Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
(RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 25 Mar 2009, 14:35
alguem nao tem um progetinho de uma fonte de 15 amperes regulavel de 0 a 20 volts
esta fonte minha so ta o po e eu queria fazer uma com opcao de tensao.
com plaquinha e montagem se alguem souber  fico agradecido.

Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Claudio Carvalho Date: 25 Mar 2009, 15:04
Pesigma.

15 amp. Deve ser o transformador!!!!!!! Vá lá na páginas de projetos, que o Perez tem uma porção de links que servirão a você!

Cláudio
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: trovoeletron Date: 25 Mar 2009, 16:22
onde encontro a paginas de projetos ??? ??? ::)
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Claudio Carvalho Date: 25 Mar 2009, 16:29
Trovo e Pesigma.

Podem correr na página de links e downloads, que estão lá! Para fazer esta busca, basta ir até o fundo da página inicial e lá tem um banner branco escrito Forum Geral de Eletronica. Clique na seta para baixo, e aparecerá todas as páginas, OK!


Cláudio
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: edson tadeu Date: 25 Mar 2009, 18:46
COM OPÇÃO DE TENSAO EU ACHO DIFICIL A NAO SER QUE SEU TRANSFORMADOR TENHA VARIAS SAIDA DE TENSAO  SE NAO TIVE AS 2 UNICAS TENSOES QUE VOCDE PODE TER SERIA 13,5 E 15VOLTS - PARA OS 13,5 VOCE USARIA UM ZENER DE 13,5 VOLTS POR  1 OU 1,5 A

maias eu tenho varios esquemas de fontes comutavel de 1 a 25v  mais por aqui ano consigo botar imagem no forum ja tentei varias vezes e nao vai se voce quiser é so me mandar seu email que lhe mando.
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Almeidaf Date: 25 Mar 2009, 19:11
voçe pode colocar um lm 317, que varia de 1 a 40v. para suportar a amperagem pode colocar 2 tr 2n3055 em paralelo.
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 26 Mar 2009, 11:52
este lm com 2n3055 voce tem um desenho nem que seja a mao
ou de algum projeto ja pronto.
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Almeidaf Date: 26 Mar 2009, 18:42
o ponteciomentro é de 4k7  veja se arruma aquelas engenagem que usa em aparelhos de som antigo, para o eixo nao ficar muito facil de girar, evitando ao toca-lo nao mudar a voltagem. mantenha o voltimetro na saida para ter referência .
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: eletronica ws Date: 26 Mar 2009, 18:56
Almeida esta fonte e muito boa eu uso uma só que eu uso quatro transistor 2n3055 pois a corrente e muito alta
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Almeidaf Date: 26 Mar 2009, 19:02
positivo, mais esses dois já aquentam uns 25A   e poderá ele colocar como primeiro um tip 31 em ligaçao darlingtom , para ficar mais macio a amplificaçao da corrente.tambem é bom ele colocar dissipador nos trs
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Claudio Carvalho Date: 26 Mar 2009, 19:09
Almeida.

A que tenho na bancada é de 2 amp. e só usa um 3055 e um bf para regular. Vou copiar este e comprar um linha de 4 amp. e montar, gostei mesmo!


Cláudio
Re: tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 26 Mar 2009, 20:11
falou colega achei otima e ja estou fazendo a placa de circuito impreso
no programia basico do espress pcb.
da um pouco de trabalho mas vale a pena.
tem um programa quwe cha proteus so que nao da para baixar pois acho que e pago,
mas olha de parabens esta fonte!!!!!!!!!! e a fonte .
aprovada nota 10    vou montar e depois retorno aos colegas o resultado.
ja fiz a imprensao agora vou desenhar o circuito .
e vamos a obra.
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 27 Mar 2009, 09:47
almeidaf olha olhando detalhado o potenciometro nao tem valor e se e de fio ou nao.
voce tem ou sabe o valor do potenciomentro,
estou desenhando a placa de circuito impreso da fonte edepois coloco aqui no forum em tamanhao natural.
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 27 Mar 2009, 19:00
gostaria de esclarecimento
o meu trafo so tem 2 fios no secundario
estou montando com onda completa com 4 diodos
sera que perde rendimento ou nao estou desenhado no pcb.
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Almeidaf Date: 27 Mar 2009, 22:05
o ponteciometro como disse acima do esquema é de 4k7 comum pois a corrente é tao baixa (micro amper), e a ponte que colocar tem que os diodo suportar no mínimo 8a cada.´vai depender do consumo que voçe colocar, e o filtro de saida pode por 100mfd, em paralelo  um resistor de 47k.
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 29 Mar 2009, 20:35
ola colegas eu desnhei o layout da fonte no PCB e gostaria de colocar aqui no forum para orientacao das trilha se precisa modificatr
sei qualquer correcao e bem vinda.
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 30 Mar 2009, 10:10
ola colega seu consegui uma fonte antiga que tem um amperimentro e um voltimetro com fundo de escala de 25 volts e 2,5 amperes
sei que a amperagem esta abaixo quase 10 vezes  ou seja 15 A
e o amperimetro 2,5 amperes sera que existe posibilidade de colocar este amperimetro na minha fonte, ai ficaria fundo de escala 25 A
EM VEZ DE LER 1A leria 10A.
eu fiz o desenho do circuito no programa do pcb.
queria colocar aqui ja te4ntei e nao consegui voce pode me ensinar
como fazer,
fico agradecido desde ja.
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 31 Mar 2009, 11:28
ai pessaol alguem pode me ajudar nesta parte
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: Almeidaf Date: 31 Mar 2009, 18:57
0 voltimetro, beleza, visto que ele vai trabalhar quase  no total da voltagem, quanto o amperimetro deverás colocar um shunt em paralelo com o mesmo e baseado em outro para teste, poderás como falastes quando der 10 A mostrar 1 A.                   e ai calibra-lo ,      o seu é lógico.                                                                                cara, esse é o unico tópico  que esta resolvido mais continua melhorando o progeto, logo voce terá uma fonte profissional.
Re: (RESOLVIDO) tenho um trafo de 15 A gostaria de fazer uma fonte de bancada By: PESIGMA Date: 31 Mar 2009, 20:59
ai pessoal fiz o layout no pcb
gostaria de por aqui no forum como faco

Páginas: 12