Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Osciloscópio é uma ilusão? By: fuao Date: 21 Out 2013, 13:19
Olá amigos !!!

Li no Bog da VeRSis uma matéria a respeito que o osciloscópio pode ser uma ilusão. Vocês concordam?
Veja abaixo a postagem:

"Muitos profissionais de manutenção sonham em comprar um osciloscópio, imaginando que ele irá resolver todos os seus problemas.
Por teoria o osciloscópio permite localizar todos os defeitos de uma placa, mas isso é uma ilusão na prática e o instrumento frequentemente se torna um enfeite na bancada, sendo muito pouco usado.
Para ser útil, o profissional tem que dominar a operação do osciloscópio e também conhecer muito bem o funcionamento da placa. O osciloscópio pode ser uma excelente ferramenta para desenvolvimento e estudos, mas nem sempre para manutenção quando não se conhece o funcionamento da placa.
Aqueles traços na tela osciloscópio podem ser incompreensíveis, e às vezes parecem mais com teias de aranha e mesmo quando entendemos o que é mostrado na tela do osciloscópio e achamos uma falha, vem outro problema: "Qual componente está com defeito?".
Sem o conhecimento sobre o funcionamento da placa e sem o esquema elétrico, é muito difícil associar algo visualizado no osciloscópio ao componente com defeito.
Hoje porém já existe no mercado ferramentas que podem substituir o sonho dos técnicos por osciloscópio por outro que não vai frustá-lo quando realizado -  os Localizadores de Defeitos VRS-565 e VRS-575 da VeRSis. São mais úteis para o técnico na manutenção do que os osciloscópios. Com eles, não é necessário relacionar as curvas apresentadas na tela com outras informações prévias que deveriam estar na cabeça ou anotadas em um caderno. Basta analisar rapidamente se duas curvas são iguais ou não, e quando achamos uma diferença, é muito mais fácil chegar ao componente com defeito, pois os Localizadores de Defeitos indicam qual componente ou a região da placa está com defeito.
Outra vantagem dos Localizadores de Defeitos é que o teste é feito com a placa desligada. Pessoas inexperientes, como estagiários, podem fazer o teste sem o perigo de danificar a placa.
O osciloscópio, somente em casos muito específicos, pode ser útil no reparo, porém os Localizadores de Defeitos são sempre úteis para encontrar defeitos em qualquer circuito eletrônico, permitindo um rápido retorno no seu investimento.
Edison Ramalho
Diretor de desenvolvimento da VeRSis Tecnologia"


Link da matéria: http://versis.com.br/blog/2012/07/03/osciloscopio-no-reparo-uma-ilusao/

Abraço
Fuão

Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: Sergio Freitas Date: 21 Out 2013, 15:00
Fuão

Depende de quem opera o instrumento, muitos nem ler um multimetro analógico sabe o que dirá de um osciloscópio.

Se o técnico não prestou muita atenção a aula teórica para esse vai jogar dinheiro fora.

Não importa a marca, o sinal é para todos. Pode até ter o sinal mas não tem amplificação. Ai só a teoria para ajudar.

Obs: Hoje quem trabalha com osciloscópio na bancada nem usa voltimetro.
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: marcosbr Date: 21 Out 2013, 19:31


Fuão.
Cada um vende seu peixe. O restante o Sérgio já disse.
Ele já tentou vender aqui, e não foi bem recebido! É uma boa ajuda para quem tem tempo, paciência e grana pra gastar!
Na analise técnica você comanda a ferramenta, a "imagem" te mostra o que esta normal ou não.(escopo) Já no "localizador"...
Você vai ter que ensina-lo por meio de comparação. É como uma criança que você vai ensinando com exemplos!
Acho que a vontade dele é acabar com nossa profissão. Veja a facilidade do relato:
(Pessoas inexperientes, como estagiários, podem fazer o teste sem o perigo de danificar a placa)
Resumindo... Um profissional ensina para o aparelho. E depois qualquer um pode usar!
Mais ou menos, mais ou menos...
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: Tenologia Date: 21 Out 2013, 21:31
A única coisa que não me fez comprar esse localizador de defeito, foi o fato que, pra o mesmo funcionar, é obrigatório ter um outro aparelho do mesmo, e em perfeito funcionamento, pra poder digamos 'salvar' os dados desse aparelho, e comparar com o defeituoso, e nem sempre teremos um aparelho igual ao que estamos reparando.
O osciloscópio em meu haver, é muito importante.
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: Edy Date: 21 Out 2013, 21:58
Há um tempo atrás ouvi um dono de escola de eletronica dizer que um técnico poderia 'fazer' 600 aparelhos por mês...  Agora vem a VeRSis dizendo que 'qualquer um' pode consertar qualquer placa...

