Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV LG RP40NZ60P Sem som [RESOLVIDO] By: deive.lima Date: 07 Fev 2010, 18:45
Aparelho: TV
Marca:    LG
Modelo:   RP40NZ60P
Defeito:   Sem som

estou tentando consertar esta TV. Ela veio sem som e sem sincronismo vertical e horizontal. A parte do sincronismo eu resolvi, removi o ic264 e fiz uma ponte do pino 3 para o 4, e do 6 para o 7, o sincronismo ficou 10. mas o som esta dificil, eu reparei uma coisa estranha. quando aperto a tecla mute no controle. a tensão na base de Q101 não muda, Q101 esta bom. Em principio eu suspeitei do processador de audio MSP3421G, mais estou comesando a suspeitar do micro processardo principal, por que o ci ic264 é controlado por ele também. Uma duvida, quando mudo de mute para volume teriaque haver uma mudança de voltagem na base de Q101, estou certo?

Obrigado a quem puder ajudar.
Deive

Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Almeidaf Date: 07 Fev 2010, 21:35
  Cara!, eu acho que como Hobista, tem muita areia para o teu caminhão, nesse tipo de aparelho! Veja que ele trabalha muito com setores digitais inclusive tem Pip. Tem que ter conhecimento profundo sobre o funcionamento dele.   Ja levei muito pau desse aparelho.   Sobre esse q101, ate ai voce ta certo!, o emissor dele tem que estar a 0V...... Errado, e fazer esse janp inclusive colocando um dos pinos de referencia para terra.Se fosse para funcionar assim a fábrica teria omitido esse componente. Voce tem que resolver esse problema de sincronismo, e acredito que logo apos vai aparecer o som.
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 07 Fev 2010, 23:14
Amigo Almeidaf valeu pela dica. Pelo que estou vendo aqui, se eu trocar o micro controlador ou a plaquinha inteira dele ira resolver os dois problemas, pelo que eu entendi este IC 264 só faz a mudança do sincronismo de 480p para 1080i, e com o jamper ele ficou em 480p, eu não vou deixar o jamper, só fiz isso para testar umas teorias. Quem controla o IC 264 é o micro controlador principal. O fato de estar sem sincronismo e não esta dando a voltagem em Q101, esta me induzindo a crer que o problema é o micro controlador principal. Vc poderia me dar uma ideia de como posso ter certeza.
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Claudio Carvalho Date: 08 Fev 2010, 07:28
Deive.

Realmente o seu grupo me parece errado! Pode me responder o seu tempo de eletrônica? Assim mudo o grupo, OK!

Quanto ao defeito!

Aparelhos de projeção são realmente muito ruins de se mexer! Veja, ao jampear o CI, o sincronismo 1080i é resolução digital, qual é a fonte que esta entrando?

Bem, ai vai o manual técnico dela! Espero que o ajude!


http://www.4shared.com/get/24478940/6028e979/RP40NZ60P.html;jsessionid=A21CDD64277DC3689D63B742803719FC.dc210


Boa sorte!


Cláudio

Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Almeidaf Date: 08 Fev 2010, 07:50
Se ele esta fazendo todas as funçoes, acredito que ele estaja bom, teria que tentar resolver isso do sincronismo, que para mim resolve o problema  do  som, pois o sinc. fora de fase o micro corta o som.Levante o veja no emissor desse tr, deverá esta com voltagem , se sim desligue esse emissor e veja
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 08 Fev 2010, 11:21
Amigo Claudio Carvalho, eu trabalhei com eletronica em 1998 e parei em 2000, de lá para cá me tornei torneiro mecânico, e uso a eletrônica para consertar meus aparelhos, inclusive esta tv ganhei do meu patrão, a fonte de sinal que eu estou usando é o meu DVD e a antena, e o jump esta para 480P. Obrigado pela dica do manual de serviço, assim que eu peguei esta TV eu baixei este manual. Amigo Almeidaf o transistor tem 5V no coletor, 0,1V na base (que não se autera para + nem - quando se aperta o mute, se mantendo sempre em 0,1V) e 0V emisor. Fiz a medição na sida do chip e é sempre 0,1V. Como posso ver se a fase esta certa ou não? A imagem esta aparecendo normal, tanto na TV como no DVD. se a fase estiver errada qual seria o sintoma?
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: marcosbr Date: 08 Fev 2010, 11:49
 Quando voce retira a antena, ou a emissora sai do ar, o micro corta para não haver barulheira. (alguns até desligam na falta sinal)
Como ja foi dito, tens que resolver o sincronismo sem jampear nada.

Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 08 Fev 2010, 13:40
Antes do meu patrão me dar esta TV, ele me falou que estava vendo TV e desligou para dormir, no outro dia ele foi liga-la funcionol normalmente só que sem o som, ele mandou para a autorizada da LG, e eles cobraram 800,00 para consertar. Então ele me deu, só que quando veio da autorizada ficou sem sincronismo. Uma duvida, se o sincronismo ta ruim porque a imagem esta perfeita na tela? com a imagem na tela, não era para o micro entender que esta tudo bem? por que não da voltagem no pino S-MUTE do micro processador?
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Claudio Carvalho Date: 08 Fev 2010, 13:58
Deive.

