Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? (RESOLVIDO) By: carlosverdao Date: 28 Mar 2009, 08:26
BOM DIA a todos , nao tenho muito conhecimento, nestes aparelho, mais aprincipio a  :'(dona do mesmo, relatou somente def no cd que nao fazia leitura , e nen ela sabia o mod do som , quando min trouxe era este,. como sempre faço , liguei na frente dela pra testar, e pra minha surpresa , ele desliga apos alcançar o vol 20 em diante , com cx sem cx de qualquer jeito ele desliga , ai eu disse pra ela,- ele tambem esta desligando , ela disse aé depois do 20 - eu disse bom entao ajeito so o cd e deixo do jeito que esta?? ela disse veja logo os dois def e min de o orçamento. bom o cd foi o flete da leitura , ja o desligamento nao encontrei ainda , sei que estes aparelhos sao muito complicados, e cheio de proteçao , ja troquei varios cps da fonte e nao resolveu . tenho um conceito da arvore geneologica do aiwa , que relata este tipo de defeito, mais so se aplica a som que usa stk ??? desde ja agradeço qualquer orientaçao ( obs so volta a ligar e desconectar, e conectar novamente na tomada blz) estes som usa  4 transisitos em vez de stk. fiquem com deus
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: PESIGMA Date: 28 Mar 2009, 09:31
ola meu colega antae de tudo como voce disse este aparelho e a transistor certo.
meÇa os mos fets 2sk2723 q219 q 220 em alguns aparelhos usa buk 444 -5oo.
o defeito mais comun nesses fets e entrarem em curto.
com multimetro na escala de x1 com a ponta preta no terminal central, nao devera apresentar resistencia baixa.
algo acima de 1k esta normal o importante e naoaver curto o d eo s.
fora do circuito e facil disparar o gate desse fets    colocandoa ponta vemelha timetro no s e ponta preta do d e sem tirar a ponta preta do d, dar um toque no g. assim teremos certeza que o fet esta bom.
meca os diodos de polarizacao que ficam entre base e dos transistor de saida  meca tambem os resistore de 0,15 ohms por 2 watss, que ficam nos emisores. e comum que um canal queimado esses resistores abram ou alterem seu valor para mais , isso causa desligamento do aparelho ao aumentar o volume.
boa sorte .
quando voce tira da tomada a protecao e liberada , novamente para o funcionamento,
mas quando aumenta o volume ela novamente encherga o erro e arma desligando o aparelho.
veja e retorne aos colegas.
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: carlosverdao Date: 28 Mar 2009, 09:54
valeu , amigao pesigma... obrigado por sua inportante dica, vale resaltar que a som normal nos dois canais ate o 20v, bom  vou a luto  , pelo menos  tenho um linha de raciocinio, qualquer coisa reporto  belza :police:

Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: fred Date: 28 Mar 2009, 11:10
O  que  o  Pesigma  te  passou  ta  corretissimo ,  so  um  detalhe  retire  os  capacitores  ou  descarregue  antes  de  tentar  tirar  o  Trs, qualquer  vacilo  e  ja  era  os  Trs.
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: eletronica ws Date: 28 Mar 2009, 11:27
Bom dia Carlos seguindo o raciocínio dos colegas faz um teste esse aiwa deu muito problema que fazia ele desligar um os resistores troca os dois 0.22 ou 0.15 eles altera ele desliga ou a pro pia impedância dos alto falantes comece por ai boa sorte
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: PESIGMA Date: 28 Mar 2009, 12:09
olha colega se eu nao me engano usa acho np 1015 e 1016.
seguindo a linha de raciocinio. veja quando voce almenta  volume esta normal certo. passou do 20 desliga.
vamos analisar quem e que tem a maior demanda de corrente do aparelho nao e a saida, entao pode ser que quando aumenta o volume requeira uma corrente maior e ele proprio esta com alguma fuga,  sei que da trabalho mas mecha os transistao com carinho em escala alta e veja se nao a alguma fuga minima.
veja a protecao hold e desligue ela e ligue na lampada e observe o comportamento do aparelho, lembre-se a lampada deve ser 2x e meia a potencia do aparelho, para ter seguranca. boa sorte


retorne para nos.
