Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: jonas gp1 Date: 11 Dez 2013, 15:15
Aparelho: amplificador
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    não tem mais marca apenas referencia PS-400
Modelo:   PS-400
Defeito:   transistores novos não funcionam no lugar dos velhos

bom dia... estou com um problema com um amplificador antigo, de referencia ps-400 (só tenho isso de referencia) ele só funciona com os transistores que está nele, 2n3055 ,não funciona com transistores 2n3055 novos , (o som fica roco distorcido e baixo) preciso consertar o outro canal, se alguém tiver uma dica fico grato.

Agradeço a quem puder ajudar.
jonas garcia

Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: lm-perez Date: 11 Dez 2013, 16:15
Jonas, pelo seu relato só pode ser esse 2n3055,que por sinal há muito tempo não vejo um de qualidade.

Mais toda vez que eu substituo as saídas de qualquer amplificador,sempre revejo a tensão off set e Bias.são aqueles trimpots,que alguns amplificador tem e permitem fazer o ajuste.Mesmo o 2n3055, sendo da mesma marca, lote e modelo.podem tem alguma diferença entre eles.,principalmente no ganho.

Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: tecnovideo eletronica Date: 11 Dez 2013, 17:36
coloca 2n3773 fica bem melhor e aguenta mais pancada!!!!
Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: jonas gp1 Date: 11 Dez 2013, 18:39
boa tarde peres... todas as tenções estão iguais, um canal está funcionando perfeitamente, porem o outro fica com o áudio distorcido, os transistores estão com a temperatura baixa aquece levemente em ambos os canais (normal) se troco os transistores, de um canal para outro, o defeito acompanha os transistores; a fonte trabalha com 45+45-, os transistores de saída 2n3055 x 4 por canal, os que funcionam são 2 Toshiba com terminação "5h" ,(que sinceramente, ñ sei o que significa, penso ser código de fabricante) e 2 rca também com terminação H; os que ñ funcionam são marca ST ,testei também com 4 Toshiba com terminação "4d" porem também sem sucesso. ::)
Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: jonas gp1 Date: 11 Dez 2013, 18:48
obg. tecnovideo eletrônica, talvez compre eles p/testar, se funcionam "nesse caso". ???
Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: antoniotecny@ Date: 11 Dez 2013, 21:41
Jonas , não necessita colocar os quatros tr de uma vez , coloque de um por um  e  aumente  o volume  só um pouco. Trabalhe com lampada de 60 w em serie.
É provável que só mente um ou dois tr esteja  com o beta  (ganho) alterado.

Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: antoniotecny@ Date: 11 Dez 2013, 21:46
Obs . Eu também já peguei tr deses com base e emissor invertido , erro de fabrica .
observe isso.
Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: betomulti Date: 11 Dez 2013, 21:52
amigo a melhor coisa coloca os mje 15003, troca os trs excitadores, e os cap eletrolítico principalmente os de 100uf, e refaça os ajuste de ganho, e pode partir pro abraço.
Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: antoniotecny@ Date: 11 Dez 2013, 22:16
Beto, veja que ele já inverteu os tr e o outro canal funcionou.
Esta provado que é falha nos tr , falsos ou falha de fabricação.
Não aconselho fazer ajustes nem alterações .

Re: amplificador Não tem na lista PS-400 transistores novos não funcionam no lugar dos velhos By: jonas gp1 Date: 14 Dez 2013, 13:45
obrigado a todos pelas dicas, o defeito era as bases e emissores invertidas :-X, mas não nos transistores; os dissipadores de um  canal eram invertidos na fabricação, como o aparelho já chegou pra-me desmontado, só fiz clonar o que estava fusionado  :o, e quando invertia os transistores, invertia com dissipadores...  :'(, valeu pelas ajudas: as vezes, só discutindo um polco o assunto, para clarear as idias :).
Páginas: 1