Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
"Já troquei micro e memória..." By: Barriga Verde Date: 02 Maio 2009, 15:06
Colegas do fórum....

Abrí este tópico para que trocássemos algumas opiniões sobre isto:

Venho acompanhando, com certa frequência, este dedicado e importante meio de comunicação para nós técnicos em eletronica.

Sendo assim tenho verificado a "nova moda", ou a "nova mania" que virou a reparação de ap. eletroeletronicos:

Em quase todos os tópicos encontramos:

"Já troquei micro e memória e o defeito continua..."

Como se quase todos os defeitos ocorridos nos aparelhos, tem como causadores estes dois componentes..

Notei, também que ao se apresentar  o aparelho como "Resolvido", quase sempre é a troca de um simples resistor ou um outro componente qualquer, mas não os dois : micro e memória !!!  Quando não é chave lig/desl ou até mesmo cabo A/C interrompido...

"Moda" esta também encontrada nas dicas: " troque eepron, troque micro..."

Eu aprendi que o micro vem, na concepção do aparelho , com inúmeros  componentes ligados aos seus pinos, com a única função de protegê-lo, e isso na maioria das vezes ocorre!

Concordo que há defeitos clássicos em que são eles os culpados pelas falhas do funcionamento, mas não assim de uma forma tão corriqueira...

O que os colegas acham?

Re: "Já troquei micro e memória..." By: vini Date: 02 Maio 2009, 16:37
Isto está acontecendo em todos os sites ligados á eletronica, infelismente virou a doença da moda, até nos sites da America Latina tem disto tambem, eu francamente não sei o que dizer a respeito, eu já vi recomendarem a troca da memoria para fixar a frequencia vertical,eu sei que ela armazena as informações do setup para ajustes mas eu nunca peguei uma com tal defeito.
O maximo que me aconteceu foi a não sintonia de dois canais, que eu só resolvi trocando a dita, não adiantou reprogramar,mas foi um caso único.
Quanto ao micro muito gente troca sem nem sequer testar ou trocar o cristal ou verificar se as teclas não estão travadas.
Re: "Já troquei micro e memória..." By: carlosverdao Date: 03 Maio 2009, 00:28
bom
  em 1ª lugar , gostaria de parabeniza-lo pelo topico,  pois o que relata realmente procede.
eu ,nos meus poucos anos de eletronica, min considero iniciante nesta arte, que pratico por  gostar  mesmo...
nunca tive a infelicidade de ter que trocar um micro, memoria ja troquei ...mais as vezes so o fato de  solta-la do pci e coloca-la novamente ja resolvia , o micro trabalha com uma tençao baixa, acho que  é mais falta de interpretaçao de  suas pinagens , e a facilidade de ter muitas sucatas de tvs mais antigas que  resulta em , suas conclusoes,  quero ver as tvs mais novas , alguem , na falta do micro , mandar comprar um  pra colocar , e sofrer a decepçao de nao ser  ele, isto é se achar pra comprar !
no minimo  esta pessoa , teria prejuizo ,ajavista o super faturamento do conserto ,nao compensaria ... hoje em dia existe  a facilidade  dos esquemas na net, um pouqinho  mais de antençao , descartaria  as trocas ,e condenaçao  desnecessaria  do mesmo . tenha um a boa noite.