No primeiro caso tive a oportunidade de conversar com ele e a conversa quase virou discussão. Imagine se o técnico tiver quer analisar defeitos antes de trocar as peças , isso por si só já não deixa dúvida de que a prática de 600 aparelhos é impossível , agora no caso de um técnico particular (como a maioria de nós) que trabalha com várias marcas de aparelhos , o que faria para atingir essa meta?

Eu particularmente sempre anotei os aparelhos que consertei e posso afirmar que nunca fiz mais de 100 aparelhos num mês...
Bem , hoje o discurso dele mudou e agora já admite que um técnico pode fazer uns 120 aparelhos por mês... Já desceu do salto , o que é bom até pra ele. HAHAHAHAHA!

No segundo caso , é mentira que o aparelho da VeRSis dê o retorno no investimento quando a pessoa que o usa é inexperiente. Imagine uma situação onde o 'técnico' até acha o defeito usando o equipamento (digamos que o defeito seja num C.I. microprocessador). Aí vem a etapa mais complicada do conserto que é encontrar o componente para troca e depois fazer a troca do mesmo. Só isso já basta pra derrubar a teoria da VeRSis de que 'qualquer um' pode consertar.

Eu já enviei um e-mail para eles e na resposta recebi um desafio : Eles disseram que iriam me emprestar um equipamento por um mês para que eu mesmo o avaliasse e colocasse o resultado na internet. De pronto aceitei o desafio e desde então aguardo a resposta. Isso já passou de 3 meses.
Acho que o cara caiu na real e viu que seria muito prejudicial para a VeRSis fazer essa loucura!
Mas se eles resolverem cumprir com a palavra , estou no aguardo!

Enfim , o equipamento é bom (assim como o osciloscópio) , mas o conserto só termina quando o aparelho funciona. Não basta 'achar' o defeito!
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: Almeidaf Date: 21 Out 2013, 22:25
com o osciloscopio voce observa todas as formas de ondas que devem existir em um circuito. muitos esquema ja tem  a foto dela no  papel, amplificação, neutralização de circuitos . Voce pode comparar a entrada e saida idependentemente como tambem usar as duas entrada e ver consecutivamente os dois Pode medir voltagens , amplificações.comparação de nivel de sinal
LOGICO! !!!!!!!!!!!!para usar um aparelho com o grau de eficiencia do mesmo terá o usuário aprender usa-lo corretamente, tirar topdas as vantagens que oferece, e para isso tem cursos a altura .
Mesma coisa que comprar uma maquina e não saber como manipula-la.
Tambem qualquer um profissional que entende do circuito em pauta não precisará esquema para conserta-lo, se fosse assim muitos aparelhos importados arrumamos na raça baseado no funcionamento de outros conhecidos e aliás sempre usam o mesmo principio e fim.
Quanto a reportagem que o FUAO explana, ... coisa velha  e ja discutido aqui no forum,e estão querendo comparar  dar valor a algo que não chega aos pés de um osciloscopio...  Isso é para iludir (bem feito) os que acham que descobrir um componente no meio de centenas e até dizendo milhares  é facil.... Esses sim poderam comprar esse aparelho, mais se pegar um radio velho, uma tv PB, um gravador antigo, um video cassete,(ajuste de ctl, fase  audio, coisa que com osciloscopio conseguira facilmente consertar e com esse aparelho dificilmente teras comparação para fazer.
Final!!!!!!!!! quem pode compra, e quem não pode faz uma lampada de serie e c teste  micro microprocessadores com éla.
...
Todo  profissional TEM POR OBRIGAÇÃO ESTAR EQUIPADO  PARA TAL !
....
se não va vender peixe na feira. cuidado com o fedor .

Chega de falar merda em relação a equipamento.
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: fuao Date: 22 Out 2013, 11:05
Olá nobres amigos !!!

