Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
vitrola telefunken dominante vii By: eletronicashow Date: 05 Set 2015, 20:24
Olá.
preciso de uma orientação dos colegas mais velhos,estou com essa bucha de um grande amigo no qual não pude recusar dar uma olhada,estou com uma duvida no funcionamento da valvula da fonte,ela tá torrada,e também torrou a fiação embaixo dela devido os resistores terem derretido os fios e fechado curto,olhando a fiação tá fácil restaurar,mais como não manjo nada de vávula e o camarada que podia me orientar nesta hora já partiu deste mundo,venho aqui pedir um auxilio,fiz um desenho aqui no paint de +- como está a ligação,sei que a valvula é de retificação,não tem numero nela pois já não é a original,medindo os fios do trafo tenho em duas extremidades 500v,e nas outras extremidades usando o chassi do trafo como terra tenho 14 e +- 10 volt todas AC,como essa desgraça retifica se só tem quatro pinos e todos vão ligado ao trafo????.

Desde já agradeço.
Re:vitrola telefunken dominante vii By: tectonny Date: 08 Set 2015, 08:47
Nossa Marciano, essa é da antigas mesmo, vamos vê se aparece alguém que conhece válvulas aqui...
Re:vitrola telefunken dominante vii By: paulobap Date: 08 Set 2015, 10:12
Rapaz, tenho bastante coisa, ou tinha, de telefunken valvulados,  e alguma coisa de vitrolas,  até na 5ª vou tentar abrir umas caixas no deposito e ver se tenho esse ai. 
O modelo é esse mesmo:  dominante VII?
Re:vitrola telefunken dominante vii By: Almeidaf Date: 08 Set 2015, 14:21
esses 10 v não tem relação nenhuma  ao terra--esse 500v tem que ser em cima de cada resistor deve ter em relação ao terra

pelo menos sabes o numero dessa valvula. se não o" numeral das outras". por ai saberemos quem é essa.   esses 500v, deveria ser 350V, vai para as duas placas retificadoras,  esse 10V que deveria ser 6V e o filamento dela, e o mesmo por um dos fios que saem a voltagem retificada. para o primeiro filtro e depois atraves de um trafo vai  para o segundo filtro.

mais estou achando essas voltagem altas de mais, pois retificada vai 600V (veja a voltagem dos eletroliticos)
veja tambem por baixo onde tem  a guia de encaixe dela -entre qual pinos.
Re:vitrola telefunken dominante vii By: eletronicashow Date: 08 Set 2015, 19:23
Valeu moçada,mais consegui comprar o esquema,mas mesmo assim é meio doida a saida de tensão dela se ela está retificando como é que retifica emcima da bobina do trafo?,quanto as tensões a de 500v se medir em relação ao terra fica 250v + 250v ,agora olhando no esquema a de 10v,14v na verdade são uns 28,vou medir de novo assim que retornar ao sitio do colega com esquema na mão.
A valvula pelo esquema é uma GZ34.
Re:vitrola telefunken dominante vii By: antoniotecny@ Date: 08 Set 2015, 20:30
Imagine ela como se foce um diodo onde tem um catodo que precisa ser aquecido p emitir eletros p o anodo (placa ) . Em algumas o pro pio filamento já é o catodo .
Observe se o filamento dela ta em serie com as outras , se uma n acender as outras n acendem .
Se dê posta o esquema aqui .
Re:vitrola telefunken dominante vii By: WALTER JANSEN Date: 09 Set 2015, 14:40
Olá gente boa.
Marciano, pelo datasheet  esta válvula pode operar com até 2x550V nas placas. a saída da fonte é no cotodo, pino 8 (neg) e positivo no ct do trafo. Filamento 2 e 8 (5V). 
Obs. Cuidado com choques elétricos.
abraço
wj
Re:vitrola telefunken dominante vii By: eletronicashow Date: 14 Set 2015, 19:51
Voltando pra dar um parecer,estive no fim de semana na casa do chegado,refiz os fios que estavam torrados,troquei os resistores,disconectei o chicote da fonte do restante do chassi e blz,tenho 250v e filamento em torno de 6v,mas....conectanto o chicote testando continuidade do +B pra massa não tinha nenhum curto,pra não ligar direto na tomada improvisei uma lâmpada série e quando liguei a tensão morreu a a valvula ficou vermelha(espero não ter queimado ela) voltei a medir continuidade e apareceu um curto ,fui seguindo até chegar no trafo de saida uma das bobinas estava dando pra massa,retirado o trafo liguei mas a tensão ficou em torno de uns 190 volt,e o filamento das demais valvulas acenderam,agora experar o trafo voltar pois foi enviado pra fazer o enrolamento dele.
Até a próxima visita. :err:
Re:vitrola telefunken dominante vii By: WALTER JANSEN Date: 15 Set 2015, 07:16
Olá gente boa.
Marciano, veja bem que carga vais utilizar. Se você verificar o datasheet vais ver que a corrente máxima no +B fica ao redor de 200mA.
abraço
wj 
Re:vitrola telefunken dominante vii By: eletronicashow Date: 13 Out 2015, 17:31
Desculpa pela demora em dar retorno mas o defeito era o trafo do subwoofer dela em curto pra massa,depois vi também que os dois trafos dos alto falantes tb estavam com problema,o difícil agora e achar alguém que enrole eles pra que durem ,o trafo maior do subwoofer foi enrolado mas não durou um dia ligado deu pau,foi enrolado novamente e por enquanto tá funcionando,não vou dar como resolvido ainda,mas assim que ficar tudo ok e terminar a restauração do gabinete posto uma foto dela de como ficou,realmente é bonita a danada..
Re:vitrola telefunken dominante vii By: eletronicashow Date: 05 Dez 2015, 22:55
Tá aqui a danada funcionando tudo,itens trocados válvula retificação,trafos dos alto-falantes e do subwoofer,deiuma reduzida na qualidade da imagem mas tá legal,vou postar no meu face as imagens e video dele funfando.


Re:vitrola telefunken dominante vii By: eletronicashow Date: 05 Dez 2015, 22:59
Não achei o botão pra marcar como resolvido,pode finaliza a ocorrência. :yes:
Páginas: 1