Forum TecTonny Fique por Dentro!
Páginas: 1
ESR do capacitor !! By: naldoZ Date: 08 Set 2015, 11:50
O que é "ESR"?
ESR (Equivalent Series Resistance) ou Resistência Equivalente em Série é um parâmetro importante em todo capacitor eletrolítico, a ESR representa a resistência resultante da combinação dos terminais, conexões internas, placas, dielétrico e principalmente o eletrólito, este último é o principal causador do aumento da ESR.

graf_cap_esr.jpg
Representação gráfica de um capacitor eletrolítico e sua ESR.
A ESR de um capacitor eletrolítico deve ser baixa, mas devido a fatores como idade, construção e temperatura de operação, que causam alterações na quantidade e na qualidade do eletrólito a ESR pode subir para valores indesejáveis.
O aumento da ESR afeta a performance de circuitos sintonizados, fontes chaveadas, circuitos de deflexão, circuitos amplificadores de vídeo, etc.

Como a "ESR" pode ser medida?
A maneira mais prática de se medir a "ESR" é com um ohmímetro que use corrente alternada em suas medições (note que o ohmímetro que há em sua bancada usa corrente contínua para medir os resistores), na internet há vários destes circuitos, porém todos usam o "mesmo" circuito analógico e o dispositivo de leitura é um galvanômetro, o que não nos dá nenhuma precisão na leitura.
O medidor de ESR aqui apresentado é gerenciado por um microcontrolador e as medidas de ESR são apresentadas em um display de LCD, o que nos permite leituras de 0,01 Ohm até 100 Ohms.

Qual a utilidade de um medidor de "ESR"?
Um típico capacímetro mede a capacidade do capacitor sob teste e só, porém há um detalhe muito importante, a ESR de um capacitor pode aumentar muito sem afetar o seu valor quando medido em um capacímetro, portanto um capacímetro torna-se inútil na detecção de capacitores com a ESR fora de limites aceitáveis.
Para testar um capacitor com um capacímetro você deve retirá-lo do circuito, você sabe muito bem a quantidade de capacitores que há em uma placa de um monitor ou outro equipamento semelhante, e você também sabe o trabalho que é dessoldar, medir e ressoldar vários capacitores.
Com um medidor de ESR você pode testar os capacitores sem retirá-los do circuito, poupando trabalho e tempo.


Re:ESR do capacitor !! By: José Derli de Souza Date: 10 Set 2015, 09:14
Como adquirir um aparelho desses?
josederli@yahoo.com.br
Re:ESR do capacitor !! By: naldoZ Date: 10 Set 2015, 14:03
Amigo pesquise na NET no mercado livre tem !!
Páginas: 1