Ai é que esta!  Ao jampear o CI, você mudou o sincronismo dela e se é um DVD que usa como sinal, tem de saber que configuração ele esta enviando ao chassi!

Veja, a leitura automática do sinal pode estar travado com a jamper, já pensou nisto?

Veja, é a mesma coisa, a grosso modo, de se querer colocar um motor de fusca numa Mercedes!


Cláudio
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 08 Fev 2010, 22:01
Coloquei o IC 264 novamente na placa, e o problema voltou a surgir. Removi o R340 que cuida do F0/F1 do IC 264, e vi uma coisa interesante, se eu pegar uma chave de fenda e fechar um curto onde o resistor estava soldado, a imagem fica sincronizada, se eu der mais um toque ela perde o sincronismo e assim sucetivamente. Eu acho que esta acontecendo o siguinte:
Este CI faz o papel de uma chave entre o video de 480 e o de 1080. Quando a imagem fica ruim na tela ele esta tentando pegar o de 1080 so que o processador principal não da ordem para o ic 501 (CXA 2180Q) operar na frequencia HDTV ai a imagem fica toda torta. quando dou outro toque ele muda para o 480, nisso o IC501 já esta nesse padrão. Imagem boa. Eu conferi com um osciloscópio os pinos 1 e 2 do micro processador principal que no esquema esta como SYNCV e SYNCH e o sinal de sincronismo chega neles. Para mim este micro processador esta ruim.
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Claudio Carvalho Date: 09 Fev 2010, 06:42
Deive.

Realmente há uma grande possibilidade de este Ci estar ruim.  Mas e o áudio ?

Você terá de troca-lo para saber se chaveando eletrônicamente, a sequência faz tudo correto !



Cláudio
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 09 Fev 2010, 07:44
Vou tentar encontrar este CI, mas a parte do audio, eu continuo achando que é o micro processador, o sinal de sinc. pode esta chegando,mais ele pode não esta entendendo. tem algo errado com ele, pois o pino que deveria dar sinal de mute (s-mute), não opera de modo nenhum. Esta sempre com 0,1V. Vc não acha estranho isso? Eu acredito que a parte de sinc. não interferiria neste pino, que mesmo sem sinc., ele teria que esta com uns 2 à 5 V (ativando o mute), e esta com 0,1V. Sera que estou certo?
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Claudio Carvalho Date: 09 Fev 2010, 07:56
Deive.

Pode ser sim sincronismo, pois se não oscilar corretamente, não libera a passagem de áudio!


Cláudio
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 10 Fev 2010, 20:36
Desculpem a demora, cara ta dificil de achar este MM74CH, onde eu posso achar peça para esta TV, nem a propria LG tem. O que é um absurdo. Grande Claudio, me tira algumas duvidas, quando a imagem aparece na tela, normal, sem pular nem vertical e nem horizontal, estatica. Esta sincronizada ou não? Quando o sincronismo esta fora de fase, como fica na tela? um abração companheiro.
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Claudio Carvalho Date: 10 Fev 2010, 21:32
Deive.

Sincronismo horizontal, a imagem aparece se deitando e vertical serrilhada, OK!

Agora, quanto as peças, rapaz, tente nos nossos patrocinadores!


Cláudio
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 11 Fev 2010, 07:24
Vou tentar ver a peça com os patriocinadores, e sobre o sincronismo, quando a imagem esta estatica na tela, esta sincronizada. Certo?
Ontem mesmo eu estava vendo Big Brothr nesta tv e o som em uma menor. e vendo perfeitamente sem esta dobrada ou serrinhada, se eu achase este micro controlador para comprar eu tentaria a sorte.
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: Claudio Carvalho Date: 11 Fev 2010, 07:28
Deive.

Se a imagem esta esticada, ai é outra coisa!  E/W, é o circuito que corrige este defeito, OK!

Não ela não esta deslocando ou serrilhando a imagem e esta " esticada ", é E/W a ser conferido, não sei se é aplicavel no seu caso, OK!


Cláudio
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 11 Fev 2010, 21:03
Me perdoe amigo Claudio, eu acho que escrevi errado, a imagem esta estática. Como eu disse ontem eu assisti tv por + ou - 3 horas só usando som de outra tv, mas dequele jeito, tirei o resistor R340 do IC 264, e encostei com uma chave de fenda no terminal onde o resistor estava soldado. A imagem fica perfeita sincronizada nitida, ou seja normal. só nada de som.
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: deive.lima Date: 14 Fev 2010, 15:25
consegui acertar o sincronismo! esta com todas as peças no lugar e funcionando. Só continua sem som. e agora eu tenho certeza que não é o sincronismo que esta fechando o som. Grande claudio pode me dar uma dica?
Re: TV LG RP40NZ60P Sem som By: grandegill Date: 14 Fev 2010, 21:52
Desculpe por invadir essa ""briga"",  mas como  eu não ví nada mencionado a respeito   do alto falante, e como sómente nessa semana  peguei (2) dois aparelhos (LG) com os altos falantes abertos, gostaria de saber se já foram testados.
Um abraço e boa sorte.
Páginas: 12