Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
(RESOLVIDO) TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: necotecnicoiniciante Date: 22 Junho 2009, 14:23
Ola Amigos,
Sou tecnico iniciante e estou com uma sharp onde nao ligava. Ao abrir, vi que o transistor q3701 (sk2139) estava queimado (tava ate com a carcaca estourada). Vi que o R3708 de 10k tambem nao estava bom entao troquei os 2, porem a fonte continua morta. Alguem pode dar uma dica.


Re: SHARP 29ST58 FONTE NAO FUNCIONANDO By: marcosbr Date: 22 Junho 2009, 14:44
 Boa tarde.
Faz muito bem em se declarar inciante, somente com o tempo e humildade chegamos ao objetivo.
Comece analisando este manual, vai acompanhar todo o funcionamento da fonte.
Qualquer duvida poste o numero dos componentes.
Um abraço.
Re: SHARP 29ST58 FONTE NAO FUNCIONANDO By: brunoquarelo Date: 22 Junho 2009, 15:22
o link do manual:

http://www.4shared.com/file/38696312/e7ebfb75/Sharp29st5898alainotimocompleto.html?s=1
Re: SHARP 29ST58 FONTE NAO FUNCIONANDO By: marcosbr Date: 22 Junho 2009, 15:42
 Esqueci o link. kkkkkk
Valeu!!!!
Re: SHARP 29ST58 FONTE NAO FUNCIONANDO By: Claudio Carvalho Date: 22 Junho 2009, 16:06
Neco.

Se tiver alguma dúvida em fazer algo no chassi, contate a gente, tá?


Cláudio
Re: SHARP 29ST58 FONTE NAO FUNCIONANDO By: brunoquarelo Date: 22 Junho 2009, 18:37
para te ajudar o esquema da fonte
Re: SHARP 29ST58 FONTE NAO FUNCIONANDO By: brunoquarelo Date: 22 Junho 2009, 18:57
rapaz só isso vc trocou? foi mais coisa junto pode apostar

Se o Q3701 entrou em curto e estorou com certeza os resistores SMD R3703 de 15R e o R3707 de 27R estarão abertos e ali só colocando resistores comuns no lugar.

Pode trocar o IC3701 (TDA 4605-3)

Troque novamente o Q3701 (2Sk2139)

Por segurança troque o D3720 e D3706 (ambos 1N4148) , C3729 (1nF/4KV) e C3713 (2,2uF /100V)

vc precisa verificar se o resistor SMD R3706 de 47K não esta aberto (que que medir fora da placa)

verifique se o resistor R3704 de 27R e o R3713 de 47R estão bons (que que medir fora da placa)

troque esses componentes se vc é novato na profissão cuidado para não inverter nenhum diodo, circuito integrado ou capacitor e não se esqueça de colocar parta termica no transistor FET Q3701

fico no aguardo, e coloque todos esses componentes novos ok?

Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: necotecnicoiniciante Date: 23 Junho 2009, 18:16
Ola Amigos, grato a todos.
Ontem mesmo mandei a mesma duvida a um amigo aqui do forum pelo e-mail dele o qual ele me respondeu logo cedo informando para ir direto verificar o R 3703 e o R 3707. Realmente, era o R 3707 de 27r que estava em aberto (é um resistor SMD, eu tirei o SMD e coloquei um comum, funcionou perfeitamente). Ou seja, somente este componente alem do Q3701 foi o motivo da fonte ficar morta.

Apesar do nosso amigo bruno ter citado tambem estes itens em sua resposta no forum, gostaria de agradecer publicamente ao Luiz da cidade de Santos-SP cujo codinome em no forum é lucciano003, que me enviou a dica por e-mail.

