Forum TecTonny Divulgações de cursos, palestras, links e troca-troca
Páginas: 123
CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 09 Março 2009, 18:48
     Ola!!Gostaria de saber se algum dos colegas tecnicos em eletronica faz consertos em radio px, pois eu trabalho tambem com manutenção de PX-TRANSVERTER-FONTES-...seria bacana conhecer os colegas que alem dos aparelhos de tv-fax-microondas e etc, tbem gostem desta area....é uma area para a qual não existe formação, normalmente quem faz manutenção nestes aparelhos esta de uma maneira ou de outra ligada a eles, o que é exatamente o meu caso, que sou radio operador da faixa dos onze metros desde garoto e operador de vhf a alguns anos....então!!!!Tem mais alguem por ai?????
     PX2 F8814
     ZZ2 SBU
     Ah....não faço manutenção em VHF
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Claudio Carvalho Date: 10 Março 2009, 19:55
Samuel.

Mande uma MP ao Perez, me parece que êle também gosta de PX. Acho eu, OK!

Ah, parece que o Almeida também!


Cláudio
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 11 Março 2009, 09:46
Claudio!!Como ainda não tenho muita intimidade com eles, sera que vc não colocaria esta msg no lugar correto, eu deveria te-la postado no setor de ajuda, pois é mais visitado pelos amigos....só percebi agora que coloquei no setor de trocas que ainda é pouco visto...pode ser??

Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: luz da eletronica Date: 11 Março 2009, 10:52
bom dia moçada!!!
tenho um px cobra 148 gtl dos antigos.
quanto vale???
obrigado até mais.
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 11 Março 2009, 17:49
Boa tarde Luiz!!Aqui na minha região, um 148gtl original em boas condiçoes, apresentavel, é comercializado em torno de $250,00. Para a galera que possue o indicativo (licença), o rádio original tem mais valor que o chucrutado!
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: monari Date: 01 Junho 2010, 10:36
Bom dia Samuel. Eu também conserto aparelhos px aqui em Rio Claro/SP.
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: da rosa Date: 08 Junho 2010, 10:37
BOM DIA SAMUEL!TAMBEM TENHO UM 148 GTL 120 CANAIS E TODA A PARAFERNALHA .MAS AGORA NÃO TEM TANTA FORÇA QUE TINHA ANTES. UM ABRAÇO

PX3 D1175-O1

PS:SE TIVER UM VHF BARATINHO POR AI ,QUIZER TROCAR POR UMS QSJ.OK SEMPRE QAP
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: zz2niu Date: 25 Ago 2010, 09:05
pessoal sou novo aqui no forum e estava buscando isto a muito tempo, preciso de um mini curso de px   sou operador vhf PU2NIU  e cuto px , preciso mudar de ramo aqui na minha cidade e decidi aprender px, ja trabalho com eletronica acerca de 28 anos, incluindo o tempo de Hobby.

tenho um super star 148gtl  com 3 comutacoes para canais e mais o HI.
quando ajusto o vco para pegar os canais corretamente com o frequencimetro  a banda mais alta nao funciona,  que seria isto??  vcs teriam ai como ajudar?  uma dica seria uma bençao...

a proposito nao teriam um roteiro de testes, com as frquencias dos varios osciladores? acho que poderiamos criar aqui no forum um topico de dicas e esquemas sobre px  .  que tal a ideia?

alguem ai tem um curso pra me abençoar?


tenho aqui frequencimetro, osciloscopio de 20 mega duplo traço e gerador de rf  injetor e seguidor de audio vou montar um, que mas falta pra eu iniciar uma oficina especializada??  alem do conhecimeto é claro  kkkkkk


agradeço de coracao;

paz pessoal

Ricardo  eletronicaglobo@yahoo.com.br

Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 31 Ago 2010, 09:47
Mister ZZ2Niu....bom dia!!! Eu particularmente, desconheço qualquer tipo de curso pra manutenção em radiofrequencia, salvo se algum colega souber ou tiver alguma informação impressa do assunto, o que sei é que a maioria, aprende na pratica do dia a dia, eu aprendi alguma coisa assim, como radioamador, sou bem curioso e não aceitava o fato de sendo tecnico em eletronica, não ter conhecimento pra arrumar os proprios radios...dai fui me auto informando e não sou nenhum expert, mas ja conheço um pouquinho, não o suficiente pra ensinar ninguem, mas da pra dialogar bem com colegas que tbem ja tenham o mesmo conhecimento....fica ai o espaço pra caso algum colega que conheça algo a respeito de literatura em radiofrequencia, possa colocar a nossa disposição...realmente seria de grande ajuda!!!
     Ah...Niu...desculpa a demora em responder a vc, pois estou inclusive fotografando uma placa de um voyager, onde mostra algumas bobinas que devem ser ajustadas após ser feito o alinhamento do fine coarse, pois pode ter a ver com o seu caso...depois vc diz se foi feito alinhamento neste seu px, se foi pode ser somente ajustes...é preciso saber tbem se só some numa banda ou em todas, ex:am-ssb-fm...ok??Um abração e mais uma vez desculpe pela demora, muito serviço aqui, sobra pouco tempo pro QSO.

