Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: Julio SC Date: 04 Março 2010, 09:08
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Modelo:   Hps 2988
Defeito:   Quebra canhão do tubo

Oi pessoal, estou com uma TV CCE Hps 2988, que usa o chassis hps 2971 FSG.  Na casa do clienta, ela ora ligava, ora não ligava, quando ela deixou de ligar, o cliente mandou para mim, ( mortinha ).  Estava com um diodo da fonte  e o fusível queimado. Troquei os dois, e quando liguei, ela acendeu o filamento do tubo mas o tubo não. Comecei a medir a placa e de repente deu um estalo bem forte, que quebrou o canhão do tubo e queimou o vertical. Alguém já pegou esse problema, pois praticamente nem da tempo de medir. Troquei o vertical TDA8359J, a bobina defletora e liguei a placa num outro tubo e novamente liguei a tv, acendeu o filamento, o tubo continuou apagado e novamente outro estalo e outro canhão partido.
Agradeço a quem puder me dar alguma ajuda, pois fiquei perdido.
Obrigado,
Julio Cesar


Obrigado a quem puder ajudar.
Julio Cesar

Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: edson1954 Date: 04 Março 2010, 09:39
O condensador de largura está bom?
Perdí um tubo uma vez, por causa do capacitor de largura ruím.
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: Julio SC Date: 04 Março 2010, 10:27
O capacitor de largura esta bom, eu troquei por novo. Valeu
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: sady Date: 04 Março 2010, 10:50
Meu caro amigo , muitos defeitos de partir o tubo de imagem estão relacionados com a deflecção vertical defeituosa , o feixe de eletrons é dirigido para o pescoço do tubo causando a sua quebra.
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: luiz carlos hz Date: 05 Março 2010, 09:49
?
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: luiz carlos hz Date: 05 Março 2010, 11:09
passe um pente fino nesse vertical,vai achar algum componente ruim.teste o  tv sem que a placa esteja conectada no crt.boa sorte. :'(

Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: jacunda Date: 05 Março 2010, 12:36
Rapaz, se vc. trocou o capacitor de largura, vc. tem que ver que tem varios capacitores de sintonia neste televisor, tens que trocar todos, inclusivel diodos.
Outra coisa que pode ocasionar este defeito é a frequencia horizontal estar alterada, nunca me deparei com vertical queimando tubo!
Albino.
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: marcosbr Date: 05 Março 2010, 14:52
 Degola!!!
Inclusive, veja se não é a defletora.

Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: sidney grabowski Date: 06 Março 2010, 17:52
fonte alta cap largura e vertical a proria saida vertical ruim ou faltando alguma tensao nela .e defletora carbonizada quando liga gera faiscamento e pode dar choque termico no canhao cauzando quebra ou furo.
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: jacunda Date: 06 Março 2010, 20:22
Se fosse a da horizontal, até concordaria, mas a vertical, não tem nada haver, até mesmo por que ela fica por cima e quem toca no canhão é da horizontal. Capacitor de largura, fonte alta, oscilador fora de frequencia. Vertical, continuo dizendo nunca ví e eu tenho 26 anos de experencia. Vou continuar acompanhando o topico pois quero ver, posso estar errado.
Abraços.
Albino.
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: bitonalta Date: 06 Março 2010, 20:59
defeito no vertical degola o tubo se vc colocar outro tubo  abre o escrin evera que o feixe foi deslocado dando a imprencao que esta sem foco  isto tem que ser rapido se nao degola o outro tubo boa sorte        bitonalta fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: marcosbr Date: 06 Março 2010, 22:02
 Jacunda...
Recordar é viver.
Ja vi isto em varios aparelhos, quem é mais antigo, deve lembrar da TEFUNKEN, (mania de perfeição) que usava 4 TIPs no vertical. (Só fazia merda) kkkkkkkkkkkkkkkkk
Quando entrava na oficina com vertical fechado, até as meninas da recepção colocavam na ordem de serviço:
Guilhotina francesa.
Com a evolução normal, foram criados os mecanismos de proteção, que muita gente despreza.
Este é um dos motivos, que a maior relação de problemas com proteção é devido a defeito no vertical. O problema não é contato físico, o feixe de elétrons é tão perigoso, que se concentrado em um ponto fixo, ele queima o fósforo na tela, danificando o tubo.
Lembrando que a parte frágil do cinescópio, é a parte traseira. Um tubo nunca trinca na frente, exatamente por proteção ao usuário.
Um abraço.


Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: Barriga Verde Date: 06 Março 2010, 22:32
Olha, Jacunda...

O problema não está na defletora, e sim, na direção do feixe luminoso de eletrons...