E mais uma vez, obrigado a todos


Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: brunoquarelo Date: 23 Junho 2009, 18:20
neco parabens por ter resolvido, essa tv é bem complicada até para tecnicos mais experientes ainda bem que não te deu dor de cabeça!


agora por favor coloque como resolvido


se não souber como fazer clique no link abaixo

http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,9859.0.html

Re: (RESOLVIDO) TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: necotecnicoiniciante Date: 23 Junho 2009, 22:58
Ola amigos, terei de reabrir este topico.
A TV estava funcionando corretamente, deixei a tv ligada e uma hora depois, o Q3701 queimou (estourou) novamente. Ou seja, apesar dos componentes trocados anteriormente terem aparentemente resolvido, ha um outro fato causando a queima do transistor.
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: marcosbr Date: 23 Junho 2009, 23:04
 Pode aguardar.
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: brunoquarelo Date: 23 Junho 2009, 23:10
é de qualidade esses componentes?


seu Q3701 pode ser carimbado


troque os componentes que eu tinha citado na outra dica  principalmente o C3729 (1nF/4KV) e a R3722 (8M2)
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: necotecnicoiniciante Date: 24 Junho 2009, 10:18
Bruno, bom dia, é dificil para mim, saber se o q3701 é carimbado. Eu comprei tendo como referencia o anterior, que era da Nec e comprei outro da Nec tambem. Comprei na santa efigenia, so que componentes a gente so encontra naquelas salas que ficam nos predios, ou seja, cada loja daquela se especializa na venda de alguns componentes. A que comprei so vende Ci e Transistor. As lojas grandes de rua sao poucas e acabam por nao ter certos componentes. Ja comprei outros componentes la, entao acho que nao deve ser este o problema. Porem se tiver alguem no forum que compra pecas la e possa indicar uma loja mais confiavel, agradeco. Ja tive problemas uma vez com um flyback o qual so comprando o original é que funcionou. Aqui no caso nao era carimbado, mas sim um generico.
Mas voltando o assunto, se o q3701 estourou é porque passou alguma tensao ou corrente superior a que ele foi projetado. Vou medir as pecas ao seu redor novamente, porque para mim que nao tenho estoque de pecas fica complicado ir trocando as pecas. E estou a 50 km da santa efigenia, assim so vou la uma vez por semana.Quero ser mais certeiro, ou seja, identificar a peca e troca-la que foi o que aconteceu como o R 3707. Sei que se trocar novamente estes itens vai funcionar, so que agora preciso identificar o causador do problema.


Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: marcosbr Date: 24 Junho 2009, 10:58
 Para acrescentar.
Quando coloca o Tr, esta usando pasta térmica? esta apertando bem no dissipador?
Coloque o dedo, e veja que que o calor no corpo do Tr, não pode ser maior que a do dissipador.
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: brunoquarelo Date: 24 Junho 2009, 11:07
vou te pergutar assim:

vc tem capacimetro para testar o C3729?
os diodos1N4148 que eu falei para vc trocar muitas vezes medem bom e estão com defeito

vc que é novo na eletronica vai ver muito disso de medir componentes como diodos, transistores e acusar estar bom e estar com defeito, capacitores medidos no capacimetro bom e estar com problema em funcionamento, teste frio não é 100% preciso, muitas vezes só da pra ter certeza de um componente com defeito trocando o mesmo.

troque os componentes que eu te disse principalmente os diodos e o C3729, afinal onde vai os resistores entrou tensão mais alta do que ele suportariatem coisa alterada ali. só resistores são precisos no teste a frio.

te digo isso pq eu trabalhei na autorizada da sharp era sempre esse componentes que trocava quando a fonte queimava, se fosse coisa aberta, em curto ou fuga já pifaria a fonte na hora não depois de algum tempo.
Essa listinha de componentes que eu te passei não sai a 10 reais e são trocado para evitar possiveis retornos como acontecei ai (se vc lembrar eu disse assim : por segurança troque  ******)

Lembrando a dica do marcos é bem valida tb, colocar pasta termica e apertar bem no dissipador, um aquecimento a mais ali já era.

em relação a comprar na santa efigenia não é fazendo propaganda,  o predio que vc diz que vai é na santa efigenia 295 né?

