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Almeidaf Date: 25 Abr 2010, 12:35
Eduardo,não compactuo com a teu pensamento,eletronica é exata , mais se manipulam a coisa então não é por não ser exata, como tambem 1+1=2, não tem outra solução,a não ser  que coloquem outro numeral no lugar e dará outro resultado. Pelo seu pensamento , não poderás trabalhar com digitais.
Logica é exata!   Quanto ao driver que voce menciona, para isso existe osciloscópio. para ver até aonde chega o sinal, e a partir da´tem-se um referencial aonde esta o problema, defeito ou mesmo como voce esceve peça com vicio de fabricação, mais no final voce vai entender que houve lógica no problema, talves absurdo, em relação  ao acontecido, fora de padrão técnico.
Quanto a sua explanação(dica) sobre o referido sintoma postado inicial, cai por terra, pois veja la no inicio ele comenta que quando não funciona,  pino power (base doQ1001, não tem voltagem , por conseguinte não libera power nem esse seu percurso lógico, não funcionará!
Certo....... Agora veja o que enfatizei a ele com poucas palavras! TEM LÓGICA, NO SIMTOMA?
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Marcos Barbosa Date: 25 Abr 2010, 15:01
Só complementando troque C 513 =1000x35.Volts,ele filtra a tensão que alimenta o vertical,ele estando com capacidade baixa ou esr elevado faz travar o micro e costuma dar este problema,confira ai tem possibilidades de ser.
Boa sorte!
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: franco@tatui Date: 25 Abr 2010, 17:06
Miuto bem  colocada a citação do nosso amigo  Sérgio, com respeito ao driver horizontal, mas por essa eu ja passei, pois a gente era autorizada Sharp, e trabalhamos muito com os  chassis que davam esse esse problema ,o  G, H, e até o I.   As vezes  um bom aquecimento  no terminais do mesmo ja resolvia , Mas não se aplica aqui no meu caso, pois eu tenho  tensão até o emissor de Q 603. O que não tenho é saida do micro para chaveá-lo,e jogar os 7,5 para o Vcc H, Então  a dica mais coerente foi do nosso amigo ai, Marcos Barbosa.  Troquei o C 513, ja testei bastante ,e é claro que era ele, pois estava mesmo sem capacidade. Só queria saber como ele chegou a essa conclusão, pois parece naõ ter nada  a ver o c* cas calças  (  rsrsrs ), mas muito obrigado amigo , valeu mesmo.
                                                                                           Um abraço, e fique com Deus
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Marcos Barbosa Date: 25 Abr 2010, 19:53
É só analisar o esquema!
Um abraço.
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Sergio Eduardo Date: 25 Abr 2010, 23:44
Almeidaf não aceito suas critica vou utilizar este espaço para fazer minha defesa também sem polinizar de maneira alguma disse que a eletrônica é uma ciência não exata, em meu primeiro parágrafo se você observar  escrevo "a eletrônica e uma ciência exata", com o texto, este humilde consertador de aparelho eletro-eletronico queria ressaltar a interferência humana não só no nosso ramo, mas em todas as atividade que o ser humano tem atuação, como você diz, "1+1=2 a não ser que se(alguem) coloque outro numeral" isto indica que houve o que chamamos de erro humano.
Gostaria de alertar os companheiro que sou novato na internete e neste Forum. Procurei descrever de forma coeso o funcionameto do circuito power da tv sharp C2082, não me ative em fazer uma alise com o uso do osciloscópio, pois nem todas bancadas tem o privilégio de ter um osciloscópio, mas se eu tiver oportunidade de participar de outro encontro, perguntarei se há a possibilidade do emprego do mesmo.
Fico feliz pelos companheiro Marco Barbosa ter "matado" o defeito, se me for permetido espicular, sobre o defeito desta tv tal vez seja a falta de pulso vertical no micro e que para proteger o cinescópio daquela linha vertical que queima o fósforo do cinescópio, para que isto não ocorra o micro trava.




Meu objetivo de vida é o de ter cada vez mais Amigos.         
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Claudio Carvalho Date: 26 Abr 2010, 07:33
Sérgio e Almeida.


