Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: reparo62 Date: 05 Mar 2009, 19:37
ENTROU ESTE TV QUE FICA COM LED ACESO MEDINDO A FONTE LA NO HORIZONTAL TEM EM MEDIA 108 A 110 V NO PINO 1 DO MICRO TEM 1,5 VOLTS SE ESTIVESSE ACIMA DESTA TENSAO A PROTECAO ESTARIA ACIONADA NO PINO60 DO MICRO QUANDO COLOCO NA TOMADA A TENSAO DE DISPARO SOBE PARA 1,5 VOLTS, MAS O QUE EU ACHEI STRANHO QUE O TRANSISTOR Q 430 NO COLETOR TEM 17 VOLTS NA BASE ZERO NO EMISOR 0 VOLTS QUE E O HORIZONTAL VCC MEDINDO A BASE DE Q 432  UM DTC ESTA APARECENDO UM ATENSAO DE 9, VOLTS QUE EU NAO SEI DE ONDE VEM POIS NAO DEVERIATER MAIS QUE 1 VOLT E COLETOR DESTE E EMISOR ZERO
POIS ESTA TENSAO TERIA QUE TER ZERO VOLTS PARA LIBERAR Q 430 A LIBERAR O FUNCIONAMENTO.
EM Q 840 ACHEI UM ZENER DE 5V6 EM CURTO TROQUEI MAS NAO DEU EM NADA Q 840 BOM E RESISTOR R 840 BOM PECO AJUDA AOS AMIGOS ESPERO TER DADOS DETALHES PARA QUE OS AMIGOS POSSAN ME AJUDAR UM ABRACO A TODOS :'(   TO FICANDO LOUCO
Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: tec-luz Date: 05 Mar 2009, 19:45
de uma o9lhado no piuno do micro (pino de reset) e ver qual tensõa estar chegando e faça uma varredura deste pino até onde  é gerada a tensão de resete. vc pode experimentar tracar sem medir os resistores da fonte
Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: Claudio Carvalho Date: 05 Mar 2009, 20:07
Reparo.

Vamos lá! Em primeiro lugar, peço a você que escreva com letras minúsculas, uma vez que as letras maiúsculas na internet, significam "gritar", OK!  Depois, você poderia pontuar as suas escritas, no sentido de separar as suas dúvidas, pois assim entenderiamos melhor! Mas é o seguinte: Q-840.  a base trabalha com um zenner aterrado de 5.6v., o coletor tem de ter 19V. e tem de sair 5 V do emissor! Se não tem estas tensões, veja a própria dica da Toshiba, sobre o Q- 801, pois o mesmo vai até o pino 5 do micro ( resset ) e tem de ter 5 v.
Depois responda para a gente, OK!


Cláudio
Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: reparo62 Date: 06 Mar 2009, 09:43
obrigado por me orientar, pois tenho pouco tempo no forum e nao sabia deste detalhe sobre maiuscula e minuscula.
desculpe mas nao foi mal intecionado.
procurarei melhorar minha escrita,
e obrigado por me corrigir .
pois tenho certeza que tirarei proveito desta informacoes.
vou verificar as tensoes no pinos do reset ate o transistor de onde sai o comando., e retorno com certeza.
obrigado claudio carvalho, sempre bem vinda as informacoes.
um abraco
claudio carvalho meu agradecimentos By: reparo62 Date: 06 Mar 2009, 09:50
me desculpe pela minha inguinorancia pois nao sabia , sobre maiuscula e minuscula, gritar ou nao.
nao sabia mesmo mais uma que aprendo.
vou pontuar minha escrita a fim de poder separar bem, e que possam interpretar melhor minhas duvidas.
quero te agradecer d3 coracao , aprender sempre e bom.
estou aqui para isto e estou a dispozicao de todos para se errar me corrijam.
obrigado e deus continue a te iluminar sempre para o melhor.
Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: reparo62 Date: 06 Mar 2009, 19:14
bom achei o q 830 que estava com fuga e ainda nao funcionou,
o ic de reset tem cinco pinos nao tem como testar.
gostaria de um auxilio pois estou sem saber como continuar,
esta analise.

obrigado a todos por me ajudar

Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: eletronica ws Date: 06 Mar 2009, 19:52
Boa noite vamos por parte vamos analisar este circuito como você tem o lede em stand by ligado verifica se tem no pino do reset  pino 5  do micro 5v se não tiver olha q840 q841 d 850 se correto vamos para o pino 9 tem 5v se não tiver correto qb30 q 843 se ainda não funcionar pino 17 tem 9v2 se não olhar q 430  q432  vamos mais no pino 13 sai h out 5v se não e so trocar o micro e ser feliz   
tv 2999 jms lem6 esquema By: reparo62 Date: 06 Mar 2009, 20:06
aos colegas ,tem alguem que possa me dizer onde baixo este esquema >
baixei uns mas nao bate totalmente no que preciso.
na parte do reset tem um transistor a mais ,pois nao sei o que faz
sai do emisor do tr q 430 nao entendi  !!!! :police:
obrigado a todos.
Re: tv 2999 jms lem6 esquema By: eletronica ws Date: 06 Mar 2009, 20:17
Postei pra você com todos os detalhes passo a passo no outro tópico da uma olhada ok
Re: tv 2999 jms lem6 esquema By: Claudio Carvalho Date: 06 Mar 2009, 20:20
reparo.

