Forum TecTonny Playstation 2 - PS2
Páginas: 12
Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 30 Novembro 2013, 11:52
Bem galera estou com esse ps2 que ao ligar o cabo da fonte o led vermelho acende com a tensão de standby ao pressionar o botão power ele fica no led verde e não sai mais, não dá imagem nem audio. Já testei as tensões e os PS. Agradeço qualquer ajuda.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: junior fortal-ce Date: 30 Novembro 2013, 18:47
Citação de: edsonaa online 30 Novembro 2013, 11:52
Bem galera estou com esse ps2 que ao ligar o cabo da fonte o led vermelho acende com a tensão de standby ao pressionar o botão power ele fica no led verde e não sai mais, não dá imagem nem audio. Já testei as tensões e os PS. Agradeço qualquer ajuda.

Amigo ja removei o Chip Matrix ?
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 02 Dez 2013, 09:03
Citação de: junior fortal-ce online 30 Novembro 2013, 18:47
Amigo ja removei o Chip Matrix ?

Sim removi é primeira coisa que faço quando apresenta esse tipo de defeito.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 05 Dez 2013, 10:19
Iai galera mas ninguem?
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: AndreTec Eletrônica Date: 11 Mar 2014, 09:17
Olha amigo, geralmente nesse caso, somente com osciloscópio vc poderia prossegui, mais vamos lá....

Quando se pega um play assim com travamentos (freezing) ou Apagado (crash), a primeira coisa é, verificar a amplitude a frequência em cada oscilador da placa mãe (dois ao lado do mecha CXR e um ao lado do processador).

Se caso em Stand-by as formas de ondas estiverem OK, o próximo passo é trocar o CI 627G04LF,  que é o Oscilador do Processador e controlador de fase de vídeo (pal-n/ ntsc). Esse ci DÁ MUITO PAU nesse modelo de game. Ao lado esquerdo do processador, abaixo do conector da fonte, tem um dual mosfet com o código 2285 no corpo dele. Geralmente, esse fet abre. Mais também pode ser que ele não esteja recebendo os pulsos gate do mb39a116, que fica abaixo da placa-mãe. E a tensão é tão baixa, que com multímetro fica difícil acompanhar. Mais troque o MB e esse fet 2285, pois um deles pode ter pau.

abraço.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 11 Mar 2014, 12:36
Desculpe a demora amigo o meu muito
Citação de: AndreTec Eletrônica online 11 Mar 2014, 09:17
Olha amigo, geralmente nesse caso, somente com osciloscópio vc poderia prossegui, mais vamos lá....

Quando se pega um play assim com travamentos (freezing) ou Apagado (crash), a primeira coisa é, verificar a amplitude a frequência em cada oscilador da placa mãe (dois ao lado do mecha CXR e um ao lado do processador).

Se caso em Stand-by as formas de ondas estiverem OK, o próximo passo é trocar o CI 627G04LF,  que é o Oscilador do Processador e controlador de fase de vídeo (pal-n/ ntsc). Esse ci DÁ MUITO PAU nesse modelo de game. Ao lado esquerdo do processador, abaixo do conector da fonte, tem um dual mosfet com o código 2285 no corpo dele. Geralmente, esse fet abre. Mais também pode ser que ele não esteja recebendo os pulsos gate do mb39a116, que fica abaixo da placa-mãe. E a tensão é tão baixa, que com multímetro fica difícil acompanhar. Mais troque o MB e esse fet 2285, pois um deles pode ter pau.

abraço.

Desculpe a demora amigo, o meu muito obrigado por essa valiosa dica, vou fazer o que você me disse e volto aqui. Trabalho com computadores, (Desktop, notebook e netbook) se precisar de algo nessa área por favor me fale terei o maior prazer em ajudá-lo.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 11 Mar 2014, 13:53
Boa tarde amigo eu não quero ser oportunista, li o que você escreveu acima e você mencionou os osciladores da placa do ps2. Encontrei uma imagem da placa e queria pedir se não for incomodo para o amigo falar o que os osciladores marcados na imagem fazem, sabe amigo aqui na minha cidade tem muito técnico que nem ao menos sabe conversar com o cliente. Tipo o cara vai relatar o defeito ai fala(foi esse bicho aqui que queimou) e eu não quero ser assim. Então eu marquei os CI,  que com base no que você descreveu acima creio serem os osciladores. Entendo que o amigo é muito ocupado então não precisa se alongar apenas falar por qual etapa dentro do circuito ele  é responsável já vai estar bom demais pra mim. Marquei na foto os CIs como U1, U2, U3 pra facilitar para o amigo na hora de descrever.


Ex:
U1 faz isso.
U2 faz isso etc.