Muito importante essas opiniões de vocês. Sou a favor do osciloscópio e do bom conhecimento técnico. Também acho até um certo exagero quando diz que "qualquer pessoa pode efetuar um conserto", ou seja, na hora que o defeito for um BGA o cara deve se perguntar "como que eu troco isso?" e fica sem saber o que fazer.
Um dos maiores inconvenientes que vejo deste aparelho da VeRSis é problema citado pelo Bruno Vargas. Hoje em dia é quase impossível com essas TVs modernas que usam placas diferentes a cada modelo e em alguns casos ainda no mesmo modelo com mudança de software.

Abraço
Fuão
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: JBSB54 Date: 22 Out 2013, 17:01
Consertar TVS LCD, PLASMA com variadas marcas e modelos diferentes, mesmo que seja somente para encontrar o estagio defeituoso, com um único aparelho, é UTOPÍA.
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: paulobap Date: 23 Out 2013, 07:25
Vai acabar sendo mais 1 enfeite na sua bancada, e do jeito q as coisas vão c/ relação ao tempo/conserto e valor/hora de serviço as coisas  caminham cada vez mais a não perder tempo  na análise minucioso da pci,  já foram  dezenas q poderiam ser reparadas mas devido ao tempo gasto  e custo de 1  empresa aberta a troca da mesma completa acaba se tornando 1 alternativa razoavel, pena,  mas esse equipamento só serviria p/ alguem q presta muito serviço a 1 determinada marca ou tipo, mas ai esbarra naquela situação de ter já as pci's  de amostra p/ troca e diagnostico rápido.
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: UNIDASEX Date: 23 Out 2013, 09:15

O Paulobap falou tudo em poucas palavras...


O valor dos instrumentos de medição é indiscutível( para quem os conhece, assim como os equipamentos pesquisados)!!!


A realidade do técnico reparador é que caminha para uma situação cada vez mais difícil!!!


Nesse contexto aparecem os "milagreiros" como a VERSIS para vender soluções mágicas. Sempre foi assim!!!




Bom dia!
Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: Almeidaf Date: 23 Out 2013, 20:16
ISSO ! ISSO! ISSO!!!!!!!!!!
..


Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: juliorocambeta Date: 02 Novembro 2013, 20:29
quem tem intimidade com a arte sabe das formas de ondas que praticamente sao iguais pra todos os aparelhos o cara é o cara ,por isso o cara é caro gostaram do trocadilho neguinho quer um aparelho que ligado a outro aparelho ele fale defeito no dtc144  resistor de 19 k ta com 5k me poupee bota a cachola pa funcionar .

Re: Osciloscópio é uma ilusão? By: jusenaldo Date: 23 Dez 2013, 10:22
O mundo da reparação é grande e espetacular... Sou filho e irmão de técnicos que iniciaram sua profissão sem condições de investimentos em aparelhagens sofisticadas... Um teste SANWA, 20M, era o único instrumento disponível para ajudar na elucidação de defeitos, isso lá pelos meados dos anos 60, quando tudo começou...Meu saudoso pai foi um dos técnicos pioneiros do GUARUJÁ...

Hoje já se passaram várias décadas, tenho uma boa prática de conserto em várias marcas; e só conserto aparelhos modernos, pois não poderia ser diferente, uma vez que trabalho sozinho, e não é compensador consertar os jurássicos... A minha porcentagem de retorno é menos de um por cento ao ano; aprendi a não querer ser engenheiro, limito-me a ser reparador...

A maior dificuldade que encontro para consertar um aparelho, hoje em dia, é a falta de componentes confiáveis, no mercado...

Osciloscópico?
Placa de diagnóstico?

Não compensa tal investimento para pouco uso, a não ser que tenhamos a ilusão de querer consertar tudo...

Meu movimento gira em torno de uns 40 televisores por mês, de uma clientela condicionada a regras impostas ao longo desses anos...

Uma estação de solda, ora, é mais útil que os dois itens falados. Ferramentas, isso sim, junto com muita pesquisa de atualização, faz a diferença.

Algumas oficinas que investem em aparelhagens caríssimas são motivadas a terem uma gama de preço de conserto muito alta, o que também tem provocado a incidência enorme de indecência.

É preciso ver a realidade de centenas de profissionais e dizer basta de tantas ilusões.


Páginas: 1