Acho que te falei ontem...  Aqui mesmo no 4shared, tem o esquema completo com todo o serviço dela! Eu baixei para poder te responder, OK!
Vá aqui ao lado e baixe, pois depois eu vou juntar estes tópicos para não ficar uma porção de tópicos com a mesma pergunta. Quando tiver qualquer dúvida, mesma esta do esquema, é só escrever no seu tópico original, pois assim os colegas sabem o andamento do seu tópico, OK!

Cláudio
TV 2999 jms lem6 stand by continuacao By: reparo62 Date: 07 Mar 2009, 17:57
ola colegas eu estou aqui novamente a pedido do forum postei aqui para oganizar a minha duvida pois este tv esta me dando muito trabalho.
mas depois de muita analise fiz um teste levantei o q 432 com saida horizontal desligado e para minha suspresa apareceu os 9 volts .
ligando o horizontal a tv ligou, mas sem video tela brancva com linha de retorno, !!! coloquei antena e nao tem audio.
queria se possivel me orientacasem ,o que devo fazer pois nao estou conseguindo visualizar o problema e como terminar.

aproveito para agradecer o empenho que os colegas tem me ajudado
e consegui o esquema certo pelo moderador carvalho obrigado mesmo pela forca. :)
Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: Claudio Carvalho Date: 07 Mar 2009, 18:33
Meu amigo Reparo.

Veja, não é preciso você abrir outro tópico para postar qualquer escrita que seja em relação a mesma TV, pois se você abre outro tópico, as pessoas que irão ler, não saberão o inicio de sua dúvida e então poderá escrever dicas desencontradas, OK! Sempre que tiver alguma coisa a escrever, faça-o no mesmo tópico, assim todos poderão ler o histórico do tópico e não pega-lo no meio, OK!

Cláudio
Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: eletronica ws Date: 07 Mar 2009, 19:32
Boa noite reparo 62voce seguiu as dicas que postei pra você?...
Tem que uma diferença se que quando as coisas virão pipi no. nos
Travamos mas segue e me fala depois

TV 2999 jms lem6 stand by nao solucionado By: reparo62 Date: 09 Mar 2009, 09:47
gostaria de uma esplicacao pois me deparei com esta situacao.,
ao medir a base de qb ou Q 830 pois  encontrei 3,9 volts este emisor
de q 830 e ligado a base de q 843 que tem 3,2 base devido a queda de tensaqo natural de base e emisor de q 830,
agora minha duvida q 843 e um dtc , se o emisor deste transistor esta ao terra em sua base 3,2 volts este transistor tem que esta saturado, certo medindo o coletor tem aproximadamente 9, volts.
para a tv ligar teria que ter 0 , volts que liberaria q 432 cortando ele,

e liberaria q430 o 9 volts do hvcc, mas minha duvida com esta informacao como na tenho pratica de medir este transistor, e correto afirnmar que q843 esta aberto entre coletor e emisor.
peco ajuda pois travei aqui.

desde ja agradeco a ajuda que ja tenho recebido dos colegas.
e olha fiquei adimirado com este forum, o pessoal aqui e unido parabens, todos.
Re: TV 2999 jms lem6 stand by nao solucionado By: eletronica ws Date: 09 Mar 2009, 10:50
Bom dia reparo62 você pergunta quem e responsável pelo chaveamento do q 843 e o micro ele libera o power on para saturação do transistor através do pino 9 do q 501 espero ter resolvido sua duvida se precisar estamos ai
Re: TV 2999 jms lem6 stand by nao solucionado By: reparo62 Date: 09 Mar 2009, 11:07
Citação de: Walter, online 09 Mar 2009, 10:50
Bom dia reparo62 você pergunta quem e responsável pelo chaveamento do q 843 e o micro ele libera o power on para saturação do transistor através do pino 9 do q 501 espero ter resolvido sua duvida se precisar estamos ai
ola walter o comando de ligar esta presente,,,! porque q 843 nao esta saturado , sabendo que o micro mandou ligar,,, porque no coletor de q 843 tem 9 volts quando na realidade deveria ter 0 volts.
pois na base de q 843 tem 3,2 volts.
Re: TV 2999 jms lem6 stand by nao solucionado By: eletronica ws Date: 09 Mar 2009, 17:39
Reparo62 vamos la segue esta rotina tudo no micro q 501
Pino 5 reset você tem 5v se não  olhar q 840 q 841 d 840
Pino 9 dvdd+5 voce tem 5 se olha q b30 q 843
Pino 17 hvcc você tem 9,2vdc se não olha q430 q 432
Pino 13 h out você tem 5 vpp se não troca o micro
Bom olha se você seguir esta rotina de teste você tem que fazer ela funcionar felicidades 

Re: tv2999 toshiba LM6 NAO LIGA FICA EM ST BY By: Claudio Carvalho Date: 09 Mar 2009, 18:29
Reparo.

Quero pedir a você, diretamente, que tente entender o espirito deste Fórum! Não é para sair abrindo tópicos com o mesmo problema e não esperar por respostas certas. Veja, houve um colega aqui mesmo, que o tópico dele teve 900 respostas e até hoje, a gente continua a responder no mesmo tópico ( Paulão ) e o problema persiste, e todos, mas todos mesmos, seguem a linha de raciocínio do defeito. Acho que você está de gozação comigo, pois já pedi várias vezes que não abra tópicos com o mesmo problema! Não ha linha de raciocínio em vários tópicos. Não ha mestre que consiga esta proeza. Então estou te alertando para este fato, pois não quero tomar providencias duras para este problema, OK!

Se mantenha só em um tópico e espere o resultado!!!

Cláudio Carvalho - Moderador Geral do Fórum Tec-Tonny!!!!
Páginas: 1