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: carlo_stec Date: 28 Mar 2009, 17:09
veja a dica do walter caso vc ja tenha verificado a saida e o circuito detector de corrente!OLHA CONSERTEI DOIS DESSES DIAS ATRAS QUE ERA O FALANTE ALTERADO A RESISTENCIA OHMICA!ABRAÇO
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: PESIGMA Date: 28 Mar 2009, 20:41
ola colega voce disse com ou sem caixa ele desliga no 20
ou so com a caixa desom
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: siatec Date: 28 Mar 2009, 21:09
CARLOS - EU   SEMPRE COLOCO NA SAIDA DE AUDIO DESTES AIWAS  QUE USAN FN 1016 E FP 1016 UM LAMPADA  DE 60 WATS NO LUGAR DAS CAIXAS E VOLUME EM CIMA DELAS  SE CONTINUAR DESLIGANDO TEREMOS COMO JA FOI DITO PELOS OUTROS COLEGAS DF EM  RESISTORES -SMSDS-  TRANS SMSDS - ETC - DE RESTO SOH FALTAS AS CXS QUE DEVEMS ESTAR EXATAS NA IMPEDANCIA SENA EH FUMAÇA MESMO. ESPERO TER AJUDADO.
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: carlosverdao Date: 28 Mar 2009, 22:53
bom,  boa noite a todos , brigado por todas dicas aqui postadas , amanha começarei a futucar nele , com cuidado pra nao pepinar .  amigao pesigma , com cx sem cx ele desliga apos atigir o v20, inclusive testei com minha  cx de um nsx 900, um canal de cada vez e desliga. muito obrigado pela atençao de todos  blz  (obs . OS DOIS CANAIS ESTAO FUNCIONANDO NORMAL ATE O VOLUME 200), depois que atingi o 20,21,22, fica piscando o display e desliga. fiquem com deus :'(
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: elesp Date: 28 Mar 2009, 23:08
existem duas possibilidades bem grandes de esse aparelho estar desligando ,
a primeira o q110 tem um capacitor na base dele , que é o C120 de 3,3Ufx50v pode estar com defeito .
a segunda esse transistor é o hold de saida que desliga quando entra nivel DC na saida , isso ocorre quando algum dos transistores da base dos transistores maiores estão em fuga Q226,227 Q203,204,205,206 Q233,234,235,236
para saber isso vá almentando o volume dele , e com um multimetro analógico em dc , verique na base dos transistores de saida se varia a tensão para mais de 1V , se acontecer isso pode ter certeza que tem alguem em fuga , outra coisa esse linha de aparelho vc pode fazer esse teste sem os transistores de saida , para saber direitinho é só arrancar o Q110 até que resolva o problema .
se precisar tenho o esquema dele   
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: carlosverdao Date: 28 Mar 2009, 23:21
opa  manda o esquema  fico agradecido  funcei a net e nao consegui
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: jose ferreiras Date: 28 Mar 2009, 23:33
olá amigo os raciosino dos colegas estão correto mais exite um poblema ai si quando voce aumenta o volume o display começa a piscar voce ainda pode estar com poblema na fonte porque si voce tiver uma deficiencia na fonte ele tambem desliga amigo faça um teste coloque a ponta de prova cada alimentação da fonte e aumente o som asim voce vai notar si ha queda de tenção porque quaquer variação de tençã o circuito de proteção entra em ação ti dezejo boa sorte amigo.
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: claudio lobao Date: 29 Mar 2009, 21:03
Ola amigo , desligue o pino 18 do da pci lateral, veja se continua o defeito,se  ficar nomal verifique voltagem de 3,3v nos trsQ126,Q067 qualquer duvida troquios BOASORTE!!
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: francisco Date: 07 Fev 2009, 17:59
claudio amigo desculpe a demora,eu tinha esta dica mais não sabia onde estava,se vc já consertou ou entregou ok mais ai vai quem faz este sintoma neste som é o R130 E O R132,BOA SORTE,
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: carlosverdao Date: 07 Fev 2009, 23:23
bom nao consertei ainda , nen fiz uso das dicas por em quanto, estao todas salvas e arquivadas (em quanto adianto outras broncas) . pra serem usadas com muito carinho , obrigado por mais esta  francisco e todos que responderao. ops ( carlos , nao claudio, o claudio é careca , atente a este detalhe rssss). tenhao todos  um otimo fim de semana .
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: elesp Date: 09 Fev 2009, 22:12
desculpa não ter respondiso antes mas se vc mandar seu e-mail te mando o esquema , tendo tempo eu vou colocar no rapidshare e passo para todos
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: carlosverdao Date: 10 Fev 2009, 23:44
ok elesp , brigado pela atençao  ( carlos_henriqueverdao@hotmail.com) fico grato. deus te pague  blz
Re: AIWA NSX 594 DESLIGA DO VOLUME 20... EM DIANTE?? By: carlosverdao Date: 03 Março 2009, 11:59
bom dia a todos  ,  desculpem pela demora , pois tava adiantando outras broncas , bom finalmente resolvido
  foi justamente o cp120 de 3,3 por 50v  fica na base do q110 blz brigado a todos  valeuuuuuuuu :police:
Páginas: 1