Uma deflexão vertical defeituosa, desvia este feixe, que deveria ir para a frente do cinescópio, para o "pescoço" deste mesmo cinescópio, com uma intensidade concentrada muito maior, por diminuir o espaço e a distância de "viagem" deste feixe luminoso...

Funciona como um potente "laser", que acaba cortando o vidro menos espesso do "pescoço" deste tubo!!

Daí apresentar na tela, uma imagem como um brilho "desfocado",pois é só o reflexo projetado na camada de fósforo deste raio luminoso que está incidindo diretamente no vidro do "pescoço" do TRC!!


Um forte abraço...

B.V. 
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: marcosbr Date: 06 Março 2010, 22:37
  :police: :police: :police: :police:
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: sidney grabowski Date: 07 Março 2010, 01:16
jacunda! quantas tvs voce ja pegou com o tubo degolado ou furado com faiscamento de alta tensao no canhao.
voce ja pegou aquelas que faltam a tensao - 12 no vertical ?
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: Claudio Carvalho Date: 07 Março 2010, 07:45
Amigo Jacunda.

Eu acredito que o vertical seja o maior causador de tubos degolados em bancadas dos colegas menos experientes!

Tem de se ter cuidado quando a gente analiza uma tela lavada, sabia?  Pode não ser problema de ABL ou RGB e sim de vertical deslocado, dando a impressão que é outro defeito!

Ai acontece o que aconteceu com o colega! Perdeu 2 tubos de 29" de graça!

Quando eu sentia que o problema era este, eu rapidamente deligava o aparelho e partia para o vertical, que em geral, quando eu trocava o saída resolvia !  Mas tem de ser analizado corretamente!

Júlio.

Parta para revisar totalmente o vertical, troque o saída e não deixe o aparelho ligado se você ver que o problema persiste, esta bom?

Boa sorte!


