Forum TecTonny Divulgações de cursos, palestras, links e troca-troca
Páginas: 1
equipamento de teste da localizador de defeitos versis alguém tem ou conhece? By: tecnovideo eletronica Date: 11 Maio 2013, 08:50
andei pesquisando videos sobre o localizador de defeitos da versis e me pareceu uma ferramenta bem útil na manutenção principalmente por poder guardar todas as informações e defeitos das placas analizadas....
Re: equipamento de teste da localizador de defeitos versis alguém tem ou conhece? By: Sergio Freitas Date: 11 Maio 2013, 09:01
Não pesquisei tal equipamento.

Mas minha opinião é uma só:

Teoria, analise, isolamento e ai procurar o componente alterado.

Fora isso. É chute e issi custa caro para o reparador.

Re: equipamento de teste da localizador de defeitos versis alguém tem ou conhece? By: marcosbr Date: 11 Maio 2013, 15:48
 Pode até ajudar...
Mas na realidade, ela faz uma comparação entre dois circuitos. Te indica, e você tem que resolver!
É exatamente isto... Um banco de dados. (circuito bom e ruim)
Encontrar o "componente defeituoso" é o sonho de muita gente aqui! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Talvez, daqui a alguns anos quem sabe...

Re: equipamento de teste da localizador de defeitos versis alguém tem ou conhece? By: assiseletro Date: 12 Maio 2013, 12:39
Eu particurlamente concordo com nosso colega Sergio Freitas, por enquanto ainda não  nos foi apresentado uma ferramenta que nos indicasse resistor x ou capacitor y dentro circuito está danificado,etc. Então o  que nos resta: O que aprendemos de teoria, a nossa experiencia do dia a dia, e o objetivo de isolar o circuito ou a malha  problemática do mesmo. Um exemplo . Adquirimos as placas debug para trabalhar com placa mãe , digamos que seja apresentado o código C1 ou algo relativo a memória, e daí?:podemos dizer que o defeito está no slot, no módulo, na alimentação, não. Eu uso a debug, capamiter e outros apenas como  ponto de partida e porque é acima de tudo um  investimento barato, mas se o investimento for relativamente alto, tem que ponderar. Definitivo só o nosso conhecimento prático,  teórico , e a nossa experiencia do dia a dia .
Re: equipamento de teste da localizador de defeitos versis alguém tem ou conhece? By: Edy Date: 20 Maio 2013, 13:32
Também vi os videos e me parece ser uma ferramenta bem útil , MAS tem alguns poréns que principalmente os novatos não tem condições de perceber.

1) SMD e BGA - Eu mesmo tendo mais de 20 anos de eletrônica não faço solda BGA e nem tenho equipamento pra isso. Bem , se o analisador indicar que o defeito está em um C.I. BGA , o que fazer ? Levar a placa pra alguém que faça esse serviço ou trocar a placa inteira já que a disponibilidade deste componente deve ser bem restrita ou inexistente.

2) O próprio técnico é quem tem que montar o seu BANCO DE DADOS. Pelo preço do equipamento (Quase R$8.000,00) ele deveria vir com um banco de dados de vários aparelhos de várias marcas. Aí sim seria muito mais atrativo.

3) Eles dizem que agiliza o reparo , mas veja que o analizador básico vc tem que medir pino a pino de todos os C.I.'s . Imagine isso numa PCI de sinais de uma LCD.

Creio que os caras da Versis só querem vender pra engenheiros , quando podiam consultar a nós que somos os maiores interessados em tal ferramenta.
Mas quem sabe eles mudam de idéia.
Re: equipamento de teste da localizador de defeitos versis alguém tem ou conhece? By: tecnovideo eletronica Date: 21 Maio 2013, 20:48
é analisando bem o que eles tinham que oferecer teria que ser mais atrativo no que vi já deveria ter varias marcas e placas de fontes e outras de lcd led etc...já analisadas por eles e os possíveis defeitos seria um sucesso de vendas!!!he,he,he...
Re: equipamento de teste da localizador de defeitos versis alguém tem ou conhece? By: marcos.rjb Date: 22 Maio 2013, 18:57
O raciocício é mais barato, exercita a mente, ajuda a evitar as falhas de memória, te faz um NÃO trocador de peças, te ajuda deixar a menmte mais "esperta".  É trabalhoso, mas exercitar a mente na base do raciocínio é melhor do que usar um equipamento de decoreba.
Se fosse mais barato, talvez valeria a pena fazer alguns testes, mas mesmo assim, com a quantidade de equipamentos que existem, testar um por um cada ci dos equipamentos, demoraria uma vida inteira pra fazer isso, e quando fizesse, o equipamento já etsaria obsoleto.

Ainda aposto no raciocínio junto com um osciloscópio pra ajudar a matar o defeito.

Páginas: 1