Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: Tenologia Date: 29 Out 2013, 22:07
Sei que existem técnicos bons mesmo, porém sem crea. Muitos vão pra curso técnico, tirar crea, muitas das vezes por a empresa e/ou função no mercado, exigirem. Existem muitos que dominam sua área na eletrônica, é responsável quanto à muitos fatores referentes à segurança, e etc..., mas não têm CREA.

Se a fiscalização bater em uma oficina por exemplo, e a mesma tiver uma estrutura boa, anos no mercado, segurança, bons profissionais, etc..., mas não tiver CREA, é multada ou por acaso fechada?
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: marcosbr Date: 29 Out 2013, 23:38
 Bruno.
Infelizmente, ou felizmente. (vai da situação de cada um) Pode sim!
Inclusive pode ser enquadrado em crime de "falsidade ideológica" Porque???
Pode alguém cuidar de enfermos sem ser enfermeiro? Não! E para tal É preciso ser registrado no COREN.
Sendo registrado... Este profissional passa a ter "direitos e deveres" Suporte jurídico, assistencial no trabalho!
Alguns cursos, já aboliram este nome nas suas propagandas: Curso Técnico em eletrônica. Passando a usar: Curso de manutenção, ou reparação de radio e TV.
É difícil acontecer. Mas se houvesse uma fiscalização rigorosa...
Poderia sim acontecer o que você disse acima!
um abraço.
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: lexus Date: 30 Out 2013, 09:24
de hipotese alguma.... pois envolve uma politica enorme por traz disso, digo com firmeza ,tenho amigo que trabalha no crea e ele disse que em casos especificos nao teria fundamento exigir registro, pois o proprio governo barra, quer um exemplo! pra tirar da informalidade o governo criou o tal do micro empreendedor seja pra prestacao de servico ou vendas e para isto nao é exigido nivel tecnico, registro em crea etc pra voce abrir uma oficina ou loja seja pra consertar bicicleta, tv, liquidificar mexer com graxa etc o que o governo quer é imposto, e ainda envolve as prefeituras tambem, elas quer que voce tenha alvara e firma registrada, se quem vai trabalhar dentro da empresa tem nivel de escolaridade conhecimento na area ou nao ela nao ta nem ai, é problema seu com o cliente. outro ex.  um conhecido teve problema com queima de uma tv plasma, forno maquina de lavar etc por pico de luz a operadora de energia exigiu 3 orcamentos, e laudo tecnico assinado por um engenheiro devidamente registrado, como nao conseguiu uma assistencia que tivesse um engenheiro sentado atras de bancada consertando tv e etc levou no pau, o sr juiz deu causa favoravel ao meu amigo por se tratar de exigencias infundaveis pela operadora de energia, entendendo que so os 3 orcamentos ja bastavam pois ela sabia que teve uma pane na rede eletrica daquela rua gerando prejuizos a terceiros e que exigir nivel de escolaridade tecnica ou superior era pra dificutar e se isentar de resposabilidade,.......... ou seja se voce paga imposto da sua prestadora de servico ou sua loja meu amigo ja basta
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: UNIDASEX Date: 30 Out 2013, 09:40
Amigos:


O que o Marcos disse é o correto, mas exigível a ponto de perder o Alvará emitido pela prefeitura, somente nos municípios onde é exigido o Registro do CREA para a emissão do dito Alvará. No município do RJ é assim! Sem CREA você nem obtém o alvará, pois existe a necessidade de um RESPONSÀVEL TÈCNICO!!!


Bom dia!!
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: marcosbr Date: 30 Out 2013, 11:25
 Lexus.
Vendo a coisa desta maneira... Realmente, o governo federal incentiva o simples. Mas nada tem a ver uma coisa com outra!
Vou te passar dois casos corriqueiros que acontecem em esfera judicial. Geralmente em "pequenas causas"
Caso 1: Cliente tem seu aparelho destruído por "técnico" sem registro, nem pessoa jurídica. Pronunciamento de sentença:
----- O reclamante assumiu o risco, ao entregar seu aparelho a uma pessoa não habilitada. Portanto vai "dividir" o prejuízo com o reclamado. O reclamado agiu de má fé, pois tentou exercer uma função para a qual não esta qualificado. Caso haja discordância de uma das partes... Segue o processo!