Mais uma vez o meu muito obrigado e se precisar de mim é só me falar.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 11 Mar 2014, 16:31
Boa tarde amigo eu troquei o ci mb39a116 o video game voltou a ligar e desligar normal, o problema é que está sem video e agora? tem mais alguma coisa que dê pra fazer tipo ele liga e da pra ouvir o som de abertura mas não dá imagem. Grato pela ajuda e fico no aguardo.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: AndreTec Eletrônica Date: 12 Mar 2014, 14:33
Vamos lá....


U1 é o oscilador do processador e controlador de fase de vídeo. U2 é controlador de rede. U3 é o decoder RF, que converte os dados do disco lido ao DSP. U2 e U3 não causariam a perda de vídeo e o travamento. Vi que trocou o Switch Control (mb39A116) e ele voltou a desligar. Perfeito. Agora, se olhar na foto, Ao lado do conector da Power Board, abaixo da bobina de indução, tem um fet com a inscrição 2285. É um Dual mosfetm que é acionado pel Switch Control. Sem dúvida, ele tá ruim e não deixa o processador oscilar, pois a alimentação dessa CGPU tem que ser cravada, inclusive sua frequência. A proteção dele é muito crítica. Retire esse fet e troque sem medir, pois a construção dele impede de medir o 2° fet interno. Ao lado desse fet, tem dois multicamadas (Capacitores Cerâmicos) que costumam apresentar uma leve fuga, ou baixa capacitância. Se tiveres capacímetro, retire eles e meça na escala de 200uF, ele são de 22uF, e também, tem que ser esse valor ou acima, 21uF já vai matar o acoplamento do fet. Se não tiver, use o multímetro, inicialmente, na escala de x1. Observe, se, ao pular o ponteiro, ele cai e fica zerado.... se o ponteiro manter pouca coisa deflexionado, é sinal que alguma camada desse capacitor tem curto. Verifique a PS 3 FORA DA PLACA, pois ela muitas vezes dá continuidade não por estar boa, e sim pelo o circuito ser de baixa impedância. Fazendo isso nas etapas corretas, vai chegar no desfecho do defeito.

Grande Abraço.


André Azevedo.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 13 Mar 2014, 09:46
Citação de: AndreTec Eletrônica online 12 Mar 2014, 14:33
Vamos lá....


U1 é o oscilador do processador e controlador de fase de vídeo. U2 é controlador de rede. U3 é o decoder RF, que converte os dados do disco lido ao DSP. U2 e U3 não causariam a perda de vídeo e o travamento. Vi que trocou o Switch Control (mb39A116) e ele voltou a desligar. Perfeito. Agora, se olhar na foto, Ao lado do conector da Power Board, abaixo da bobina de indução, tem um fet com a inscrição 2285. É um Dual mosfetm que é acionado pel Switch Control. Sem dúvida, ele tá ruim e não deixa o processador oscilar, pois a alimentação dessa CGPU tem que ser cravada, inclusive sua frequência. A proteção dele é muito crítica. Retire esse fet e troque sem medir, pois a construção dele impede de medir o 2° fet interno. Ao lado desse fet, tem dois multicamadas (Capacitores Cerâmicos) que costumam apresentar uma leve fuga, ou baixa capacitância. Se tiveres capacímetro, retire eles e meça na escala de 200uF, ele são de 22uF, e também, tem que ser esse valor ou acima, 21uF já vai matar o acoplamento do fet. Se não tiver, use o multímetro, inicialmente, na escala de x1. Observe, se, ao pular o ponteiro, ele cai e fica zerado.... se o ponteiro manter pouca coisa deflexionado, é sinal que alguma camada desse capacitor tem curto. Verifique a PS 3 FORA DA PLACA, pois ela muitas vezes dá continuidade não por estar boa, e sim pelo o circuito ser de baixa impedância. Fazendo isso nas etapas corretas, vai chegar no desfecho do defeito.

Grande Abraço.


André Azevedo.

Mais uma vez o meu muito obrigado parceiro nem imagina o quanto você tem me ajudado e pode ter certeza que na hora que precisar estarei de braços abertos para ajudar também. Vou fazer o que você descreveu e volto. Forte abraço. Galera leiam as resposta do amigo porque este tópico tá muito melhor que três cursos que eu fiz de ps2 onde a galera só ensina a trocar PS, lente e os motores ou flats.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: AndreTec Eletrônica Date: 15 Mar 2014, 12:09
Edsonaa, alguma novidade do Ps2? Progrediu em algum diagnóstico?

No aguardo.

André Azevedo.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 15 Mar 2014, 12:14
Fala ai parceiro nem tive tempo ainda de olhar lá dualmosfet que vc falou sabe trabalho com tudo aqui na minha assistência mais hoje eu vou tirar o dia só pra mexer em ps2 e já te dou um retorno vai desculpando ai a demora.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: AndreTec Eletrônica Date: 15 Mar 2014, 13:37
Sem crise. Qualquer coisa dá um grito aí, rs.

