Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
(RESOLVIDO) HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Luis Aquino Date: 14 Março 2009, 22:02
OLA COLEGAS TENHO NA OFICINA UMA TV GRADIENT MOD HRM 290 PS QUEIMANDO O CI LA7638 TROQUEI TODOS ELETROLITICOS DO CIRCUITO VERTICAL MAS CONTINUA QUEIMANDO APOS A TROCA DO CI LA 7638 FUNCIONA NORMAL O DIA TODO  NO OUTRO DIA LOGO QUE LIGO O VERTICAL VEM FECHADO E O CI JA ERA A FONTE ESTA CORRETA COM 27VOLT SE ALGUEM TEM ALGUMA IMFORMACAO SOBRE ESTE DEFEITO E PODER ME PASSAR FICARIA MUITO GRATO
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: marcelo.com Date: 14 Março 2009, 22:11
sim amigo peguei a htm 277 com este mesmo defeito simplesmemte isto esta na fonte ela esta variando não perca tempo o resistor que alimenta o + b  ele é 2r coloque um de 10 r 5 w e veja se a saida irar queimar ........
se não queimar coloque uma de 5.6r de 3 w boa sorte amigo
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: aletronic Date: 15 Março 2009, 01:00
Estou com o Marcelo , está corretissimo , tem que alterar o valor do resistor .Na verdade o ploblema está no flyback , na alimentação vertical, mas não precisa trocar o mesmo é só fazer o procedimento que o colega descreve.
Esse problema é bem comum neste modelo , aqui já apareceu um monte destes aparelhos condenados , vindo de outras oficinas e resolvemos todos .
Obs: se baixar muito a tenção de alimentação do vertical , vão aparecer linhas na parte superior da tela , tente em torno de 25v.
Grande abraço.
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: RONAN Date: 15 Março 2009, 09:03
Eu assino em baixo o que foi postado pelo marcelo e confirmado pelo aletronic (trabalha na mesma oficina comigo),....e com relação ao modo de serviço que foi postado acima,...............não daria certo, pois as alterações do vertical são feitas através de trim-pot,....o modo de serviço só seria válido se a tv não tiver os trim-pot's, ai sim as correções são feitas pelo controle, através do modo de serviços (se tratando de vertical),...ou seja, outros problemas, como: falta de cor, ausência de caractéres,..etc, .....ai sim,...pode ser resolvido pelo modo de serviço ou regravando a eeprom (memória)

                                       ....um abraço a todos....   

Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Felipe FZ Date: 15 Março 2009, 14:42
Boa tarde à todos, alguém poderia espeificar melhor esse defeito para mim? Seria exatamente o que no flyback? Obrigado.
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Claudio Carvalho Date: 15 Março 2009, 15:01
Felipe.

Abra um tópico só para o seu problema, relatando tudo e o que já fez, OK!
Os flys + baratos, não são confiaveis, e podem dar um secundário alterado, OK!


Cláudio
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Almeidaf Date: 15 Março 2009, 15:07
Felipe Z. o que estao escrevendo, é que tem flybacks apos a troca do mesmo  na fabricaçaõ ,  relaçao espiras volt as vezes sai diferente no enrolamento secundário, assim procedendo como os colegas o fazem acima, diminui-se um pouco a voltagem supra citada, para evitar no pulso inicial da partida não venha a pifar o referido ic, como pode ter que fazer essa corrteção ou torca do fly. que no caso como relataram é mais barato, menos trabalho, e confiabilidade no fly original do que arriscar na troca por um novo, que poderá ter algo em comum.                   não entrando no mérito da guestão.
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: siatec Date: 15 Março 2009, 19:53
colega - perto do ic vertical tem um zener de 75 volts avariado eh soh trocar ele   e ja resolveu teu df.
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: marcelo.com Date: 15 Março 2009, 20:09
amigo troque a saida vertical que esta ai para o ci 7840 assim talvez resolva mas o defeito ai questionado realmente foi aquele  anteriormente  ( alterando assim que resolvi ) 
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Felipe FZ Date: 15 Março 2009, 20:46
OK Cláudio, era só mesmo esse dúvida genérica.
Entendi Almeida, é que jávi esse tipo de coisa acontecer e nunca entendi 100% o que gerava o problema. 100% entendido. Obrigado
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: siatec Date: 15 Março 2009, 21:10
po - pessoal os engenheiros levam 6, 8 meses projetando um chassis. ai chegam voces querendo alterar tudo????  fly errados soh se o fabricante for f.q mesmo. senao eh exato como o projeto, mudar ic  tal para tal  - isto nao eh tecnica , vamos la  deste jeito , daqui a pouco  , sera criterio  um prego 17x22 no lugar um fusivel , por favor...
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: marcelo.com Date: 15 Março 2009, 21:16
meu amigo não me leve a mal  ( primeiro olhe a idade deste televisor segundo se voce realmente soubece não iria pedir auxilio ...... tenha mais compaixao aos amigos todos nos tambem temos dificuldade e nem por isto somos engenheiros e por fim tente se auxiliar

                             abraços
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Claudio Carvalho Date: 15 Março 2009, 21:19
Siatec.

Rapaz, acho que não pegou o fio da meada...  O que eu e o Almeida relatamos aqui ao Felipe, é o fato dos flys chineses que estão infestando as lojas que vendem componentes a gente!
Muitos deste flys, são problemáticos mesmo!
Dai não caber a sua resposta, pois todos nós usamos flys paralelos, e não originais, que são carissimos e não comporta no orçamento ao cliente!

Quem vai pagar um fly de uma Sony R$330,00????