Caso 2: Cliente de um Técnico habilitado, ou pessoa jurídica.
  O mesmo juiz:
----- Cabe ao reclamado, a obrigação de indenizar o aparelho em questão. Assim como qualquer prejuízo causado por sua ação!
  Veja bem a distinção de um caso e outro...
Quem abre uma loja e escreve: AUTORIZADA, ESPECIALIZADA...
Corre o risco de ser enquadrado civil e criminalmente por seu atos.
Quanto ao cliente que da seu aparelho para ser "consertado" por um amigo... Ele fica sem respaldo legal para uma reclamação, pois ele mesmo assumiu o risco!

Minha intenção não é assustar ninguém. Mas que fique claro... Pode acontecer sim!
Um abraço.
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: ericyoshi Date: 30 Out 2013, 11:31
vi alguns casos, 1º eles so vem ate voce por denuncia, depois te dao prazo para regularizar a empresa, na segunda vez te dao multa, pelo menos aconteceu com amigos meus. nao sei se funciona assim sempre
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: ANTONIO MAYRINK Date: 31 Out 2013, 17:42
Boa tarde meus amigos :police: :police: :police:

Estive bastante ausente da profissão, tive problemas de saúde emocional, não restando para mim aprender uma profissão ligada a nossa, pois não conseguia me concentrar com facilidade, enfim me tornei eletricista industrial residencial, voltando ao assunto do crea ouvi rumores antes de pausar a profissão de concerto de ap, diziam para mim as autorizadas que eu em breve teria que ter o crea para trabalhar,  não se preocupem meus amigos , se as oficinas de concerto presisarem de técnico com crea com certeza que acharemos muitos técnicos formados com crea, que assinam as responsabilidades para nos bem barato pois tem muitos formando sem nenhuma condição de exercer o que aprenderam... a maioria dos técnicos que trabalham sem o crea são realmente o verdadeiros técnicos que dominam o que fazem...

abraços a todos e sempre que eu precisar estarei pedindo a vocês ajuda a todos

antonio mayrink
obrigado..
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: marcosbr Date: 31 Out 2013, 19:28
 Antonio.
Discordo de você!
(tem muitos formando sem nenhuma condição de exercer o que aprenderam)
Se eles realmente "aprenderam" O restante vem com o tempo e a pratica! Enquanto o "pratico" só vai ter teoria se estudar!
A ideia do tópico não é desmerecer ninguém... Existem até diplomas comprados! (em todas as profissões)
Uma pessoa pratica em válvulas... Jamais vai sobreviver com os aparelhos de hoje!
Vamos nos manter dentro assunto. Ou seja...
A ajuda e a legalidade, a necessidade de ter o CREA ou não!
Um abraço.
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: ANTONIO MAYRINK Date: 31 Out 2013, 19:55
Boa noite amigo marcosbr

    Realmente o crea e nessesario  sim, por motivos da lei, mas o crea em mãos não prova que os profissionais são capacitados para determinada profissão, Os práticos tem hoje uma poderosa ferramenta de estudos,,, a internet, os fóruns.etc... Acredito que os PRATICOS conseguem boa teoria na net; pois e mundial;

Um abraÇao
Re: Amigos, técnico sem CREA, pode ter seu estabelecimento fechado ou multado? By: marcosbr Date: 31 Out 2013, 20:10
 Antonio.
Vou refazer o pedido...
Este assunto de pratica x teoria, já foi muito discutido aqui. Acho que ninguém faria uma cirurgia de coração com um médico pratico ou via NET. Os dois devem caminhar juntos!
E repito, que não é este o assunto do tópico!
Na NET se pega "vírus" teoria somente estudando!
Espero sua compreensão e espero não ter que apagar alguma resposta. (se insistir no assunto)
Aproveite e complete seu perfil que é de 2008! (cidade/ estado)
Outro abraço.
Páginas: 1