Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Tv Plasma Samsung - Queimando Y-Buffer By: mbfariass Date: 03 Set 2022, 13:26
Bom dia amigos, estou com um problema na tv de plasma Samsung modelo PL51D490.

   O cliente informou que a uns 2 anos anos atras a tv apresentou na tela uma linha preta bem fina, mas como essa linha estava localizada bem na parte inferior da tela não o atrapalhava para assistir.
   
   Então ele continuou a usar a tv sem nenhum outro tipo de problema, mas agora a a tv apagou e não liga mais.

   Com a tv na bancada e ligada na rede eletrica, observei que a tv não tem som e nem sinal de imagem porem o led stand by fica piscando e o led da placa t-com esta aceso, efetuei a aferição da tensão na fonte e constatei que a tensão sobe a quase 212v e cai gradativamente até proximo a zero, e isso indica que a fonte esta entrando em modo de proteção... a fonte esta perfeita.

   Então verifiquei o isolamento das placas Y-sus e Z-sus e ambas não apresentam nenhuma fuga e nem curto.
   
   A partir disso verifiquei a placa Y-buffer e constatei que se encontra em curto, acredito que o curto esteja no Ci buffer panasonic U5506. Então encomendei uma nova placa e ao instalar a placa a tv deu sinal de vida, subiu a imagem e o som. Alias que imagem linda essa tv tem.

   Observei que a linha preta que o cliente informou ainda se encontra na tela, uma linha bem fininha bem no centro do cabo flat do CI que estava em curto na placa substituida.
   
   Tentei ajustar e limpar o cabo e o conector flat da Y-buffer afim de solucionar a linha preta, mas sem sucesso a linha continuava na tela.

   Com tv funcionando efetuei a aferição de VA e VS e ambas se encontram dentro do padrão com 58 e 207 volts.

   A tv funcionou por aproximadamente 8 minutos e desligou novamente, então para minha surpresa verifiquei que placa Y-buffer entrou em curto novamente.

   Tentei novamente uma nova placa e a tv voltou a funcionar por 12 minutos e novamente a Y-buffer entrou em curto.

   A minha pergunta é a seguinte, devido a linha preta que esta aparecendo sera que a tela dessa tv esta condenada, tipo com algum curto que faz a Y-buffer queimar.  Obrigado pela atenção amigos.
Páginas: 1