Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Osciloscópio X custo beneficio By: rickteck Date: 02 Maio 2009, 11:31
Tenho percebido que a grande maioria dos técnicos não possuem um osciloscópio, que é um fator muito negativo na hora de diagnosticar um defeito.

Sei que não é um aparelho barato, mas ja custou muito mais caro e com a chegada dos "Digitais" os analógicos se tornaram bem acessiveis, custando em media de 1,200,00 reais.

Eu particularmante não acho muito caro, pela grande utilidade que esse instrumento nos proporciona no dia a dia.

Abri esse tópico na itenção de estimular o uso e tambem a aconselhar a todos que comprem um Osciloscópio, nem que seja analógico, pois com ele tambem fará todas as medições que o Digital faz.

Quando tive a felicidade de adiquirir um analógico de 20mhz, vi o quanto é indispensável e não entendo como tantos trabalham por tanto tempo sem um.

Bom fica ai um conselho, tomara que muitos se esforcem pra adiquirir essa ferramenta tão útil.

Bom trabalho!



http://www.youtube.com/watch?v=YC5FXTeqGPs
Re: Osciloscópio X custo beneficio By: B@ddo Date: 02 Maio 2009, 11:40
Rapaz, era o meu sonho, mas confesso que fui esmorecendo... orçamentos cada vez mais baixos, idem equipamentos... eu com 5.2 (he,he), pensando em outras atividades menos aborrecentes, mas talvez ainda adquira um...
Re: Osciloscópio X custo beneficio By: vini Date: 02 Maio 2009, 13:12
Parece incrivel,mas eu usei muito o osciloscopio no tempo das valvulas e no inicio dos aparelhos transitorizados, na industria a calibração dos TVs e dos rádios eram com geradores de varreduras e com vobuladores com um osciloscopio na saida,calibravamos as bobinas com a visualisação da frequencia, hoje em dia conecta-se um computador com um programa apropiado e pronto...tá calibrado.
Para amplificadores é uma beleza, liga-se um gerador de audio senoidal e pode ver as deformaçoes e localiza-las,e para ajuste de uma simetria perfeita é imprecidivel estes dois instrumentos.
Mas como o Claudio diz: O tempo vai passando,aparecem outras prioridades e a gente vai esmorecendo e fica em dúvida se vale a pena investir.
Re: Osciloscópio X custo beneficio By: tioeds Date: 02 Maio 2009, 13:28
excelente conselho,depois que o tecnico utiliza não fica mais sem é uma ferramenta indispensavel,mas se o tecnico não tiver noção de funcionamento do equipamento nem de como devem ser os sinais de nada ele adiantara.
Re: Osciloscópio X custo beneficio By: B@ddo Date: 02 Maio 2009, 14:17
Se procurar acha curso de treinamento pela NET. Quando estudei eletrônica, eles retiraram o tema da pauta pelo simples fato do tréco ser muito caro (dava prá comprar um carro, na época, que era mais caro que hoje em dia). Mas nos passaram muitas informações das forma-de-ondas.
Re: Osciloscópio X custo beneficio By: Canmeira Date: 03 Maio 2009, 10:40
Sobre esse assunto e redirecionando, gostaria de saber se algum dos colegas já utilizou em PC e qual o resultado?

Já ví muita gente oferecendo mas como não conheço ninguém que já tenha testado fico na dúvida se presta.

Tenho dois de 20MHZ e com defeito na minha loja. Como o orçamento para conserto ficou meio pesado vamos lutando com as ferramentas inadequadas e disponíveis até dar uma chovidinha na horta.

Se alguém souber de alguma coisa...

Abraços!!!

Carlos Meira
Páginas: 1