Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: Ricardo F. F. Date: 28 Maio 2013, 10:46
Aparelho: TV plasma
Marca:    Samsung
Fabricante:    
Modelo:   PL43D490A1G
Defeito:   inoperante - fonte tenta armar e para.

Olá a todos.
Estou com essa TV inoperante e estou suspeitando da placa modelo 42DH X-MAIN (1layer).
Pois ao ligar a TV na tomada, o relé fica atracando e desatracando segundo depois. E o LED da placa de controle fica piscando. Depois de umas 5 tentativas de armar a fonte, ela para de tentar e para.
Ao desconectar a placa X-MAIN, o relé fica atracado. Indicando que parece algo de errado com essa placa X-MAIN. Algum curto nela, talvez.
A X_MAIN tem os seguintes dados:
PCB nº: LJ41-09478A.
PBA nº: LJ92-01796A.
Rev.: R1.6 (10/12/01).
Já a TV, tem os seguintes códigos na tampa:
Model: PL43D490A1G.
Model code: PL43D490A1GXZD.
Type: PL43D490.
Preciso do esquema ou manual de serviço dessa TV. Não encontrei nas buscas que fiz na internet. Se alguém tiver e puder me enviar, fico grato.
Agradeço a atenção desde já.


Agradeço a quem puder ajudar.
Ricardo.

Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: Protek Date: 28 Maio 2013, 11:29
Amigo o primeiro passo é armar a fonte fora da tv e verificar as tensões de preferencia use cargas.
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: Ricardo F. F. Date: 29 Maio 2013, 08:35
Olá Elder.
Eu estava medindo a placa X-Main, e vejo curto nos mosfets.
Estou analizando o circuito para entendê-lo, já que não tem esquema.
Como são vários mosfets em paralelo, vou levantar um a um para descobrir o que está em curto, e assim procurar o mesmo. Ou até mesmo trocar a placa toda, se estiver difícil de achar no mercado.
Mas já que deu essa dica, vou testar a fonte e ver suas tensões primeiramente.
Agradeço pela atenção e bom feriado.
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: joarez siczkoriz Date: 29 Maio 2013, 09:35
ai não são mosfets e sim IGBTS !!






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: Ricardo F. F. Date: 29 Maio 2013, 10:52
Olá Joarez.
Realmente. Pois achei estranha a imagem representativa dos mesmos, quando olhei os datasheets deles.
São IGBTs mesmo.
E aproveitando vosso vasto conhecimento, Joarez, será que apenas a troca do IGBT em curto, pode resolver o problema, ou quando eles queimam, tem sempre algum outro componentes por traz, que o fez queimar?
Pois tem uns CIs de controle, que não consegui ainda identificar, e caso precise trocá-los, será difícil de encontrar, creio eu.
Abraço.
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: joarez siczkoriz Date: 29 Maio 2013, 10:59
em 80% o Ci vai junto  além de existir  uma porrada de IGBT falsos  na Praça "carimbados"






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: Ricardo F. F. Date: 29 Maio 2013, 11:17
Joarez,
Então na sua opnião, nesse caso seria melhor a troca da placa inteira?
Pois esses IGBTs são caros, e ficar trocando e talvéz queimando, fica complicado.
A menos que seja apenas um deles. Nesse caso acho que compensa tentar a troca, certo? O que acha?
Obrigado pela atenção.
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: joarez siczkoriz Date: 29 Maio 2013, 11:25
depende  pós  tem IGBTS  destes que são quase o preço da placa ...





Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: Ricardo F. F. Date: 29 Maio 2013, 11:32
Joarez,
É, vou primeiro analizar e ver quantos estão em curto.
Vou procurar para comprar e ver o valor deles, e se encontro.
E também ver o preço de uma placa nova.
Vejo que na maioria dos casos, a troca da placa ainda é a melhor opção.
Abraço e bom feriado.
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: joarez siczkoriz Date: 31 Maio 2013, 13:24
OK  Amigo Boa Sorte !!






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV plasma Samsung PL43D490A1G inoperante - fonte tenta armar e para. By: Ricardo F. F. Date: 11 Junho 2013, 16:33
Olá a todos.
Problema na placa X-MAIN mesmo. E somente nela.
Feita a troca por uma placa nova, a TV está perfeita.
Abraço.
Páginas: 1