Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 11 Dez 2015, 12:50
Assim que é ligada, fica fazendo um barulho como um relé batendo e depois estabiliza, parando o barulho, mas continua em standby.
Fiz limpeza nas micros chaves e toda a placa, nada resolveu.
Fiz teste, ligando na lâmpada série e foi o mesmo barulho, só que com a lâmpada série dava para ver a lâmpada piscando forte e depois baixando o brilho, mas com o mesmo barulho inicial até estabilizar um brilho fraco, mas bem visível e sem mais o barulho (Lãmpada série 100+60+60).
Verifiquei cap da fonte C.810 400mf/330v que indicava as tensões 290v (com o coletor saída hor desligado) e  200v (com coletor saída hor ligado). Q 404.
Verifiquei tensão saída shopper no C884 que indicava 120v.
Saída horiz no coletor com 120v Q 404.
Screen variando até mais de 400v (ajustável)
Verifiquei polarização do tubo onde encontrei em Q.901 200v, Q.903 200v e Q 905 200v.
Verifiquei a alta tensão que está em 27KV.
Amigos, diante deste relato, solicito ajuda dos Senhores, para que me informem, por favor, qual ou quais os procedimentos deverei tomar para a solução deste defeito.
Se puderem, também, ajudem-me em um esquema, pois o que tenho é difícil visualizar código, números. É muito apagado. Qualidade ruim. É problema pra seguir um raciocínio com ele. Ele foi colocado em pedaços. Aguardo respostas dos amigos. Obrigado e Fiquem com Deus.
Antonio.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: UNIDASEX Date: 11 Dez 2015, 13:31
Antonio:
Seu relato na combina com o defeito "Nao sai de stand-by".
Se tem Screen, +B de video, o aparelho esta funcionando, mesmo que parcialmente!
De uma checada, edite o topico, pq. ta confuso!!
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: paulo52 Date: 11 Dez 2015, 19:17
Como  o Ricardo  disse  ,  se  regula  screen  ,  tv  esta  funcionado  , deveria  aparecer retraços  na  tela quando do  ajuste  do  screen , ou  seu  filamento  do  crt  ja era .

Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 11 Dez 2015, 21:43
Amigos, boa noite. Realmente, até também acho estranho, mas é isso realmente o que está acontecendo. Aperto teclas no frontal da tv e não liga. Agora, outro detalhe. Talvez os Senhores esclareçam, é que sintonizador dela está aquecendo bastante. Não é estranho? Pode ser por aí? Quando desligo da tomada, o tubo dá um clarão como se estivesse aceso. Filamento acende normalmente, mas não sai de standby.
Obrigado. Fiquem com Deus.
Aguardo vocês.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: paulo52 Date: 12 Dez 2015, 08:55
Antonio  ,  esqueça  o  Stby  por  um momento  ,  sua  tv esta  ligando , tem alta  ,tem  screen ,provavelmente  seu  vertical  esta  em  curto  ,  vc  abriu  todo  screen ,  que  acontece ???????
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 12 Dez 2015, 11:54
Já abri todo o screen e nada acontece amigo Paulo. Vou verificar o vertical conf. sua orientação. A caixa metálica do tuner aquece muito. Isso não tem nada a ver? Obrigado. Fica com Deus.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: UNIDASEX Date: 12 Dez 2015, 13:42
Desligue os pinos do seletronik pra ver se o sintoma muda! Dependendo do defeito que ele apresente, pode interferir nos sinais SDA E SCL !
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 12 Dez 2015, 20:03
Ok amigo Ricardo. Obrigado pela paciência. Vou verificar e darei retorno. Fica com Deus.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 21 Dez 2015, 20:58
Amigos, não abandonei a luta pela solução do problema desta tv. Estou resolvendo problemas de saúde, mas voltarei a pedir a ajuda dos senhores ok? Espero que me compreendam. Fiquem com Deus.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: WALTER JANSEN Date: 05 Mar 2016, 08:42
Olá gente boa.
Antonio, tela escura não quer dizer que a TV não liga.
Você diz: A caixa metálica do tuner aquece muito
Já mediu as tensões nos pinos desta ''caixa'' e comparou com o esquema?
abraço
wj
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 10 Mar 2016, 21:09
Boa noite amigo Bacamarte. É verdade. Tão preliminar que não fiz. Vou fazer isso e darei retorno. Obrigado pela ajuda. Fica com Deus. Estou quase bom para voltar ao trabalho. Tive alguns problemas de saúde, mas já tô voltando. Um abraço.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 13 Mar 2016, 20:38
Boa noite amigos. Ainda meio debilitado, mas estou voltando ao assunto. 
Troquei direto os capacitores eletrolíticos C.308 C.306 C.310 C. 315 e C.320.
Testei fora da placa, os capacitores. C313 C.311 C314 e C.309, não encontrando nem curto e nem fuga. (escala x10K).
Troquei o CI saída vertical.
Após tudo isso, atuando no screen, a partir de 700V a tela acende com linhas finas de cima a baixo  e sem som.
A lâmpada série de 200W acusa que há curto, pois fica com luminosidade mais/menos, onde deveria ser bem fraca.
Tudo isso com os pinos do SDA e SCL desligados do seletronic, que quando ligado aquecia muito. Desligados não mais aqueceu.
As tensões no saída vertical após troca.
pino 1 0V - pino 2 15V - pino 3 27V - pino 4 0V - pino 5 0V - pino 6 27V - pino 7 9V
Isto posto, ainda preciso da ajuda dos amigos.
Obrigado e fiquem com Deus.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: UNIDASEX Date: 14 Mar 2016, 08:55
Antonio:
Se havia curto nas linhas SDA e SCL, o problema pode ser serio!
Minha sugestao:

