Forum TecTonny Encontro da Galera
Páginas: 1
Regrave ou troque a memória, será? By: jusenaldo Date: 04 Julho 2013, 11:57
Faz tempo que gostaria de falar sobre isso, faz-me lembrar do surgimento dos aparelhos de CD E DVD, qualquer defeitozinho e a má fama era da unidade ótica, opa! O problema, diziam os cabeçudos, foi o laser, troque o laser...


Demorei para fazer um cursinho sobre a então nova tecnologia, e quando fui capacitado vi que havia muita mentira nas falácias dos colegas...


Hoje, da mesma forma, vejo uma enxurrada de "engenheiros", nos fóruns, que qualquer defeito que seja a resposta é sempre a mesma, "regrave a memória", "troque a memória", essa tal de memória é mesmo um vilão terrível, para muitos, mas confesso que nunca precisei regravar nenhuma memória e quando não conserto algum aparelho é por falta de componentes e não por falta de dados nas memórias...


Estou postando isso pelo abuso descabido que tenho visto em todos os fóruns, sei que um dia precisarei, quem sabe regravar uma memória, mas até agora, os aparelhos que tenho consertado, ficam com uma amostra de toda a programação da memória(...) e quando colocamos uma nova esses dados são passados automaticamente para ela, então essa coisa, em muitos casos, é só coisa de viciado em regravar memória...


Espero ter ajudado. 
Re: Regrave ou troque a memória, será? By: trudes Date: 05 Julho 2013, 20:26
Jusenaldo, comungo com o seu pensamento!
Realmente esse negocio de trocar e/ou regravar a memória, é uma das coisas que menos fiz por aqui!
E só precisei a pouco tempo atrás, construir um gravador de memória, pelo fato de não ter encontrado outra solução para o meu problema. Resolveu!
Mas é assim, só troco ou regravo uma memória se não tiver outra solução.
E assim tenho feito sem maiores problemas!
Mas quem não é "das antigas", e olha que não sou tanto assim, não tem o saudável hábito de pesquisar um esquema elétrico por muito tempo! Isso desenvolve e evolui o técnico de reparação.
Devo lembrar que antigamente, não tinha tanta informação como hoje. Então se quisesse sobreviver, tinha que se esforçar e aprender com o que tinha na mão (esquema)!
Mas devo reconhecer que o futuro está aí! E esse procedimento, será constante daqui para frente. Existem atualizações de firmware, gravações de memórias flash, etc.
Só espero que o façam não indiscriminadamente, mas sim necessariamente!
Um abraço!
Re: Regrave ou troque a memória, será? By: jusenaldo Date: 05 Julho 2013, 21:14
É isso meu caro amigo trudes, está virando uma farra, mas reconheço o verdadeiro avanço tecnológico, contudo, alerto os meus colegas iniciantes que não leve muito a sério esse negócio de começar pela memória, não, pois os velhos vilões continuam sendo os capacitores, resistores e transistores, as chaves etc, por fim, tudo pode dar defeito com mais ou menos relevância.


Re: Regrave ou troque a memória, será? By: Sergio Freitas Date: 06 Julho 2013, 12:56
Vou dar o meu pitaco:

Antes de se condenar determinado componente o técnico tem que se habituar a medir as tensões de alimentação.

Uma memória defeituosa ela vai receber a alimentação e tem que sair no data e clock. Isso para quem não tem um osciloscópio.

Agora com a linha fina a história mudou um pouco pois resumindo a grosso modo comparando a placa mãe do PC vezes ou outra instalamos um software ou usando a plataforma windows como referencia está sempre se atualizando automaticamente. O mesmo pode acontecer com uma tv de LED (perde a configuração).

Temos que ter em mente que muitos colegas que usam o fórum não dominam e não se atualizam com novas tecnologias.

Outros sai dando tiros para o alto e acabam acertando a epron e o tv Funciona (Audio na Philips). Pronto Qualquer TV que entrar vamos na memória.

Voce Josenaldo pode ao ler um tópico que tenha uma informação digamos incorreta interceder, e pode fazê-lo porque todos os moderadores estão lendo tópico por tópico e qualquer desabono nós intercederemos.

