Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 123
LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: renato_berger Date: 03 Julho 2009, 20:30
 sei que este assunto ja criou polemica entre alguns amigos da profissao, gostaria de saber do pessoal quem usa e porque?  qual a maneira? resolve mesmo? pois a primeira ves que vi um tecnico respondendo um pedido de ajuda e mandar o outro lavar a placa com agua e detergente achei que era uma pegadinha, depois percebi que outros fasem isto. aqui na minha região nunca ouvi falar sobre lavar com agua uma pci, ate porque e uma regiao  que no imverno a temparatura geralmente vai a baixo se sero, e o ar fica umido, os consertos de tv aumenta muito nesta epoca, com defeitos em fly bakc bobina defletora  e soquete do tubo tudo devido a umidade, por isso jamais pensaria em lavar uma placa com agua,uso apenas alcool isopropilico em pequena quantidade, mesmo assim este ano ja tive dois retorno de tv com problemas de umidade. gostaria de saber os prols e os contras de quem ja usa ou nao. e qual as vantagems se é que tem.                      Renato Berger
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: antesateletronica@terra.c Date: 03 Julho 2009, 21:00
pois é.!....estou tambem entereçado em saber ...uma ves q eu tentei e me dei mal, lavei uma placa com agua e detergente, sequei com secador de cabelo e para garantir , coloquei a placa ao sol. aprinsipio funsionol q uma belesa sem contar q ficou com a aparensia de uma placa nonivinha em folha, mas depois de 6 meses a tv retornou para mim com defeito de linha de retraço, tive um trabalho danado para descobrir q o defeito éra umas oxsidaçoes e zimagens debaixo de varios capasitores e tambem do flei,...nao sei se foi eu q nao fis a secagem direito ou sei la eu oq...
mas acho q deve funsionar mesmo pois varios tecnicos fasem isso pelo q andei observando....fica ai minha interrogaçao...funsiona mesmo??????.
outra coisa, aq onde moro costuma dar inundaçoes em sertos bairros da cidade, e quando entra uma tv q se inundou por dentro de agua e barro, sempre sao dado pt pela maioria das ofisinas deta cidade, eu mesmo tenho uma lg 29 q ganhei do cliente devido a isso e nao me arrisco a perder meu tempo com éla....mas ta ai oq eu acho, se tem quem descorda é outra coisa..cada um sófre como quér nao é?rsrsrsr :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: helio josé Date: 03 Julho 2009, 21:10
Olá Renato e amigos,olha eu já lavei placa com agua e sabão em pó. O detalhe é que havia caìdo refrigerante em cima dela ,ou seja, já estava fud........ mesmo.O fato é que ficou ok!! Foi lavada com agua sabão em pó depois seca com jato de ar e soprador térmico.
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: brunoquarelo Date: 03 Julho 2009, 21:14
olá a todos, este procedimento alguns dizem que funciona outros dizem que acaba com a  placa, eu vo falar eu já lavei uma placa faz uns 4 anos atras se não me falha a memória foi uma philco CPH05 que o cara derrubou nescal, só que antes de lavar eu tirei: soquete, fly back varicap, trans. driver, bobina aft, chopper e trafo do primario, ai depois joguei agua, depois disso eu liguei o forno de um fogão deixei ele fica numa certa temperatura, que não derretesse a]nada na placa, desliguei o fogo e coloquei a placa lá por alguns minutos depois disso taca secador e deixa mais um dia no sol, monta tudo para ver o que tinha queimado.. UFA... faz 4 anos isso, na epoca eu lembro que eu ja aproveitei e troquei o fly back e os capacitores classicos deste chassis, pelo o que eu sei funciona até hj a tv

mais assim a tv falta som já pega lava a placa ai num da, só ultimos casos quando cai algo, enchente, quando a  tv é de praia. agora cada tecnico faz o que ele achar melhor para o aparelho lembrando que ele que arca com as consequencias. no intimo nem THINNER eu uso na placa só alcool isopropilico com cotonete, algodão e flanela.

