Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: HELIOAZEVEDO Date: 25 Mar 2014, 14:03
Aparelho: SOM
Marca:    Sony
Fabricante:   
Modelo:   MHC-GTX787
Defeito:   INOPERANTE

Amigos:

Estou com um microsystem Sony, modelo MHC-GTX787, que estava inoperante ao ligar, a tecla lig-desl só fica piscando com luz vermelha ao ligar. Comprei o c.i. STK412-170C na Blucolor e quando substituir, o aparelho ligou normalmente e ficou com todas as funções funcionando normalmente (áudio, cd, tuner, etc.). Mas ao deixa-lo ligado num volume medio durante 3 horas, aconteceu o mesmo defeito. Nisto eu pergunto: o c.i. que eu comprei e coloquei é original ou há outro problema no aparelho?. Antes de substituir o c.i. tinha uma trilha queimada que vinha de uma das saida deste c.i., mas fiz um reparo com fio rigido antes de colocar o c.i. novo. Aguardo retorno das dicas dos colegas.



Agradeço a quem puder ajudar.
Helio Azevedo

Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: lm-perez Date: 25 Mar 2014, 14:25
Bom amigo. não sei se o componente que vc comprou é original ou não,você pode fazer uma comparação com o que estava na placa,comparar peso,espessura dos terminai,serigrafia e também comparar os preços,se estiver muito abaixo do valor praticado no mercado desconfie.

Independente disso,antes da troca verifique todas as tensões que chegam nele e veja se não há alguma alterada.Pelos meno aqui na minha oficina eu troco todos os eletrolíticos que vão ao redor do Stk,não testo nenhum ! troco todos.Com isso, tenho tido,pouco retorno com essa saídas.

Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: HELIOAZEVEDO Date: 27 Mar 2014, 22:48
No site da Blucolor e na pagina onde vê o preço do STK diz o seguinte: "Para a aplicação deste produto, é necessário o equipamento possuir resistor 47k 10w e capacitor 4700uf x 63v em paralelo". Onde eu vejo isto no circuito, pois, não achei na placa onde fica o STK?


Obs.: já baixei o diagrama esquemático deste microsystem.

Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: lm-perez Date: 28 Mar 2014, 10:38
Bom amigo, é bem estranho isso mesmo,acabei de ler no site.Mande e-mail para eles para confirmar a posição desses dois componentes então,depois nos diga aonde é para inserir esses componentes.
Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: HELIOAZEVEDO Date: 28 Mar 2014, 11:03
Ok, vou enviar um e-mail para a Blucolor mim informar com mais detalhes sobre este resistor e capacitor eletrolitico.
Sds,
Helio Azevedo
Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: jchristino Date: 28 Mar 2014, 15:46
Boa tarde, é certo que ha curto neste equipamento verifique toda a linha onde houve rompimento da trilha.
Quanto ao Ci, original ou não, se tem curto nesta linha (trilha), qualquer um queimaria.
Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: lm-perez Date: 28 Mar 2014, 17:13
Justamente,por isso disse para verificar tudo, antes de experimentar outra.


Citar[/size]Independente disso,antes da troca verifique todas as tensões que chegam nele e veja se não há alguma alterada.Pelos meno aqui na minha oficina eu troco todos os eletrolíticos que vão ao redor do Stk,não testo nenhum ! troco todos.Com isso, tenho tido,pouco retorno com essa saídas.

Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: Rangel Date: 29 Mar 2014, 11:38
Esse STK412-170 não é mais fabricado pela Sanyo, sendo assim tem grandes chances desse seu STK ser falso. O substituto indicado para ele é o STK412-770. Procure por ele em uma loja de confiança e veja se resolve seu problema aí.
Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: HELIOAZEVEDO Date: 29 Mar 2014, 12:23
Ok, vou procurar uma loja de confiança e verificar se consigo comprar este STK412-770, depois dou o retorno, grato pela dica.
Re: SOM Sony MHC-GTX787 INOPERANTE By: Rangel Date: 29 Mar 2014, 19:13
Tem um detalhe que eu esqueci de mencionar antes, para o STK412-770 funcionar no lugar do 412-170, vc tem que fazer uma modificação no pino 16 dele, pois no 770 esse pino é o stb do CI e precisa ser alimentado por uma tensão de 3 a 5V, mas essa tensão não pode ser constante, ou seja, qd o aprelho estiver em standby essa tensão deve zerar, se não o CI irá trabalhar 24h por dia.
Páginas: 1