Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
PMPO X RMS??? By: carlosverdao Date: 24 Mar 2009, 23:04
alguem ae sabe  como fazer estes calculos??? sempre tive curiosidade , mais minha matematica  nao  bate blz
desculpe minha ingnorancia ,   por ex.  estou com um som que  so marca 2200pmpo?. afinal tinha que perguntar  pra alguem sem mais, muito obrigado
Re: PMPO X RMS??? By: francisco Date: 24 Mar 2009, 23:19
p- potência
m-maxima
p-para
o- ótario

eu faço os calculos pelo RMS
Re: PMPO X RMS??? By: oz, Date: 24 Mar 2009, 23:29
Boa francisco mas eu tenho um artigo que estarei colocando no forum
que tem os calculos .
Re: PMPO X RMS??? By: jacunda Date: 24 Mar 2009, 23:47
Amigo, a potencia real é em RMS, PMPO é potencia de pico a pico, foi criada para engordar a vista dos compradores. A formula para se calcular o valor RMS de uma potencia de audio é: W = V²/r. Exemplo: Injetar um sinal de 1khz na entrada do amplificador, na saida dependendo da impedancia ligar um resistor de no minimo 20 wats, ligar o amplificador e colocar o volume no maximo e medir a voltagem em cima do resistor em corrente alternada, multiplicar a voltagem ao quadrado e depois dividir pelo valor do resistor o resultado é a potencia do amplificador:
W = 20²= 400/8 = 50
Resultado: 50 wats RMS.
Espero que vc. tenha entendido.
Albino
Re: PMPO X RMS??? By: carlosverdao Date: 25 Mar 2009, 00:30
 ok obrigado  atodos que derao atençao a  este topico, ao amigo albino,  oz,  e o francisco .
bom eu sei que o que conta e o rms, mais  queria aprender  fazer os calculos, pois a muito tempo atraz trabalhei com um cara que o consertava som , e ele sempre  perdia tempo explicando a real potencia do som aos  clientes
e fazia calculos  e calculos ate chegar ao valor real, porem nunca min interessei  em aprender so agora deu vontade  de aprender, como questionei 3 tecnicos da qui , e eles sabe que existe, mais na teoria nao sabem fazer os calculos e se interessarao em aprender, coloquei aqui no forum .espero que sirva  pra mais alguem . (  grato ao albino  pela aula via msn) e sempre bom ter contato como vcs   fiquem todos com deus.
Re: PMPO X RMS??? By: edson tadeu Date: 25 Mar 2009, 07:28
ninguem me parece tem nada sobre essa potencia ficticia chamada pmpo = alguns dizem que é pra dividir por 100  - no caso do seu aparelho bate certinho pois ele deve ter em rms apenas 20 a 30 wats mais isso nao é seguro que estar certo - esta é uma potencia inventada pelos espertos  fabricantes para enganar oi consumidor pois ela nao existe - nao entendo por que o  defesa do consumidor permite que eles a coloquem nos aparelhos. Eles alegam que esta é uma poitencia ambiente. claro que dart um bom som mais nunca chegaria a 20 30 weats em rms. entao para mim ´[e  engano. mentira,
Re: PMPO X RMS??? By: Claudio Carvalho Date: 25 Mar 2009, 08:09
Edson.

O que o Albino passou é o certo! PMPO, existem várias formas de avaliação, depende de que fabricante, êle coloca lá o que quiser, mas RMS, é a real!!!

Cláudio
Re: PMPO X RMS??? By: lm-perez Date: 25 Mar 2009, 09:44
   Eu uso a fórmula mais compacta,ves outro bate com amplificadores (Profissionais)

   100PMPO=50IHF=25RMS.