mais como eu disse cada tecnico faz o que ele achar melhor em cada aparelho, eu no intimo lavar uma placa só no ultimo caso, se for assim lava a placa por qualquer defeito ou pó eu abro uma banho e tosa pra cachorros shaushaisuahsahs
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: vini Date: 03 Julho 2009, 21:23
Pessoal: Acho que vocês deveriam dar uma olhadinha nete tópico que eu postei faz um tempinho:

http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,1558.0.html
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: Luís do Rádio Date: 03 Julho 2009, 22:27
Olá pessoal, eu já lavei varias PCI e sempre o resultado foi otimo, exeto as que pegam marizia essas não tem geito  mesmo que você lave dar melhor maneira possível ela volta a dar continuidade com o tempo e o aparelho volta a dar defeito. Eu lavo da seguite maneira, retiro Fly Bek, unidade de varicap,CIs grandes, Tranf driver, soquete do TRC e a final retiro todas aqueles componentes que possam acumular exesso de agua difilcutando a secagem depois lavo com bom sabão em pó, só não vou citar o nome do sabão porque não sei se pode citar aqui no forum mas se puder eu cito depois, a  secagem eu faço no sol ,como aqui o sol é de rachar asfalto baixa deixar  por 3 horas que não fica nenhuma umidade, depois monto todos os componentes e fica beleza, até hoje não tive nenhum problema. não discordo de quem faz a secagem com secador de cabelo mesmo porque as vezes não tem sol suficiente mas a cecagem melhor mesmo é no sol.   
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: Claudio Carvalho Date: 03 Julho 2009, 22:31
Turma.

Não é para sair levando tudo que é placa não!!! rsrsrsrsrsrs

Este caso, só se aplica em determinados acontecimentos!

Veja, O Ricardo esta em uma região de praia, então é comum oxidar, devido a maresia e neste caso, é um bom remédio a lavagem!

Eu aqui na região serrana, não tenho muito a fazer, mas as vezes se faz necessário a lavagem da placa, por motivos diversos, cair café, refrigerante, ou qualquer tipo de substância anormal ao trabalho da mesma.

Quem já não deu um jato de ar em um chassi? Pois é, e tem gente que não gosta de tirar poeira deles, já eu tiro...

Imagine, pegar um aparelho de um bar para conserto?  Vem com 1 Kg de pó dentro dele, que chega a dar ojeriza!!!

Mas lavar uma placa, não é a pior coisa do mundo!  Só não podemos é fazer desta saída, uma coisa natural, pois não é conveniente!

Agora, cada " Bruxo " tem a sua poção...  O importante é que todos saibam que não é tão errado assim!


Cláudio



Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: antesateletronica@terra.c Date: 03 Julho 2009, 22:35
bem ... se seguir o prosidimento q o amigo bruno disse , pode dar tudo serto mesmo  sendo q os prinsipais componentes forem retirado antes da lavagem,,, acho q vou esperimentar esse p´rosedimento pra ver no q da,,,,boa dica éssa do bruno....amanha mesmo vou me aventurar numa lg q tenho encostada na loja vas um tempinho devido a isso...se der resultado aviso os amigos aq do forum ok? e se nao der ,,,tudo bem,,, ja tenho ela com perdido mesmorsrsrsrsrsrsrsrsrs :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: RONAN Date: 03 Julho 2009, 22:49
Chega.................vamos ver ele........esse assunto até me dá vontade de beber agu.......desculpe........ cerveja...........kkkkkkkkkkkkkkkkkk
http://www.youtube.com/watch?v=fm0u4kpsirU

Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: Barriga Verde Date: 03 Julho 2009, 22:55
Pessoal...

Um aparelho de TV não foi projetado para tomar banho de água com detergente...

Mais em determinados casos, como os já citados acima, precisam tomar este banho...

Então não há mal algum que isto se faça, desde de que se enxague bem e se seque melhor ainda...

Isto não que dizer, em absoluto, que ao menor sintoma de sujeira ou de umidade na placa do impresso, devemos mergulhar a mesma na água e dá-lhe detergente...

Só em casos específicos e com todos os cuidados necessários...

Não façamos,portanto, dessa prática uma ação normal e corriqueira, no nosso dia a dia profissional...


Tenham todos uma boa noite, e um ótimo final de semana!

Um forte abraço...

B.V.
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: marcosbr Date: 03 Julho 2009, 23:07
 De preferencia, use shampoo pra cabelos secos, aí ela não molha.
Depois coloque no microondas e seque bem os capacitores. KKKKKK!!!!!!!!
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: antesateletronica@terra.c Date: 03 Julho 2009, 23:12
vou esperimentar, mas tirando todos os componentes da placa até mesmo os jampers...depois monto tudo outra ves nem q me leve o resto de minha , :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X BRINCADEIRA PESSOAL.....
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: donizeth-ba Date: 04 Julho 2009, 00:17
Colegas boa noite.
A técnica da/de lavagem da pci aprendie há alguns anos,desde meus primeiros passos ...
passos na área técnica! pois isso aconteceu em salvador...e lá com mar/sal...
muintos dos aparelhos chegavam sálitrados e com defeito/defeitos...
ae o primeiro passo ...? lavagem...c/detergente liquido neutro!
nâo uso detergente pó...! por conter muinta" sóda cáustica "que corroe até ferro...
neste lavagem é de extrema inportância a secagem 100% ...
a secagem pode ser um dia de muinto sol/mesmo assim antes de ligar uso secador!
lavagem expressa;lavar/usar compressor de ar/secador...
Nota; a lavagem/limpeza técnica,é aplicada de acordo com a observaçâo do  técnico.
*ja peguei tv que ao ligar.../tv fechada...tomei um choquinho...!ao abrir fiz testes e adivinhem!
Até a tampa/plástica tinha conduçâo ôhmica...
-Entâo porquê nâo lavar...? Esta é a minha opiniâo... até a próxima.abraço a todos.

Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: carlosverdao Date: 04 Julho 2009, 00:35
respeitando a todas as opnioes coerentes,sempre lavei pci,com agua e sabao , retiro o traf, varicap  e fry, taco no sol  e depois taco o secador...tem lugares que os caras tem  uma estufa pra secar...e nunca nenhum pci  meu deu problema, ja vi grandes tecnicos  lavarem e blz talvezseja uma questao  de costumes ..portanto temos que respeitar. se é pra descutir  um assunto serio , deixaremos as gracinhas  pras  piadas do forum ....

tenhao uma boa noite acho??

Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: Canmeira Date: 04 Julho 2009, 00:46
Tem muitos pontos sobre a finalidade dessa lavagem, mas a que considero de extrema necessidade para esse procedimento é quando cai produto que pode conduzir e como bem descreveu Donizeth, em região em que a marezia deve ser retirada.
O procedimento que presenciei foi idêntico e o técnico diluia detergente neutro, aplicava com pincel para umedecer a região disponível, sem retirar nenhum componente, depois água corrente usando pistola de compressor de ar e deixava pelo menos 24 horas pindurada em local que recebia sol em uma determinada parte do dia.
Antes de montar usava o secador.
Isso porque a loja fica em Vila Velha-ES (Minha Terrinha) e tinha muitos televisores com muita marezia vindas da região das praias.

Na maioria das vezes somente a "lavada" resolvia o problema.



Abraços a todos!!!!

Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: renato_berger Date: 04 Julho 2009, 09:23
 caros amigos abri este topico na intençao de aprender mais um pouco com, amigos de outras regioes, mas paraçe que  o assunto virou piada para alguns, como o Carlos observou, podemos abrir outro topico para as piadas referentes.....
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: brecha Date: 04 Julho 2009, 09:57
sempre usei esse metodo de lavar qd caiu qq liquido ou enchente
e não retiro nada ,ja teve placa que deixei de molho no tanque
e secava com o secador de cabelos preso em um braço articulado
e nunca deu retorno ,teve ocasião que lavei a tv inteira ,principalmente tvs de cosinha .
obs fica novinha rss
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: paulo52 Date: 04 Julho 2009, 10:34
Pego  muitas  tvs  aqui  que  vem  de  fazenda  e  bairros  que  ainda  não  tem  asfalto , imagina  ,fica  impossivel  visualisar qualquer  inscrição  na  pci,não  discuto  ,lavo  com  agua  e  sabão e  taco  no  sol ,  que  diga-se  de  passagem  aqui  e  brabo , nunca,mas nunca  mesmo  tive  problemas com  este  procedimento e  mais  um  detalhe  , não  tiro  nada  da  pci  ,o  segredo   , e  a secagem ,penduro  a  pci  ao  sol  e  pronto .
Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: rickteck Date: 04 Julho 2009, 10:48
Eu tambem faço como o Paulo, lavo tudo sem tirar nada...

Alem de nunca ter dado problema, ja solucionei varios casos só lavando (detergente e agua) :laugh:

Re: LAVAR PCI COM AGUA E DETERGENTE???????? By: marcosbr Date: 04 Julho 2009, 11:46
 Bom dia.
Me desculpe o Verdão, e alguns que conhecem o meu ponto de vista.
Já lavei placa, como mencionado em outro tópico.(cada caso é um caso)
Quanto a piadas, eu entendo que com com bom humor, qualquer assunto assunto fica melhor.
Desde que não haja ofensas pessoais.
Imaginem que eu tenho no mesmo local. Uma TV convencional 34" Sony vega, uma LCD, e um notebook.
Todos são aparelhos eletrônicos.
A minha pergunta é:
Quando der defeito em um deles, eu faço o que?   Meto agua nos três.????
O fórum é visto por muitas pessoas, que não sabem nem o que é um soprador térmico.
Opinião pessoal sim, vamos conversar. Aconselhar a fazer é outro caso.
Eu nunca vi um aparelho eletrônico, escrito: Auto-lavante!!  Nunca vi um posto autorizado lava rápido.
Eu sempre digo pra meu filho o seguinte:
Faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço.  :o
Páginas: 123