Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 22 Out 2009, 19:49
Aparelho: TV
Marca:    Philco-Itautec
Modelo:   PCS2956N
Defeito:   Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??)

1-Esta TV veio de oficina autorizada, o cliente levou por três vezes sempre com o mesmo defeito e deram com sem solução. Primeiramente constatado "gambiarras" no TSH, fuga de alta tensão, foi colocado um espaguete e preenchido com silicone, retirei o TSH e o sustitui por outro original (Daewoo) com código FFA97017L(1), onde apenas o nucleo de ferrite é de menor dimensão (menor permeabilidade magnetica = menor transferência de corrente)), más é dito como original BRASALFA (made in China). 2- Após fiz a substituição do transistor Q701 (BU2508DX),que já estava em curto, colocado outro novo. 3- Ligado a TV, fonte entra em Stand-by, led piloto (D101) aceso, aciona-se o botão de partida Start power, liga em seguida desliga, por proteção (não abre trama), led piloto volta s acender em Stand-by, pino 1 de IC-904 vai para 3,9V e em seguida 0V. 4- Abri o junper (J113) +130 V e coloquei uma lâmpada como carga 127V/25W, fonte primária parte normalmente com saidas de +131V (+B); +5V6; +5V; +18V, em Q901, Dreno medido 280V (rede 220V/60hz), em G medido 1,8V, más informa que pode ser até 5,3V, rele desmagnetização ok, acoplador isolador IC-902 ok. 5- Medido impedância bobinas defletoras Vertical com 7,6 Ohm e defletora Horizontal 1,0 Ohm (possuo uma TV 29 identica, más placa com versão atualizada, onde Vert. 7,8 ohm e Horiz. 1,1 ohm e funciona perfeitamente), comecei então a testar varios componentes associados ao T701; Q701; IC601, principalmente os diodos e alguns transistores como Q702; Q701; Q709; Q705; e nada de errado até aqui encontrado, ou algo que ainda não enxerguei!
6- As tensões na fonte secundaria T701, +180V e +55V não se fazem presentes. Preciso de ajuda.


Obrigado a quem puder ajudar.
Valdir Mueller

Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: paulo52 Date: 22 Out 2009, 20:11
confira  resistore do  180v ,  ergua  ,resistores  na  pci  do  crt , ja  tive  problemas  com  eles .
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: marcosbr Date: 22 Out 2009, 20:53
 Voce pegou esta TV condenada, não foi à toa.
Este aparelho mexido é bastante complicado.
Em primeiro lugar, ache o esquema correto. (tem muitas modificações)
Se o fly estava com solda original (acho difícil) coloque igual.
Esta linha de capacitores do coletor, da surra em muita gente.
Veja este regulador de 9 ou 8V.
Trabalhe com calma, o cliente nem você pode se apresar.
Ja estava condenada. kkkkkkkkkkkkkkkk


Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 23 Out 2009, 11:04
Ola! Bom dia amigos Paulo e Marcos.
Grandes dicas e ótimo conselho, nesta hora realmente é preciso ter calma, sem afobação.
Obrigado por enquanto, Volto a informar qualquer novidade.
Saudações,
Matrix57. :police:
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 27 Out 2009, 19:00
Ola caríssimos colegas!
O pepino continua.
-Abri a malha de R812; R822; R832 (8K2) do +180V, defeito continua.
-Chequei e medi todos os capacitores associados na deflexão horizontal, todos com leitura muito proxima dos valores impressos em seus corpos (Tolerâncias menor que 20%).
-Troquei toda a placa Chassi completo da TVC 29" que possuo, continua o defeito, a minha placa boa também entrou em proteção, remontei a minha TV e esta OK.
- Com Analizador/Reativador Redael, verificado emissão de R;G;B, estão OK proximo de 90%, sem fuga G1/G2, sem curtos.
-Com teste Flayback/Yoke Diatron TEF-41, medido na funçao estatico da Bob. defletora Vertical 100%, ok. e medido função estatico da bob. defletora Horizontal 97%, ok.
Agora o bicho pegou, que diabos será isso???????
Alguem faz ideia do raio desse defeito???????
Saudações a todos,
Matrix57. ::)

Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: trudes Date: 27 Out 2009, 19:17
Apesar de checar o tubo, ele deve estar furado (em baixo da defletora). Teste o chassi no outro tubo.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: marcosbr Date: 27 Out 2009, 20:01
  Como já te alertei...
  Se a outra for "exatamente" igual, até pode trabalhar por ela.
  Dependendo da versão e do fly, estes capacitores mudam.
  70% destes aparelhos, tem o n° no impresso, mas não vem todos eles de fabrica.
Veja pelo impresso, a possibilidade de associação serie/paralelo. Estes 470p/2kv
são críticos.
Não teste, este chassi no tubo bom. Teste este tubo, no chassi sem problema.
Problema com estes capacitores pode danificar o tubo.
Já lhe falei em outros tópicos... não teste. Na duvida, troque estes capacitores.


Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: trudes Date: 27 Out 2009, 20:08
Apesar de relatar que já testou os capacitores, o que o Marcos indica é importíssimo. Não deixe de fazer.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 27 Out 2009, 23:29
Ola caríssimos Trudes e Marcos!
Obrigado pelas dicas, fazem bastante sentido, mas ficaram alguma dúvidas.
- Furado? No sentido do esmalte do fio magnético entre espiras quando recebe tensão ou o pescoso do cinescópio?
-Marcos, você diz, não teste este chassi no tubo bom. Teste o tubo no chassi sem problemas, se entendi, foi isso que eu fiz ou estou enganado, seria o contrario?
Agradeço o apoio.
Saudações,
Matrix57.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: marcosbr Date: 28 Out 2009, 11:32
 Veja o que eu digo.
Se a placa ou defletora, estiverem com problema. Seu tubo bom, corre risco.
Se você tem uma placa boa, ela tem que trabalhar com este tubo.
Você gerou a duvida quando disse:
"Troquei toda a placa Chassi completo da TVC 29" que possuo, continua o defeito, a minha placa boa também entrou em proteção"
Se ela esta perfeita, e entrar em proteção. O tubo ou defletora está ruim.
Furado é um termo usado para o tubo trincado embaixo da defletora. (parece um furo)
Certa vez, discuti com o gerente de uma autorizada em que trabalhei.
Após varias tentativas de conserto, ele nos falou :
Este aparelho vai ser devolvido. Ninguém mais, pode conserta-lo para não desmoralizar a oficina. Da um jeito!
Como ninguém fez nada, eu vi ele fazer a sacanagem, não vou colocar aqui para não ensinar. Estragou todos os CIs.
Sincera mente...
Pode te interessar como aprendizado, mas este tipo de serviço, não gera lucro.
Fora problemas futuros.
Não de esperança ao cliente, muito menos orçamento.
Pense bem para não ter prejuízo.
Um abraço.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: branco Date: 28 Out 2009, 13:22
O amigo ja verificou tenção nos pinos 22 e 50 do IC501?
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 31 Out 2009, 18:25
Ola Carissimos Colegas!
Voltando ao assunto, preciso remover a B. Defletora, porem existe um "selo de advertência" que informa: Não remover esta bobina defletora sem antes LER as instruções do Manual de Serviço e prodedimentos, pois utiliza cola de aviação (adesivo de alto poder). Eu tenho o Manual técnico e não consta nenhuma instrução, talvez o Manual de serviço completo, ou alguem já fez esta operação com sucesso, agradeço ajuda e informação.
Saudações,
Matrix57.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: trudes Date: 31 Out 2009, 19:21
Mesmo que vc consiga soltar essa defletora (difícil), não irá achar outra para colocar no lugar. Não mexa nisso. Quando acontece de pegarmos um tubo ou defletora desse ruim, o correto é trocar o conjunto.
Mas, me diz uma coisa, já fez os testes que te passamos?
Já trocou os capacitores do horizontal?
Porque está querendo mexer na defletora, não nos deu resposta concreta nenhuma do que foi postado aqui pra vc?
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 02 Novembro 2009, 20:24
Caro trudes!
Já estou a bastante tempo nesta TV, já testei tudo, toda seção de deflexão Vertical e Horizontal, os valore dos capacitores que o Marcos citou em sua tabela grifada em vermelho estão corretos, alguns com variação muito pequena, conforme já citei, e ainda como teste mais contudete e compravatório de que tem algo errado no cinescópio e Defletora foi quando usei minha placa/chassi boa e deu o mesmo defeito, desarmou por proteção.
É um chute no s...c... quando um tecnico ou Eng° se depara com um defeito e a falta de recursos técnicos por falta de peça de reposição, dificuldade de substituição, suporte de fabrica ou fabricante vem a nos convercer que um conserto é inviavel somado ainda o custo de substitução do conjunto Bobina defletora + Cinescópio e devo ainda convencer e argumentar junto ao prorprietário de sua infeliz compra de uma TV de 29" com menos de dez anos de uso. Me desculpem, mas nós seres humanos e os do mundo técnico em eletrônica e fabricantes estamos contribuido para pruduzir ainda mais precocemente lixo eletrônico, agora com menos de dez anos de uso, antes os produtos eletrônicos duravam mais e haviam maiores recursos de substitução de peças e componentes. Fico assim portanto a seguir o sugestão e opinião do Marcos, vou "largar o osso", lamentavel. Nota: DEFEITO SEM SOLUÇÃO.
Grato pela ajuda de todos, com
Cordiais Saudações,
Matrix57. :(

Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: antesateletronica@terra.c Date: 02 Novembro 2009, 20:34
Amigao...me deparei com um caso semalhante ao seu tempos atras e pedi um auxilio aq no forum para os amigos... e para tanto gerou um bafafa danado devido que no meu caso que se paresia muito com o seu...me deu uma dor de cabeça daquélas e o defeito era o trc e a defletora.....foi resouvido com a troca dos mesmos........no seu caso, se compençar o seviço faça o mesmo ,,,troque o trc e a defletora e fim...abraços....
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 02 Novembro 2009, 21:04
Valeu Antesat!
Então, tenho como ultimo cartucho orçar o custo de substituição do conjunto Deflet.+Cinescópio, repassar ao cliente e ver se ele topa (Ver também se tenho fornecerdor deste conjunto), caso contrario é fechar e sucatear.
Saudações,
Matrix57.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: edsontadeu Date: 02 Novembro 2009, 21:42
em ultimo caso voce pode  tentar encontrar  cinescopio e defletora da sharp ou cce  cuja a impedancia seja a mesma  ou bem proxima.caso seja bem proxima é so trocar o capacitor de booster  que pode resolver o problema. Eu so tenho uma duvida  quando voce disse que soltou os 131v  a fonte estabilizou,  mais quando a fonte estar sem carga para mim isso pode ate acontecer. eu daria um conselho que seria voce  verificar todos os diodos  e outros componentes que estejam  cobertos pela cola quente, remova estes componentes  retire a cola  da placa  limpe os componentes  e  ressolde no lugar. e ressolde toda a fonte. so pra ter certeza. Porque para mim a autorizada que nao existe mais, ja tinha detectado o defeito no tubo e como fica muito oneroso eles descartaram o aparelho.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: trudes Date: 03 Novembro 2009, 08:56
Tudo bem matrix. Veja, nunca troquei um conjunto desse por um novo (muito caro). Sempre dou a opção para o cliente de, "troca do tubo por um usado em boas condições de uso". Daí, como sempre tenho esses tubos de televisores CCE, TOSHIBA, PHILCO e algumas outras, coloco um bom, e pronto. Esses tubos são RCA e são usados em várias marcas, basta somente se atentar ao número e modelo. Sei lá, só estou te dando uma idéia. Um abraço.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: marcosbr Date: 03 Novembro 2009, 12:01
 Na guerra, todos os "valentes" morrem.
Os que são chamados de "covardes" voltam, porque tiveram medo e agiram com cautela.
Devolva esta bomba!!!!!!!!!
Mas vale um covarde vivo, do que um herói morto. kkkkkkkkkk
Um abraço.
Re: TV Philco-Itautec PCS2956N Fonte entra em proteção (ABL ou outro.??) By: matrix57 Date: 03 Novembro 2009, 22:48
Carissimos Marcos; Trudes e Edsondadeu!
Gostaria de pelo menos apresentar ao cliente a proposta de oferta de conjunto recondicionado ou novo, assim fico na certeza de ter cumprido o meu papel, certo?
Não estou encontrando fornecedores, casas comerciais especializadas neste produto TRC´s, alguem tem sugestões de onde encontrar? Agradeço ajuda.
Saudações a todos,
Matrix57.
Páginas: 12