Re: "Já troquei micro e memória..." By: RONAN Date: 03 Maio 2009, 01:27
Blz Barriga,......cara esse teu tópico é show de bola,........eu vejo essa situação de forma bem simples,....o desconhecimento é muito grande,...muito grande mesmo, e no final ainda falam que encontrou um resistor de 82k alterado e pra ficar mais bonito e com jeito de que foi difícil ainda falam que era smd,.....pois é,....não que isso não aconteça,....mas eu percebo facilmente se procede ou não,.....basta analisar o ínicio da postagem do cidadão e os desencontros, ...a própria fragilidade e insegurança que ele deixa transparecer,....outra situação comum é você passar uma dica de uma determinada tv em que geralmente é aquilo,....mas incrivelmente o cidadão agradece e disse que resolveu trocando a tecla power,.....é isso mesmo tecla power,........foi a duas semanas atrás,.....o cara falou que a tv desligava sozinha e aparecia linhas de retraço na parte superior da tela,......."chuveu" dicas pra ele,..............dias depois ele agradeceu e disse que resolveu trocando a tecla power.......É brincadeira né............a mais é iniciante,........negativo!!... Mentiroso,...isso é o que ele é...............trabalho com isso a alguns anos,......conto no dedo as vezes que tive que trocar micros,...todos ...foram geralmente ocasionados por raio...entrando pelo celetronic................memória tudo bem,...realmente dá muito problema,....mas também percebo que muitos falam sobre troca e não de regravação,.....pensam que comprando outra nova vão resolver,....e esquecem ou talvez não saibam que ela vem vazia.....Ê é isso Barriga,..........DESCONHECIMENTO NO QUE ESTÁ FAZENDO!!. Simplesmente isso,........hoje nem esquento mais,...pode mentir,...falar absurdos,....que eu entro, fico rindo e saio,...chega de ficar lendo absurdo e querer tirar onda no final (como você bem colocou no ínicio,..."e no final era um resistor").......Agora se o cara chega,..comenta que não tem muita experiência e pede ajuda,.beleza,....vou ajudar,..bacana também é quando o cara retorna agradecendo a dica que você deu e que solucionou,...em quanto que pra outros é vergonha,...não querem admitir que a sua dica foi a certeira,...............
....Essa é a minha opnião,.......coloque cinco "chicaras de desconhecimento" e uma pitada de "tá de sacanagem em pó", se não encontrar coloque o "tá de brincadeira",...bata tudo no liquidificador,..depois de pronto se quiser adicione cinco ou oito gotas de "mentira" (dá um sabor especial),....e está feita a "vitamina" do ME ENGANA QUE EU GOSTO,....pronto!!.....
.......Essa "vitamina" é a resposta pro seu tópico Barriga!!
                Valeu Barriga, esse seu tópico é show de bola!!

               
                     
Re: "Já troquei micro e memória..." By: brecha Date: 03 Maio 2009, 08:58
MUITO BOM ESSE TOPICO ,DEVERIA COLOCAR NA SESSÃO DE DEFEITOS  COM AUTORIZAÇÃO DOS MODERADORES PRA MAIORIA LER (TAMBEM CONTO NOS DEDOS OS MICROS QUE TROQUEI E SOMENTE EM APARELHOS QUE SOFRERAM UMA QUEDA DE RAIOS )
E OLHE QUE TENHO 45 ANOS DE PROFISSÃO APESAR QUE HOJE SÓ BRINCO COM TVS
Re: "Já troquei micro e memória..." By: Barriga Verde Date: 03 Maio 2009, 13:37
Pessoal....

Fiquei muito contente em ver que todos os que postaram, concordam com a minha tese...

O Vini nos comunicou que a "epidemia" é comum em todos os sites de reparação de eletronicos.....

O Verdão nos trouxe o prejuízo que isto acaba causando: ao técnico e ao cliente....

O Ronan nos deu um show de interpretação para sua indignação, a respeito disto e até concluiu: "É desconhecimento no que está fazendo."
Finalizou com uma criativa receita. ( a qual eu concordo e gostei bastante ).

O Brecha(Nilceu) nos deixou uma idéia: colocar este tópico na "reparação geral"! (confesso que fiquei na dúvida na hora de enviar, entre aquí e lá... ).

Agradeço à todos os colegas acima que responderam prontamente dando suas sinceras opiniões...

A minha real intenção é que ao lerem este tópico, os participantes de um modo geral, tirem as suas próprias conclusões e não partam a suspeitar e a trocar micro e memória "a torto e a direito" com se isto fosse o primeiro passo a ser tomado em  relação à consertos de ap. eletronicos.....

Por isso as posições dos colegas, tornam-se de suma importância, por acrescentarem:conhecimento e experiência..


