Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 18 Novembro 2013, 16:04
Aparelho: TV
Marca:    LG
Fabricante:   
Modelo:   42PG20R
Defeito:   Com som normal e sem imagem

Olá amigos !!!

Esta TV está com todas as tensões da fonte normais (Vs, Va, 5V, 12V, 16V), obedece o controle remoto, liga e desliga normalmente.
Porém não acende a tela e todos os dissipadores da placa YSUS (EBR39706801) estão "gelados". Já verifiquei fusíveis desta placa e não encontrei nenhum aberto. Desconectei flats e nada mudou, ou seja, dissipadores "gelados".
Pergunto: Tenho que trocar a placa YSUS ou há alguma outra possibilidade de ser outra placa?
Detalhe: Quando ligo a TV, fica aceso um led verde na placa lógica na posição D103.
Desde já agradeço a quem puder ajudar e fico no aguardo de respostas. Abraço


Agradeço a quem puder ajudar.
Leonel

Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: Eletron Color Date: 18 Novembro 2013, 16:47
Coloque a Tv na função "auto teste", para isso desligue os conectores da placa Main unit (o de alimentação e o LVDS).
Na placa Control Board feche curto no posto autogen (CUIDADO veja que tem 3 pontos pertinhos feche somente nos dois dentro do quadrado)
Se aparecer vários padrões perfeito na tela o defeito é na Main.


Maick da eletrônica.
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 18 Novembro 2013, 19:27
Olá amigo Eletron Color !!!

Fiz os procedimentos conforme o amigo citou e a tela continuou apagada. Agradeço muito a dica do amigo, mas me parece que o problema está mesmo na YSUS. O amigo concorda?

Abraço
Fuão
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: trudes Date: 18 Novembro 2013, 21:03
Fuão, estas Ysus não são tão difíceis de consertar!
Procure e meça a tensão de VSC que é gerada em um pequeno chopper e medida em pontos marcados na placa.
Outra coisa! Os IGBS são de fácil medição. E geralmente quando entram em curto, abre algum resistor de baixo valor, geralmente de 2W. Meça a saída das buffers em relação ao terra. Todas tem que dar medições iguais!
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: Eletron Color Date: 18 Novembro 2013, 21:49
Fuão, veja que as dicas do Trudes são valiosas para todas Tvs de plamas.
Quanto a pergunta que fez acima...
Até pode ser, mas não dá pra condenar a placa Ysus por enquanto.Com esse resultado do auto teste a Control também é suspeita. Para que se tenha as desgargas no painel plasma é necessário que as placas de potência((Ysus, Zsus e as de endereço X) recebam os sinais lógicos vindo da placa Control e portanto para ter certaza que a Ysus tem problema teria que confirmar se ela está recebendo esses sinais lógicos. 


Maick da eletrônica."
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 19 Novembro 2013, 02:28
Olá meus caros amigos Trudes e Eletron Color !!!

Verifiquei as tensões de VY e VSC seguindo as respectivas marcações na placa e as medidas foram: VY = 195V e VSC = 151V.
Medi transistores e resistores de baixo valor e estão normais.
Não sei se há alguma forma de medir os sinais lógicos com apenas um simples multímetro até porque não conheço bem essas TVs modernas ao contrário das boas e duráveis TVs analógicas que modéstia a parte eu consertava até de olhos vendados hehe.
O que me chama a atenção nesta placa YSUS é o fato dos dissipadores estarem "gelados", mas vou continuar verificando e qualquer dica é sempre muito bem vinda. Agradeço aos amigos por estarem me ajudando.

Abraço
Fuão
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: Eletron Color Date: 19 Novembro 2013, 08:45
Ok parceiro, você está no caminho certo!!
Faltou medir a tensão Zbias no pontos Vz que nesse modelo (diferente da grande maioria) fica na Ysus também.
As tensões VA, VS, -Vy, VSC e Zbias devem ser comparadas com a etiqueta colada no painel.


Maick da eletrônica.

Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 19 Novembro 2013, 14:47
Olá amigo Eletron Color !!!

Fiz as devidas verificações segue nas fotos o resultado. O que achei estranho foi no flat que vai ligado a placa lógica (P101) de todas as tensões estarem 0Volts, inclusive o pino ZBias e apenas com excessão dos pinos 40 a 45 que tem 5 Volts conforme mostrado na foto. É isso mesmo?
Quanto a etiqueta no colada no painel também tirei a foto para o amigo poder ver os dados escritos e analisar. Mais uma vez agradeço muito a boa vontade do amigo em ajudar e sou muito grato por tudo. Aguardo resposta.

