Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
FALANDO DE CINESCOPIOS By: vini Date: 06 Novembro 2007, 23:32
Oi pessoal ,eu trabalhei por cerca de vinte anos em fabricas de cinescopios , e depois em recondicinadoras mas desisti pois as tais visavam somente o lucro fácil em detrimento da qualidade ,e isto me aborrecia muito .A razão deste tópico é que tenho lido algumas "coizinhas" em revistas e na WEB , por exemplo :Mediçao de emissão com G1 E G2 ligadas na rede AC sem isolamento!!!? Ora amigos se voces olharem bem os esquemas verão que estão medindo a corrente retificada pois o canhão se comporta como uma valvula retificadora de meia onda como nos antigos rádios AC/DC ,isto torna a medição muito duvidosa e se o tubo estiver com o vácuo contaminado (GÁS) vai comprometer mais ainda o teste.  Mas vou deixar a sugestão : antes temos saber se o canhão não está em curto , os mais comuns são entre catodo eG1 e catodo e filamento , a varios circuitos por aí todos validos ,agora o principal a EMISSÃO DE CATODO , alimentar o filamento com 6,3Volts AC (12Volts em alguns casos) alimentar G2 com 350/400Volts DC ISOLADOS DA REDE E DO FILAMENTO , e com G1 em 0 VOLTS Medir entre o CATODO E NEGATIVO DA FONTE  1,5 a 1,8 Miliamperes , pode intercalar uma fonte negativa de -25Volts na G1 para ver o corte mas nas oficinas poucos dão atenção a isto .Bem pessoal confesso que relutei em colocar este artigo nos foruns ,pois não sou dono da verdade , minha intenção é levar a todos minha experiencia industrial que adaptei para a oficina , tenho mais dicas mas fica para outra ocasião.Um abraço a todos e me desculpem se fui um chato.
Re: FALANDO DE CINESCOPIOS By: tectonny Date: 07 Novembro 2007, 21:14
Opa, muito bom, gostei mesmo é bom de mais ficar por dentro dessa teoria. Um abraço.
Re: FALANDO DE CINESCOPIOS By: vini Date: 09 Novembro 2007, 22:08
Valeu amigo ,apenas um esclarecimento :não é teoria e sim um procedimento padrão de de todos fabricantes de cinescopios no controle de qualidade .
Re: FALANDO DE CINESCOPIOS By: Jeová Date: 14 Novembro 2007, 09:22
Parabéns Vini por dentro de tudo.Valeu a dica obrigado.
Re: FALANDO DE CINESCOPIOS By: vini Date: 14 Novembro 2007, 20:49
Obrigado Jeová , seja benvindo ,nós temos que aprender sempre , porque a cada minuto surge uma novidade, as vezes a gente nem aprendeu uma coisa e já tem outra para substituir.
Gás no cinescopio By: vini Date: 10 Dez 2007, 13:54
O assunto cinescopios é extenso e contraditorio , por isto estou postando por partes , sem dúvida o efeito gás é uma dor de cabeça para todos , desde o fabricante do tubo , a montadora de TV e ao técnico reparador, é um problema traiçoeiro que muita vezes leva anos para se manifestar,o nosso bom e velho tubo de imagens funciona com VÁCUO ou melhor com ALTO VÁCUO, ao contrario dos tubos de plasma que é uma mistura de gases.O problema se manifesta com a contaminação do vácuo por oxigenio , que pode ser por falha na fabricação , em micro rachaduras entre os pinos do canhão,na selagem (aquela bolha junto a base do canhão) na cola da bandeija (junto a cinta de fixação) até mesmo no anodo. Aqui vai uma dica que os mais veteranos já conhecem , mas não custa repetir:Limpe bem o pescoço (do tubo é claro) escureça a sala com a TV ligada feche todo brilho , observe bem o interior do canhão , o unico brilho que deve ter lá é dos filamentos, se aparecer algum tom azulado , esverdeado ou rosado , este componente está com sérios problemas , os dois primeiros sáo causados por residuos de grafite e aluminio devido a má qualidade se soltam , chegam a se alojar na mascara de sombra formando os famosos "pontos na tela" e isto é muito comum nos "recondicionados" , e por ultimo a cor rosa no canhão indica que o vacuo está contaminado , em todos casos pode se tentar com restauradores , centelhadores mas pela minha experincia , posso afirmar o problema volta mais cedo ou mais tarde,o melhor a fazer é avisar o propietario que este tubo está com os dias contados .
Re: Gás no cinescopio By: tectonny Date: 10 Dez 2007, 20:05
Hehehehe, falou em tubo (CRT) Vini sabe tudo, é sempre bom lê algo de quem sabe escrever.
Re: FALANDO DE CINESCOPIOS By: helioaraujo Date: 07 Mar 2008, 11:38
Valeu Vini muito boa sua explicação, abraços amigo.
Gás no Cinescopio II By: vini Date: 07 Mar 2008, 21:55
Varios colegas me perguntam: Mas não há como  medir o gás no tubo?