             SKYPE=TECNOVALE
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 31 Ago 2010, 10:00
Ah....Monari...Da Rosa...tem como me add no skipe???
     Abração !!!
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: beto porto Date: 14 Set 2010, 09:24
ola samuel,sou beto,sou novo tambem em px ,eu trabalho com eletronica há 30 anos agora que me enterecei por conserto de px e vhf.e gostaria de compartilhar com os colegas conserto e manutenção dos caxinha preta.se não for pedir de mais eu tenho um cobra 148 gtl-dx que se colocar radio pra receber no canal 3 esse cobra so transmite na mesma freguencia porem no canal 5,se colocar o outro no canal 4 o cobra tem que colocar no canal 6pra se comunicar tou falando em AM,do canal 8 em diante não tem mais comunicação com o cobra,eu acho que é o PLL com defeito,eu gostaria da tua opinião ou de outro colega,obrigado
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 15 Set 2010, 09:19
Beto...bom dia, o seu relato sobre o sintoma, ficou um pouco dificil de compreender, tente dar uma filtrada na sua msg, para que possamos entender melhor ok?? E diz se é radio original ou se foi xucrutado, pois se foi pode ter algum chaveamento feito de maneira errada e que ocasiona este tipo de confusão nas frequencias!!
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: beto porto Date: 15 Set 2010, 10:33
bom dia samuel,eu creio que não foi xucrutado,pois as chaves do painel estão com suas função normal,vou esplicar melhor.em AM o radio com defeito deixo no canal 5, pra alguem me escutar tem que estar no canal 7,se eu colocar o radio com defeito no canal 6 pra alguem me escutar tem que colocar o seu radio canal 8 ,isso vai ate o canal 8 do radio com defeito,depois disso ninguem mais me escuta em canal nenhum,mas o radio continua transmitindo só não sei qual freguencia,pois eu não tenho freguencimetro,só osciloscopio,20MHZ.eu creio que seja o PLL com defeito ele usa um MC 145106.OK
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 15 Set 2010, 10:44
Pelo que vc relata, se o aparato não esta mechido, o melhor é trocar mesmo o pll, este ai ainda ta facil de achar!!!
     Creio que na Exitus deve ter!!!Vc conhece a Exitus em SP??
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: beto331976 Date: 08 Novembro 2010, 17:26
olá!! boa tarde !!gostaria que me tirasse uma dúvida!!!! sobre defeito em um radio cobra 148gtl!!defeito está com recepção em AM baixa !!lsb e usb estão normais!! transmissão esta normal!! sou técnico em eletrônica!! mas não tenho experiência em traceptores px !!desde já obrigado beto331976!!
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 10 Novembro 2010, 10:11
Beto!! Bom dia!
     Seguinte, este defeito esta em torno do tr 15, tr16...da uma olhadinha nos resistores que polarizam estes transistores, meça consumo entre base e emissor dos mesmos que vc mata!!!
     Forte abraço!

Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: beto331976 Date: 16 Novembro 2010, 13:59
ola samuel boa tarde!!veriquei ao tr15 e tr16,vcc de base e emisor do  tr15 e 0,30v e o vcc coletor e 8,25v, tr16 vcc de base e emisor e 0,60 e o vcc de coletor e 8,25v.verifiquei os resitores de polarizacao todos estao bons!! e os capacitores ceramicos estao todos bons!! poderia ser o cristal x1 de 7,3450 do segundo oscilador de rx?? x1 vai base do tr9 !! vou verificar o tr14 rx rf amplicador!!desde ja obrigado beto33197
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 16 Novembro 2010, 14:25
Beto!!!Na base do tr 15, tem um resistor de 180 k, confere ele!!! Este Xtal, pessoalmente nunca peguei defeito nele!!! Ah...e no col.emiss.do tr 15, a frequencia encontrada em rx é igual a frequencia do canal selecionado, pesquise com o frequencimetro e confira a frequencia neste tr., caso a frequencia esteja presente neste ponto, basta vc ir conferindo pra ver onde ela não passa adiante ok??? Ja peguei a L6 aberta tbem!!! Boa sorte na pesquisa, e não desista....o gostoso é pesquisar até fazer o danadinho ficar bom pra curtir os dx,s.
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: beto331976 Date: 16 Novembro 2010, 14:57
ola samuel boa tarde!!! ja conferi resistores de 180k de 10k e os resistores de 100r do tr15 vou verificar!! mais a fundo!!! meu frequencimetro pifou!! vou ter que comprar outro!! obrigado pela dica!!! samuel como posso te enviar um email ???tenho algumas coisas sobre radio: que possa te interessar!!!desde ja obrigado!!!BETO331976
Re: CONSERTOS EM RADIO PX By: Samuel Date: 16 Novembro 2010, 15:59
Meu email: tecnovale2005@hotmail.com
Páginas: 123