Abraço
Fuão
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: Eletron Color Date: 19 Novembro 2013, 16:09
Pela etiqueta do PDP você tem as informações de:
VA 65 v
VS 193 v
-Vy -190 v
VSC 140 v
Zbias 100v

Não confundir o sinal Zbias que vem da control, nessa placa a tensão Zbias esta escrito Vz e é medida sobre a R 946.
Quanto as sinais lógicos o CORRETO é medir as formas de onda com osciloscópio, mas se não tem dá para improvisar  fazendo assim:
Coloque antena e vá trocando de canais e verificando com a ponteira do meter nos pontos dos conector P101 e deve ter uma pequena variação durante as mudanças.
Mas pelo que entendi tá tudo 0v com exceção da alimentação de 5V, portanto a Control pra mim ainda é a maior suspeita.


Maick da eletrônica.
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 19 Novembro 2013, 16:55
Olá amigo Maick (Eletron Color) !!!

Fiz os procedimentos citados pelo amigo e nenhuma tensão dos pinos do conector P101 se alterou com a mudança de canais os quais consigo ouvir claramente em alto e bom som.
Pergunto ao amigo o que significa aquele led verde D103 na placa lógica (control) que fica aceso quando ligo a TV? E também essa tensão de ZBias que medi 81V não estaria muito baixa até porque deveria ser de 100V conforme o amigo citou? Segue em anexo foto da placa com respectivo led aceso. Mais uma vez muito obrigado e aguardo resposta.


Abraço
Fuão
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: Eletron Color Date: 19 Novembro 2013, 19:11
Bom parceiro, essa informação vou ficar devendo,não me recordo como ficam os 3 leds da Control.
O que posso te passar é para medirr com estão as tensões nos reguladores e medir no ponto VSDA que ter de 3 a 3,3v.
Veja que acima já mencionei que o teste CERTO é medir os sinais lógicos com osciloscópio.
Quanto as tensões na Ysus deve entender que se não tem sinais vindo para ela como ela vai gerar as tensões com os valores corretos??
O ideal seria você conseguir uma Control pra teste e assim acabar essa sua dúvida.


Maick da eletrônica.
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 20 Novembro 2013, 03:54
Olá amigo Maick !!!

A tensão nos reguladores e no ponto VS_DA está correta, ou seja, 3,2V.
Detalhe: Peguei um multímetro digital coloquei em escala de 200mV, resolvi medir alguns pinos do conector P101 trocando de canal e percebi algumas variações bem pequenas. Talvez sejam os sinais lógicos presentes. O amigo concorda? E nesse então o defeito estaria na YSUS ? Mais uma vez agradeço e aguardo resposta.

Abraço
Fuão
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: antesateletronica@terra.c Date: 20 Novembro 2013, 11:13
seu problema esta na y mesmo amigão..agora repara-la requer mais conhecimento sobre ela ok..te indico a troca-la ok..
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 20 Novembro 2013, 11:54
Olá caro amigo Antesat !!!

De acordo com todos procedimentos orientados pelos amigos Maick (Eletron Color) e Trudes, estou certo que o problema está na YSUS mesmo. Vou entrar em contato com o dono da TV para e se o mesmo me autorizar o serviço, vou comprar a placa e depois de colocar na TV venho aqui neste mesmo post para trazer o resultado e dar como resolvido. Mais uma vez obrigado a todos por toda ajuda que tive dos amigos.

Abraço
Fuão
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 11 Dez 2013, 15:38
Olá meus caros amigos !!!

Como prometido voltei para relatar a solução do problema. A demora se deu por motivos burocráticos que a gente sabe bem como é, mas vamos ao assunto.
Trocada a placa YSUS, porém tudo continuou na mesma situação, ou seja, sem imagem. Daí então não me restava outra opção a não ser trocar a placa CTRL e correr pro abraço. Um detalhe: Na placa CTRL defeituosa quando ligava a TV apenas um led verde ficava aceso e nesta placa nova ficam dois leds verdes acesos um do lado do outro.
Agradeço imensamente ao amigos que me ajudaram bastante na solução deste problema e se eu puder ajudá-los também não medirei esforços pra isso.

Abraço
Fuão
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: Eletron Color Date: 11 Dez 2013, 16:17
Que bom que RESOLVEU, mas veja só, esse é um exemplo clássico do quanto as ferramentas e instrumentos são importantes hoje em dia, se tivesse medido os sinais lógicos e percebido a ausência delas teria matado na primeira.


Maick da eletrônica.
Re: TV LG 42PG20R Com som normal e sem imagem By: fuao Date: 11 Dez 2013, 19:35
Olá amigo Maick !!!

Você está coberto de razão e mais uma vez muito obrigado por tudo.

Abraço
Fuão
Páginas: 1