Forum TecTonny Playstation 2 - PS2
Páginas: 1
PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: F.Silveira Date: 21 Set 2013, 15:07
Olá pessoal, boa tarde a todos!

Esse fim de semana chegou para mim um ps2 slim modelo 70001 (data code 5b), com o defeito de nao rodar os jogos.

Esse ps2 eu destravei alguns meses atras, e a garantia vencerá mes que vem, entao disse ao cliente que poderia trazer para eu ver.

O console apresentava o seguinte sintoma: O jogo começa a rodar e os motores funcionam normalmente como se fosse funcionar, mas em seguida o motor spindle para de funcionar e o jogo vai perdendo velocidade até parar de vez, eu tentei com varios jogos e deu na mesma. A UO tem foco normalmente e se movimenta para cima e para baixo, e os motores sledge e spindle funcionam.

Primeiramente eu desmontei o console e removi o diodo fix que eu mesmo havia colocado depois do destravamento, pois esse ps2 ainda estava original de fabrica sem o diodo fix, e como eu já peguei outros ps2 dessa serie com UO queimada depois do destravamento sem terem colocado o diodo fix, eu sempre coloco ele para evitar a queima da UO, eu removi também a alimentaçao do chip para ver se voltava ao normal, pois poderia ser defeito no chip, mas nao adiantou ficou na mesma, e nem jogo original e dvd de filmes funcionou, ficou do mesmo jeito, entao resolvi testar os componentes da mecanica, testei a UO em outro ps2 e ela funcionou perfeitamente, testei o motor spindle em outro ps2 e ele funcionou normal também, o motor lateral sledge estava se movimentando normal, mas para ter certeza testei outro motor sledge, mas continuou na mesma. Testei todos os ps, e nao tinha nenhum em aberto. Eu havia tirado a alimentaçao do chip, mas para ter certeza, resolvi remover todo o destravamento, depois limpei a placa com alcool isopropilico nos pontos do destravamento, entao montei novamente, e testei novamente com jogo original e dvd de filmes, mas nao adianou, o defeito ainda persistiu.

Como disse acima, eu sempre coloco o diodo fix nessa serie 700xx para evitar a queima da UO, mas quando esse ps2 chegou com esse defeito de nao rodar os jogos, eu logo já pensei que o diodo fix poderia ter queimado, e ter queimado a UO também, mas como ela está funcionando perfeito em outro ps2, entao nao é esse o problema, entao como eu removi o todo o destravamento e o diodo fix e mesmo assim o ps2 nao voltou ao normal, entao eu nao tenho culpa nesse defeito, se fosse no destravamento, eu faria de graça para cliente como retorno, mas nesse caso eu irei explicar ao cliente, e se ele ordenar que procure o defeito, ao meu ver eu terei que cobrar pelo serviço, vcs nao concordam?

Eu testei também todos os didos do diodo fix, e todos estavam bons, mas queria saber também se o diodo fix poderia ter danificado os resistores de tracking e focus que ficam soldados nele?

Se o cliente ordenar, irei mais afundo e trocar o RS para ver, mas pelo sintoma citado, vcs acham que poderia ser defeito no RS?

Desde já agrade a todos!
Re: PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: fabiano Date: 21 Set 2013, 16:23
silvera ja tive esse problema aki msm modelo 700xx verefica os resistores onde o diodo é nao me lembro bem mas neles pode estar escrito neles 303 103 algo assim medindo pelo multimetro seus valores tem que dar 30.3 10.3 e assim por diante se 1 deses nao tiver este valor lvc achou o defeito ( foi assim comigo ) se nao como vc falou rs , boa sorte !!
Re: PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: F.Silveira Date: 21 Set 2013, 17:06
Pessoal eu esqueci de dizer que eu notei também que depois que o botao de ligar do reset é acionado, o cooler demora em media 3 a 6 segundos para começar a girar.

Será que ele poderia estar com defeito e ocasionnando o defeito do jogo nao rodar? Ou poderia ser o RS que está fazendo com que ele nao funcione do inicio?

Fabiano, obrigado pelas dicas, agora a tarde o cliente veio e eu expliquei para ele que o defeito nao era o destravamento, e ele pediu para fazer o orçamento de quanto irá ficar o conserto, agora eu irei trabalhar nele para encontrar o defeito.

Esses resistores de tracking e focus que vc disse, eu medi, mas o meu multimetro digital está com mau contato no display (ele é daqueles inferiores) e nao deu para ver os valores exatos, eu tenho um multimetro analogico muito bom, mas para essa mediçao, nao dá resultado muito exato, onde é melhor o digital, mas vou tentar medi-los de novo, mas parece que estao bons. Vou trocar também o cabo flat do leitor, mas duvido que seja ele, pois é original e nao parece ter nada deteriorado, além do leitor estar funcionando, e depois troco o RS para testar, queria testar também outro cooler para ter certeza que nao é ele, mas eu nao tenho outro aqui, estava pensando em testar com o cooler do 90006, o encaixe na placa é o mesmo, porém a voltagem dele é menor, e a amperagem é maior que os da serie 700xx, entao fiquei com medo de testar e queimar algo, alguem ai já fez esse teste?

Novamente obrigado a todos!
Re: PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: fabiano Date: 25 Set 2013, 23:38
eu tbm fico sismado em teste diferentes e acabar acaretando outro problema a mais , mas isso nao faço se vc quiser moro em sp e tenho acesso a materiais de ps2 peças se pressisar de algo da 1 toque ae , estamos ae pra ajudar , se tiver skype add eu ( nao axe estranho meu nik la so tenho contato pra jogo online ) fbimataegua sou o unico com esse nome rs .

Re: PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: F.Silveira Date: 26 Set 2013, 12:30
Olá fabiano e a todos!