   Basta dinidir por 4 o PMPO e encontra rms.
Re: PMPO X RMS??? By: carlosverdao Date: 25 Mar 2009, 17:17
 valeu, brigado a todos ,  inperez amigao , por 4 nao pode ser , se dividirmos por 8 talvez nos aproxime do valor real...  por ex tenho um som  aqui que marca  2200pmpo, nao tenho o valor em rms , se dividisse por 4 ???  apareceria um valor  inreal. esta equaçao postada pelo albino  com certeza se aproxima da realidade  blz ja salvei
pra  começar a praticar. fique com deus
Re: PMPO X RMS??? By: edson tadeu Date: 25 Mar 2009, 17:26
isto tudo se reduz no que disse se voce pega  divide 2200 por 100 voce vai achar 22wats e eu quero ver este som seu nao ter 22wats em rms eu que ro prova

nao precisa formulas mirabolantes

o cateto da hypotenusa dividido pelo cassete do watimetro ou qualquer outro formula.
Re: PMPO X RMS??? By: Claudio Carvalho Date: 25 Mar 2009, 17:32
Verdão.

Cada fabricante escreve o que quer com esta medida, OK!

Cláudio
Re: PMPO X RMS??? By: carlosverdao Date: 25 Mar 2009, 17:39
 ok entendido senhores , sao so duvidas blz, (agora edson , segura o seu pc ae  pra nao cair  que vou aumentar o som aqui.) eheheheheh  brincadeirinha  FIQUE COM DEUS
Re: PMPO X RMS??? By: jacunda Date: 25 Mar 2009, 18:20
Amigo Edson e a todos, boa tarde, Não quero aqui dar uma de professor, mais repassar conhecimentos que adquiri aos longos dos anos de eletrotecnico e logo depois como tecnico em eletronica. Bom é muito facil de endender: 1º temos que endender que nenhuma maquina cria energia, ela transforma de um estado a outro, e isso com perdas. tomemos como exemplo um grupo gerador de corrente alternada, onde temos um motor que gera energia mecanica, que por sua vez é acoplado ao gerador para gerar energia eletrica, neste exemplo foi transformado energia mecanica em energia eletrica e essa transformação teve suas perdas, quer seja em atritos de rolamentos, atritos do ar, perdas por aquecimentos e etc..., partindo deste raciocinio:
Um amplificador de audio que usa em sua fonte um transformador de 50w, na saida do amplificador jamais teremos 50w, teremos abaixo disto pelo simples fato que depois que a tensão sai do traf. ela é retificada e filtrada, passando a ser corrente continua, nesta fase é facil sabermos a potencia da fonte, pois se sabemos a voltagem e a corrente, basta multiplicar uma pela outra e teremos a potencia em wats da fonte, só que apartir daí a corrente contínua passa por séries de componentes, tais como: resistores, transistores, ci's. e etc..., todos tem comsumo proprio e a maior parte se dissipa em calor, ao chegar a etapa final, esta corrente eletrica se transforma em corrente alternada proporcional ao sinal aplicada ao amplificador, que ao ser aplicada a um alto falante, se transforma em ondas sonoras. A questáo é como sabermos a potencia real em corrente alternada?, se fosse corrente contínua seria facil! Aí que entra a formula, pois a corrente alternada é uma senoide. e o que fazemos na formula é cortar aproximadamente 50% da crista da onda, tanto do pico positivo como do pico negativo. E no PMPO os fabricantes fazem os calculos tomando toda a senoide, isso quando o fabricante tem conciencia. no caso dos produtos chineses, eles colocom a vontade sem nenhum criterio. É o caso que tenho visto radinhos de 2 pilhas pequenas, estar estampado 80w pmpo. é simplesmente inlogico. Mais uma vez repito "PMPO" é simplesmente para engordar os olhos do consumidor!
Albino
Re: PMPO X RMS??? By: Claudio Carvalho Date: 25 Mar 2009, 18:39
Albino.