Um abraço
Re: Regrave ou troque a memória, será? By: jusenaldo Date: 08 Julho 2013, 09:28
Realmente muito importante esta sua intervenção, quiçá mais colegas entendam o apelo aqui exposto, pois estava faltando algo sobre o assunto, pois nós outros que vivemos distantes dos centros que promovem cursos de atualização constantes precisamos acompanhar o tempo e não parar. Repito, em  outros espaços de ajuda, isso de trocar a memória, está virando uma farra, o que não é verdadeiro.
Re: Regrave ou troque a memória, será? By: Sergio Freitas Date: 08 Julho 2013, 11:19
Jusenaldo

Quando eu morava em São Paulo - Capital cheguei a participar de cursos de 1 dia (palestra) mas não é aconselhável para quem não gosta de ler. Há uma explicação de funcionamento acompanhado de uma apostila e de um CD vendido e finalmente um certificado que nada vale.

Cursos bons são os de frequencia mas o tempo de duração é um pouco longo para que já trabalha e nem sempre os horários são compatíveis com o cotidiano.

Jusenaldo, nada vem de graça para nós e as vezes o ônus é alto mas levantamos a cabeça e vamos a luta, dem trocar a epron. kakakakakakakakaka

Re: Regrave ou troque a memória, será? By: marcosbr Date: 08 Julho 2013, 14:28
 Nem tanto, nem não tão pouco!
Como citei a tempos atrás...
Estes aparelhos não tem mais trim-pots. E todo aparelho precisa de ajuste!
O modo de serviço, é como se fosse uma sequencia de trim-pots... (estão ali para serem ajustados)
Ao "regravar" uma eeprom... Simplesmente colocamos estes ajustes como de fábrica. (um reset)
E em muitos casos... Ela não carrega sozinha!
Algumas guardam informações até sobre como liga o aparelho. Ligar de imediato ou retornar standby, etc...
Comentei aqui, que peguei uma H-buster, desconfigurada por uma rede de matar mosquito. (raquete)
Então amigos...
Hoje em dia a parte de informatica, é muito importante sim! Constantemente, teremos problemas com atualizações de software e ajustes. E não raramente... Nem todos terão ferramentas para isto!
Isto não descarta os defeitos convencionais. Mas...
Vamos dar a devida importancia a este componente. Cada caso é um caso!
Um abraço.


Re: Regrave ou troque a memória, será? By: Sergio Freitas Date: 08 Julho 2013, 15:11
Marcos

Foi o que eu comentei no dia 6 só usei o windows como referencia pois é o mais usado pelo usuários do fórum.
Como disse você nem todas as TVs serão firmware.

Re: Regrave ou troque a memória, será? By: jusenaldo Date: 09 Julho 2013, 09:51
É claro que todo o explicitado pelos nobres colegas é verdadeiro e incontestável, mas o chamamento à uma reflexão trata-se dos abusos que estamos vendo em todos os fóruns,  que indiscriminadamente sugerem, que o maior vilão da atualidade é a debutante memória, coitada!
E desde que vejo dizerem nos tópicos, há coisa de uns 4 anos, ou mais,  nunca precisei regravar a memória alguma; já troquei, sim, e não descarto a possibilidade da recuperação de dados, contudo, que há uma grande festa, ah! Reafirmo.

Estou apenas tentando alertar aos colegas para não cederem a tentação de qualquer defeito, investir feito um desvairado na eeprom, a não ser por convicção...

Até defeito de fonte inoperante, morta, já vi alguém mandar trocar a memória, tenha dó! O mais correto seria a velha sequencia: Cabo, fusível etc, mas enfim está acionado o botão de alerta.
Re: Regrave ou troque a memória, será? By: paulobap Date: 10 Julho 2013, 20:33
Existem marcas e equipamentos mais suscetíveis a defeito de memória,  quem aqui não trocou duzias e mais duzias ,(e regravou claro ) das Philips Gl/PT , Lg's também eram  normais, as toshibas  então, as famigeradas telas  lavadas e assim vai, então quando chegavam essas aqui   era normal , lógico e rápido os testes nelas, mas devemos nós ater  aos sintomas, á experiencia p/ não termos perdas de tempo, não sou muito adepto de todas as tv's q  conserto salvar os dados das mesmas, acho desnecessário e arriscado.
Mas entendo os colegas que o fazem, 1 só vez q é necessario algum dado de memória e não achar é algo q gera muito desconforto, lembremos não temos  os maledetos Jig's e precisamos buscar formas de não sermos descartados.
Vamos lembrar da quantidade de memos trocados e gravadas dos monitores de LCD,  tem serie q é defeito corriqueiro.
Páginas: 1