Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
oleo de maquina conduz??? By: carlosverdao Date: 07 Maio 2009, 00:31
bom nao sei se aqui ou la o lugar certo, so que que tenho de perguntar, de vez emquando taco oleo de maquina, tipo singer no pci, sera que interferi no funcionamento do aparelho?? ou WD40 é melhor ou nehum. ou tem algum espercifico??
vini quaquer coisa taca la no outro  f. de reparaçoes blz
Re: oleo de maquina conduz??? By: donizeth-ba Date: 07 Maio 2009, 01:26
Caro verdâo,para ter uma idéia pingue uma gota de óleo em um material nâo condutor/papel/borracha...
depois faça o teste com o meter na escalala x10k!!de antemâo n vejo conduçâo.
porém nâo uso este método,pois a pci nâo prescisa de oleo/wd!!
pois o óleo assim como o wd tende a penetrar,e nâo é bom para componentes...
imagine um resistor,um cap.cerâmico e outros sendo invadidos,e comprometendo a estrutura fisica.
se tem sujeira em um ponto da pci,limpo c isopropilico,se a sujeira é em toda pci,lavo com agua e detergente neutro.
depois horas de sol,ou um secador termina o serviço.
-outra, no chapeado/pós serviço/soldas da pci ,uso thinner pra finalizar!
é isso!!! -Abraço! estendivél ás soteropolitánas!
Re: oleo de maquina conduz??? By: donizeth-ba Date: 07 Maio 2009, 01:43
e mais, conselho de amigo;nâo take wd na nas pcis salitrádas pensando que resolve!!
pois o óleo/wd com o poder de penetraçâo,pode levar o sal ao interior dos componentes.
heee ja escrevie d+,agora outros colegas exponham sobre o assunto!
pois tanbém quero saber, inté +mais.
Re: oleo de maquina conduz??? By: carlosverdao Date: 12 Maio 2009, 23:27
 :police:beleza donizet  brigado pela explanaçao, 

ta dormindo muito tarde heeheheheheheh  valeuuuuuuu
Re: oleo de maquina conduz??? By: donizeth-ba Date: 13 Maio 2009, 01:32
Verdão,pouco durmo,apenas cuchilo :angel:!!!hahahaha.
Re: oleo de maquina conduz??? By: mouradealmeida Date: 13 Maio 2009, 17:55
carlos verdao eu uso oleo de maquina a muitos anos somente no inpresso para retirar c-i quando o inpresso tem as pista muito fina nao danifica as mesma depois e so lavar com thiner que fica zerada
Re: oleo de maquina conduz??? By: fuerer Date: 14 Maio 2009, 08:43
Oi galera, eu uso h´anos oleo de máquina para os potenciómetros quando fazem barullo, por tanto deduzo que deve conduzir mais não seja um pouco por outro lado, o oleo mais pesdo, tipo de carro não conduz porque os tranformadores (elevadores) industriais, esses que vemos nas ruas estão subimersos em óleo para aislar..portanto imagino que o de maquina sim  conduz e o de carro ou similar não....espero ter aportado algou...abraço ....
Re: oleo de maquina conduz??? By: fuerer Date: 14 Maio 2009, 08:51
esqueci......com certeza como falou o colega a melhor escolha é medir com multimetro e não esquecer que tudo óleo e álco tem conteudo minimo de agua, exeto o álco isopropilico....devem ser usados com precaução em eletrónica...até..
Re: oleo de maquina conduz??? By: B@ddo Date: 14 Maio 2009, 11:22
  As explanações dos colegas acima, são válidas. Eu sempre usei os óleos em aerossol do tipo anti-isso, anti-aquilo... Procuro sempre medir o mesmo (espirrando um pouco dentro da própria tampa), para ver se é 100% isolante. Verifico as condições da placa, se não está conduzindo por maresia, umidade, etc., daí, dou umas pinceladas de leve por sobre os ci's porque assim impede uma eventual condução entre os pinos dos mesmos. Uso esta técnica ha muito tempo e sem problemas. Agora se qualquer tipo de óleo entrar em contacto com as borrachas isolantes dos eletrolíticos, caso estejam encostados na pci, causará um inchaço na mesma e o capacitor se desprenderá da solda, em poucos dias e então teremos um retorno do aparelho.
   Outro modo que adotei, é o uso de silicone líquido (mais barato que aerossol). Este aplico em toda a pci, depois de limpa mas deve-se medir antes se o mesmo apresenta alguma condução (resistencia). Aprendí essas técnicas em Salvador-Ba. Quando lá cheguei e descobrí numa propaganda "aplicação de antimaresia" , liguei prá autorizada e me explicaram o que era.
   Tem tv por aquí consertada a mais de 5 anos, frente ao mar e continua funcionando... 
Tenho usado também, para dessoldagem de componentes, óleo de vaselina encontrado nas farmácias,  é baratinho e dura muito. Às vezes aplico o mesmo em toda a pci no lugar do silicone, pois é bem mais barato e olha, ando desconfiado que estão vendendo este óleo como se fosse silicone...
   Espero ter ajudado em algo.  Abração à todos.
Páginas: 1