Finalmente consegui solucionar o problema.

Como disse antes, retirei todo o destravamento do ps2, retirei o diodo fix, o motor spindle em outro ps2 e ele funcionou, testei outro motor sledge nesse ps2, e o defeito persistiu, testei também outro leitor original, e mesmo assim ainda nao rodava os jogos, eu já tinha testado os resistores de tracking e focus como o fabiano recomendou, mas o meu multimetro estava com mau contato, entao consertei ele e testei todos novamente, e todos estavam com os valores padrao deles, entao achei que nao seria esse o defeito, ai troquei o cabo flat para ter certeza, mas continuou na mesma, e como disse antes que notei que o cooler estava demorando um pouco para começar a girar, resolvi testa-lo em um ps2 90006, e funcionou normal, e testei o cooler do 90006 nesse ps2, e o cooler demorou um pouco para começar a girar do mesmo jeito, entao ele nao estava com defeito, depois de todos esses testes, entao resolvi parti para o RS, e troquei ele para testar, ai o defeito ainda persistiu, entao o defeito nao era nele, mas ai eu vi que um dos dois resistores de 100k que se conecta o diodo fix, estava com as indicaçoes por cima apagados como se stive meio decascado ou algo assim, mas como estava com o valor correto, pensei que nao era o problema, mas para tirar a duvida eu resolvi troca-lo por outro, e entao montei o console novamente para teste, mas com o leitor novo e original, ai o ps2 funcionou normal, testei com dvd de filme e jogo original, pois ele estava travado, e funcionou 100%, ai resolvi colocar o leitor original dele que estava antes, e ele nao rodou o jogo de jeito nenhum, mas eu tinha testado esse leitor em outro ps2, entao resolvi testar novamente para ver se funcionava, testei, ele rodava o jogo e funcionou com jogo original e dvd de filme, já com jogos paralelos nao funcionou de jeito nenhum, o jogo rodava, mas aparecia o disco amarelo e nao entrava o jogo, já no ps2 que estava com defeito ele nem rodava os jogos, entao constatado que o leitor também está ruim, o estranho é que ele tem foco, e em um ps2 ele funciona e no outro nao. Depois destravei o ps2 de novo e instalei o mesmo diodo fix e deixei o leitor original, e o ps2 funcionou perfeito novamente.

E notei também que depois que o ps2 voltou a funcionar normal o cooler parece que está funcionado normal também, sem demorar a girar.

Mas eu pensei será que esse diodo fix mesmo funcionando nao poderia estar com defeito? ou estou enganado e ele pode ficar no ps2 sem problemas?

E eu queria também um esquema para aumentar a velocidade do cooler, pois notei que esse ps2 parece que esquenta muito, a placa é GH-32-32, eu já vi esse esquema e também o da serie 900xx, mas nao estou conseguindo encontra-lo, quem tiver ou saber em qual site encontrar, esteja a vontade para deixar seu comentario. E será que realmente é bom aumentar a velocidade do cooler para evitar de aquecer muito a placa?

E outra coisa, eu queria saber qual o valor eu posso cobrar para fazer esse serviço? visto que testei o RS, mesmo nao sendo defeito nele, tem o serviço troca do cabo falt, do leitor, e a troca do resistor smd, isso nao incluso as peças e componentes, somente de serviço (mao-de-obra). Tem alguns serviços que eu coloco uns valores que tenho em mente, mas tem muitos que nao sei os valores que podem ser cobrados.

Por enquanto muito obrigado!

Re: PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: fabiano Date: 26 Set 2013, 13:47
silvera na lente vc cobra quanto ??
Re: PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: F.Silveira Date: 29 Set 2013, 19:40
fabiano, nao respondi antes pois estava com um problema no pc, mas já está resolvido.

Na troca do leitor eu costumo cobrar cerca de R$40,00 / R$50,00, isso de serviço (mao-de-bra) fora o valor do leitor, e vc cobra quantos?

Mas eu já até devolvi o ps2 ao cliente e funcionando normal, como disse antes, fiz alguns testes com ele e ele nao funcionou, ai resolvi calibrar os potenciometros e montei novamente ai estranhamente ele funcionou normal de novo, e joguei algumas horas nele normalmente, ai depois ele deu aquela tela vermelha nao reconhecendo o jogo, como se estivesse travado, mas depois voltou ao normal de novo, mas eu já tinha dito ao cliente que seria necessário a troca do leitor, mas ele nao iria fazer esse serviço agora e tinha pedido para montar o console de novo que iria pega-lo, ai eu expliquei para ele que tinha calibrado o leitor e o ps2 tinha voltado a funciopnar normal de novo, mas se der defeito de nao rodar jogos novamente, seria quase certo que seria defeito no leitor, ai ele levou o ps2 e graças a deus nao deu retorno ainda, e espero que nao dê, rsrsrs.

Eu nao cobrei muito dele, afinal eu tinha destravado o ps2 dele a nao muito tempo, cobrei somente uma pequena quantia que dava para pagar o cabo flat qua havia trocado e um pouco de mao-de-obra.

Sobre serviços, eu irei criar um topico para saber alguns valores de serviços realizados por todos vcs e ter uma noção do que eu poderia cobrar em cada serviço que eu fizer aqui, pois como disse tem varios que nao tenho muita noçao de preço, pois comecei a trabalhar com manutençao e desbloqueio de videogames a nao muito tempo, somente o destravamento com o matrix que eu tenho um valor definido que creio que seja a media de varios de vcs.

Re: PS2 slim 70001 motor spindle começa girar e para By: fabiano Date: 05 Out 2013, 17:40
eu pago 25,00 na lente cobro 80 reais .
Páginas: 1