Forum TecTonny Informatica Geral
Páginas: 1
ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: ruancarlo Date: 11 Fev 2009, 14:19
Amigos,

Quando eu tenho problemas no gravador, eu abro, desmonto, limpo tudo e lubrifico tudo tb e fica 100%. Agora to com um gravador aqui q não quer ler dvds nem cds. Eu fiquei sabendo q temos q alinhar o canhão. Ai dei uma mechida no trimpot, ai o gravador voltou a ler mas nao grava. Voltei a mecher e e ele voltou a nao ler.
Gostaria de saber se tem um jeito eficiente de se regular esse trimpot, com um multimetro sei lá (eu tenho um daqueles amadores mais simples, não sei se vai servir). Mas lembro q estou começando rsrs, peguem leve nas linguagens. obrigado,
Re: ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: siresi Date: 11 Fev 2009, 14:40
Bôa tarde! Raramente um Leitor Ótico que precise de realinhamento volta a funcionar satisfatóriamente. Nos aparelhos mais antigos ainda dava certo, porém, nos aparelhos quase descartáveis de hoje em dia poucos voltam a funcionar.
Re: ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: ruancarlo Date: 11 Fev 2009, 21:26
Citação de: siresi online 11 Fev 2009, 14:40
Bôa tarde! Raramente um Leitor Ótico que precise de realinhamento volta a funcionar satisfatóriamente. Nos aparelhos mais antigos ainda dava certo, porém, nos aparelhos quase descartáveis de hoje em dia poucos voltam a funcionar.

Eu dei uma regulada nos trimpots e voltou a ler normalmente. Só na hora de gravar que ta dando uns erros. Mas está bem melhor que antes. Será que tem como realizar uma medida nos trimpots pra saber se eles estão na regulagem certa???  Se eu der mais uma reguladinha acho que fica 100%. Mas é muito dificil achar o ponto certo só na base da tentativa. Alguem pode me ajudar??
Re: ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: edson tadeu Date: 13 Fev 2009, 08:30
que dar ´pra voce medir dar sim - agora voce  vai precisar de esquema  ai as vezes complica
Re: ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: dnsbru Date: 16 Fev 2009, 13:29
vais precisar e sem substituto para essa tarefa de um osciloscopio
Re: ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: ruancarlo Date: 16 Fev 2009, 22:30
Citação de: dnsbru online 16 Fev 2009, 13:29
vais precisar e sem substituto para essa tarefa de um osciloscopio

Tem algum outro macete mais "manual".  Nao consigo osciloscopio com ninguem!
Re: ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: MarceloAugusto Date: 19 Abr 2009, 12:45
Caro colega, na verdade quando a unidade optica para de funcionar e ajustamos o trimpot e ela volta a funcionar é pq o ganho da optica já esta diminuindo ou seja a quantidade de laser emitido não é sufuciente pra funcionar, ao ajustar o trimpot, aumentamos o ganho da optica que já não está boa, desta forma ela chega até a funcionar, mas com certeza é por pouco tempo. Uma vez que uma optica de boa qualidade ( o que é muito dificil hoje ) chega a funcionar em média 5.000 horas. Vc ajusta hoje e amanhã ou depois no meio de uma gravação vc perde td. É uma pena que não exista optica de reposição para esses tipo de aparelhos.
Re: ALINHAR CANHÃO GRAVADOR - DVD-RW By: Canmeira Date: 20 Abr 2009, 19:42
Concordo com os colegas quanto à impossibilidade de resolução.

Para se regular o leitor você deve ter alem do osciloscópio o esquema do aparelho, e ainda assim,se o circuito permitir o monitoramento do sinal de RF. Os circuitos mais recentes têm no próprio processador um regulador automático para o sinal e somente com muitíssima sorte você conseguirá resultado positivo.
Páginas: 1