vc vai procurar a loja: "toninho componentes" é a unica que as peças são de qualidade
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: necotecnicoiniciante Date: 24 Junho 2009, 11:51
Vamos la : Marcos, coloquei pasta termica e esta bem fixado.
Bruno : é o predio na 295 sim. Vou verificar este toninho componentes, voce sabe pelo menos em que andar é?.
Apesar de voce citar este, para pecas da Semp, eu compro no 295 sala 211. É de um senhor ja bastante conhecido e so vende pecas originais da Semp. É o unico la que tem pecas originais e so desta marca. Fica ai a dica.
Ja que nao ha outro jeito, vou trocar as pecas que voce citou, so que porque o tda-4605 estaria sendo condenado tambem? É so por precaucao ou normalmente ele esta associado a este problema?
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: brunoquarelo Date: 24 Junho 2009, 12:03
como a fonte funcionou o TDA pode sair da listinha fica a seu critério, porem o mesmo recebeu uma carga fora do normal então não sabemos o que acontece com ele em funcionamento e como ele é um componente barato não chega a 3 reais EU no seu lugar trocaria pois ele vai ligado ao terminal G (Gate) do Q3701 junto com os resistores que abriram, alias foi uma surpresa ele estar funcionando ainda, normalmente quando o fet pifa esse CI  vai pra cucuia

o Toninho Componentes é no 2º andar loja 227, no mesmo andar desse revendedor da Semp que inclusive peças criticas da semp toshiba eu compro lá tb, vou te dar uma dica quando procurar uma loja nesse predio: entrando no prédio vai ter a escada e o elevador, na perede entre os dois terá um quadro com todas as lojas e os respectivos andares e numeros de cada loja.
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: necotecnicoiniciante Date: 25 Junho 2009, 20:32
Ola Amigos.
Com a nova queima do q3701 (sk2139), tive de trocar o r3703, r3706, r3707 que estavam aberto. Medi fora da placa o d3720 e d3706 estao Ok.
Medi fora da placa o r3704,r3713 estao OK.  Troquei sem medir o C3713 e o IC 3701 (tda 4605-3).
So nao troquei o C3729 (1nfx4kv) pois me parece que o mesmo so acopla o terra, porem o mesmo nao esta em curto, parece bom. Porem se precisar trocar, eu tenho um capacitor de mesmo valor porem de 1kv, assim nao sei se posso trocar ou nao.
Mas vamos ao que interessa : na bancada a fonte esta funcionando, porem a duvida agora é se nao vai ocorrer de pifar novamente quando colocar na TV. No esquema nao tem as tensoes que devo encontrar no q3701, assim se alguem puder passar algumas tensoes que devo encontrar no emissor,coletor e base me informe ou outro teste que possa fazer para ter certeza que a fonte nao vai pifar novamente.
Ps: na bancada so tenho tensao no 28V, as demais saidas da fonte estao zeradas, mas isso é porque ela esta fora da tv, ja que a TV é que liga o circuito atraves do conector 3100.

Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: brunoquarelo Date: 25 Junho 2009, 20:37
vou analisar o esquema ja vou retorna em relação ao capacitor que vc NÃO trocou era a coisa mais importante para ser trocada e vc não trocou todo o terra do secundario nasce naquele capacitorzinho sabia? tem que ser de 4KV não chega 1.50 um daqueles, os diodos tb já te disse e volto a repetir este a frio Não é 100% seguro ainda mais de falando de um componente de 40 centavos

ai fica dificil te passar dicas se vc não as seguem não acha?

a tensão de 28 é para ter 28v mesmo naquele ponto?

outra coisa o Q3701 NÃO TEM coletor base e emissor

ele é um FET tem os terminais S(search) G (Gate) D (Dreno)

seu teste é diferente de um transistor comum
Re: TV Sharp C-29ST58 Fonte Com Problema By: brunoquarelo Date: 25 Junho 2009, 20:45
esqueci de tirar a sua duvida sobre as ensões de saida do secundario


essa fonte é auto oscilante ou seja ligo vai sair todas as as tensões


não recomento liga-lá em separado mais sim recomendo o uso de lampada em serie com a fonte em seu devido lugar
Páginas: 12