Cláudio
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Luis Aquino Date: 15 Março 2009, 21:41
OLA COLEGAS REALMENTE TIVE VARIAS RESPOSTAS FIQUEI MUITO SATISFEITO COM O INTERESSE DOS COLEGAS SEGUNDA VOU COMPRAR MAIS LA7638 E VOU DIMINUIR A TENSAO DE TRABALHO DO IC VERTICAL AI DAREI MAIS DETALHES PARA FECHAR
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: RONAN Date: 15 Março 2009, 21:53
Fazendo um complemento ao que o Claudio postou,..........o Siatec colocou os engenheiros como seres superiores, "intocaveis", "extraterrestre", ......só para lembrar:
.....quantos projetos vão pro caralh**o.......quantas vidas já se foram por causa de erros causados por projetos mau feitos por esses "extraordinários" homens..........aviões que descem em uma pista imprópia ao seu tamanho (quem projetou isso?....)...projetos feitos pela Nasa....quantos já deram errados??........carros novos, em que os consumidores são avisados através de anuncios de televisão, que terão que ir a oficina autorizada da marca para acrescentar ou retirar uma determinada peça,.......na nossa própria profissão,...eu já trabalhei em várias autorizadas (quantas vezes eu recebia circulares do fabricante para alterar um determinado ponto do circuito, como por exemplo, evitar a queima frequente de um saída horizontal).........Resumindo Siatec: Eles (os "ENGENHEIROS") são seres humanos comuns e fazem muita, mas muita merd*a também.......então meu amigo.... eu qué digo,..... por favor...me poupe......      

Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: aletronic Date: 15 Março 2009, 23:23
Senhores , se me permitem , existe uma confusão neste caso , se não me engano o caro colega não mencionou troca de flyback , portanto o componente ainda é original .Então tentamos ajudar o colega narrando um defeito que é bem conhecido por nós aqui em nossa oficina e que para alguns é estranho , no caso a tensão de alimentação do ic vertical fica pouca coisa mais alta , mas o suficiente para danificar o mesmo , portanto a alteração do resistor de alimentação para equilibrar a alimentação , que diga-se de passagem sai bem mais em conta que a troca do flyback ( e ainda porcima um flyback chingling , como citou o outro colega).
Graças a Deus o amigo acabou solucionando o problema , e não era o que foi passado por nós . O que importa é que foi resolvido!
Obs: Não sei o que acontece com o flyback internamente nestes casos , sei que fica estranhamente alterado e que um engenheiro neste caso poderia nos elucidar.
Grande abraço a todos.
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: siatec Date: 16 Março 2009, 20:13
Sr Ronan - primeiro tu deverias ter mas respeito ao postar em um forun palavras de baixo calao e sem cultura-  segundo eu nao disse para voce ou quem quer que seja  que engenheiros  sao deuses-  terceiro disse eu que nao deveria-mos tentar modificar  o que ja foi projetado e testado arduamente por alguem, pois por experiencia propria ja tive o mesmo defeito e jamais tive que alterar vlr disto ou daquilo=- tbem ja fui autz de varias marcas  e recebia modificaçoes que tbem eram previamente  estudas e testada,  eu apenas disse e repito esta errado fazer alteraçoes pura e simpleste ao bel  prazer. Nao desrespeitei ninguem diretamente ou indiretamente   apenas nao tenho culpa se nao conseguiram entender por falta de aprendizado. grato siatec. esta  eh  minha ultima postagem  grato a todos...
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: RONAN Date: 16 Março 2009, 21:26
isto nao eh tecnica , vamos la  deste jeito , daqui a pouco  , sera criterio  um prego 17x22 no lugar um fusivel , por favor...Essas foram suas últimas palavras....
      ê diz que não desrespeitou ninguém???...
...então é assim, agora eu sou o "patinho feio".......tu entra ragasndo como um "Rei", fala o que qué!!......."amigo" você só faltou chamar todos de imbecil..........e por favor não tente me jogar contra o forum, pelo fato de eu ter usado as palavras erradas, eu me senti ofendido pelo sua postagem, então que fique bem claro que essa situação foi entre eu e você, e essas palavras em nenhum momento foram pra você, e sim parte do contexto da minha messagem.
  Assunto encerrado,...você pode fazer a colocação que quizer, eu não comento mais sobre esse assunto.     

Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: Luis Aquino Date: 16 Março 2009, 21:50
CALMA PESSOAL ESTA HAVENDO MUITA CONFUSAO E MUITO BLA BLA NESTA TV NAO TEM ZENER DE 75VOLT NAO E PRECISO ENTRAR MOD SERVICO VOCES ESTAO DISCUTINDO SEM PRESTAR ATENSAO PRIMEIRO ERREI O NUMERAL DO CI LA7838 E NAO 7638 NINGUEM VIU ESTE ERRO SEGUNDO NA MINHA OPINIAO SO O MARCELO DEU O CAMINHO HOJE ENRROLEI 28 ESPIRAS NO TSH DEU 24VOLTS SEM RETRACO E O CI ESTA FUNCIONANDO SEM SUPER AQUECIMENTO ACHO QUE ESTA RESOLVIDO EU GOSTARIA QUE AS OPINIOES FOSSEM MAIS TECNICAS E TAMBEM NAO QUERO CRITICAS A NAO SER SOBRE O DEFEITO AGRADECO A TODOS QUE OPINARAM VAMOS TENTAR FAZER ESTE FORUM CADA VEZ MELHOR VALEU
Re: HRM290PS QUEIMANDO SAIDA VERTICAL By: carlosverdao Date: 16 Março 2009, 22:30
parabens  luiz aquino, pela soluçao  do problema , ( somente as dicas sevirao pra nos )  brigado ao almeida f., pela esplanaçao, do fry  eu  sendo leigo  fatalmente tacaria outro . mais uma que aprendi  grato  tenhao todos uma boa noite
Páginas: 12