Cláudio
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: jacunda Date: 07 Março 2010, 13:46
Respondendo ao Bitonalta.
Ao abrir o escreen, vc esta enviando uma alta tensão ao tubo, e o que faz queimar o tubo é justamente esta tensão, é por isso que existem centelhadores no soquete e também aquele capacitor do escreen, que outro dia alguem mandou tirar, lembram? Mas não quer dizer que foi culpa do vertical, e sim imprudencia de quem esta mexendo no aparelho.
Claudio, Marcos e outros.
Como o Marcos disse: Recordar é viver!
E acredito que um bom debate no forum é bom, pois nos aguça, serve de lição para alguns e também serve para  a pessoa que abriu o topico. Como aconteceu no topico da tv gradiente com tela azul e linhas de retaraço. Meu intuito é apenas que as pessoas entendam o funcionamento de um tv, e chegue muito mais rapidamente ao defeito, pois tudo tem uma logica e nada acontece por acaso.
Um pouco de deflexão horizontal: Todos nós sabemos que o flybeck é um transformador (tsh), ele age como uma segunda fonte, gerando tensões para varios esgios do tv, e principalmente para o "TUBO" (TRC), são gerados tensão de filamento, em torno de 6 volts e é onde tudo começa. Devemos nos lembrar que o tubo nada mais é do que uma valvula, como tal, precisa de uma tensão baixa para liberar eletrons, depois é aplicada uma alta tensão para eceleraar os eletrons, no casa do tv, fica na ordem de 25KV, dependendo do fabricante, estes eletrons se chocam contra a mascara (TELA) da tv. Ao contrario do colega la em cima, a tela é grossa não por causa dos choques dos eletrons, mais sim por causa da pressão atemosferica, é por isso que os tubos são curvos para fora. Hoje, com a tela plana só foi possivel, porque eles tiveram que reforçar mais a tela, para suportar a pressão. Os eletrons jamais furariam, se fossem disparados contra um vidro comum, se fosse possível, vocês acham que já não tinham inventado uma arma de eletrons? Voltando ao assunto: É gerado tensão de foco em ordem 7.000volts, escreen, mais ou menos 400volts, tensão de RGB dependendo do fabricante, 180 a 200volts. Mas o mais importante, e é onde quero chegar, ao circuito de "DEFLEXÃO HORIZONTAL": No circuito oscilador é gerado pulsos 15.750hz (VEZES POR SEGUNDO), estes pulsos são aplicados as bobinas de deflexão horizontal, lá eles são convertidos em pulsos eletromagneticos através das bobinas, estes pulsos, como tem uma freguencia muito alta,(15.750 vezes por segundo), faz com que os eletrons se movam horizontalmente de um lado a outro da tela, ficando apenas um risco no centro, (DAÍ MUITOS SE CONFUNDIREM HORIZONTAL, VERTICAL). Bom... nesta geração, como todo bom eletrecista sabe. Quando aplicamos uma tensão em um transformador ou outro dispositivo de indução, são geradas tensões indutivas de alta tensão, como também harmonicas, que são frequencia multiplicas ou sub-multiplicas, e estas harmonicas e altas tensões temos que elimana-las para um bom funcionamneto do circuito, se aplicasemos sem filtragem espes pulsos nas bobinas horizontais, nos teriamos só uma bagunça, além de estarmos aplicando uma tensão muito além do que o tubo suportaria. E é aí que entra o capacitor de "largura" (SINTONIA), a função dele é justamente filtrar estas tensões indesejaveis. É mais ou menos como nos circuitos de radio frequencia, que através de filtros, temos que elimanar as harmonicas, por dois motivos: 1º interferencias; 2º queima do trasistor de saida. Voltando ao assunto: O vertical recebe tensão do flybeck, que dependendo do IC. usado, varia de +12/-12 a 54volts, este setor nada mais é do que um amplificador de audio modificado, para operar com uma frequencia dente de serra de 60 hz (VEZES POR SEGUNDO), estes pulsos são aplicados as duas bobinas de deflexão vertical, que ficam sobre-postas as bobinas do horizontal. Portanto, respondendo ao outro amigo acima, elas não encostam no pescoço do tubo. Voltando ao assunto, estes pulsos também são convertidos em pulsos magneticos, e agem deslocando os eletrons de cima para baixo em uma freguencia de 60 vezes por segundo, como nossa vista não consegue acompanhar, nos temos a impressão que a tela é iluminada por uma unica fonte de luz, e que na realidade ela é composta por milhares de linhas. O sinal de video pega carona nestas linhas e são formadas as imagens. Então, o vertical trabalha com uma tensão baixa, corrente baixa e mesmo que ele desloque o feixe de eletrons só para um lado,não chegaria a furar o tubo. Olha a coisa mais dificil que já ví foi uma bobina do vertical queimada, já ví bobina arruinada por água, mas nunca por sobre-carga do circuito vertical.
Ah! Quando queima do saida vertical, a tv entra em proteção, apenas para não marcar a mascara de fosforo da tela. E não que vá causar uma explosão!
Ufa!!.
Queria um pouco mais de lógica, para que eu possa entender, como o circuito vertical degola o tubo. Enguanto isso...Fico só espiando!
Em tempo, estou com pena do Julio, que já mandou dois tubos pro lixo. KKKKkk.
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: antesateletronica@terra.c Date: 07 Março 2010, 14:55
Não quero  dar a minha opinião apenas por se aparecer....mas estou de acordo com o amigo jacunda...a varias maneiras de um tubo se degolar .....inclusive se degolar pela bobina defletora vertical, mas não quer dizer que o vertical seja o responsável  disso...ou seja...vertical nada tem haver com degolar um tubo, mas a bobina vertical em si aquecida e resfriada, havendo influencia térmica,isso eu concordo...
por mais que a frequencia vertical se altere, feixe de alta frequencia,tensão vertical alta ou mesmo em curto..o que isto tem haver com o pescoço do tubo para ser degolado?????


se estivesse-mo falando da b/horizontal..ah ah ai era outra coisa...rsrsrsrsrs


vou dizer mais... não sou conhecedor de tudo, estou aqui para sempre aprender algo com alguém que tenha a me passar,.. posso também estar enganado,..mas é esta a minha resposta sobre o que acho sobre o assunto..



abraços aos amigos ...

 
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: Claudio Carvalho Date: 07 Março 2010, 15:57
Max.

Como eu respondi a você pelo MSN, vou aguardar e fazer umas " buscas " na minha literatura para poder dar a minha opinião!

Albino, li o que explanou e concordo com você quanto a tensão do H ser alta e ter mais probalidades de causar maiores danos ao tubo!

Mas não descarto os males que o vertical também faz a este tipo de defeito!

Mas vou ler a minha literatura para poder expor o meu ponto de vista!

Fico satisfeito de te-lo na Moderação, pois é uma pessoa técnica e isto só vem a somar com o grupo da moderação!

Parabéns.


Cláudio
Re: TV CCE Hps 2988 Quebra canhão do tubo By: joão2007 Date: 07 Março 2010, 16:55
Olá pessoal, nos televisores atuais eu não tenho pegado tubo degolado pelo circuito de deflexão vertical, tenho pegado sim alguns furado por excesso de alta tensão. No passado trabalhei em autorizada Telefunken, peguei muitos tvs com tubo degolado devido a deficiências da deflexão vertical, usavam 4 tips era só troca-los, a defletora continuava a mesma.
Páginas: 12