Abraço

André Azevedo.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 15 Mar 2014, 18:09
Fala ae grande irmão blz! fiz os teste que você me sugeriu e o ps continuou sem dar vídeo troque dualmosfet e também os capacitores tava com tanta vontade de saber se iria dar certo que retirei de uma placa boa, mas não tive sucesso tem mais algo que eu possa fazer meu amigo? Fico no aguardo.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: AndreTec Eletrônica Date: 16 Mar 2014, 18:26
Vamos Lá.

O que costuma acontecer MUUUUUUUUUUITO também para causar o defeito de no screen (sem vídeo), é erro de quem trabalhou no desbloqueio.

Como os terminais da bios são extremamente difíceis de soldar para alguns, muitos cometem o erro de soldar com fluxo ou até mesmo pasta de solda!!!
Se o fluxo for pastoso No-Clean, de preferência da Amtech, não terá problema. Mais muita gente usa esses Yaxun, chig ling da vida..... e o pior, o pastoso Laranja, que é altamente ácido e extremamente sensível à condutividade!, assim como a pasta de soldagem.

Aqui vc verá o que falam sobre o fluxo e suas aplicações:

http://www.soldabest.com.br/tecnicas_soldagem.htm

Prosseguindo... Sabe aquele SMD embaixo da Placa-mãe aonde soldamos os fios P O N M Q T U V R W?, Então, remova esse CI. AQUEÇA SOMENTE NA REGIÃO DAS PERNAS DESSE CI! SE AQUECER O MEIO, ELE DARÀ UM ESTOURO DAÍ JÁ ERA! MUITO CUIDADO!!! Note que, embaixo dele, COM CERTEZA, vai haver uma meleca..... TODOS USAM FLUXO RESINOSO PARA SOLDAR ESSES FIOS SEM NECESSIDADE! E nesses terminais desse CI, passam milivolts! Tensão de dados... e, com condutividade entre esses terminais.... nunca o ci estabilizará e enviará o software para o DSP, e sabe por que? Porquê o software do PS2 fica nele!

Limpe bem a placa aonde se encontra o CI, em limpe também o CI. Retire todo o destravamento e, de preferência, lave a placa inteira! PODE USAR THINNER TIPO 4116. Se o cara da casa de tintas não souber o que é 4116.. peça thinner de limpeza. Lave o CI com esse thinner também, minunciosamente, entre os seus terminais. E quando falo de lavar a placa, não é dar uma pincelada ou outra... é ficar umas meia hora limpando ela e jogando thinner sempre, para remover todo o resíduo! A placa, terá que ficar como um espelho, daí sim estará limpa. Depois de limpar com thinner, lave ela com DETERGENTE (não sabão em pó) neutro, limpando bem mesmo, psse bastante sabão. Depois lave BEM em água corrente, até remover todo o sabão. Lave bem, seque e reinstale o ci bios. Teste sem o destravamento. Caso não der certo, retorne.


Abraço.

André Azevedo.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 17 Mar 2014, 17:11
Fala grande irmão blz! Meu camarada a placa tá danada mesmo rsrsrs. Fiz o que você pediu, retirei a bios optei por removê-la com solda de baixa fusão uma vez que fiquei com medo de danificá-la com o ar-quente. Limpei ela toda com thinner 4116 como você falou a placa ficou um espelho parece nova depois lavei com detergente neutro. Ressoldei a bios e já havia removido o chip de desbloqueio e a danada continua do mesmo jeito liga tem som mas não dá vídeo ainda tem o que fazer nela? Mais uma vez muito grato e espero que ainda tenha solução. Forte abraço.
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: AndreTec Eletrônica Date: 18 Mar 2014, 12:37
Ela tem o som da abertura do console normal???????  ??? ???
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 20 Mar 2014, 09:48
Citação de: AndreTec Eletrônica online 18 Mar 2014, 12:37
Ela tem o som da abertura do console normal???????  ??? ???

Sim dá som nornal
Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: AndreTec Eletrônica Date: 20 Mar 2014, 12:45
Ah man, então tá fácil.
Vou preparar um material com fotos e posto para vc hj à noite. Abraço!!!

Re: Playstation 2 - SCPH-90010-GH-072-42 Não sai do led verde By: edsonaa Date: 20 Mar 2014, 18:03
Citação de: AndreTec Eletrônica online 20 Mar 2014, 12:45
Ah man, então tá fácil.
Vou preparar um material com fotos e posto para vc hj à noite. Abraço!!!


Valeu mais uma vez parceiro. Fico no aguardo e repito pra galera leiam esse tópico e vejam os passos que o amigo André Tec vem passando, pois falo sem medo tá melhor que muitos cursos que eu fiz.
Páginas: 12