Você vem de encontro ao que eu escrevi!!! Veja, a tempos( idos dos anos 60 ) meu pai ( HUMBERTO TORRES DE CARVALHO ) fazia uns amplificadores para boites na zona Sul do Rio de Janeiro, e o que êle montava, era uma cópia exata de um amplificador Philips |Noroegues, que êle " achou " na resvista Antena, lembra dela?
Bem, pesquisando, meu pai chegou a conclusão que poderia tirar 80 Watts RMS dequele circuito e o que fez, desenvolveu uma fonte de 6 amp. para poder aguentar a paulada que era submetido o pequeno amplificador em boites! Vendeu muito, a ponto de se realizar financeiramente na vida, por mérito exclusivo dele! Dai, estes mesmos amplificadores, trabalhavam a um regime sempre no limite, visto que em boites, o som é ensurdecedor, e quase nunca davam defeitos.
Uma vez medindo a potencia do mesmo, chegou-se a conclusão de 100 watts RMS, e era realmente, mas com aquela fonte parruda para aguentar!
Olha, por mais que as fontes chaveadas sejam boas, nunca se ira comparar com uma fonte discrete, simples e objetiva!
Não pode haver " 80 watts" onde não se tem base para tal potencia.

Obrigado por me lembrar deste detalhe!

Cláudio

PS. Quem for do Rio de Janeiro, deve lembrar de um amplificador, quase que artesanal de marca HTC.


Re: PMPO X RMS??? By: jacunda Date: 25 Mar 2009, 19:05
Concordo com vc. Claudio, é bom termos um forum, onde se pode debater assuntos relacionados com eletronica: Aprende eu, aprende vc. e todos que participam.
Abraços,
Albino.
Re: PMPO X RMS??? By: edson tadeu Date: 25 Mar 2009, 19:27
ate ai nao vi nada que voce tenha batido de encontro ao que postei pois como voce mesmo disse a  potencia pmpo nun ca é a que realmente eles dizem. Eu e voce temos abertos aparelhos ai de som grade mais na saida do mesmo eles botam um LA  tipo daqueles usados em auto radio e la estar estampado 3300w pmpo mesmo em pmpo o aparelho nao dar isso ate mesmo porque o transformador do mesmo nao dar maIS QUE 1,5 2 AMPERES
Eu apenas disse que o aparelho que vem escrito 2200 wats pmpo  ele deve ser dividido por 100 para achar a potencia em rms  que no caso deveria ficar em 22wats e pelo tipo de alto falante usado nestes aparelhos nós vemos logo que a sua potencia deve ficar neste patamar pois um aparelhos com 50w rms  sua caixa pesa 2 ou tres vexzes mais que a de um  22w ou o tal do 2200pmpo. Eu sou aqui na bahia eletricista de trio eletrico e o proprio gerador vem marcando 500a e nós sabemos que essa nao é sua corrente nominal pois ele nao chega a tanto  mais proximo em torno de 455a por ai dependendo de cada gerador.
Re: PMPO X RMS??? By: jacunda Date: 25 Mar 2009, 20:10
Amigo Edson, só por curiosidade, estes geradores operam em quantos volts 127 ou 220?
Albino

Re: PMPO X RMS??? By: Claudio Carvalho Date: 25 Mar 2009, 20:13
Albino.

No geral, é bi-volt, OK! Não importa quantos KVA gere!


Cláudio
Re: PMPO X RMS??? By: fred Date: 25 Mar 2009, 20:30
Jacunda
Boa  explanação  a  sua  ,  so  posso  dizer  uma  coisa " Nao  se  tira  leite de  pedras".
Aqui  onde  moro  tem  uns  espertinhos  que  querem  fazer isto , chegam  a  puxar os  fios      do    falante  de  uma  tv  de  14  e  colocam  e  uma  caixa    de  som    para  ver  se  dao  mais  volume   ( cx  nao amplificada)eu  morro  de  rir  .
Re: PMPO X RMS??? By: jacunda Date: 25 Mar 2009, 20:41
certo Claudio, eu só perguntei porque ele se referiu em 455a, entendí que o "a" fosse ampres. aí eu queria fazer o calculo para saber quantos kva tem este gerador. ok?
Albino.

Páginas: 12