Forum TecTonny Vídeos Games
Páginas: 1
Atari 2600 Nao liga By: F.Silveira Date: 13 Junho 2014, 14:35
Olá pessoal!


Eu peguei um das antigas. Estou com um Atari 2600 com placa americana Rev. 14 com placa transcodificadora, que tem a frente imitando aquele que tem frente de madeira. O cliente enviou esse Atari para fazer uma adaptaçao de saidas de audio e video, mas ele disse que o atari nao tinha fonte e que ele precisava de manutençao, e que era para passar o orçamento. Como eu nao tinha a fonte, eu testei com uma fonte universal, mas ele nao ligou, testei com e sem cartuchos e nada, entao medi a tensao do regulador de tensao identificado na placa como A203 que na verdade é o unico regulador de tensao que tem e que é de 5V, mas ele está apresentando no multimetro analogico um pouquinho menos que 4V. Porém eu testei com uma fonte universal que chegava no maximo 300ma, sendo que a fonte original do Atari 2600 é de 500ma. Poderia ser essa diferença de amperagem que é menor que pode estar fazendo a voltagem do regulador ser menor que 4V?


Quem ai tiver dicas e opinioes nesse defeito, seja bem vindo para deixar seu comentario.


Obrigado a todos e desde já agradeço!
Re: Atari 2600 Nao liga By: trudes Date: 18 Junho 2014, 19:51
A fonte tem que ter 5V exatos!
Re: Atari 2600 Nao liga By: F.Silveira Date: 18 Junho 2014, 21:50
Olá Trudes!


Eu dei uma boa limpeza na placa do Atari com Alcool isopropilico e retirei os CIs que sao encaixados na placa e limpei todos os terminais, e verifiquei a placa para ver se nao tinha nenhuma trilha rompida e até retirei e limpei o conector de cartuchos e testei terminal por terminal para ver se nao tinha nenhum problema, e aproveitei e verifiquei também nessa area da placa debaixo do conector em busca de possivel trilha rompida, mas estava tudo ok. Limpei tudo mesmo, e entao recoloquei tudo novamente e testei novamente com essa mesma fonte de 300ma, e o Atari ligou sem cartucho e ficou só com tela preta ou um leve chuvisco, mas isso é caracteristico desses consoles antigos quando está sem cartucho, ai eu testei os cartuchos que o cliente me mandou junto com o console, e nenhum deles funcionou, dá umas interferencias como se fosse funcionar, mas nao funciona, eu até abri dois cartuchos e limpei os contatos, mas mesmo assim nao adiantou, nao funcionou. Entao eu resolvi entrar em contato com o cliente e perguntei se ele tinha certeza que os cartuchos estavam funcionando, e ele me disse que o Atari e os cartuchos estavam a 20 anos guardado sem funcionar, e nao sabia se os cartuchos estavam funcionando. Entao eu providenciei um cartucho que estava funcionando só para fazer testes. Estou aguardando ele chegar para testar novamente.


Quanto as tensoes, o regulador está entrando os 6V, mas nao está saindo 5V como deveria, está saindo somente 4V mesmo. Mas eu irei providenciar uma fonte de 500ma ou mais para testar que é a amperagem correta desse Atari, pois a de 300ma é fraca e pode estar fazendo ele nao funcionar direito.


Eu procurei e nao encontrei esquema para o Atari na internet, se alguem ai tiver o esquema eletrico desse Atari, eu ficaria muito grato.


Obrigado!
Re: Atari 2600 Nao liga By: F.Silveira Date: 25 Junho 2014, 14:05
Olá pessoal!


Eu ainda estou aguardando o cartucho chegar para fazer os testes, mas eu gostaria de saber se alguem ai tem o esquema eletrico desse Atari, ou sabe em qual site baixar?


Já procurei e nao encontrei, eu tenho um esquema aqui, mas nao é compativel com esta placa.


A placa é Rev. 14 Atari 2600.


Estou com uma duvida também, nessa placa tem varios resistores de 5 faixas (cores), e entao presumi que fosse resistores de precisao, porém resistores de precisao tem cerca de 1% e 2 % de tolerancia, porém a maioria que tem nessa placa é de 10% de tolerancia, entao quer dizer que nao sao de precisao, estou certo? E alguns estao com valores bem diferentes, e outros parecem estar abertos.


Queria saber se é possivel substituir resistor de precisao por resistor normal, mas claro com mesmo valor, e sem ter problemas?

Obrigado!
Re: Atari 2600 Nao liga By: trudes Date: 25 Junho 2014, 16:15
Pode sim, e dá uma lida aqui sobre resistores de precisão:

http://www.tectonny.com/forum/index.php/topic,54501.0.html
Páginas: 1