1) ligue-a fora da serie, reduzindo o screen para uns 400V, com antena conectada, e veja se algo surgiu, apos trocar o seletronik que esta ruim com certeza;
2) Se nada aparecer, troque a memoria por uma nova e vazia e religue-a a fim de fazer sintonia e ver se resolveu;
3) Se nada mudar, ha grande chance do micro estar ruim, assim como outros CIs que lidam com o SCL E SDA.

Este aparelho aparenta ter sido atingido por raio! Qual o relato do cliente?
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: paulo52 Date: 14 Mar 2016, 15:06
Ele  esqueceu  de  mencionar  como  esta  o  RGB  .
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 14 Mar 2016, 19:58
Ok amigo Ricardo. Vou fazer isso e volto ao tópico. 
Paulo, quanto ao RGB a tela é azul e linhas brancas. Não fiz medição nenhuma nesse circuito. Obrigado aos amigos e fiquem com Deus. Vou continuar tentando.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: paulo52 Date: 15 Mar 2016, 08:03
Antonio ,  regule   esse  screen  ate  um ponto que  fique  somente    com  tela  azul .
Tela  azul  pode  esta habilitada  no  menu  ,  desative  e veja  o  que  acontece .
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 15 Mar 2016, 20:01
Boa noite amigo Paulo. Obrigado pela atenção. Não dá pra regular o screen abaixo de 700v, que a tela apaga.
Hoje desliguei os capacitores c.313, C.311, C.314, C.309 e D.303, todos ligados ao CI saída vertical.
Troquei o transistor SMD Q. B20 NPN - DTC 143EK
Desliguei pinos 6 e 3 (alimentação 27v) e liguei o aparelho.
As bobinas defletoras estão com 9 ohms  vert. e 2 ohms horiz.
Ficaram umas 5 linhas juntas a uma linha bem luminosa no centro da tela, indo de canto a canto. (se baixas vlr do screen, a tela apaga).
Quero dizer, também, que ao ligar a TV, ela cicla de 3 a 4 vezes (estalos audíveis) sincronizados com a lâmpada série, depois estabiliza e para os estalos. (lâmpada tamém estabiliza mas com luz anormal)
medí tensões nos pinos 20, 21 e 22 (RGB) no One chip que está com 1,4v, respectivamente, e no esquema diz 2,4v.
Aguardo ensinamentos dos amigos.
Obrigado pela ajuda e fiquem com Deus.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: UNIDASEX Date: 16 Mar 2016, 07:43
Antonio, ja experimentou liga-la fora da serie?
Se as tensoes de RGB nao mudarem, o UOC esta ruim...

Ai surge a pergunta: Seletronik e UOC ruins ja representam custo elevado de peças para continuar a pesquisa?
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 16 Mar 2016, 19:52
É amigo Ricardo. Vou fazer isso sim e esperar o que dará. Voltarei com notícias. Obrigado e fica com Deus.
Re:Tv Toshiba 2998EMS Não sai de StandBy By: antonio jose benigno Date: 21 Mar 2016, 22:07
Amigos, boa noite. Realmente sem trocar o UOC não tem condições de prosseguir. O cliente foi informado e ficou de pensar a respeito. Como não sei por quanto tempo e deixar o tópico em aberto, prefiro fechar o assunto dando o tópico como encerrado. Quando houver algum retorno do proprietário, volto a me comunicar com vocês ok. Obrigado a todos pela paciência e dedicação em resolver o problema comigo. Fiquem com Deus.
Páginas: 12