Na verdade há sim! Nos temos que alimentar o canhão com: Grade2 e grade de Foco com 400Volts , Grade 1 desligada,Catodo ligado ao negativo dos 400Volts atraves de um resistor de 1K X 1W ,Filamento
6,3Volts ,aí vamos medir o isolamento do vácuo através do anodo e o negativo da fonte. na pratica quanto menos voltagem melhor e não pode ultrapassar a 1 volt, isso mesmo UM VOLT. O que acontece é se o vácuo estiver contaminado com oxigenio, vão se formar ions positivos que se deslocarão para o anodo sendo possivel medi-los. Bem parece fácil não é? Pois amigos não é tanto assim,temos dois problemas: Um já conhecido, o capacitor formado pelos grafite interno e o externo (aquadag)tem uma "memoria"de carga bem caracteristica dos capacitores de vidro (o pessoal que trabalha com transmissão sabe do que estou falando)portanto para fazera a medição o anodo tem estar zerado, o segundo problema é alta impedancia do tubo, quanto maior o tubo maior é mesma e eu estou falando em Megons... Uma coisa:Nem pense em fazer este teste com aquele digital baratinho,ele vira lixo seletivo na hora se tubo estiver carregado ou contaminado. Na industria usava-mos voltimetros a valvulas duplo-triodo , mas com o tempo ficaram caras e raras, só restaram os FET e os MOSFET, mas puxa vida, como são sensiveis , qualquer transiente e puf, lá se vai o operacional. Estou tentando bolar alguma coisa a respeito e se alguem tem alguma ideia ou sugestão,não se acanhe mande para nós.E se alguem pensa que e os cinescopios a vácuo estão em extinção,pode ter certeza;Ainda ouviremos falar muito neles, basta olhar os preços.
Re: Gás no Cinescopio II By: tectonny Date: 08 Mar 2008, 08:31
Show de bola sua continuação.


Só para lembrar, sua foto tá legal mas eu acho que vc deveria pegar um solzinho para corar a pele, hehehehehehe.
Re: Gás no Cinescopio II By: vini Date: 09 Mar 2008, 13:50
hehehe acho que a maquiagem não ficou boa,
na verdade eu queria por o avatar gerado no Yahoo,mas não consegui, aí achei essa foto do David Spade e caiu bem, pois me identifico com ele, é cara muito divertido.
Re: Gás no Cinescopio II By: tectonny Date: 09 Mar 2008, 14:28
vINI COLOCA AVATAR É FACIL, BASTA VC COPIAR O ENDEREÇO DA FOTO QUE TEM NO YAHOO E COLOCAR NA ÁREA QUE TEM LÁ NO PERFIL.
Re: FALANDO DE CINESCOPIOS By: mgeletronica Date: 31 Março 2008, 16:01
Muito legal sua explicação Vini. Parabéns.
Re: FALANDO DE CINESCOPIOS By: vini Date: 31 Março 2008, 21:12
Obrigada amigo, minha intenção é dividir conhecimentos, vem mais por aí. ;)
Re: Gás no cinescopio By: triplo3 Date: 10 Julho 2008, 11:48
cara suas dica são boas demais parabens
Re: Gás no cinescopio By: vini Date: 10 Julho 2008, 17:23
Valeu amigo, e seja bem vindo
Re: Gás no cinescopio By: fred Date: 09 Out 2008, 07:17
Bom dia  Vini, li  sua  materia , por  sinal  muito boa  e  esclarecedora , gostaria  de uma  informaçao sua  existe  alguma  empresa  que  recupera  CRT??? Estou  com um crt  de 32p  tela  plana  usado  na philco  flat tp 3211  com curto  entre  o pino KG e divisor  de foco  e  tb  entre os  pinos  KB e KR,consultei a  Kinetron , eles  nao recuperam so vendem ( r$ 350,00 + frete),aguardo um retorno.
Re: Gás no cinescopio By: vini Date: 09 Out 2008, 11:47
Bom dia Paulo, infelismente todas as recuperadoras ou recondicionadoras que conheço estão desativando seus serviços devido ao alto custo do procedimento, só para exemplificar , tem ser feito a troca do canhão que é importado , tem que ser feito um novo bombeamento em estação de vácuo, isto mais polimento, acabamento etc.
Com a concorrencia desleal dos Asiaticos tornou-se inviavel a recuperação de tubos .
Faça uma pesquisa na busca avançada, voce vai encontrar vários links tratando do mesmo assunto: A desativação de fábricas e recuperadoras de cinescopios.  Um abraço, Vini
Re: Gás no cinescopio By: telmo Date: 12 Março 2009, 10:54
 mas.....qual procedimento vc indicaria prá resolver o problema?....mesmo q fosse só provisóriamente?......fala aí meu caro vini
Re: Gás no cinescopio By: vini Date: 12 Março 2009, 11:49
Olá Telmo, infelismente o cinescópio depois de contaminado não tem volta, qualquer procedimento vai piorar a situação, os cinescopios são como as antigas valvulas , são ampolas seladas á vácuo e depois de começar a contaminação vai ficar cada vez pior, alguns colegas tentam com centelhadores de AT, mas única coisa que conseguem é vaporizar o material de catodo.
Como eu disse nos artigos, é melhor abrir o jogo com o cliente e evitar aborrecimentos futuros.
Páginas: 12