Agora creio que outros ainda darão suas opiniões sobre este assunto, vamos aguardar....
Re: "Já troquei micro e memória..." By: carlosverdao Date: 03 Maio 2009, 21:40
 bom com respeito as dicas, nao generalizando, o ronan ten suas  razoes , pois  eu mesmo sou vitima  desta falta de humildade de alguns colegas  acho... as vezes depois de dizer ter feito tudo ... solicita  ajuda nossa  via forum eu  taco aqui no forum, consulto colegas via msn...  levo as dicas inpressas, pois se falar de boca, eles  nao levariao  em conta por achar  que tenho menos experiencia,
o cara que tava  mofando em cima da quele chassis , direpente resolve , nao te dar satisfaçao , ai eu pra  prestar conta pros colegas , do forum pergunto ! e ai resolveu??  eles  com descupas , a , já  mais nao foi  nada da quilo ... foi resitor , tal cp tal..  heheehh ai é duca eu mesmo  pra colocar algo de alguem aqui no forum  so no ultimo caso.  as vezes eles conversa  sobre algum aparelho com def , insinuando, pedido de ajuda, mais nao dar o braço a torcer , pra ir direto ao assunto..., nen ligo  pois nao levariao a serio o que eu poderia falar .   as vezes  no nosso dia a dia de bancada temos o pulo do gato ... mais passa despercebido , por sermos   mais novos  que eles ....  lembro muito bem de um aiwa que tava mofando na bancada  de um cidadao display  apagado   e apos solicitar o esquema  eu dei um pitaco , pois ja tinha resolvido um ,com ajuda dos colega do msn... disse a ele , no painel do display, tem um fusistor amarelo que abre as vezes e provoca este  sintoma ,  ele disse nao é´o micro  da frente , ruim , so quero o esquema pra confirmar... eu insistir  que abrisse ele , disse  vou matar sua teiumosia, quando desmontou o´painel, la esta o bendito heeheh,  fez um jampe e blz acendeu o painel... se eu fosse em bora ele faria o mesmo , mais a causa  seria outra eheeh , eu tenho uma filosofia procuro sempre ouvir, e tentar  todas possiblidades , mesmo qiue nao seja o logico.

Re: "Já troquei micro e memória..." By: marcosbr Date: 04 Maio 2009, 17:22
 Parabens, concordo plenamente. Coloquei um topico onde acho que eu não soube me expressar ou não fui compreedido, mas deixa pra lá.
Esta febre é geral e temos que acrecentar que um tecnico com pouca experiencia e ferramentas inadequadas, vai fazer uma lenha no cirquito impresso e provavelmente estragar os componentes. Quem sabe uma dica sobre procedimentos como: ferro ou estação de solda com aterramento, soprador ou sugador, descarregar os capacitores da fonte, boa iluminação, trabalhe com todos os sentidos, muitas vezes só em olhar o impresso ou um componente suspeito vai resolver o problema. Quase todos os foruns estão assim: Tv parada : troque tal componente, tv sem som: troque isto. Temos que ajudar os iniciantes mas temos que mostrar que conserto não é sair trocando tudo que ve ela frente, se não seremos meros "trocadores de componentes"
Eu já peguei um aparelho que somente abri olhei e mandei levar na autorizada, na autorizada este aparelho ficou 4 (quatro meses) sem solução, imagine se fosse comigo. Não resolver um defeito não denigre um tecnico, estragar o aparelho sim. Antigamente era assim: troque o flayback, agora é: micro e memoria, tambem reprograme a eprom, e se o cara não souber o que é esse bicho ?
Eu defendo sempre a classe, mas acho que temos que ter pena tambem do coitado que trabalha um ano para  comprar sua "tevezinha" e perde por causa de mal profissional.
Sua citação tá ótima, parabens mais uma vez, cabeça não foi feita só pra chifre, tem que pensar tambem.
Re: "Já troquei micro e memória..." By: Almeidaf Date: 04 Maio 2009, 21:46
 sobre isso  ja escrevi diversas vezes no forum, mais passou despercebido ""febre de micro, mania de micro,e a ultima foi  "trocar micro esta parecendo  cha de ipê rocho ou caldo de galinha para tudo"  e diversas cutucadas nas minhas esplanação, pena que as pessoas não leem com atençao os tópicos..                                                   ultima  indicação que eu ví  foi que teria que atualizar o micronas, pois o regulador de 3,3v nao funcionava (justamente a voltagem que alimenta o micronas)  o Ronan deve se lembrar desse.    como fosse facil trocar um microna, ou um ic de  80 pernas na incertezas de se-lo!
Re: "Já troquei micro e memória..." By: paulo52 Date: 05 Maio 2009, 09:29
Barriga Verde ,  parabens  pelo  topicoe  aos  demais  tb  pelo  seguimento  que  deram .
Febre,  bota  febre  nisto  ,  tudo  agora  o  culpado e  o  micro  e  a  memoria???,  não  meus  amigos   como  ja  foi  dito,muitos  não  sabem  analisar  um  circuito.
Teve  um  topico  que  respondi,  que  me  parece  sem  retorno  , mas  o  Claudio  me  respondeu  "sera  que  ele  sabe  o  que  PTC", fiquei  indginado, e  por  ai  vai  .
Leiam  o  meu  topico  da  semp  toshiba    faltando  componentes ,  vcs  vão  ver  o  absurdo  que  fizeram  com a  tv ,hehehehe,  parabens  a  todos .
Páginas: 1