Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Causo verdadeiro By: Bens inicius Date: 03 Mar 2009, 16:22
Certa feita la pelos idos de 1970, uma senhora chegou com um radio na minha oficina pedindo pra ser consertado, o aparelho estava mudo total, eu efetuei o conserto daquele radio a valvula , o famoso rabo quente... no dia sequinte a senhora veio , pagou o conserto e levou o mesmo.. .. mas retornou alguns dias depois , com a sequinte reclamaçao, voce consertou meu radio mas mudou a hora do reporter Esso, assim chamava o horario do Brasil naquela epoca, ele disse que nos radios das vizinhas  começava as oito mas no dela so começava as 9 horas,, deu o maior trabalho pra convence_la que era impossivel fazer isto ,,, sao espinhos desta epoca que nao volta mais hehehe
Re: Causo verdadeiro By: Almeidaf Date: 03 Mar 2009, 17:46
isso éra na época contaminante, era so por a mao no aparelho e sempres se houvia reclamaçao, visto que a tempos atras,( pouco tempo). pois sou da nova geraçao,  consertei um rádio de carro marca Island  americano (de valvulas) apos o conserto o cara reclamou que o carro em silêncio, e com o som baixo ouvia-se umas batidas continuadas,  ele nunca tinha obsevado isso,        èra o vibrador de dc para ac.   ou seja   12V dc para 270V ac.     mais isso é do tempo do Edsom e do Claudio, talves voçe tenha pego algum desses.....eu nao.
Re: Causo verdadeiro By: Claudio Carvalho Date: 03 Mar 2009, 20:22
Olha só que escreve...

Até tu Brutus??????  Celebre frase do César ao seu filho, após receber uma facada nas costas...  Mas meu "jovem" Almeida, o que é rádio a válvula??? Eu sou do tempo do galena, lembra????


hahahahahahahahahahahahaha


Cláudio
Re: Causo verdadeiro By: carlosverdao Date: 04 Mar 2009, 00:00
isto  é asunto pra coroa mesmo , mais esta do radio é de lascar,hahahah
veja esta ? conserto os controles remotos e testo antes de entregar , ae o cliente diz que so acredita , qundo testar em sua propia tv , nunca vio  testar controle em radio de pilha , ae leva pra tstar  e nao volta pra pagar o conserto mais nunca  ahhahaah ae é froide !  por isso nao perco mais  tempo com controles .
Re: Causo verdadeiro By: Almeidaf Date: 04 Mar 2009, 15:32
o Carlos voce é novo, mais é bom lembrar dos tempos que consertáva-mos os aparelhos quase sem muitas informaçoes técnicas, mais o prazer da coisa que a maioria das tvs da época vinham com o esquemas dela dentro da caixa, éra so abir e ver depois colocar no mesmo lugar ou tirar xerox  ( era mimiógrafo), quanto ao galena eu até hoje tenho um esquema projetado por mim tipo phuche pull, só pelo prazer de ouvir algumas estaçoes, as vezes  duas ou mais ao mesmo tempo ou prevalecia a mais potente , sem nenhuma energia,  quando entao resolví colocar um tr pd1001 do rádio philco alimentado por 15 tr ad149 aberto com a luz do dia forneçia pequena voltagem para exitar o tr.  aumentando mais o volume e coloquei um falante da phillips que éra de bobina  de 300ohms. nao me lenbro do modelo da tv que usava ele.,   hoje nao sei qual o prazer na área de eletronica que os jovens curtem, será que só é o financeiro.   é bom parar por aqui pois vao falar que esse forum nao é baile da saudade,
Re: Causo verdadeiro By: Claudio Carvalho Date: 04 Mar 2009, 15:53
Meu caro Almeida.

Puxa, quanta saudade deste tempo...  Tempo em que eu fazia " bucha" para aumentar a transmissão de uma emissora de rádio, pois o famoso DENTEL não permitia maior potencia nos transmissores... Rapaz, quando eu montei o meu 1º galena, a estação que prevalacia era a 1.580Khz, Rádio Vera Cruz, que não existe mais, mais eu adormecia ouvindo aquela programação, com o fone na orelha para escutar... Coisas de jovens mesmo! Hoje, meu filho fica 35 horas no compudor direto...  Uma pena, pois perde um tempo preciosissimo da vida com porcarias como o Orkut...
Cansei de fazer bailes de HI-Fi em clubes de nomes aqui do Rio de Janeiro, em que eu ficava como responsável pelo equipamento de som, totalmente válvulado, e com vários ventiladores para resfriamento dos amplificadores!!  Carregar as caixas de som, com alto-falantes de 18" polegadas Altec-Lancing, eram pesadas demais, com aquelas cornetas de médios enorme, que mais perecia um trompete, mas iamos a luta e realizavamos o nosso intuito!
Acho que quando a gente ( ai tem vários colegas aqui ) começa a escrever sobre o passado, não muito distante, os mais nossos devem ficar admirados!!  Eu pergunto, quem destes novos, já viu um sintonizador de FM Fisher? Quem deste novos, sabe que a grande revolução da eletrônica foi inventada para a telefonia? Sim, o transistor foi inventado por um engenheiro eletrônico, para substituir os pesados relés da telefonia americana. E assim vai caminhando a nossa saga!
Não quero que os mais novos achem que somos superiores, não!!! Só que saibam da jornada que fazemos parte, em grande coloboração com o que acontece hoje!

Cláudio
Re: Causo verdadeiro By: vini Date: 04 Mar 2009, 22:41
Vou remexer um pouco mais no baú da saudade,voces lembram das bobinas Supertena? Eu fiz um bocado de trabalhos com elas , eu fiz até um amplificador de RF de AM com um OC45 , resolvendo um problema de um tio meu que sintonizava mal as radios favoritas dele num sítio onde ele morava,montei uma galena com duas Supertenas em serie,um capacitor variavel , um diodo 1N64 um capacitor de mica(a gurizada nem imagina o que seja isto) e fones com impedancia de 2.000 homs,eu e outro colega levamos para uma exposição na escola , e um dos professores torceu o nariz dizendo que nós estavamos usando peças modernas num aparelho antigo, mas eram bons tempos, a gente aprendia como as coisas funcinavam fazendo elas funcinarem. ;)
Páginas: 1