Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Lavadora Colormaq 11 Kg By: GAMBIN Date: 29 Julho 2015, 15:33
Olá pessoal, estou com uma placa da Colormaq 11Kg Mod LCA 11, a qual queimou um transistor SMD que aciona a bomba d'agua, o transistor explodiu e somente da pra lê 4S6E e logo abaixo 9526, se alguém tiver o esquema eu agradeço, pois já vasculhei a net e não achei nada.
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: paulo52 Date: 29 Julho 2015, 17:26
Gambin,  vou  te  contrariar  ,  se  este  Tr  tivesse  explodido  ,  vc não  conseguiria  ler  nada  ,   "SMD " ,  acho  que  deve  ser  outro  componente  ,  se  possivel  coloque  uma  foto  aqui  ,  use  este  link .
http://img.tectonny.com.br/


Seria  isso  aqui  ???  Qual  a  pça  na  placa  ???


Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: GAMBIN Date: 29 Julho 2015, 19:00
a placa é quase idêntica a esta que voçe  postou, a minha possue os tres transistores que estão juntos,e aquele que esta no canto acima deles sozinho, tentei mandar uma foto dele duas vezes mas não estou conseguindo
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: lm-perez Date: 29 Julho 2015, 19:49
Bom..se o smd é o acionador da bomba d'água então provavelmente seja um tiristor.
Você trabalha nessa área,tem outras placas ?
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: GAMBIN Date: 30 Julho 2015, 09:02
~meu ramo é eletrônica, somente peguei esse caso, para tentar resolver o problema dessa placa e adoro desafios, mas não consegui achar outra placa igual, para ver o numero da peça, vou mandar outra foto dessa vez da placa inteira.
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: paulo52 Date: 30 Julho 2015, 14:19
Concordo  com  o  Perez  ,  ve  se  consegue  ver  alguma  letra  tipo  BT .
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: UNIDASEX Date: 30 Julho 2015, 15:19
Apenas uma sugestao:

Embora a maioria dessas placas seja coberta por resina, se houver um representante da marca na sua regiao, visite-o e verifique se ele tem uma placa para que vc possa dar uma olhada( acredito que permitam isso).

Boa sorte!
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: GAMBIN Date: 30 Julho 2015, 16:46
Valeu pela dica pessoal
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: antoniotecny@ Date: 30 Julho 2015, 18:31
Na eletrolux usa o ( 108w6e ) acredito que seja o mesmo tristor pois executa a mesma função , um para a bomba dgua , outro para válvula de entrada dgua , outro para o atuador  , e o grandão para controlar o motor .
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: assiseletro Date: 30 Julho 2015, 23:05
Olá colega , o componente na realidade é um triac , seu código é BTA204S6E, e pode ser substituído por com tensão de 600V.
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: lm-perez Date: 31 Julho 2015, 07:57
O Triac é da família dos tiristores

http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2744-estudo-do-triac
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: paulo52 Date: 31 Julho 2015, 08:18
Parabens  ao  pessoal  pelo  empenho  na  ajuda  .
Mais  um  pitaco  .

http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=T&page=602
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: GAMBIN Date: 31 Julho 2015, 09:58
agradeço a todos que me ajudaram a resolver esse problema, vocês são demais, obrigado mesmo.

Agora tenho outro probleminha, como faço para passar esse tópico como resolvido?
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: paulo52 Date: 31 Julho 2015, 14:38
Deixa  como  esta  por  enquanto  ,  o  Tonny  esta  resolvendo alguns  problemas  no  Forum  .
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: Petronzio Date: 31 Julho 2015, 22:48
Só completando informações que constatei!
Ele é um triac, na minha Cidade não encontra esse componente, nem original e nenhum outro triac SMD, tentei adaptar um triac da linha BT (normal) O BTA12 e um BT136, nenhum deles acionou a bomba!, cheguei a pensar que o PIC  (processador da placa), estava com a porta queimada, mas nos testes de medição, constatei que a tensão do gate estava baixa (o PIC fornece pouca corrente), a solução foi colocar um TIC226 no lugar... (Fiz a furação da placa e coloquei o triac no lado oposto da solda e sem dissipador)...
Funcionou perfeitamente!
Re:Lavadora Colormaq 11 Kg By: GAMBIN Date: 01 Ago 2015, 15:54
ok. valeu Petronzio
Páginas: 1