Sérgio.   Você é bem-vindo ao Tectonny sim, e não só pode como deve participar de quantos tópicos quiser! Quanto a discordar de um membro, tudo bem, desde que não saiamos do teor eletrônica e irmos para o outro lado, o pessoal!

Suas observações são boas e deve servir de um alerta para o futuro, pois este tópico irá para o Fórum de Resolvidos e quando alguém fizer uma busca, fatalmente achará a sua colocação!


Meu amigo Almeida!

Nem todos podem ter equipamentos em sua bancada que facilita o conserto! Eu sei da sua capacidade e presteza em ajudar aqui no Tectonny, portanto dê um desconto a quem ainda não se equipou completamente!


Abraços aos dois!


Cláudio



Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Almeidaf Date: 26 Abr 2010, 14:00
Sergio Eduardo, não o critiquei, Afinal nem o conheço.  Veja que postei tecnicamente, e sim quis lhe mostrar  o que voce postou sobre o caminho do power  estava certo , mais no caso em pauta cairia por terra .Tanto é que o final não foi peças no caminho que voce percorreu!
Novamente LOGICA!. veja  o final se não tem lógica ,o propio Franco Tatui, ficou indignado com a solução,  como voce mesmo entendeu o micro não recebia o pulso inicial do vertical por isso entrava em proteção. Agora se voce levou o meu comentario para o lado errado, vai do teu raciocinio. Ai a logica vai por terra.
Quanto ao osciloscopio, somente posicionei  pois como um  instrumental necessário, tem por obrigação quem vive da profissão e não fuçadores   ter todos instrumentos para fazer um serviço rápido, e profissional. Ou tu achas razoavel levar um pneu de caminhão para consertar e o cara(como tem muitos por ai), tirar com Machado o pneu as veses cortando -o, ou levar  em uma oficina equipada que colocara esse  mesmo pneu em uma máquina e o  fará, mais rápido e limpo.
Sempre que dou uma dica, mesmo sabedor de que estagio esteja o sintoma, pego o esquema e dou uma olhada, para ficar mais proximo do defeito.

Volte e leia o meu poste em relação a voce, e veja que a coisa não foi transmitida com carater de te menosprezar e sim comentar o teu raciocinio,em relação ao que estava sendo postado, tecnicamente.
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: pedrosana Date: 27 Abr 2010, 10:19
Quanto ao osciloscópio você usou o pneu furado, mas se você ficar doente pode usar uma clínica popular ou ir na Amil ou na Goldem Cross, vai depender da condição financeira de cada um. Eu por exemplo moro na baixada fluminense e o movimento que tenho em minha oficina são de pessoas pobres e que não tem como fazer o conserto em uma autorizada como a sua que tem osciloscópio, e nem por isso faço serviço porco ou de má qualidade. Dá graças a Deus por você ter esta condição, mas não desprese os outros, pois somos pobres mas temos dignidade e não vai ser um osciloscópio que vai diminuir a maioria dos técnicos, pois sei que são poucos os que tem condição de ter este aparelho. Agora se você acha que só pode dar dicas pra quem é igual a você, então pergunta primeiro se nós temos ou não o aparelho e caso não, vá pra outro tópico.
Quando me filiei neste fórum, ninguém me falou que deveria ser como o AlmeidaF, pois se tivesse falado, com certeza não teria entrado.
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: Claudio Carvalho Date: 27 Abr 2010, 17:39
Pedro.

Ter ou não uma ferramenta mais apurada, não quer dizer que o serviço será de qualidade baixa!

Eu conheço o Almeida à tempos aqui do Fórum e pelo o que eu entendi, ele não menosprezou e escreveu que o serviço seria de qualidade baixa!

Mas eu peço que os ânimos se acalmem um pouco, vamos dar chance do Franco nos responder como anda o aparelho lá, já que esta resolvido!

Abraços a todos!


Cláudio
Re: TV Sharp C2082 As vezes liga , as vezes não By: pedrosana Date: 27 Abr 2010, 20:04
Me desculpe Claudio e peço desculpa ao Almeida também. Isso é pre ver como o nosso serviço esquenta a cabeça da gente, principalmente quem não tem um osciloscópio.....rsrsrsrs.
Páginas: 12